Fórum dos Exóticos
Diamante Bichenov - Distinguir sexos Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Diamante Bichenov - Distinguir sexos Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Diamante Bichenov - Distinguir sexos

5 participantes

Ir para baixo

Diamante Bichenov - Distinguir sexos Empty Diamante Bichenov - Distinguir sexos

Mensagem  Gustavo Figueiredo Qui 10 Jun 2010, 01:29

Olá a todos.
Adquiri recentemente um casal de Bichenov´s mas, pouco conheço da especie.
Gostava de principalmente de saber como se destingue macho da fêmea sem ser pelo canto, que tipo de ninhos se usam para a sua criação e qual a alimentação mais correcta a dár.

Obrigado
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante Bichenov - Distinguir sexos Empty Re: Diamante Bichenov - Distinguir sexos

Mensagem  Ricardo Garção Sex 11 Jun 2010, 19:33

Olá Gustavo,

Eu não crio essa espécie, mas mais tarde pode ser que entre um casal ou dois nas minhas instalações, mas não é ainda para já.
O que te posso dizer e pelo que vejo através de um amigo que também cria, é que ele para ter a certeza do que tem em relação a essa espécie, manda fazer um texte ADN, enviando uma pena para um laboratório no Brasil.
Ai, já sabe concretamente o que tem, se é macho ou fêmea e nunca falha.
Em relação aos ninhos, podes colocar os que se utilizam nos mandarins etc, a mistura acho que é a normal para os exóticos sem grandes alterações
Ricardo Garção
Ricardo Garção
Administrador
Administrador

Mensagens : 799
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Portalegre
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante Bichenov - Distinguir sexos Empty Re: Diamante Bichenov - Distinguir sexos

Mensagem  roicordas Seg 14 Jun 2010, 14:49

Boas. Existe uma distinção visivel , em aves adultas e com muda feita, que um amigo me disse à uns tempos mas já nao me recordo pelo que vou fer se me lembro mas acho que tem a ver com as ultimas 4 penas da asa, em que um sexo tem pintas brancas e o outro não tem ou tem em menor quantidade.
roicordas
roicordas

Mensagens : 341
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Agueda

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante Bichenov - Distinguir sexos Empty Re: Diamante Bichenov - Distinguir sexos

Mensagem  xanana Seg 14 Jun 2010, 22:20

BOAS, EU CRIO DIAMANTES BICHENOV E PELA MINHA ESPERIENÇIA NOS INDIVÍDUOS ADULTOS A CABEÇA DOS MACHOS EM CIMA TEM MAIS PRETO QUE A FÊMEA, A RISCA DO PEITO NORMALMENTE É MAIS LARGA E O CONTORNO REDONDO À VOLTA DOS OLHOS É MAIS REDONDO QUE O DA FÊMEA.
ESPERO TER AJUDADO.... lol!
xanana
xanana

Mensagens : 12
Data de inscrição : 15/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante Bichenov - Distinguir sexos Empty Re: Diamante Bichenov - Distinguir sexos

Mensagem  Gustavo Figueiredo Seg 14 Jun 2010, 23:31

E o macho canta, correcto?
É que dos dois que tenho, ainda n ouvi nenhum canto que me chamasse a atenção, que fosse diferente do que já oiço das outras aves.
Sendo assim, penso ter 2 fêmeas. Já reparei no tal preto por cima do bico mas, preciso de mais especimes para tirar a prova dos nove Suspect

xanana, consegue pôr fotos a distinguir o sexo das aves??


Obrigado
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante Bichenov - Distinguir sexos Empty Re: Diamante Bichenov - Distinguir sexos

Mensagem  roicordas Ter 15 Jun 2010, 16:24

Em relação a disformismo sexual ao nivel da cabeça, isto é um casal reprodutor, aves com 2 anos.
https://2img.net/r/ihimizer/img96/7524/sexobichenov.jpg[/url]Diamante Bichenov - Distinguir sexos Sexobichenov
roicordas
roicordas

Mensagens : 341
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Agueda

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante Bichenov - Distinguir sexos Empty Re: Diamante Bichenov - Distinguir sexos

Mensagem  Gustavo Figueiredo Ter 15 Jun 2010, 17:50

Ok, vou tomar mais atenção.
Ontem tive-os na mão tal e qual como na foto. A mancha na cabeça pareceu-me identica. Tambem detectei uma anilha colorida em cada um, coisa que no tinha reparado. Constou-me que normalmente poe-se uma anilha colorida para aves especiais (mutação, sexo defenido, etc). A anilha em questão é da mesma cor nas duas aves, o que me sugere que sejam do mesmo sexo.


Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante Bichenov - Distinguir sexos Empty Re: Diamante Bichenov - Distinguir sexos

Mensagem  Luís Lourenço Dom 12 Jun 2011, 19:40

Boas,
Em relação ao alojamento desta espécie, é aconselhável estarem no exterior? São aves sensíveis?
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante Bichenov - Distinguir sexos Empty Re: Diamante Bichenov - Distinguir sexos

Mensagem  Gustavo Figueiredo Dom 12 Jun 2011, 23:36

Todos os exóticos são aves sensiveis.
Duvido que consigam sobreviver ás noites masi frias ou mesmo aos dias mais quentes, sem qualquer tipo de protecção.

Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante Bichenov - Distinguir sexos Empty Re: Diamante Bichenov - Distinguir sexos

Mensagem  Luís Lourenço Seg 13 Jun 2011, 00:02

Gustavo Figueiredo escreveu:Todos os exóticos são aves sensiveis.
Duvido que consigam sobreviver ás noites masi frias ou mesmo aos dias mais quentes, sem qualquer tipo de protecção.

Gustavo

A minha pergunta foi mal feita.
Quase todas as minhas aves estão no meu quintal, num recanto resguardado. No Verão o Sol não bate directamente nos viveiros e no Inverno a chuva não os atinge e eu cubro-os com um oleado ou plástico para não apanharem correntes de ar. As espécies de exóticos que tenho/tive nestas condições são/foram:

    Mandarins
    Bengalins
    Bicos de Lacre
    Pardais de Java
    Dominós
    Canários de Moçambique
    Faces Carmesim
    Ventres Laranja

Todas estas espécies se deram bem.
Pela experiência que tens com os Bichenovs aconselhavas-me a cria-los nas mesmas circunstancias?
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante Bichenov - Distinguir sexos Empty Re: Diamante Bichenov - Distinguir sexos

Mensagem  Gustavo Figueiredo Seg 13 Jun 2011, 01:12

Honestamente, não aconselho mas,...


Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos