Fórum dos Exóticos
Canário de Moçambique Gigante Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Canário de Moçambique Gigante Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Canário de Moçambique Gigante

5 participantes

Ir para baixo

Canário de Moçambique Gigante Empty Canário de Moçambique Gigante

Mensagem  Paulo C. Qua 19 maio 2010, 12:06

Olá,
Alguém me consegue indicar onde posso ver fotos de canários de moçambique gigantes? É que hoje vi um casal e aquilo não é nada do que eu pensava...hehehe! Estava a imaginar um canário de moçambique em ponto grande e afinal aquilo parecem mais chamarizes em ponto grande!! Têm um bocado esbatidas as linhas sobre os olhos e o 'bigode' dos canários de moçambique, mas aquilo assim à primeira vista eram autênticos chamarizes gigantes...LOL!! Gostava por isso de ver fotos destas aves só mesmo para confirmar que os canários de moçambique gigantes são exactamente aquilo.

Abraços
Paulo C.
Paulo C.
Paulo C.

Mensagens : 138
Data de inscrição : 11/09/2009
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Canário de Moçambique Gigante Empty Re: Canário de Moçambique Gigante

Mensagem  Diogo Ribeiro Qua 19 maio 2010, 12:27

Boa tarde Paulo,

O que viste e ao que chamam "canários de moçambique gigantes" pelos casais que vi até hoje são os Serinus flaviventris, basta pesquisares por eles e confirmar. São das mesmas cores que os canários de moçambique (com algumas zonas mais esbatidas) só que maiores.
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Moderador
Moderador

Mensagens : 986
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Canário de Moçambique Gigante Empty Re: Canário de Moçambique Gigante

Mensagem  Paulo C. Qua 19 maio 2010, 13:09

Olá Diogo,
Isso foi o que sempre pensei. Mas estes, tal como disse, eram mais parecidos com Chamarizes (gigantes) do que com canários de moçambique. Nem sequer tinham o amarelo vivo no ventre, eram autenticamente pardos e erverdeados como se de um chamariz se tratasse. Os que eu vi só seriam Flaviventris se essa especie tiver pena de juvenil diferente da de adulto e aquilo fossem aves jovens, é que de facto os que vi pareciam-se muito com a ave que aparece à direita nesta foto:
Canário de Moçambique Gigante SerinusFlaviventris

Cumps
Paulo C.
Paulo C.

Mensagens : 138
Data de inscrição : 11/09/2009
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Canário de Moçambique Gigante Empty Re: Canário de Moçambique Gigante

Mensagem  Diogo Ribeiro Qua 19 maio 2010, 13:17

Não consigo ver a foto que colocou.

Mas podia ser uma ave jovem ou então um outro serinus qualquer. Há várias espécies africanas com algumas semelhanças aos canários de moçambique, e quando não se sabe o que é dá se lhe um nome parecido ao que se conhece... Daí lhe terem chamado canário de moçambique, neste caso "gigante", pois era maior que o conhecido.
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Moderador
Moderador

Mensagens : 986
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Canário de Moçambique Gigante Empty Re: Canário de Moçambique Gigante

Mensagem  Paulo C. Qua 19 maio 2010, 13:20

Já vi que é possivel que fossem Flaviventris, já que estou a ver fotos na net em que as aves se parecem com o que vi, nomeadamente esta:
Canário de Moçambique Gigante Yellow_Canary_55808

A outra foto que coloquei no tópico anterior era esta:
http://www.fortunecity.com/greenfield/tree/120/images/SerinusFlaviventris.JPG
Paulo C.
Paulo C.

Mensagens : 138
Data de inscrição : 11/09/2009
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Canário de Moçambique Gigante Empty Re: Canário de Moçambique Gigante

Mensagem  Diogo Ribeiro Qua 19 maio 2010, 13:26

Se lhe mostraram um casal de aves iguais a essa mostraram lhe um "casal" de duas fêmeas de Flaviventris.

P.S: Continua a não ser possível visualizar a foto.
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Moderador
Moderador

Mensagens : 986
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Canário de Moçambique Gigante Empty Re: Canário de Moçambique Gigante

Mensagem  Paulo C. Qua 19 maio 2010, 13:45

Eh pá…pelo que estive a ver na net aquilo podia ser uma imensidão de coisas, porque os serinus africanos são mais que muitos, entre espécies e sub-especies!! Pelas fotos que encontro na net, aquilo pode ser uma imensidão de coisas e coisa nenhuma! Só não percebo é porque é que chamam canários de Moçambique gigantes, só porque são Serinus africanos! Os canários de Moçambique são os Serinus Mozambicus, e isso são os pequeninos que conhecemos….e isso aqueles não eram de certeza…LOL!
Paulo C.
Paulo C.

Mensagens : 138
Data de inscrição : 11/09/2009
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Canário de Moçambique Gigante Empty Re: Canário de Moçambique Gigante

Mensagem  Diogo Ribeiro Qua 19 maio 2010, 17:09

Boa tarde,

Também concordo consigo nesse aspecto, até hoje ainda não percebi porque chamam canários de moçambique gigantes aos serinus Flaviventris (que são os serinus africanos mais parecidos aos canários de moçambique mas em ponto maior). Até podem existir, mas nas minhas pesquisas e a todos a que vi atribuirem esse nome eram casais de serinus flaviventris.
Dentro dos canários de moçambique sei que existem sub-espécies em função da zona de que provêm, mas variam mais em intensidade de cor e muito pouco em tamanho.
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Moderador
Moderador

Mensagens : 986
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Canário de Moçambique Gigante Empty Serinus Flaviventris

Mensagem  Fernando Marta Sex 21 maio 2010, 13:58

Boas a todos!
Pela curiosidade do assunto em questão fui dar uma volta por aqui e tirei esta imagem do serinus flaviventris dito Canário de Moçambique gigante.
Espero ter contribuído com alguma coisa para esclarecer o tema.
Um abraço,
Fernando Marta
Fernando Marta
Fernando Marta

Mensagens : 55
Data de inscrição : 03/06/2009
Localização : Carrazedo de Montenegro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Canário de Moçambique Gigante Empty Re: Canário de Moçambique Gigante

Mensagem  Paulo C. Sex 21 maio 2010, 19:32

Fernando Marta escreveu:Boas a todos!
Pela curiosidade do assunto em questão fui dar uma volta por aqui e tirei esta imagem do serinus flaviventris dito Canário de Moçambique gigante.
Espero ter contribuído com alguma coisa para esclarecer o tema.
Um abraço,
Fernando Marta
Não vejo a imagem! Suspect
Paulo C.
Paulo C.

Mensagens : 138
Data de inscrição : 11/09/2009
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Canário de Moçambique Gigante Empty Serinus Flaviventris

Mensagem  Fernando Marta Ter 25 maio 2010, 11:04

Bom dia, Paulo!
É verdade não consegui meter a foto; Peço desculpa por isso.
Vou ver se consigo meter e foto do "Canário de Moçambique Gigante"
Um abraço,
Fernando Marta
Fernando Marta
Fernando Marta

Mensagens : 55
Data de inscrição : 03/06/2009
Localização : Carrazedo de Montenegro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Canário de Moçambique Gigante Empty Moçambique gigante

Mensagem  joaofontanelas Ter 08 Jun 2010, 22:04

Boas tive que me registar novamente pois não consegui entrar como entrava , mas vamos ao que enteressa comprei a cerca de um mês uma femea de moçambique gigante , tive a indicação de onde estavam á venda e desloquei me lá havia 3 femeas comprei uma , a partir daí foi tudo uma caixinha de surprêsas juntei-a como meu macho que sempre me pareceu muito grande, mas a femeas que adquiri é maior , depois fui a net pesquisar e acho que o meu macho é um flaviventris mas eles estão acasalados e com ninho feito , apesar de eu achar que ela ja devia ter posto, pois anda la a ficar de noite a 15 dias mas ovos ainda nada ,mas eu tenho muita paciencia vou dando noticias abraço

joaofontanelas

Mensagens : 2
Data de inscrição : 08/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Canário de Moçambique Gigante Empty Re: Canário de Moçambique Gigante

Mensagem  Paulo C. Seg 29 Nov 2010, 12:33

Consegui ver finalmente na AVISAN o que se pode realmente designar por "Canários de Moçambique gigantes", porque eram grandes mesmo. Tratam-se de aves com 15/16 cm, também designados de Canários de Brimstone e cujo nome científico é Serinus Sulphuratus :
Canário de Moçambique Gigante 8738brimstonecanary2_327w
Wikipédia: http://en.wikipedia.org/wiki/Brimstone_Canary

Tive oportunidade de ver também o Flaviventris, que tem mais ou menos o tamanho de um canário, e em que o macho é de um amarelo vivissimo e inconfundível com um canário de moçambique normal. Existe um evidente dismorfismo sexual, pois a fêmea é completamente parda, embora bonita, e apenas com um muito ligeiro reflexo amarelado.
Foto de um macho:
Canário de Moçambique Gigante 0467

Lamento não ter tirado fotos lá na AVISAN, mas estava tão doido que nem na máquina peguei e não tirei nem UMA foto! Embarassed
Paulo C.
Paulo C.

Mensagens : 138
Data de inscrição : 11/09/2009
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Canário de Moçambique Gigante Empty Moçmbique gigante

Mensagem  joaofontanelas Ter 30 Nov 2010, 22:42

Ola a breve espaço se me ensinarem porei as fotos dos tais gigantes tirei 3 fotod na avisan alguem me de umas dica comse por as fotos desde ja agradecido

joaofontanelas

Mensagens : 2
Data de inscrição : 08/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Canário de Moçambique Gigante Empty Re: Canário de Moçambique Gigante

Mensagem  Paulo C. Ter 30 Nov 2010, 22:51

joaofontanelas escreveu:Ola a breve espaço se me ensinarem porei as fotos dos tais gigantes tirei 3 fotod na avisan alguem me de umas dica comse por as fotos desde ja agradecido
Se os gigantes que viu na AVISAN eram de um criador espanhol, então serão iguais aos da primeira foto que coloquei, do Serinus sulphuratus.
Ainda bem que você tirou fotos, que eu bem me arrependi de não ter tirado!
Para colocar as fotos aqui use este botão Canário de Moçambique Gigante Picture_save que existe por cima das caixas onde se escrevem as mensagens.
Se tiver dificuldades, envie-me a foto por mail para papagaios@passarilreal.com , que eu depois coloco aqui a foto.
Paulo C.
Paulo C.

Mensagens : 138
Data de inscrição : 11/09/2009
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Canário de Moçambique Gigante Empty Re: Canário de Moçambique Gigante

Mensagem  Diogo Ribeiro Qui 02 Dez 2010, 14:55

Boa tarde Paulo,

Também tive a oportunidade de ver alguns há algum tempo, são de facto muito bonitos, mas com algumas diferenças em relação ao canário de moçambique por nós conhecido, principalmente o bico.
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Moderador
Moderador

Mensagens : 986
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Canário de Moçambique Gigante Empty Re: Canário de Moçambique Gigante

Mensagem  Paulo C. Qui 02 Dez 2010, 15:12

Diogo Ribeiro escreveu:Boa tarde Paulo,

Também tive a oportunidade de ver alguns há algum tempo, são de facto muito bonitos, mas com algumas diferenças em relação ao canário de moçambique por nós conhecido, principalmente o bico.
Estamos a falar de aves com 15/16 cm, quando o canário de moçambique tem 11-12 cm. Parecendo que não, nota-se muito! Mas para além da diferença no tamanho, por demais evidente, o bico grosso é de facto algo que também salta logo à vista.
Paulo C.
Paulo C.

Mensagens : 138
Data de inscrição : 11/09/2009
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Canário de Moçambique Gigante Empty Gigante

Mensagem  jonaten Qua 08 Dez 2010, 22:09

Então ??? não recebeu as fotos que lhe enviei para o seu mail ? mandei lher 3 fotos tiradas na avisan disse me que as poria mas até agora nada, mas tudo bem , acho que fiz a minha parte

jonaten

Mensagens : 25
Data de inscrição : 14/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Canário de Moçambique Gigante Empty Re: Canário de Moçambique Gigante

Mensagem  Paulo C. Qui 09 Dez 2010, 10:04

jonaten escreveu:Então ??? não recebeu as fotos que lhe enviei para o seu mail ? mandei lher 3 fotos tiradas na avisan disse me que as poria mas até agora nada, mas tudo bem , acho que fiz a minha parte
Olá,
Se não coloquei não foi certamente por má vontade, apenas não recebi as fotos. Das duas uma, ou não chegaram cá por qualquer motivo, ou foram parar à caixa de SPAM e apaguei inadvertidamente. Envie por favor, se quiser, as fotos novamente para o mail que indiquei, assegurando-se que coloca no assunto "Canários de Moçambique Gigantes". Assim, mesmo que vá parar à caixa de Spam com este assunto chama de certeza à atenção para eu não apagar.
Assim que eu as receber coloco-as de certeza aqui, com a nota de que são as fotos tiradas pelo Jonaten.

Cumprimentos
Paulo C.
Paulo C.

Mensagens : 138
Data de inscrição : 11/09/2009
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos