Fórum dos Exóticos
É mesmo um diamante gould lutino? Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
É mesmo um diamante gould lutino? Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

É mesmo um diamante gould lutino?

+2
Eden983
TiagoMixao
6 participantes

Ir para baixo

É mesmo um diamante gould lutino? Empty É mesmo um diamante gould lutino?

Mensagem  TiagoMixao Seg 24 Mar 2014, 15:50

É mesmo um diamante gould lutino? Diamante-de-Gould-Lutino-femea-Marinha-Grande_452531207_0
TiagoMixao
TiagoMixao

Mensagens : 239
Data de inscrição : 25/09/2012
Localização : Viana do Castelo
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

É mesmo um diamante gould lutino? Empty Re: É mesmo um diamante gould lutino?

Mensagem  Eden983 Seg 24 Mar 2014, 17:59

Não da bem para ver os olhos mas parece que sim.
Eden983
Eden983

Mensagens : 107
Data de inscrição : 18/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

É mesmo um diamante gould lutino? Empty Re: É mesmo um diamante gould lutino?

Mensagem  RC Qui 27 Mar 2014, 12:44

SIM
RC
RC

Mensagens : 723
Data de inscrição : 23/11/2011
Localização : Oliveira de Azeméis
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

É mesmo um diamante gould lutino? Empty Re: É mesmo um diamante gould lutino?

Mensagem  Pedro Puck Seg 31 Mar 2014, 22:57

Boa Noite.

Sem querer dececionar ninguém, nenhum dos exemplares das fotos é um Lutino.
Não existem Lutinos de cabeça laranja. A cabeça dos lutinos é sempre cinza.

Abraço,

Pedro Lopes


Pedro Puck

Mensagens : 16
Data de inscrição : 29/01/2014
Localização : VN Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

É mesmo um diamante gould lutino? Empty Re: É mesmo um diamante gould lutino?

Mensagem  AvilandiaPT Ter 01 Abr 2014, 09:57

Olá,

Não existem Lutinos de cabeça laranja. A cabeça dos lutinos é sempre cinza.

O Pedro tem razão no sentido em que o gene ino em si mantém sempre a cabeça "branca". Contudo existem aves com factor ino e coloração de cabeça normal, por alteração da estrutura de plumagem originada, muito provavelmente, pelas misturas com o pastel e crossing-over.
Isto é muito simples de perceber se se compreender o que faz o gene ino e que pigmentos altera e que pigmentos existem em cada zona da ave.

Esta situação só poderá ser confirmada quando se esclarecer qual a base de origem da mutação lutino no gould, e se esta foi espontânea ou por transmutação (ou ambas). Em teoria, um verdadeiro factor ino no gould não deveria alterar as colorações de cabeça vermelha e laranja, mas apenas a cabeça preta.

Em aves de cabeça vermelha o "pigmento vermelho" é sobreposto ao "pigmento negro". É por isso que as fêmeas de cabeça vermelha mancham com facilidade e não o inverso. No fundo o gene cabeça preta perdeu a capacidade de ter vermelho nessa plumagem, se assim quiserem.
Se o factor ino perde a capacidade de produção de melaninas, responsáveis pela cor negra, então um ino cabeça vermelha/laranja deveria apenas ter um vermelho/laranja mais claro, mas continuar a ser vermelho.
(o que ocorre no caso de aevs ino com coloração de cabeça)
No caso do gould, o factor ino deixa a cabeça "branca" porque não é apenas uma alteração desse tipo, mas, ao que tudo indica, está associada uma alteração completa da estrutura de plumagem que impede também a deposição de pigmentos carotenóides.

O Marek tem um artigo recente muito interessante e bem fundamentado sobre este tema.

Coloração de cabeça em Goulds com factor ino

Aliás, vale a pena (mesmo que seja com ajuda do tradutor para o que não está em inglês) dar uma leitura adicional sobre as bases da coloração e formação de cor, que são um trabalho assinalável.
É uma das coisas sobre as quais temos falado e trocado algumas ideias e em que também tenho andado a trabalhar em termos de genética para uns trabalhos que me pediram. Ver se nos próximos tempos será possível organizar essa informação de forma mais resumida do ponto de vista prático.

Outro projecto neste campo que se pretende desenvolver no CPE tem como objectivo comprovar/esclarecer algumas situações de possíveis transmutações nesta e noutras espécies.

Cumps.

PS - Se me perguntassem onde se encaixam, e tendo em vista a muito limitada classificação/divisão das classes, teria muita dificuldade em engolir uma classificação coerente...
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

É mesmo um diamante gould lutino? Empty Re: É mesmo um diamante gould lutino?

Mensagem  Pedro Puck Ter 01 Abr 2014, 10:07

Bom dia Ricardo.

Rendo-me à sua explicação, pois, apesar de licenciado em Ciências, não sou em Biologia e muito menos em genética, eu sou mais dos números  Very Happy .
Só respondi da forma como respondi porque todos os Gould Lutino que vi referenciados têm cabeça Cinza e mesmo em sites que tenho pesquisado o mesmo é referido.
Agradeço a explicação rigorosa e vou tentar aprofundar mais este assunto. Peço também desculpa por afirmar que não são lutinos os Gould acima identificados.
Cumprimentos,

Pedro Lopes

Pedro Puck

Mensagens : 16
Data de inscrição : 29/01/2014
Localização : VN Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

É mesmo um diamante gould lutino? Empty Re: É mesmo um diamante gould lutino?

Mensagem  AvilandiaPT Ter 01 Abr 2014, 14:26

Olá Pedro,

Não tens nada que pedir desculpa nem a tua observação está errada.
O "ino" por si é realmente uma ave com cabeça branca como indicas. Mas depois temos as misturas e combinações. Dai eu ter dito que estas aves levantam questões técnicas (com que pouca gente se preocupa).

A divisão que temos de classes, de forma geral, não considera estas questões a fundo e fica-se pelo que se vê. Olhando apenas para a imagem é aceitável, por esse ponto de vista, que lhe chamem "lutino" (não parecem ter melaninas e parecem ter olhos vermelhos, mas a cor de cabeça...). Se lhe chamassem pastel duplo factor, tendo em consideração o peito branco, também "passava" (porque os olhos vermelhos não são, obrigatoriamente, definição do factor ino...) Portanto em que ficamos?
Eu não meto as mãos no fogo apenas pela imagem de dizer categoricamente serem ou não "lutinos" ou pastéis, ou ambos combinados. Há dúvidas que me ocorrem tanto num caso como noutro e a imagem não é de forma alguma esclarecedora (o colar, o bico, as pernas, os olhos, o "brilho"...).

Por estas coisas é que eu acho que estes assuntos deviam ser levados muito mais a sério, porque nem sempre as coisas são pretas e brancas. Neste caso tínhamos aves que, em teoria, podiam ser aceites por duas vias muito diferentes o que não acho que faça muito sentido. Imagina agora quando pensamos que há pessoal a misturar ino e pastel... Essa é outra, como se define um ino pastel?

Se não é possível distinguir, quanto a mim das duas uma, ou se admitem inos com cor de cabeça ou não.
Esta é uma situação pontual e complexa, com uma mutação menos comum, como já vi confundir/classificar pastéis factor simples e duplo, com e azul e sem azul, não digo nada.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

É mesmo um diamante gould lutino? Empty Re: É mesmo um diamante gould lutino?

Mensagem  Pedro Puck Ter 01 Abr 2014, 23:54

Ricardo, mais uma vez obrigado pela preciosa informação.
Vamos continuar a procurar e partilhar mais informações sobre o assunto.

Abraço

Pedro Lopes

Pedro Puck

Mensagens : 16
Data de inscrição : 29/01/2014
Localização : VN Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

É mesmo um diamante gould lutino? Empty Re: É mesmo um diamante gould lutino?

Mensagem  luciano moreira Qua 02 Abr 2014, 02:42

Ricardo aqui no Brasil somente o Mauro (presidente da associação de criadores) que possui goulds lutinos, pois ele os trouxe de Portugal e nunca vendeu nenhum.Porém este ano em meu criatório ocorreu algo inusitado, de uma gould verde CV. PB x gould 1 fator CL. PR , em duas posturas nasceram três crias amarelas todas com olhos vermelhos porem pouco tempo depois os olhos escureceram, os filhotes ainda estão com plumagem de filhotes, pergunto se isso teria algo a ver com lutinos.
luciano moreira
luciano moreira

Mensagens : 811
Data de inscrição : 07/09/2011
Localização : Montes Claros -MG
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos