Fórum dos Exóticos
Antigos Foristas Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Antigos Foristas Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Antigos Foristas

+2
carlos bento
Paulo Lobo Ferreira
6 participantes

Ir para baixo

Antigos Foristas Empty Antigos Foristas

Mensagem  Paulo Lobo Ferreira Qua 08 maio 2013, 16:19

Boas pessoal,
Não sei se já se questionaram eu pelo menos tenho me questionado sobre a menor presença e participação no fórum de vários criadores consagrados a nível nacional e mundial.
Basta ler os posts mais antigos para perceber que havia uma presença assídua de vários nomes sonantes da nossa ornitologia neste fórum. O pessoal colocava posts interessantes sobre genética, havia uma "discussão" acesa em torno da criação e melhoria das aves com fins competitivos/exposições, tudo isso tem vindo a desaparecer. E a minha pergunta é qual o motivo? Existe outro espaço mais interessante? O pessoal anda ocupado?...
Sinceramente tenho pena, pois aprendia-se bastante e era uma forma de conhecer e trocar ideias com pessoas que já estão a mais tempo na criação de aves e tem uma visão mais competitiva e profissional.
Paulo Lobo Ferreira
Paulo Lobo Ferreira

Mensagens : 177
Data de inscrição : 14/10/2012
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Antigos Foristas Empty Re: Antigos Foristas

Mensagem  carlos bento Qua 08 maio 2013, 20:23

boas Paulo
finalmente alguèm fala deste pequeno problema que se està notando neste fòrum,mas o problema è global,este è um fòrum que toudos os dias se mòve alguma coisa,outros fòruns estao bèm piore,mesmo nos fòruns italianos onde eu sou rejistado està acontesser o mesmo ,nao penso que o problema seija a crise.
nao veijo uma esplicasao a èsta menor presença e participaçao de criadores de nome,muitos destes ultimamente sò se fazem vivos quando taèm passaros para vender ou para fazer poblisidade,è uma pena pois este èra i è um dos fòruns onde se pòde aprender muito
carlos bento
carlos bento

Mensagens : 330
Data de inscrição : 20/01/2011
Localização : milano
PAÍS : italia

Ir para o topo Ir para baixo

Antigos Foristas Empty Re: Antigos Foristas

Mensagem  Joaquim Neves Qua 08 maio 2013, 20:44

Boas Paulo.
De facto ultimamente verifica-se muito menos posts sobre a materia.
Como dizia havia uma discussão acesa sobre varios temas.
Por exemplo chegavam-se a receber inumeras teses/conselhos sobre os temas apresentados.
Em contrrapartida actualmente existem situaçõesde perguntas ou pedido de conselhos que até nem resposta têm.
Não sei se por desistencia de alguns se por "guarda de segredo" das suas opções.
Tambem penso que deverá haver menos criadores pelos factos de "crise", "dificuldade de escoar as aves" (AQUELES QUE CRIAVAM EM QUANTIDADES INDUSTRIAIS PAR NEGOCIO)
Para aqueles que vão criando aves pelos gosto, pela sua estima de conseguir, sem estar ligado a negocios, apenas "prazer" esses talvez vão aparecendo, mas tambem se calhar não terão a experiencias dos "negociantes" e daí a menos assiduidade.
É pena
J Neves
Joaquim Neves
Joaquim Neves

Mensagens : 200
Data de inscrição : 01/09/2009
Localização : Louriçal - Pombal
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Antigos Foristas Empty Re: Antigos Foristas

Mensagem  paulinho88 Qua 08 maio 2013, 21:32

Todo o meu apoio,.
Eu sou dos novos e também reparo que quem mantém atualmente este forum vivo são inclusive alguns dos novos, eu tento mas devido a minha pouca experiencial se calhar por vezes até induzo em erro.
Alguns só usam este forum para vender e mesmo assim parece que tem medo de dizer os preços abertamente, ou será que andam a procura de bons negocios antes de os ecoarem para os "abutres" que só lhes interessa o negocio, e vendem bem mais barato a esses do que a outros criadores iniciantes ou não., porque não venderem logo ao preço correto e assim até podem ver depois aparecerem novas linhas descendentes das suas.
Qualquer dia parecemos os colegas dos canários ou da fauna com as suas teses de mestrado de criação de aves.
Muito tenho aprendido aqui mas também tenho a certeza que muito mais podia aprender. pesquiso muito inclusive em sites e blogues estrangeiros, quando não percebo a língua tento traduzir no google e sempre dá para ficar com uma ideia,
Já dei uma sugestão ao moderador deste forum que criasse um bloco onde se arquivassem essas boas discussões, que são realmente construtivas pois muito se aprende com uma atitude cooperativa e colaborativa, que no fundo foi a ensência do aparecimento da Internet,
O Amigo Carlos Bento sempre que pode e mesmo com algumas dificuldades linguísticas por causa da mistura de linguas é dos que mais ajuda sempre que pode. não lhe podem é dizer como já aqui vi escrito para passar o texto pelo tradutor antes de postar (por amor da santa),.
Para acabar que já me estou a alongar demais. o afastamento também se pode dever a que muitos dos novos inscritos não fazem o mínimo esforço de pesquisa sobre as duvidas e depois quem vem em auxilio farta-se de estar sempre a ajudar (Aqui não há um Sr Ferreira) que responde a todos mas há por ai uns quantos bons a ajudar, não preciso de dizer quem são pois são sempre os mesmos,.
A mim deixo os maiores agradecimentos aos que estão sempre a ajudar e fazem criticas construtivas ao contrario de outros que dão meias respostas que só confundem ainda mais quem anda a começar nestas andanças.
Será que tem medo de perder os títulos ganhos nos campeonatos?
paulinho88
paulinho88

Mensagens : 350
Data de inscrição : 21/12/2012
Localização : Costa da Caparica
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Antigos Foristas Empty Re: Antigos Foristas

Mensagem  Paulo Lobo Ferreira Qui 09 maio 2013, 09:30

Boas pessoal,

Eu nem me referia aos ditos "negociantes" pois esses poucos conhecimentos tem para partilhar, muito menos sobre genética ou apuramento de linhas genéticas para exposição.
Referia-me mais aos criadores que já ganharam prémios a nível nacional e internacional aos criadores com elevados conhecimentos sobre o mundo das aves a um nível profissional, competitivo, que conhecem o standard de trás pra frente, que sabem como preparar as aves para exposições, que sabem como fazer bons cruzamentos, que possuem as melhores linhas de sangue etc... E esses criadores fizeram parte deste fórum, deram entrevistas a este fórum, participaram ativamente com posts.
Hoje em dia apesar de continuarem a criar e a terem as suas aves de elevada qualidade, por algum motivo deixaram de participar no fórum o que lamento mas por outro lado até compreendo.
Confesso que para mim também é aborrecido abrir os posts e ver sempre mais do mesmo, ou gaiolas, ou idas ao criador tal, ou o coco que o passarinho fez, ou o passarinho que não põe ovos, ou vendas este é um tópico que vai sempre tendo atividade vá-se la saber porquê. Mas tudo isto de uma forma muito amadora por um grupo de pessoas que apenas cria pelo gosto de ter as aves e isso é legitimo e é válido.
Assim como também é legitimo e válido eu me questionar pela ausência dos que criam aves de uma forma mais profissional que já passaram a fase amadora e agora tem um outro nível de conhecimentos para transmitir. E foi nesse sentido que me lembrei de colocar este post, pois é com grande pena que noto esta ausência o que em minha opinião nada contribui para a qualidade a que se propunha este fórum.
Espero desta forma deixar um incentivo a uma maior participação por parte de todos, pois só com partilha de conhecimentos existe avanço.
Paulo Lobo Ferreira
Paulo Lobo Ferreira

Mensagens : 177
Data de inscrição : 14/10/2012
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Antigos Foristas Empty Re: Antigos Foristas

Mensagem  brunogomes Qui 09 maio 2013, 09:59

Meus amigos na minha humilde opinião e como frequento outros forum como de caça , pesca , caça sub,aquariofilia etc passa-se o mesmo em todos o problema só tem um nome FACEBOOK , com cada vez mais seguidores juntam na sua pagina o util e o agradavél .... atenção que é só a minha opinião e vale o que vale .
Acho que hoje em dia não há grandes segredos para se revelar derivado á internet , concordo que possam existir um ou outro promenor que não seja totalmente revelado mas as noções basicas estão em todo o lado e depois com á conversa com criadores há sempre fuga de uma dicas , ha que ir visitar criadores e não ter medo de perguntar .
brunogomes
brunogomes

Mensagens : 294
Data de inscrição : 16/01/2013
Localização : Feijo
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Antigos Foristas Empty Re: Antigos Foristas

Mensagem  paulinho88 Qui 09 maio 2013, 10:34

Amigo Paulo Ferreira, gostei desta sua intervenção que não deixa de ter o seu quanto de polémica.
Eu também já abri 1 que falava da trafulhice das anilhas para que é que 1 criador precisa de 2 ou mais STAMs?
Já pensou nisso, as melhores crias de um casal serão sempre as 1º, vejo por exemplos nós humanos normalmente os filhos mais velhos são sempre os mais fortes e mais inteligentes (claro que há excepções) mas não é por acaso que os Reis era sempre os primogénitos.
Na parte que me toca na tua intervenção das visitas ao criador x ou y aconselho-te a fazer o mesmo e tentares arranjar quem vá contigo sempre ajuda o pagar menos ao Gaspar. e olha que tanto eu como quem me tem acompanhado além de boas compras temos aprendido e muito, porque quem temos visitado também gosta de mostrar o seu trabalho e se escondem alguma coisa o que partilham é muito construtivo., tanto desde de misturas de comida a medicamentos. os comerciantes querem é escoar o produto.
Outra coisa só para finalizar os forums de ajuda. aquele que realmente são para partilhas construtivas e para colaboração mutua sem interesses monetários não teem publicidade, quem faz foruns com publicidade se calhar o objetivo principal é concerteza ajudar, mas ajudar a carteira deles,.
paulinho88
paulinho88

Mensagens : 350
Data de inscrição : 21/12/2012
Localização : Costa da Caparica
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Antigos Foristas Empty Re: Antigos Foristas

Mensagem  AvilandiaPT Qui 09 maio 2013, 11:07

Olá,

Este tema é "recorrente". Não apenas aqui mas em vários fóruns. E não apenas agora na "era facebook" mas desde que estas coisas existem.
Comecei a usar fóruns de aves em 97, na altura em que ainda se ligavam fios de telefone a modems que apitavam, o acesso à internet era "pré-pago" e a ideia de ter páginas e sites estava longe da maioria das pessoas. O email tornou-se comum e surgiram as mailing lists. Com o aumento do acesso, velocidade e capacidade de troca de dados, alguns sites começaram a ter pequenas zonas de troca de anúncios (os guestbooks inicialmente) que em algum tempo evoluíram para os primeiros fóruns "HTML-based".
Com os fóruns, a maioria das mailing-lists foram perdendo força... Com os novos fóruns php, mais dinâmicos, os fóruns HTML foram perdendo adeptos... Com o facebook, os fóruns php vão perdendo gás...
É um processo que se resume apenas a uma coisa: PESSOAS!!

Algumas mailing lists ainda funcionam e são activas. Outras morreram. Alguns fóruns ainda funcionam e são activos. Outros morreram. Tudo isto é um processo natural. Há tempos o fundador do Facebook expressou publicamente que não gostava do caminho que aquilo tomou e que "os utilizadores arruínam o principio base do facebook".
Não tenho paciência para centenas de mensagens, pedidos de pessoas que não conheço, convites para grupos que não me dizem nada mas, para o bem e para o mal, para estar presente e usar aquilo que gosto dessa aplicação, tenho que "aturar" o resto.
Da minha parte, os fóruns têm um papel assinalável na troca de informações. Mas cada vez mais o principio de "comunidade" é o centro do sucesso destas plataformas. Quer se goste quer não, não existe nenhum fórum em língua portuguesa que seja "abrangente" o suficiente para agradar a todos e se torne numa comunidade. Mas são muito poucos os que passam essa barreira. Seja sobre aves ou qualquer outro assunto.
Pessoalmente prefiro um fórum com 10 mensagens por semana sobre assuntos interessantes a 100 mensagens por dia sobre trivialidades. Por isso a medida de fórum "vivo" pode ser diferente de pessoa para pessoa.

Acho que hoje em dia não há grandes segredos para se revelar derivado á internet

A internet tem muito que se lhe diga. Nem tudo são rosas e cada vez mais se encontra muito "lixo". Depende de cada um dar-lhe ou não valor. O problema é que hoje em dia se criou a ideia que a internet é um poço sem fundo de conhecimento (válido???) e que é só abrir o Google. Depois aparecem 10 informações diferentes, mas só se lê as primeiras 2-3... Normalmente as melhores são as que estão muito lá para baixo. Basta verem onde aparecem os repositórios de publicações técnicas e científicas e esse tipo de trabalhos.

Qualquer dia parecemos os colegas dos canários ou da fauna com as suas teses de mestrado de criação de aves.

Gostava sinceramente de ver essas "teses". Até porque do que tenho vindo a seguir ao longo dos anos, nos exóticos estamos bastante melhor que nos canários. Infelizmente, há quem saiba muito, mas os "grandes" dos canários no geral, além de serem muito mais fechados, as teses que arranjam nem sempre são fundamentadas. Mas o nome vale o que vale e pode ser usado para mandar postas de pescada que são interiorizadas por quem começa como se fossem os dez mandamentos...

Acho que no geral, se vão respondendo às questões colocadas. Secalhar, não da forma que os mais interessados gostariam. Eu também gostava de debater assuntos de forma muito mais aprofundada. Por exemplo, num fórum de canários que vou seguindo, iniciou-se uma discussão sobre "balanceamento nutricional" que fui seguindo e comentando mas na qual participaram 3-4 pessoas. Apesar de os autores até terem pedido abertamente mais opiniões, ninguém sequer deu uma sugestão...
Mas depois aparecem tópicos com "entendidos" a comentar o que acham de assuntos profundamente técnicos sobre os quais não têm qualquer formação ou conhecimento além do que se lê pela net.
No outro grande fórum nacional sobre aves, ainda há pouco tempo surgiu um enorme discussão em que entraram 3-4 membros mais antigos e experientes precisamente porque supostos entendidos começaram a dar conselhos sobre coisas que não sabem.

São coisas diferentes, responder a uma questão que é colocada ou vir lançar assuntos e debater temas que ninguém perguntou. A questão é mesmo essa, passa-se isto com todos! Ou existe um grupo de pessoas que tem a capacidade e tempo para estar constantemente a lançar temas e puxar o interesse ou torna-se mais complicado. De vez em quando surge um tema mais quente, aumentam as mensagens mas, uma vez esgotado...
Na verdade, nunca vi os "grandes criadores" participar de forma muito activa, aqui ou noutros fóruns. Mas é verdade que temos membros com excelentes resultados e que vão participando mas esperar que sejam eles a "lançar assuntos" não me parece muito lógico. Se deviam participar mais? Enfim, eu gostava que sim mas não vejo isso como uma obrigação para ninguém.
Para mais, muitas das questões colocadas são respondidas com pesquisas de 5 minutos aqui no fórum, onde foram respondidas várias vezes. Também não deixa de ser verdade que uma coisa é queres respostas, outra é querer aprender.
Não escondo que não gosto de ver alguém perguntar hoje algo básico (o que é normal quando se começa e todos passamos por isso) e daqui a 1 semana aparecer a dar conselhos e respostas sobre aquilo que andou a perguntar. Provavelmente na pergunta seguinte não terá resposta...
Não me refiro a este fórum nem a alguém em particular, mas todos sabemos que isso acontece. Também não tenho paciência nem tempo para andar a responder a tópicos de apresentação para dizer "Olá". Não critico quem o faz e secalhar passo por mal educado, mas vejo as apresentações virtuais como um "dever/cordialidade" de quem chega e não o inverso.

migo Paulo Ferreira, gostei desta sua intervenção que não deixa de ter o seu quanto de polémica.
Eu também já abri 1 que falava da trafulhice das anilhas para que é que 1 criador precisa de 2 ou mais STAMs?

Já pensou nisso, as melhores crias de um casal serão sempre as 1º, vejo por exemplos nós humanos normalmente os filhos mais velhos são sempre os mais fortes e mais inteligentes (claro que há excepções) mas não é por acaso que os Reis era sempre os primogénitos.

Nem por isso... por vários motivos em animais de produção não funciona assim... E provavelmente no caso dos reis teria a ver sobretudo com a idade.

Outra coisa só para finalizar os forums de ajuda. aquele que realmente são para partilhas construtivas e para colaboração mutua sem interesses monetários não teem publicidade, quem faz foruns com publicidade se calhar o objetivo principal é concerteza ajudar, mas ajudar a carteira deles,.

Não me parece nem justo nem enquadrado no tema. Mantenho vários sites, que PAGO. Tanto a nível pessoal como profissional/comercial. Esse custo dependendo das características de serviço tanto pode ser irrelevante como de algumas centenas de euros anuais.
Este fórum, por exemplo, está alojado num servidor "gratuito". A publicidade é fruto disso. Não imaginam que alguém vá oferecer servidor, domínio (mesmo que "partilhado"), infraestruturas de borla só para podermos ter um fórum?? Criei há muitos anos um mailing list sobre aves no yahoogroups, não me custou nada, mas obviamente que eles iam buscar dinheiro a algum lado para lucrar com isso!! No meu site pessoal em tempos tive um fórum igual instalado, mas porque como já tinha o meu site em domínio próprio e o pagava, o podia fazer. A opção de instalar ou não links de publicidade na página seria apenas minha, ou não? Só o trabalho para manter o Spam controlado era mais que "chato"... Parece-me justo quando alguém oferece um espaço aos outros que o possa rentabilizar. Ou acham que a maioria dos sites que oferecem downloads, jogos, informações, dicas, imagens engraçadas para inundar o facebook não ganham dinheiro com publicidade?
Não me incomoda a publicidade seja esta "dinâmica" (Google ads ou similar) ou específica (patrocinadores, etc...). Se são os administradores que ganham com isso ou não também nem me incomoda muito. Afinal, para estas coisas serem "de borla" alguém tem que pagar... É uma lei da economia: "não existem almoços grátis".

Para finalizar, da minha parte vejo o fórum quase todos os dias (até várias vezes) mas o tempo que tenho disponível é curto. Da minha parte, vou fazendo o possível. Por exemplo, o tempo que "perdi" a escrever este tópico seria sido muito melhor dirigido para um artigo sobre algo... Enfim, incoerências da realidade das coisas...

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Antigos Foristas Empty Re: Antigos Foristas

Mensagem  brunogomes Qui 09 maio 2013, 11:32

Isto é como tudo , há quem queira que se diga tudo e depois se as coisas correm mal como é ??
Eu digo sempre que as coisas levam tempo a encaixar não ha passaros iguais , o que é bom para mim pode não ser para os outros , por isso isto é um forum e serve de partilha de conhecimentos .
Há que aprender com os erros , há que deixar as coisas levarem o seu rumo, há que conheçer as nossas aves bem e saber ouvir e aceitar as opiniões de cada um , umas mais validas que outras mas todas são validas .
Amigo avilandia não podia estar mais de acordo consigo , e não podia deixar de dizer que gosto da sua escrita contiue assim cheers
brunogomes
brunogomes

Mensagens : 294
Data de inscrição : 16/01/2013
Localização : Feijo
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Antigos Foristas Empty Re: Antigos Foristas

Mensagem  Paulo Lobo Ferreira Qui 09 maio 2013, 11:33

Paulinho,
Não foi minha intenção ser polémico, nem acho que o tenha sido apenas sincero e direto algo que aprecio bastante. É a minha opinião e vale o que vale.
Eu apenas tenho um STAM e à cerca de 10 anos que é o mesmo, sei que em tempos havia criadores a terem mais que um STAM relacionado a cada espécie de aves que criavam era uma forma de serem identificados por aquela espécie em especifico.
Quanto aos primeiros serem sempre os melhores discordo, nem sempre os primeiros são os melhores e vou dar um exemplo um casal ainda jovem inexperiente não irá alimentar as crias da mesma forma da primeira pra segunda postura e como a quantidade/qualidade alimentar nos primeiros dias das crias é fundamental o seu desenvolvimento irá ser diferente. Mas é relativo obviamente. Sobre os reis diria apenas que graves erros foram cometidos na historia justamente por o rei ser o primogénito. Já para não falar nos casos de homicídios cometidos por parte dos segundos e terceiros filhos para atingirem o trono. LOL. As idas ao criador tal, não foi uma critica pessoal mas sim um falar na generalidade dos temas que me recordo terem sido mais movimentados ultimamente no fórum. Apesar de achar que há outros meios para combinar as coisas sem estar a maçar os demais. Mas não vai contra as regras logo cada um é livre. Eu também visito criadores, também me desloco e não me importo de fazer cerca de 500Km como o fiz já este ano com o intuito de adquirir boas aves e aprender com os demais. Mas nem sempre nos é possível deslocar, ou nem sempre nos é possível ter bons criadores próximo da área de residência como é o meu caso. Por outro lado os clubes não prestam o contributo necessário para a evolução como criador por vários motivos, e nesse sentido acho fundamental este e outros fóruns enquanto papel formador de cada criador, se for de uma forma construtiva e evolutiva e não ficarmos sempre a falar de coisas básicas. E sinceramente acho que foi este o motivo que afastou os grandes criadores deste tipo de espaços. Provavelmente devia haver como em tempos foi sugerido um espaço amador e um espaço mais profissional dedicado aos criadores que vão a exposições que criam com a vertente competitiva.
Paulo Lobo Ferreira
Paulo Lobo Ferreira

Mensagens : 177
Data de inscrição : 14/10/2012
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Antigos Foristas Empty Re: Antigos Foristas

Mensagem  paulinho88 Qui 09 maio 2013, 11:39

AvilandiaPT escreveu:Olá,

Para finalizar, da minha parte vejo o fórum quase todos os dias (até várias vezes) mas o tempo que tenho disponível é curto. Da minha parte, vou fazendo o possível. Por exemplo, o tempo que "perdi" a escrever este tópico seria sido muito melhor dirigido para um artigo sobre algo... Enfim, incoerências da realidade das coisas...

Cumps.

Amigo Ricardo és daqueles que gostaria de ter o "prazer" de conhecer pessoalmente pois contigo tenho aprendido muita coisa.
Eu também venho ao forum pelo menos 1 vez por dia se não aparece nada no mail vou ver se há coisas novas, e como trabalho com o computador até horas á mais por dia, nada me custa ajudar o que menos sabem do que eu. Eu apesar de perceber umas coisas de computadores e informatica nunca fui grande adepto de foruns,. não sei bem porque. ,mas agora começo a perceber a importancia deles, mas aqui ficava 1 hora ou mais a escreve e depois ficava tudo na mesma.
Terminado
Se uma criança para crescer e se desenvolver preciosa além da família da escola e de todo a comunidade envolvente os chamados atores sociais,. também nós todos precisamos de essa envolvência para crescer-mos de uma forma acertiva. Pois ninguém é dono de todo o saber e o que tem resultados comigo pode muito bem não ter com outro, mas ajuda a ter umas linhas orientadoras.
Parabéns Ricardo pela tua sempre disposição a ajudar, se tiveres algum forum moderado por ti ao exemplo do do Ferreira diz-me que começo a participar nele.
Entrevistas a criadores acabaram não sei se repararam.
paulinho88
paulinho88

Mensagens : 350
Data de inscrição : 21/12/2012
Localização : Costa da Caparica
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Antigos Foristas Empty Re: Antigos Foristas

Mensagem  brunogomes Qui 09 maio 2013, 11:45

Paulinho não acabaram ainda ontem foi publicada uma entrevista penso eu ....
Os dias complicados que se fazem sentir não deixa muito tempo disponivel para a malta ir postando como gostaria .
brunogomes
brunogomes

Mensagens : 294
Data de inscrição : 16/01/2013
Localização : Feijo
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Antigos Foristas Empty Re: Antigos Foristas

Mensagem  Paulo Lobo Ferreira Qui 09 maio 2013, 12:01

Ricardo,
É sempre um prazer ler a tua escrita, és daquelas pessoas "predestinadas" a este tipo de espaços, que para além de saber muito de forma abrangente e profunda tem uma especial capacidade para expor por palavras todo o conhecimento. Mas acima de tudo quero louvar a tua paciência e prontidão em ajudar os demais, sejam iniciados sejam veteranos. Já leio os teus textos desde o tempo do velhinho site avilandia com imensos artigos interessantes onde na altura ter acesso à internet tal como referiste era uma miragem para a maioria das pessoas quanto mais ter um site repleto de informação sobre aves. E na altura recordo-me de ficar com uma admiração enorme pelo autor de tal proeza que eras tu, mal sabia que hoje estaria a falar contigo num fórum. Isto dá uma ideia de como a internet tornou o conhecimento acessível a um enorme numero de pessoas de uma forma muito mais fácil. Acho que a ferramenta existe, mas há que saber usá-la da melhor forma e com a participação de todos. O meu apelo foi e continua a ser nesse sentido.
Paulo Lobo Ferreira
Paulo Lobo Ferreira

Mensagens : 177
Data de inscrição : 14/10/2012
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Antigos Foristas Empty Re: Antigos Foristas

Mensagem  AvilandiaPT Qui 09 maio 2013, 14:44

Boas,

Há muito tempo que me ensinaram que "o importante é quem está"...
Só queria realmente lembrar que o "criar" um sentido de comunidade não é fácil, não acontece de uma dia (nem ano) para o outro. Tenho amigos com quem passo anos sem falar, por coincidências, por falta de tempo, por falta de esforço de parte a parte. Todos teremos.
Por isso não é de estranhar que num espaço virtual, mesmo partilhando todos o interesse pelas aves, nem sempre as coisas corram como gostaríamos. E todos temos noção do que gostariamos, mas não vejo o fórum (qualquer um) como uma entidade ou instituição com "obrigação" de cumprir qualquer finalidade, antes como um espaço que podemos usar e partilhar. Agora que os clubes deviam fazer muito mais por isso, estamos completamente de acordo!

gostaria de ter o "prazer" de conhecer pessoalmente

Da minha parte tenho sempre todo o gosto em conhecer o pessoal.

desde o tempo do velhinho site avilandia


Um dia destes tenho que meter mãos à obra e actualizar aquilo... Isso, o CPE, acabar outros projectos... Enfim quem decidiu inventar dias de 24horas não devia ter muita coisa para fazer!!

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Antigos Foristas Empty Re: Antigos Foristas

Mensagem  Paulo Lobo Ferreira Qui 09 maio 2013, 15:18

Ola Ricardo,

Por falares em CPE, lembrei-me que uma coisa que gostava de ver implementada em Portugal seria um clube dedicado apenas ao Diamante Mandarim á semelhança de outros Países, uma vez que sou criador apenas de Diamantes Mandarins, obviamente outros gostariam de ter um clube vocacionado para a espécie que criam. Sem duvida seria uma mais valia haver clubes específicos de determinadas espécies ao invés dos atuais clubes "multiaves" onde ninguém aprofunda conhecimentos, onde quem vai retirando algum proveito é o pessoal dos canários pois são em maior numero sempre. Por exemplo uma coisa tão simples como obter o standard do Diamante Mandarim que devia ser o ponto de partida para qualquer criador desta espécie que tem como objetivo expor as suas aves é uma agonia para o encontrar, o meu clube local não tem, a FONP que é a federação a que pertenço se tem não disponibiliza, e lá aparece ele no CTJ-FOP e mesmo assim muito simples e graficamente muito fraquinho. Já nem falo de artigos técnicos, de pareceres, de mutações em estudo, de troca de ideias, etc... mas ao menos o standard da(s) espécie(s) que o criador vai criar não era algo que um clube deveria disponibilizar quando este se faz sócio??!! Enfim foi só um desabafo...
Paulo Lobo Ferreira
Paulo Lobo Ferreira

Mensagens : 177
Data de inscrição : 14/10/2012
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Antigos Foristas Empty Re: Antigos Foristas

Mensagem  paulinho88 Qui 09 maio 2013, 15:37

Paulo Tenho em casa umas quantas folhas com o standards foi me dado por um Juri de exóticos espanhol.
posso-te mandar por mail sem problema.
Se quiserem tb tenho para aqui como se cria uma associação ao clube.
Mas essa era uma grande ideia como já há um clube dos exóticos de marvão.
paulinho88
paulinho88

Mensagens : 350
Data de inscrição : 21/12/2012
Localização : Costa da Caparica
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Antigos Foristas Empty Re: Antigos Foristas

Mensagem  AvilandiaPT Qui 09 maio 2013, 16:08

Paulo,

Já tive a minha quota parte de actividade "associativa" em termos de federações e clubes, seja como parte dos existentes ou na sua formação.
Como não tenho qualquer apetência por politiquices, aquilo não é para mim. A ideia de formar clubes específicos não é antiga, já se falou nisso para mandarins e para agapornis em especial, mas é sempre a mesma coisa e quanto mais específico pior.
Tirando o GCP (Glosters) e, eventualmente, o arlequim (mas com reservas neste) os clubes específicos em Portugal são como os outros "multiaves". Isto porque para fazerem sentido é preciso que as pessoas envolvidas não se movam pela vontade de "seguir" mas sim de evoluir. Só nesse caso funcionam e para isso é preciso que exista uma base de adesão grande. Isto porque caso contrário o peso de quem não adere será sempre maior e deixa de fazer sentido.
Sinceramente, se a diferença de um clube ser generalista ou específico é apenas a variedade de aves que tem em exposição não vejo qual o sentido. Mas se essa diferença vier pela via da formação e evolução numa espécie ou grupo mais definidos de aves, responder às vontades dos associados em termos de classes, formação, apoio, então sim, faria sentido. Agora não deixa de ser verdade que os criadores realmente interessados nisso contam-se pelos dedos.
Na minha opinião faz mais sentido nos exóticos ter um clube, seja específico ou não, com secções internas dedicadas a espécies em concreto. Na prática funcionam como grupos de interesse que puxam pelas espécies, o que só é possível fazer quando se trabalha em conjunto. Estás a ver isso a acontecer?

Sem duvida seria uma mais valia haver clubes específicos de determinadas espécies ao invés dos atuais clubes "multiaves" onde ninguém aprofunda conhecimentos

Essa é a questão... Com tantos clubes que existem, "ninguém aprofunda conhecimentos". Mas também qual tem sido o papel dos clubes nesse campo?

Em relação aos standards, a coisa está melhor do que estava. Agora aqui entre nós, a utilidade de um standard em papel, da maneira que são tradicionalmente definidos, sem que sejam interpretados e compreendidos, é no mínimo discutível. Mas claro que deveriam estar disponíveis a todos, sempre o defendi e continuo a defender.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Antigos Foristas Empty Re: Antigos Foristas

Mensagem  Paulo Lobo Ferreira Qui 09 maio 2013, 17:15

Ricardo,
Na prática funcionam como grupos de interesse que puxam pelas espécies, o que só é possível fazer quando se trabalha em conjunto. Estás a ver isso a acontecer?

Não estou a ver isso acontecer por vários motivos, as pessoas hoje em dia tem menos tempo disponível, menos paciência, por vezes motivos de interesse pessoal, e acima de tudo perdeu-se o estar presente no local o falar olhos nos olhos, perdeu-se o sentido de coletividade ou associativismo com o seu espaço físico. Hoje cada um senta-se atras do PC e gere toda uma vida com esta ferramenta, falas, fazes negócios, aprendes, trocas ideias, discutes, tornas-te "amigo" e "inimigo" etc... anos a fio sem que conheças o individuo pessoalmente. Sem duvida que é uma ferramenta poderosa e útil mas um inimigo do convívio saudável e pessoal entre seres humanos.

Essa é a questão... Com tantos clubes que existem, "ninguém aprofunda conhecimentos". Mas também qual tem sido o papel dos clubes nesse campo?

Nenhum, pertenço a um clube que apenas conheço pessoalmente um membro dos órgãos sociais é o senhor que me entrega as anilhas. Pois estou convencido que na maioria dos clubes este é o seu papel fundamental entregar as anilhas aos sócios. Depois fazem a exposição anual (nalguns casos), e tem um determinado numero de associados inscritos. Ahhhh e também escrevem cartas de vez em quando a avisar que a quota anual se encontra a pagamento.

Em relação aos standards, a coisa está melhor do que estava. Agora aqui entre nós, a utilidade de um standard em papel, da maneira que são tradicionalmente definidos, sem que sejam interpretados e compreendidos, é no mínimo discutível. Mas claro que deveriam estar disponíveis a todos, sempre o defendi e continuo a defender.

Sim está sem duvida, eu sou do tempo em que não existia standard de referencia, andei que tempos a luta com o clube para me disponibilizarem o standard do Diamante Mandarim e ouvia sempre a mesma resposta " a Federação está a tratar disso, assim que tenhamos enviamos-te".
Concordo contigo ler e interpretar o standard é quase tão subjetivo quanto apreciar um género musical, ou determinada pintura vai de cada um. Mas não deixa de ser um ponto de partida uma referencia uma linha mestra.
Ontem passei um bom bocado a consultar o site do Enea Ciccarelli, sem duvida um entendido em Diamantes Mandarins e que expõe tudo muito bem e aprende-se e aprofunda-se mais conhecimentos num bocado destes que a tentar descortinar o standard.
É outra coisa fantástica que os sites de criadores Italianos, Holandeses e Belgas e alguns Espanhóis tem, a partilha de informação e conhecimento ao detalhe com bastante qualidade.
Paulo Lobo Ferreira
Paulo Lobo Ferreira

Mensagens : 177
Data de inscrição : 14/10/2012
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos