Fórum dos Exóticos
Duvida com ninho de mandarins Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Duvida com ninho de mandarins Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Duvida com ninho de mandarins

+3
joliveira
Gustavo Costa
Jrkws
7 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Duvida com ninho de mandarins Empty Duvida com ninho de mandarins

Mensagem  mgvb Ter 11 Nov 2014, 22:25

Boa Noite amigos,

Começei agora com a criação de mandarins. Comprei 2 casais, em que um dos casais uso ninho de cesto e o outro, ninho de caixa externa de madeira. Ambos os casais têm material para a construção do mesmo.

O casal do ninho de cesto já dorme dentro do ninho, o que acho q é um bom sinal.

Agora, o meu problema vai para o outro casal. Não entram no ninho nem por nada. às vezes vão para o poleiro do ninho mas não entram e hoje dei com eles a dormir em cima do material para construção

Duvida com ninho de mandarins 245k6zq

Duvida com ninho de mandarins 4f0g3

mgvb

Mensagens : 74
Data de inscrição : 11/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida com ninho de mandarins Empty Re: Duvida com ninho de mandarins

Mensagem  mgvb Qua 12 Nov 2014, 21:23

ninguem?

mgvb

Mensagens : 74
Data de inscrição : 11/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida com ninho de mandarins Empty Re: Duvida com ninho de mandarins

Mensagem  Jrkws Qui 13 Nov 2014, 01:05

ja lhe responderam no outro forum que os melhores ninhos sao os de caixa
claro que eles criam nesse, os mandarins se for preciso ate no comedouro criam..
Jrkws
Jrkws

Mensagens : 22
Data de inscrição : 08/02/2012
Localização : Barcelos
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida com ninho de mandarins Empty Re: Duvida com ninho de mandarins

Mensagem  Gustavo Costa Qui 13 Nov 2014, 17:25

Boas.
Os mandarins apesar de a maioria ser relativamente facil,nao quer dizer que vao criar logo no primeiro mes de aquisicao ou quando a gente quer...
Tambem ja tive essa situaçao ca em casa e com a ansiedade ate"batia mal" por eles nao entrarem no ninho mas passado uns tempos tudo se resolveu...o problema era eu que não soube ter paciencia e dar tempo as aves.

Gustavo Costa
Gustavo Costa

Mensagens : 119
Data de inscrição : 17/06/2014
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida com ninho de mandarins Empty Re: Duvida com ninho de mandarins

Mensagem  mgvb Qui 13 Nov 2014, 23:33

Eu já só queria que eles entrassem no ninho de caixa de madeira Twisted Evil

Parece que têm medo de lá entrar.

O outro casal dorme no ninho de cesto e fazem lá dentro as necessidades, já está um pouco suja.

Paciência é aquilo que é pretendido e aquilo que às vezes não temos! Twisted Evil Twisted Evil E incluo-me neste grupo!

Vou ver se me entretenho a fazer uma criação de tenébrio para mais tarde lhes facultar.

mgvb

Mensagens : 74
Data de inscrição : 11/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida com ninho de mandarins Empty Re: Duvida com ninho de mandarins

Mensagem  joliveira Sex 14 Nov 2014, 23:19

o ninho de caixa de madeira pode ser de piriquito e eles terem medo de entrar , talvez um com a frente mais aberta eles se sintam melhor, tipo os ninhos em plástico pra exóticos .

joliveira

Mensagens : 21
Data de inscrição : 06/01/2011
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida com ninho de mandarins Empty Re: Duvida com ninho de mandarins

Mensagem  borllock Sáb 15 Nov 2014, 09:52

Já pensaram que eles não entram no ninho porque não estão virados para a criação? Razz
borllock
borllock

Mensagens : 317
Data de inscrição : 16/11/2012
Localização : Penafiel
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida com ninho de mandarins Empty Re: Duvida com ninho de mandarins

Mensagem  mgvb Sáb 15 Nov 2014, 12:23

joliveira escreveu:o ninho de caixa de madeira pode ser de piriquito e eles terem medo de entrar , talvez um com a frente mais aberta eles se sintam melhor, tipo os ninhos em  plástico   pra exóticos .

Quando o comprei disseram-me que era para os mandarins (exoticos), e em comparação com os de piriquitos é bem mais pequeno este

mgvb

Mensagens : 74
Data de inscrição : 11/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida com ninho de mandarins Empty Re: Duvida com ninho de mandarins

Mensagem  mgvb Sáb 15 Nov 2014, 12:33

borllock escreveu:Já pensaram que eles não entram no ninho porque não estão virados para a criação? Razz

É uma hipotese Twisted Evil Twisted Evil

mgvb

Mensagens : 74
Data de inscrição : 11/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida com ninho de mandarins Empty Re: Duvida com ninho de mandarins

Mensagem  Rui Pinho Sáb 15 Nov 2014, 14:01

Olá mvgb, um reparo apenas, o tenebrio para os mandarins não faz muito sentido.
Se pesquisares aqui no fórum tens muita informação de como criar mandarins com sucesso.
Lembra- te é que as aves vão criar quando estiverem prontas, quanto mais mexeres, mais alterações andares a fazer, mais vais atrasar o processo deles.
Como já te foi dito, este é um passatempo que requer paciência, por isso...
Espero que tudo te corra bem no futuro.
Rui Pinho
Rui Pinho

Mensagens : 287
Data de inscrição : 09/02/2013
Localização : Odivelas-Loures
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida com ninho de mandarins Empty Re: Duvida com ninho de mandarins

Mensagem  mgvb Sáb 15 Nov 2014, 19:27

Rui Pinho escreveu:Olá mvgb, um reparo apenas, o tenebrio para os mandarins não faz muito sentido.
Se pesquisares aqui no fórum tens muita informação de como criar mandarins com sucesso.
Lembra- te é que as aves vão criar quando estiverem prontas, quanto mais mexeres, mais alterações andares a fazer, mais vais atrasar o processo deles.
Como já te foi dito, este é um passatempo que requer paciência, por isso...
Espero que tudo te corra bem no futuro.

Boa noite
Quanto ao tenébrio não será para lhes facultar todos os dias a toda a hora, para isso teria que ser uma criação bastante grande. Mas sim para lhes dar como "biscoito" de vez em quando. Poderá não fazer nada como acredito que não faça mas também não fará mal! E mesmo aqui no forum já vi malta que dá as larvas aos seus mandarins.

Obrigado pelas palavras, irei ter paciência, se bem que malta como eu que começou agora quer tudo muito rápido, mas sei que isso é impossivel.

Uma pergunta, os mandarins que estão na gaiola com o cesto, fazem as necessidades lá dentro. Devo limpar de vez em quando a cesta ou não há problema em deixar assim?

mgvb

Mensagens : 74
Data de inscrição : 11/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida com ninho de mandarins Empty Re: Duvida com ninho de mandarins

Mensagem  borllock Sáb 15 Nov 2014, 21:16

Deves limpar, claro.
borllock
borllock

Mensagens : 317
Data de inscrição : 16/11/2012
Localização : Penafiel
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida com ninho de mandarins Empty Re: Duvida com ninho de mandarins

Mensagem  mgvb Dom 16 Nov 2014, 20:02

Já limpei hoje! Os vossos mandarins comem papa de ovo? Eu tenho papa de ovo misturado com casca de ostra e parece-me que não lhe tocam

mgvb

Mensagens : 74
Data de inscrição : 11/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida com ninho de mandarins Empty Re: Duvida com ninho de mandarins

Mensagem  borllock Dom 16 Nov 2014, 21:33

Não deves misturar as 2 coisas, cada uma no seu comedouro.
Os mandarins como a maioria das aves, comem mais papa quando têm crias.
borllock
borllock

Mensagens : 317
Data de inscrição : 16/11/2012
Localização : Penafiel
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida com ninho de mandarins Empty Re: Duvida com ninho de mandarins

Mensagem  mgvb Dom 16 Nov 2014, 22:09

Neste momento tenho à disposição sementes, grit, e papa de ovo + casca de ostra triturada. Devo em vez de ter 3 comedouros, deixar 4?

mgvb

Mensagens : 74
Data de inscrição : 11/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida com ninho de mandarins Empty Re: Duvida com ninho de mandarins

Mensagem  Gustavo Costa Seg 17 Nov 2014, 08:47

Bom dia.
Para mim casca de ostra e Grit vai dar tudo ao mesmo.
Gustavo Costa
Gustavo Costa

Mensagens : 119
Data de inscrição : 17/06/2014
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida com ninho de mandarins Empty Re: Duvida com ninho de mandarins

Mensagem  mgvb Seg 17 Nov 2014, 10:48

De resto está tudo bem? e claro dou agua limpa e fresca todos os dias, sem qualquer vitamina.

Os meus rosicollies custumo colocar todos os 3 primeiros dias de cada mês metade de 1 dente de alho na agua. Acham que vale a pena dar tambem aos mandarins ou não faz qualquer efeito?

PS. Reparei que o casal que tem o cesto como ninho, começou a fazer o ninho. Hoje de manhã já tinha um pouco de algodão e uns fios daquele material próprio. Duvida com ninho de mandarins 1278769421 Duvida com ninho de mandarins 1278769421

mgvb

Mensagens : 74
Data de inscrição : 11/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida com ninho de mandarins Empty Re: Duvida com ninho de mandarins

Mensagem  João Alberto Miranda Seg 17 Nov 2014, 19:22

Caríssimo: (seria bom identificar-se um poukinho melhor... mas deixo isso para os responsáveis do fórum)
No meu entendimento lidar com aves, sobretudo mandarins, é simples, desde que nós não compliquemos.
Claro que me refiro a passarinhos "na desportiva", porque se for para exposições/competições a coisa será certamente diferente, mas, não pensemos que nestes casos (competição) lhe/nos darão as respostas aqui neste ou noutro fórum qualquer.

Comida: uma mistura  "para exótios de pequeno porte" (e não precisa ser de marca XPTO, serve perfeitamente.
Papa de ovo nas criações, agradecem mas tb passam bem sem ela.
Osso de coco (indispensável)
Grite, idem aspas.
Ainda sobre comida: "cada macaco no seu galho", ou seja: é um erro, desde logo em termos de desperdício, não colocar cada espécie de comida num comedouro especifico.

Bebida: água limpa. Com os bebedouros que há no mercado nem sequer faz falta mudar-lhes a água todos os dias.

Criação:
Criam muito bem. Mas para isso precisam de ter idade para tal e, tendo-a, necessitam tb de se sentirem ambientados à gaiola e ao espaço onde esta se encontra.

Tipo de ninho: querendo criar qq coisa lhes serve. (vide "Ninho de Exóticos - YouTube").
Colocar na gaiola coisas e coisinhas antes deles estarem virados para criar só servem para nos darem trabalho, pois eles farão da maioria os seus WC

Aconselho a:
Colocar os recipientes para ninhos e dentro colocar algum material do de fazerem o ninho; só colocar o suporte com o material de construção de ninho (que se vê na sua gaiola) quando eles começarem a trabalhar com o que lá se deixou nas caixas (ou no ninho de canários, como é um dos seus casos)

Tem uma mola na sua gaiola. Presumo que seja para fixar a porta. Essas molas não fazem falta para este género de passarinhos. Dão jeito para os de bico curvo que são astutos a abrir portas e têm um bico com muita força.
Tem o ninho "de canários" fixado com uma braçadeira. Ponha-o de forma simples, de modo que o possa retirar e recolocar com facilidade. Se puder coloque-o numa porta, ou junto de uma porta, para que possa verificá-lo ou retirá-lo mais facilmente e sem perturbar as aves.
Tb a forra que tem dentro deste ninho não faz falta nenhuma, principalmente nesta altura em que nem estão a pensar criar. Só serve para lhe complicar a vida em termos de limpeza. retire-a e, se quiser, coloque-a quando eles começarem a querer fazer ninho.

Não diz se tem os seus pássaros separados por casal ou se estão todos juntos. Sobre isto uma nota que resulta da minha parca experiência:
Num viveiro de 3mX2mX2,20m (cXlXa) coloquei dois casais de mandarins. Só um criou e não dava sossego ao outro casal; perseguindo-o.
Depois das primeiras crias ficarem adultas nunca mais consegui criar um único mandarim no viveiro, pois   quando um casal se superiorizava e começava a criar - mesmo já com filhotes cobertos - os outros destruíam-lhe o ninho...
Para mim não foi uma boa experiência a de tentar criar mandarins com mais de um casal por gaiola.
Por tal, no seu lugar, se os seus estão juntos, separe-os, nem que seja com uma rede.

Tudo o que lhe disse atrás não é uma lição, mas antes um testemunho para que, através dele possa atalhar procedimentos e chegar mais depressa ao sucesso. E, sobretudo, evitar que conclua que este hobby é muito complicado e até desista dele.

Espero ter ajudado
Alberto Miranda

João Alberto Miranda

Mensagens : 162
Data de inscrição : 19/12/2013
Localização : Barcelos/Esposende
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida com ninho de mandarins Empty Re: Duvida com ninho de mandarins

Mensagem  mgvb Seg 17 Nov 2014, 22:38

Caro @João Alberto Miranda

Agradeço o seu testemunho, e aproveitei para tirar ilações de mudanças que poderia fazer para melhorar futuramente. De qualquer maneira não compreendo algumas das suas afirmações.

Começo por o identificar-me. Quando diz que não me identifiquei o que quer dizer com isso? Tal como no forum diz, passei pelo tópico das apresentações e apresentei-me! Disse o meu nome, de onde era e o que estava a começar a criar. Que mais quer saber?

Concordo quando diz que a maneira como se trata os mandarins na desportiva e para exposições seja de maneira diferente. Eu só pretendo criar na desportiva.

Penso que não leu o tópico todo ou pelo menos 3/4 posts atrás, pois disse que ainda hoje tinham começado a levar material para o ninho. Porque diz que o meu casal não está a pensar criar?

Não apresentei as condições das minhas gaiolas, mas pelo que descrevi no inicio dei bem a entender que comprei 2 casais e estão em 2 gaiolas diferentes.

Concordo, e irei fazer num futuro próximo, o que diz acerca do ninho "com a braçadeira". Irei colocá-lo de forma mais acessível.

Agradeço novamente a "paciência" que teve em dar o seu testemunho e como já referi, irei mudar algumas coisas como aconselhou, nomeadamente, cada comida no seu comedouro, ninho, entre outras coisas.

mgvb

Mensagens : 74
Data de inscrição : 11/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida com ninho de mandarins Empty Re: Duvida com ninho de mandarins

Mensagem  mgvb Seg 17 Nov 2014, 22:42

Gustavo Costa escreveu:Bom dia.
Para mim casca de ostra e Grit vai dar tudo ao mesmo.

Os meus o Grit pegam-lhe bem! A casca de ostra como referi tenho misturado com a papa de ovo.
Mas se calhar pouco ou nada acrescenta como disse!

mgvb

Mensagens : 74
Data de inscrição : 11/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida com ninho de mandarins Empty Re: Duvida com ninho de mandarins

Mensagem  João Alberto Miranda Ter 18 Nov 2014, 08:59

Sobre o ninho de caixa:
experimente retirar-lhe a tampa.
eu já tive essa experiência com um casal de babetes e com um casal de bengalins que teimavam em não entrar na caixa; até se preparavam para fazer o ninho no chão.
sem tampa na caixa acabaram por entrar e lá se foram habituando. (eu uso as caixas no exterior das gaiolas, o que é muito mais prático, portanto, nestes 2 casos, tive ainda que andar a inventar umas tampas de rede até se habituarem)


Cump.
Alberto Miranda

João Alberto Miranda

Mensagens : 162
Data de inscrição : 19/12/2013
Localização : Barcelos/Esposende
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida com ninho de mandarins Empty Re: Duvida com ninho de mandarins

Mensagem  João Alberto Miranda Ter 18 Nov 2014, 09:02

"Identificação" Question
Como estamos no que concerne a preenchimento do seu perfil Mad

João Alberto Miranda

Mensagens : 162
Data de inscrição : 19/12/2013
Localização : Barcelos/Esposende
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida com ninho de mandarins Empty Re: Duvida com ninho de mandarins

Mensagem  mgvb Ter 18 Nov 2014, 13:27

João Alberto Miranda escreveu:Sobre o ninho de caixa:
experimente retirar-lhe a tampa.
eu já tive essa experiência com um casal de babetes e com um casal de bengalins que teimavam em não entrar na caixa; até se preparavam para fazer o ninho no chão.
sem tampa na caixa acabaram por entrar e lá se foram habituando. (eu uso as caixas no exterior das gaiolas, o que é muito mais prático, portanto, nestes 2 casos, tive ainda que andar a inventar umas tampas de rede até se habituarem)


Cump.
Alberto Miranda

Não posso retirar pois o ninho é externo. Se calhar tenho que inventar da mesma maneira que o fez

mgvb

Mensagens : 74
Data de inscrição : 11/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida com ninho de mandarins Empty Re: Duvida com ninho de mandarins

Mensagem  João Alberto Miranda Ter 18 Nov 2014, 16:47

Experiências:
No tal casal de babetes que não entrava na caixa - foi o ano passado - retirei a tampa da caixa e no seu lugar coloquei uma rede. Eles lá entraram passados um ou dois dias. Depois substituí a tampa de rede pela verdadeira e tudo funcionou bem.
O caso dos bengalins foi este ano. Um casal não entrava na caixa.
Comecei por trocar cada membro desse casal por outro que entrava na caixa. Assim fiquei com 2 casais em que em cada um um tinha medo de entrar na caixa e o outro não. Tinha a esperança de que, em cada um destes novos casais o habituado à caixa levasse o outro a entrar, a perder o medo.
Isto resultou com um destes 2 novos casais: o que ficou com o macho que não entrava.
Mas o que ficou com a fêmea que não entrava na caixa, na primeira noite o macho estava lá dentro, mas a fêmea continuava no chão, no sítio onde me parecia que queria criar.
No dia seguinte ela em vez de acompanhar o seu novo macho para a caixa já o tinha convencido a dormir com ela no chão (lol)
Portanto, esta estratégia não resultou com esta fêmea!
Então tomei uma medida radical: meti a caixa dentro da gaiola sem tampa e meti-lhe a comida (sementes) lá dentro. E retirei-lhe o comedouro.
Dois dias assim! Com a caixa a fazer de comedouro, mas sem tampa. Depois coloquei-lhe a tampa, mantendo-a como comedouro mais um dia!
Depois recoloquei o comedouro e pus a caixa no seu devido sítio, externo, com algum sisal lá dentro e com a sua respectiva tampa.
À noite fui espreitar e estava lá dentro o casalinho. No momento estão a chocar 6 ovos e parecem-me felizes.
Às vezes é preciso ajudá-los a ultrapassar os seus "medos" (claro que eu assumi que ela ou entrava na caixa ou então iria morrer de fome).

João Alberto Miranda

Mensagens : 162
Data de inscrição : 19/12/2013
Localização : Barcelos/Esposende
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida com ninho de mandarins Empty Re: Duvida com ninho de mandarins

Mensagem  Gustavo Costa Ter 18 Nov 2014, 19:51

João Alberto Miranda escreveu:Experiências:
No tal casal de babetes que não entrava na caixa - foi o ano passado - retirei a tampa da caixa e no seu lugar coloquei uma rede. Eles lá entraram passados um ou dois dias. Depois substituí a tampa de rede pela verdadeira e tudo funcionou bem.
O caso dos bengalins foi este ano. Um casal não entrava na caixa.
Comecei por trocar cada membro desse casal por outro que entrava na caixa. Assim fiquei com 2 casais em que em cada um um tinha medo de entrar na caixa e o outro não. Tinha a esperança de que, em cada um destes novos casais o habituado à caixa levasse o outro a entrar, a perder o medo.
Isto resultou com um destes 2 novos casais: o que ficou com o macho que não entrava.
Mas o que ficou com a fêmea que não entrava na caixa, na primeira noite o macho estava lá dentro, mas a fêmea continuava no chão, no sítio onde me parecia que queria criar.
No dia seguinte ela em vez de acompanhar o seu novo macho para a caixa já o tinha convencido a dormir com ela no chão (lol)
Portanto, esta estratégia não resultou com esta fêmea!
Então tomei uma me563dida radical: meti a caixa dentro da gaiola sem tampa e meti-lhe a comida (sementes) lá dentro. E retirei-lhe o comedouro.
Dois dias assim! Com a caixa a fazer de comedouro, mas sem tampa. Depois coloquei-lhe a tampa, mantendo-a como comedouro mais um dia!
Depois recoloquei o comedouro e pus a caixa no seu devido sítio, externo, com algum sisal lá dentro e com a sua respectiva tampa.
À noite fui espreitar e estava lá dentro o casalinho. No momento estão a chocar 6 ovos e parecem-me felizes.
Às vezes é preciso ajudá-los a ultrapassar os seus "medos" (claro que eu assumi que ela ou entrava na caixa ou então iria morrer de fome).

Uma boa dica Very Happy.
Gustavo Costa
Gustavo Costa

Mensagens : 119
Data de inscrição : 17/06/2014
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos