Fórum dos Exóticos
Duvida ovos Diamante de Gould Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Duvida ovos Diamante de Gould Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Duvida ovos Diamante de Gould

4 participantes

Ir para baixo

Duvida ovos Diamante de Gould Empty Duvida ovos Diamante de Gould

Mensagem  jonathas182 Ter 01 Jun 2010, 12:28

Tenho um viveiro em que tenho 2 casais de DGS formados, ontem um casal botou seu 1 ovo, como trabalho o dia todo na hora que cheguei nenhum dg estava no ninho chocando o ovo, entao peguei o ovo e coloquei numa gaiola que tenho um casal de mandarins que ja estao chocando o ovo.. e no lugar do ovo do dg substitui por um de plastico... gostaria de saber se fiz certo ou alguma opniao de como aprimorar esse processo

Obrigado

jonathas182

Mensagens : 17
Data de inscrição : 24/05/2010
Localização : Piracicaba -SP Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida ovos Diamante de Gould Empty Re: Duvida ovos Diamante de Gould

Mensagem  Vini Bego Seg 07 Jun 2010, 22:45

Boa tarde meu amigo,

Normalmente os DG´s não chocam seus ovos (existem exceções) e daí a utilização de amas, no caso a melhor seria o Manon, mas ja ouvi relatos de pessoas que utilizaram o Mandarim com sucesso.

O ideal seria vc retirar os ovos dos DG´s diariamente e coloca-los numa vasilha com painço para que fiquem cobertos, a femea deve botar de 4 a 5 ovos, após a colocação do ultimo você pode colocá-los todos no mesmo dia para serem chocados pelos manons ou Mandarins, isso faz com que todos os filhotes nasçam no mesmo dia evistando assim uma disputa desigual por comida visto que, se colocarmos um em cada dia o primeiro a nascer terá 4 a 5 dias de vantagem para o ultimo que não conseguirá competir com a mesma força por comida.

Nos DG´s não vejo a necessidade de utilizar ovos plasticos, mas se bem não fizer mal também não fará.

Boa sorte.

Vini Bego

Mensagens : 6
Data de inscrição : 07/06/2010
Localização : Itu / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida ovos Diamante de Gould Empty Re: Duvida ovos Diamante de Gould

Mensagem  António Ferreira Ter 08 Jun 2010, 12:57

Bom dia aos dois.
Vamos de principio, há métodos e métodos mas no caso dos Diamante Gould utilizando amas sejam elas quais forem nunca se deve tirar os ovos a não ser no fim da postura, primeiro porque ora seja a fêmea ora o macho estarem sempre dentro do ninho durante a postura não os chocam limitando-se simplesmente a virarem os ovos para que estejam todos arejados e limpos de bactérias, se os tirar-mos e ainda por cima conforme os vão pondo pode haver desinteresse da parte do macho em deixar de galar a fêmea o que se traduz a só o primeiro ou segundo ovo estarem galados.
Uma postura normal é de 4 a 6 ovos e o intervalo entre duas posturas vai de 14 a 16 dias, no entanto quando bem tratados fazem posturas regulares de 8 ovos com intervalos entre posturas de 2 a 4 dias. Quando se mudam os ovos nunca se deve agarrar os ovos com os dedos, pois o nosso suor danifica as células, deve-se utilizar por exemplo uma colher das pequeninas (café) mas antes deve ser lavada com água e sabão azul e branco, nunca com detergente.
Se forem os próprios a chocarem levam de encubação 14 dias, se forem amas por exemplo bengalins (manons) 16 dias exactos.
Quanto há distribuição do comer pelos pais, se os filhos nascerem e forem saudáveis enquanto pequeninos os pais destribuem de igual modo o alimento por todos, mas se algum nascer com problemas de saúde ou venha a ter durante o crescimento esse filho deixa de ser alimentado pela mãe mas é pelo pai e mais tarde também abandonado pelo pai caso não recupere, daí por vezes haver numa postura filhos com diversos tamanhos, claro que os genes dos pais também contam para o tamanho mas regra geral é devido a problemas, pois os progenitores empenham-se ao máximo até ao esgotamento na criação da sua prol, portanto se eles verem que um dos filhos não tem hipótese de chegar a adulto é pura e simplesmente abandonado.

Um abraço, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida ovos Diamante de Gould Empty Re: Duvida ovos Diamante de Gould

Mensagem  Vini Bego Ter 08 Jun 2010, 13:14

Pois bem Jonathas,

Agora tem 2 formas diferentes de proceder e que certamente trazem resultados, visto que acredito que o Sr. António, assim como eu, descrevemos experiências próprias e ratificadas por outros criadores.

Boa sorte

Vini Bego

Mensagens : 6
Data de inscrição : 07/06/2010
Localização : Itu / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida ovos Diamante de Gould Empty Duvida ovos Diamante de Gould

Mensagem  Filipeapeixoto Sex 11 Jun 2010, 16:13

jonathas182 escreveu:Tenho um viveiro em que tenho 2 casais de DGS formados, ontem um casal botou seu 1 ovo, como trabalho o dia todo na hora que cheguei nenhum dg estava no ninho chocando o ovo, entao peguei o ovo e coloquei numa gaiola que tenho um casal de mandarins que ja estao chocando o ovo.. e no lugar do ovo do dg substitui por um de plastico... gostaria de saber se fiz certo ou alguma opniao de como aprimorar esse processo

Obrigado

Tens os DGS a criar nesta altura do ano?!?!?!

Filipeapeixoto

Mensagens : 3
Data de inscrição : 07/06/2010
Localização : Guimarães
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida ovos Diamante de Gould Empty Re: Duvida ovos Diamante de Gould

Mensagem  jonathas182 Sex 18 Jun 2010, 11:48

eles estão botando... mas a cada postura a femea só bota 2 ovos... o que posso dar para aumentar a quantidade de ovos

jonathas182

Mensagens : 17
Data de inscrição : 24/05/2010
Localização : Piracicaba -SP Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos