Fórum dos Exóticos
Luz Artificial Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Luz Artificial Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Luz Artificial

+10
filiperusso
Ricardo Garção
Silvius
Marcio Pinto
Rui Santos
Rui Alexandre
Andre Filipe
Rui Luz
roicordas
Ricardo240
14 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Luz Artificial Empty Luz Artificial

Mensagem  Ricardo240 Sex 23 Jul 2010, 11:16

Eu estou a pensar por as minha gaiolas de criaçao na minha garagem tem uma janela mas entra pouca luz.
O que eu estou a pensar fazer é meter um interrupetor daqueles que dá para aumentar a intensidade da luz e diminuir para fazer diferença do verao para o inverno.
E tambem queria saber o numero medio de horas de luz de estaçao para estaçao.
Cumps
Ricardo Barros
Ricardo240
Ricardo240

Mensagens : 233
Data de inscrição : 06/08/2009
Localização : Braga

Ir para o topo Ir para baixo

Luz Artificial Empty Re: Luz Artificial

Mensagem  roicordas Sex 23 Jul 2010, 18:19

1 - Arranjas uma tomada com temporizador ligada a uma lampada fluorescente "especial" para aves, eu no Inverno tenho a ligar as 08H00 e a desligar as 21H00.
2 - Arranjas uma segunda tomada com temporizador e poes a ligar 15 minutos antes e a desligar 15 minutos depois, uma lampada de pouca potencia. Assim fazes uma transição de luz quando a principal desligar.
Isto é o básico, podes fazer à tua maneira, adicionando um terceiro temporizador para uma transiçao mais suave.
Qualquer dúvida estas a vontade.
roicordas
roicordas

Mensagens : 341
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Agueda

Ir para o topo Ir para baixo

Luz Artificial Empty Re: Luz Artificial

Mensagem  Ricardo240 Sex 23 Jul 2010, 18:25

Amigo ricardo e isso fica por quanto?
E eletreçidade gasta muito?
Onde é que arranjo essas tomadas?

Cumps
Ricardo Barros
Ricardo240
Ricardo240

Mensagens : 233
Data de inscrição : 06/08/2009
Localização : Braga

Ir para o topo Ir para baixo

Luz Artificial Empty Re: Luz Artificial

Mensagem  Rui Luz Sex 23 Jul 2010, 23:42

Boas Noites,

Vou também dar a minha opinião. Existem duas formas de você ficar satisfeito. Uma é a que o amigo roicordas explicou e outra é comprando um relógio programador em que todas as lâmpadas estarão ligadas a ele. Este é sem dúvida o mais caro, mais coisa menos coisa só no relógio programador gastará cerca de duzentos e poucos euros... mais as lâmpadas...

Se quer fazer a coisa de um modo mais económico, então a solução com os temporizadores de tomadas serve bem. Em qualquer loja modelo, continente, Izi, Mestre Mako encontra este tipo de tomadas com um relógio. Custam cerca de 15 Euros cada. Agora depende de quantas vai aplicar. A ideia será sempre fazer um processo gradual, seja de manhã ou à noite.

Cumprimentos

Rui Luz
Rui Luz
Rui Luz

Mensagens : 315
Data de inscrição : 04/01/2009
Localização : Barreiro

Ir para o topo Ir para baixo

Luz Artificial Empty Re: Luz Artificial

Mensagem  Ricardo240 Sáb 24 Jul 2010, 07:06

Percebi amigo.
Obrigado.
Ricardo Barros
Ricardo240
Ricardo240

Mensagens : 233
Data de inscrição : 06/08/2009
Localização : Braga

Ir para o topo Ir para baixo

Luz Artificial Empty Re: Luz Artificial

Mensagem  Ricardo240 Ter 10 Ago 2010, 21:22

Já tenho temporizadores, mas a minha garagem tem um pequena janela mas deixa entrar pouca luz o que nao é suficiente e com a lâmpada ligada durante enquanto á luz natural tambem nao é suficiente, por exemplo á noite com a mesma lapada parece haver mais luz.
Acham que devo tapar a janela?
As contas de electricidade com uma lâmpada florescente 220v 14 wats ligada as tais 14 horas dia na criaçao nao sai muito caro pois nao?

Cumps,
RicardoBarros.
Ricardo240
Ricardo240

Mensagens : 233
Data de inscrição : 06/08/2009
Localização : Braga

Ir para o topo Ir para baixo

Luz Artificial Empty Re: Luz Artificial

Mensagem  Ricardo240 Qua 11 Ago 2010, 20:18

Podiam me responder é que para a semana já quero por as aves nestas instalaçoes.

Cumps,
RicardoBarros
Ricardo240
Ricardo240

Mensagens : 233
Data de inscrição : 06/08/2009
Localização : Braga

Ir para o topo Ir para baixo

Luz Artificial Empty Re: Luz Artificial

Mensagem  Andre Filipe Qua 11 Ago 2010, 23:34

Boas Ricardo

Na minha opiniao acho k nao deves de tapar a janela..eu uso 3 lampadas florescentes e tambem tenho uma janela, k n entra muita luz, mas nao a tapo..pouca ou muita na minha opiniao e bom ter-la aberta..para alem das tres lampadas uso mais duas k fazem o anoitecer, e dps ficam ligadas toda a noite com uma luz muito pequena de presenca, se queres k seja sincero nao faco ideia de kuanto e k posso pagar a mais por ter as luzes na passarada, mas nao deve ser nada de muito valor..

E uma questao de experimentares..sabes quanto pagas por mes ou de dois em dois meses, agora com as luzes ligadas ves quanto e que aumentou ao fim de um mes ou dois..e ja tiras uma conclusao

Espero ter ajudado
Abraco
Andre Filipe
Andre Filipe

Mensagens : 149
Data de inscrição : 28/04/2010
Localização : Trofa

Ir para o topo Ir para baixo

Luz Artificial Empty Re: Luz Artificial

Mensagem  Ricardo240 Qui 12 Ago 2010, 08:48

Ta obrigado vou fazer essa experiência.

Cumps,
RicardoBarros
Ricardo240
Ricardo240

Mensagens : 233
Data de inscrição : 06/08/2009
Localização : Braga

Ir para o topo Ir para baixo

Luz Artificial Empty Re: Luz Artificial

Mensagem  Ricardo240 Sáb 14 Ago 2010, 17:41

No tempo da muda ponho as minhas aves em voadeiras mas estas são no exterior como posso fazer para não prejudicar as aves.
Pois se na época de cria tenho mais ó menos 14 horas de luz(artificial), no extrior tambem sao +/- as mesmas horas no tempo da muda o que posso fazer?
E em relaçao á temperatura no tempo cria 10-12 graus no tempo muda 30- 36


Cumps,
RicardoBarros Smile
Ricardo240
Ricardo240

Mensagens : 233
Data de inscrição : 06/08/2009
Localização : Braga

Ir para o topo Ir para baixo

Luz Artificial Empty Re: Luz Artificial

Mensagem  Ricardo240 Seg 16 Ago 2010, 09:34

Aguardo resposta.

Cumps,
RicardoBarros
Ricardo240
Ricardo240

Mensagens : 233
Data de inscrição : 06/08/2009
Localização : Braga

Ir para o topo Ir para baixo

Luz Artificial Empty Re: Luz Artificial

Mensagem  Rui Alexandre Seg 01 Nov 2010, 22:48

Uma lampada florescente de 60 cm dá para uma divisão de 6 m2? ou será melhor uma de 90 cm2?
Rui Alexandre
Rui Alexandre

Mensagens : 475
Data de inscrição : 26/12/2009
Localização : Vale de Figueira Santarem

Ir para o topo Ir para baixo

Luz Artificial Empty Re: Luz Artificial

Mensagem  Rui Santos Dom 12 Dez 2010, 13:07

Como novato que sou nestas andanças dos exóticos, resolvi descrever a forma como resolvi esta questão de aumentar o nº de horas de luz para os meus mandarins.
Quando adquiri as minhas aves, elas já vinham com o "trabalho de casa" feito, ou seja já me chegaram às mãos com o nº de horas de luz aumentado, de forma que apenas tive que manter esse nº de horas de luz...
Como quem não tem cão caça com gato, adquiri 3 tomadas/relógios, uma lâmpada fluorescente de 18 W, e 2 "normais" de casquilho pequeno, com 7 W cada.
De manhã, não me recordo a hora exacta, liga uma de 7W, 15 minutos depois, a outra de 7W e finalmente mais 15 minutos a fuorescente.
cerca das 8 da manhã, como o espaço onde tenho as aves é o meu antigo pombal, tem a frente em rede, mas tapada completamente com plástico trnsparente, as luzes são desligadas.
Cefca das 16:45 liga uma das de 7W, às 17:00 a outra de 7W, e a seguir, mais 15 minutos, a de 18 W...
Tenho as aves há pouco tempo, umas 3 semanas, e também são apenas 4 casais de mandarins, mas desta forma 2 já têm ninho construido e devem aparecere brevemente a ter os 1ºs ovos....
No entanto e como resido junto a uma "variante" que circunda a vila, os candeeiros de iluminação publica, embora de forma indirecta, nunca me deixam as aves na total escuridão, penso até que se por qualquer motivo uma das aves que esteja no choco se assustar e sair do ninho essa luminosidade poderá ser suficiente para que volte a encontrar o ninho.
Em contrapartida parece-me que esta réstea de luz que tenho sempre nas minhas instalações pode ser inconveniente pois talvez não deixe as aves descansarem totalmente...
Se quiserem dar a vosa opinião... agradeço...


Rui Santos

Mensagens : 40
Data de inscrição : 13/11/2010
Localização : Ferreira do Alentejo

Ir para o topo Ir para baixo

Luz Artificial Empty Re: Luz Artificial

Mensagem  Marcio Pinto Dom 12 Dez 2010, 16:33


Boa tarde

Na minha opinião e em relação a resposta do amigo Rui santos, não seria preferivel utilizar em vez de duas lampadas de 7 w utilizar uma de 7 w e outra intermedia entre esta e a de 18 w.
Em relação á resposta do André não sou da opinião de as aves terem sempre uma luz toda a noite mesmo por minima que seja, é a minha opinião.
Existem no mercado varios equipamentos de simular o amanhecer e anoitecer, eu dei 140€ senão estou em erro pelo meu, conheço pelo menos dois sites de venda online, Tenho uma lampada incandescente e uma fluorescente de 36 w penso eu.

Cumprimentos
Marcio Pinto
Marcio Pinto
Marcio Pinto

Mensagens : 110
Data de inscrição : 19/11/2010
Localização : Pombal
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Luz Artificial Empty Re: Luz Artificial

Mensagem  Andre Filipe Dom 12 Dez 2010, 20:15

Boas Marcio Pinto

Cada criador tem a sua ideia e a sua maneira de pensar sobre as coisas..simplesmente tentei ajudar o ricardo com a minha opiniao e tambem dizendo-lhe como tenho as minhas instalacoes..Sei que muitos nao fazem como eu, mas se quer que lhe diga nao sou eu que estou mal, porque os passaros que andam a solta tambem teem luz toda a noite, luz dos postes, dos carros, etc, e agora na altura do natal entao e que nao falta luz durante a noite....hehehe...mas quem nao faz como eu, tambem estao corretos, porque eu tambem criei muitos anos sem ser desta forma e tambem tinha os meus resultados, cada um e que sabe o que acha melhor para as suas aves, mas quem poder fazer como eu, na minha opiniao eu aconselho..


Abraco
Andre
Andre Filipe
Andre Filipe

Mensagens : 149
Data de inscrição : 28/04/2010
Localização : Trofa

Ir para o topo Ir para baixo

Luz Artificial Empty Re: Luz Artificial

Mensagem  Marcio Pinto Dom 12 Dez 2010, 22:16

Boa noite

Naturalmente André, como disse dei a minha opinião, não dizendo que a sua estivesse incorrecta, estes foruns servem mesmo pra isto, expor experiencias, trocar ideias...
De certeza outros têm outras ideias.

Abraço
Marcio Pinto
Marcio Pinto

Mensagens : 110
Data de inscrição : 19/11/2010
Localização : Pombal
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Luz Artificial Empty Re: Luz Artificial

Mensagem  Andre Filipe Dom 12 Dez 2010, 22:56

Boas Marcio Pinto

Sim eu sei que deu a sua opiniao como eu dei a minha, e concordo consigo quando diz que outros criadores teram a sua ideia..ate porque conheco criadores que nem tem luz para fazer o anoitecer, e nao e por causa disso que eles deixam de ter bons resultados..

Abraco
Andre Filipe
Andre Filipe

Mensagens : 149
Data de inscrição : 28/04/2010
Localização : Trofa

Ir para o topo Ir para baixo

Luz Artificial Empty Re: Luz Artificial

Mensagem  Silvius Seg 13 Dez 2010, 23:19

Só por curiosidade! Não consegue fazer mais uma ou mais janelas na garagem? Eu fiz mais duas no local onde estou a fazer um novo viveiro para os amandava amandava, e face carmesim! Fiz dois buracos, e coloquei tijolos de vidro! Tijolos 18x18x5! fiz dois quadrados de 4 tijolos!
Silvius
Silvius

Mensagens : 183
Data de inscrição : 12/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Luz Artificial Empty Re: Luz Artificial

Mensagem  Ricardo Garção Seg 13 Dez 2010, 23:50

Como este é um tópico sobre a luz artificial, tomo a liberdade de colocar aqui umas fotografias que vi num site de um criador de mandarins, pois como nunca tinha visto tal situação em relação há colocação de lâmpadas para luz artificial achei interessante para colocar neste tópico.

Luz Artificial Kwk2

Luz Artificial Kwk1

Luz Artificial Kwk5

Fonte das fotos: http://www.zebravink-genemuiden.nl/Site/Start.htm
Ricardo Garção
Ricardo Garção
Administrador
Administrador

Mensagens : 799
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Portalegre
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Luz Artificial Empty Re: Luz Artificial

Mensagem  filiperusso Seg 13 Dez 2010, 23:52

É com agrado que vejo essas fotos Ricardo, pois na altura em que criei a minha última gaiola pensei exactamente em fazer o mesmo que esse criador.
filiperusso
filiperusso

Mensagens : 1036
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Marco de Canaveses
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Luz Artificial Empty Re: Luz Artificial

Mensagem  Paulo C. Ter 14 Dez 2010, 12:17

Este tipo de iluminação, com Leds, além de mais económica ocupa muito menos espaço. Seria curioso saber onde comprar deste tipo de sistema, designadamente o aparelho que faz a regulação da luz, que não sei se repararam, mas estão fotos mais pormenorizadas AQUI (já com tradução marada do google). Wink
Ele diz que o sistema é caro, e se isto é caro para os Holandeses, imagino para nós! Rolling Eyes
Paulo C.
Paulo C.

Mensagens : 138
Data de inscrição : 11/09/2009
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Luz Artificial Empty Re: Luz Artificial

Mensagem  Rui Miguel Qua 15 Dez 2010, 15:03

Pois amigos eu estou aumentar as minhas instalações e já tinha visto estes ledes.
A pouco tempo a passar na Rua Almada no Porto a varias casas com esses ledes a venda não consegui saber preços porque foi de noite !!!!!
Pra semana vou tratar disso Exclamation
Rui Miguel
Rui Miguel

Mensagens : 143
Data de inscrição : 03/10/2010
Localização : Penafiel

Ir para o topo Ir para baixo

Luz Artificial Empty Re: Luz Artificial

Mensagem  filiperusso Qua 15 Dez 2010, 16:02

Pessoal e quantas horas de luz diárias os vossos viveiros têm?
filiperusso
filiperusso

Mensagens : 1036
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Marco de Canaveses
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Luz Artificial Empty Re: Luz Artificial

Mensagem  tiagoguerra Qua 15 Dez 2010, 18:46

na epoca de criaçao 15 horas
e na epoca de repouso 11 horas ..
isto diminuindo e aumentando progressivamente
tiagoguerra
tiagoguerra

Mensagens : 36
Data de inscrição : 19/10/2009
Localização : Almeirim

Ir para o topo Ir para baixo

Luz Artificial Empty Re: Luz Artificial

Mensagem  filiperusso Qua 15 Dez 2010, 19:05

tiagoguerra escreveu:na epoca de criaçao 15 horas
e na epoca de repouso 11 horas ..
isto diminuindo e aumentando progressivamente

E que aves está a criar?
filiperusso
filiperusso

Mensagens : 1036
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Marco de Canaveses
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos