Fórum dos Exóticos
Aquecimento em voadeiras e viveiros Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Aquecimento em voadeiras e viveiros Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aquecimento em voadeiras e viveiros

+4
xiko
Jose Fernando
Sérgio Vieira
Gustavo Figueiredo
8 participantes

Ir para baixo

Aquecimento em voadeiras e viveiros Empty Aquecimento em voadeiras e viveiros

Mensagem  Gustavo Figueiredo Sáb 05 Dez 2009, 01:12

Olá,

Vejo que se fala muito aqui em aquecimento para as aves que temos em cativeiro, afim de se tentar proporcionar noites ou dias, com temperaturas parecidas ou identicas, á que teem no seu país de origem.
Mas, a minha pergunta é: que tipo de aquecimento de usa?
Algum aquecimento tradicional ou existe algo fabricado de propósito para estas situações?


Abraço
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Aquecimento em voadeiras e viveiros Empty Re: Aquecimento em voadeiras e viveiros

Mensagem  Sérgio Vieira Sáb 05 Dez 2009, 10:10

O mais normal é utilizar-se tipo um aquecedor de casa ou algo do genero mas que dê para regular a temperatura. Penso eu que deve haver sofisticados e proprios para as aves mas naturalmente seram caros.

Abraço,
Sérgio VIeira
Sérgio Vieira
Sérgio Vieira

Mensagens : 152
Data de inscrição : 26/08/2009
Localização : Vila Nova de Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Aquecimento em voadeiras e viveiros Empty Aquecimento

Mensagem  Jose Fernando Sáb 05 Dez 2009, 10:46

Ola Gustavo,
Vou responder á sua pergunta e ao mesmo tempo tentar ajudar outros criadores de Goulds menos experientes.
Que eu tenha conhecimento nao existe no mercado nenhum tipo de aquecimento específico para as Aves.
Agora o ser Humano distingui-se dos outros seres vivos por racicionar ou seja descobrir novas maneiras de contornar as situaçoes adversas.
Vou dar um exemplo pratico que aconteceu comigo, em 2005 ofereceram-me o meu primeiro casal de Goulds, eles foram colocados num espaço pequenino onde as paredes eram de bloco sem arear e a telha de fibrocimento sem qualquer isolante,como devem imaginar o frio no Inverno era muito cheguei a ter 1 grau de temperatura ambiente.
Para aquecer um bocado a temperatura Ambiente coloquei um radiador de infra-vermelhos.Atençao que as aves ja vieram de um ambiente menos aquecido e só assim foi possivel sobreviverem, tirei 18 crias com um casal apoiado pelas amas.
No ano a seguir nao utilizei nenhum aquecimento e aumentei aos casais de Goulds e eliminei as amas tirando-os directos.
Hoje actualmente crio especialmente Mandarins embora o ano passado tenha tirado meia duzia de Goulds, só usei um Desumidificador.
Nao controlo temperaturas nem humidades, no meu caso se escorrer algum ressoado no tecto eu aumento o desumidificador e depois torno a baixar.
Posso ter tido sorte ou entao a experiencia esta a valer-me.
Como os passaros criam nesta altura Outono e Inverno, passam muito tempo no ninho.A primeira postura corre sempre mal, mas depois corre melhor na segunda postura.
Nao interpretem as minhas palavras de forma ofendiosa, Esta resposta vai servir para outros foristas perceberem que nao devemos criar um tópico por uma insignificancia, algumas das vezes deveriamos perguntar directamente aos criadores por M.P. e evitamos as confusoes.
Leiam os tópicos e procurem as informaçoes ja Partilhadas, acho que existem poucos temas de desenvolvimento.
No seu caso especifico Gustavo vai ser dificil resolver esse problema do aquecimento uma vez que os tem na Varanda exterior, o mais que pode fazer é colocar Roofmate, ou telha sanduiche isolando ao maximo a voadeira que constriu com gosto,pode tambem colocar uma lampada para aquecer um pouco com poleiros perto mas depois a aves nao saiem dali podem entrar em muda e nao ir para os ninhos ou na pior"melhor" das hipoteses dar Graxa á "Esposa" e colocar as aves dentro de casa.
Cumprimentos.
Jose Fernando
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Aquecimento em voadeiras e viveiros Empty Re: Aquecimento em voadeiras e viveiros

Mensagem  Gustavo Figueiredo Sáb 05 Dez 2009, 13:28

Bom, dár "graxa á esposa" tá fora de questão: a voadeira é enorme. Nunca caberia cá em casa. Razz
Pus este tópico justamente pela razão, porque pela pesquisa que fiz, não encontrei nada especifico. Falavasse muito em aquecimento mas, não como esse aquecimento era feito.
De facto eles estam na varanda e durante 3 semanas. Habituei-os ao exterior gradualmente: passavam uma noite, depois 2, depois 3 e vinham para dentro de casa.
Assim que a voadeira ficou pronta, aos poucos fui tranferindo-os para lá. Comecei com o macho mais submisso e as fêmeas todas. Foi um berreiro nessa noite por parte dos outros machos e á uma semana que estão lá todos.
Andam bem mais espevitados apesar de não dormirem muito pois, tenho que resolver o problema do candeeiro de rua que está mesmo por cima: é que o telhado é feito de cana e palha, protegida com uma capa de plastico impermeavel que está toda selada á volta para não entrar o frio.
Mas, estas noites tem feito de facto, muito frio e o sol não aparece há quase uma semana, só chuva e chuva. Eles teem uma lampada sim, dentro da voadeira e alguns machos dormem já dentro do ninho. A voadeira está minimamente isolada mas, se fizer muito mais frio isso sentir se-a dentro da mesma.
Eu pensava que havia, um tipo especifico de aquecimento para viveiros ou voadeiras, pois colocar um aquecedor a oleo ou um radiador está fora de questão.
E desde já muito obrigado, José.

Abraço
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Aquecimento em voadeiras e viveiros Empty Re: Aquecimento em voadeiras e viveiros

Mensagem  Gustavo Figueiredo Dom 06 Dez 2009, 01:26

E já agora deixo aqui uma duvida, tambem relacionada com a temperatura ambiente/aquecimento.
Pôr um aquecimento na voadeira já vi que é impossivel, pelo menos um aquecedor a oleo ou um radiador e (não que esteja á espera este ano) esperar criação, tambem não.
E a minha pergunta é: a altura de criação dos Goulds não é agora?
Mas, nós estamos em pleno Inverno e se a maior parte das aves são criadas cá, pois não me está a aprecer que venham directamente da Australia, não deveriam elas criar na altura da Primavera?

Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Aquecimento em voadeiras e viveiros Empty Re: Aquecimento em voadeiras e viveiros

Mensagem  xiko Qua 30 Dez 2009, 15:20

Ola Gustavo a tua duvida tambem e a minha ou melhor o que tu querias ouvir aqui no forum era: Compra o aparelho xpto que é o melhor e vais solucionar oteu problema.Pois mas parece que nao a nada de muito completo.Eu utilizo um desumidificador e mais um termoventilador automatico mas se alguem conhecer 1 que faça tudo melhor.A ja me esquecia os meus passaros estão no interior.Um abraço XIKO.
xiko
xiko

Mensagens : 18
Data de inscrição : 27/12/2009
Localização : S.Romão do Coronado(TROFA)
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Aquecimento em voadeiras e viveiros Empty Re: Aquecimento em voadeiras e viveiros

Mensagem  Rui P Azevedo Qua 30 Dez 2009, 20:05

Boas
Bem Gustavo, a época de criação dos Goulds sim é agora e o que eu penso que esteja relacionado com o ''elas serem criadas cá'' seja o facto de na Austrália o inverno ser bem mais quente do que o nosso e com temperaturas amenas. E é por isso que quem tem aquecimento nos pássaros é bem mais sucedido do que quem não tem, pelo menos isso posso verificar este ano.
Rui P Azevedo
Rui P Azevedo

Mensagens : 243
Data de inscrição : 21/11/2009
Localização : Vila do Conde

Ir para o topo Ir para baixo

Aquecimento em voadeiras e viveiros Empty Re: Aquecimento em voadeiras e viveiros

Mensagem  Diogo Ribeiro Qua 30 Dez 2009, 22:23

Boa noite.

Rui não percebi bem o teu post. O que queres dizer é que os goulds lá criam nesta altura por o inverno ser mais quente que o nosso?

Eles criam nesta altura porque na austrália quando nós estamos em pleno inverno lá é verão, é o oposto de cá, por isso a criação é nesta altura, porque lá é verão.

Quanto à dúvida do Gustavo, as aves apesar de nascidas cá criam nesta altura pois os ancestrais destas aves são aves de captura que como tal só criavam na época a que estavam habituados, logo as crias vão saindo com o mesmo ritmo biológico pois como nascem no inverno vão atingir a maturidade sexual no inverno seguinte, criando nessa altura. Outra das razões é o facto de os goulds demorarem cerca de 6 meses a mudarem, logo no sentido de ter as aves prontas para exposição é preferível começar a criar no inverno.

Mas já há exóticos a criar na nossa primavera e verão. Eu pessoalmente tenho exóticos a criar até maio, contudo goulds só crio de novembro a fevereiro, pelas razões que disse antes.
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Moderador
Moderador

Mensagens : 986
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Aquecimento em voadeiras e viveiros Empty Re: Aquecimento em voadeiras e viveiros

Mensagem  Rui P Azevedo Qua 30 Dez 2009, 22:38

Sim Diogo é isso mesmo que quero dizer, até porque o que escreveste foi tal e qual o que eu disse. O facto de eu ter dito que o inverno la é mais quente que o nosso foi para não ter dito a bacurada de la ser verão, até porque se nesta altura lá é verão, então não estou a imaginar o verão de lá, seria um calor tremendo que nem se aguentava! Não são as estações do ano que variam de pais para pais, mas sim a sua temperatura.
Quanto à muda, isso varia com o ambiente em que os goulds estão inseridos e com a sua alimentação tambem , os meus têm 4 meses de vida e ja estão a mudar inclusive tenho uma fêmea quase toda mudada.

Espero que tenhas compreendido o meu ponto de vista...
Cumprimentos
Rui P Azevedo
Rui P Azevedo

Mensagens : 243
Data de inscrição : 21/11/2009
Localização : Vila do Conde

Ir para o topo Ir para baixo

Aquecimento em voadeiras e viveiros Empty Re: Aquecimento em voadeiras e viveiros

Mensagem  Diogo Ribeiro Qua 30 Dez 2009, 23:25

Rui compreendo o teu ponto de vista em relação à parte da muda, a alimentação e o calor obviamente também influenciam, mas se colocares os goulds a criar na nossa época, apartir de abril, muito provavelmente as únicas aves que ias ter prontas para levar a exposição seriam as primeiras de abril, e estas muito dificilmente, podias era levá-las depois no ano seguinte.

Quanto às estações na Austrália aconselho te a pesquisar um pouco... Lá o Verão é de Dezembro a Fevereiro e o Inverno de Junho a Agosto. As estações não são iguais um todos os locais, a Austrália é do Hemisfério Sul.

Deixo te aqui ums sites onde podes ver alguma coisa:http://www.informationplanet.com.br/Australia/sobre-a-australia.aspx

http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/estacoes-ano.htm
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Moderador
Moderador

Mensagens : 986
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Aquecimento em voadeiras e viveiros Empty Re: Aquecimento em voadeiras e viveiros

Mensagem  Rui P Azevedo Qua 30 Dez 2009, 23:31

Pois Diogo, mas o que me constou foi que as estações não mudavam, apenas o clima mudava. Já vi os links e de facto quanto a isso tens razao Wink
Rui P Azevedo
Rui P Azevedo

Mensagens : 243
Data de inscrição : 21/11/2009
Localização : Vila do Conde

Ir para o topo Ir para baixo

Aquecimento em voadeiras e viveiros Empty Re: Aquecimento em voadeiras e viveiros

Mensagem  Diogo Ribeiro Qua 30 Dez 2009, 23:45

Estamos aqui para trocar ideias, é mesmo essa a finalidade do fórum.
É normal estranhar que seja diferente, só lendo algumas coisas é que se percebe.
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Moderador
Moderador

Mensagens : 986
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Aquecimento em voadeiras e viveiros Empty Re: Aquecimento em voadeiras e viveiros

Mensagem  Paulo C. Qui 31 Dez 2009, 16:04

Olá,
Eu em minha casa uso termoacumuladores para aquecimento, e o espaço onde tenho as aves é aquecido da mesma forma. A temperatura está optima, mas tenho é bastante humidade e vou colocar um desumidificador. Como eu também crio aves do hemisfério sul, onde as estações do ano são o oposto das nossas, também tenho de simular que entrámos no verão agora. Faço-o com o aquecimento e com um controlador de luz.

Cumprimentos
Paulo C.
Paulo C.
Paulo C.

Mensagens : 138
Data de inscrição : 11/09/2009
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Aquecimento em voadeiras e viveiros Empty Re: Aquecimento em voadeiras e viveiros

Mensagem  Gustavo Figueiredo Sáb 09 Jan 2010, 23:22

Não percebi.
É o cabo todo que aquece ou é só a ponta do cabo??
E esse tipo de aquecedor não tem que estar em contacto com o animal, para este se sentir aquecido??

Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Aquecimento em voadeiras e viveiros Empty Re: Aquecimento em voadeiras e viveiros

Mensagem  Fcpnocas Dom 10 Jan 2010, 09:39

Boas.
É o cabo todo que aquece.
Na ponta tem um sensor que faz manter a temperatura.
Isto é para colocar por baixo da terra e das plantas dos terrários, para aquecer os répteis.
A minha ideia era se poderia colocar dentro do ninho, por baixo dos materiais que as aves utilizaram. Assim evitava que elas picassem o cabo e mantinha a "caminha" quente.
Espero ter esclarecido.
Fcpnocas
Fcpnocas

Mensagens : 24
Data de inscrição : 04/12/2009
Localização : Porto, Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Aquecimento em voadeiras e viveiros Empty Re: Aquecimento em voadeiras e viveiros

Mensagem  Gustavo Figueiredo Dom 10 Jan 2010, 14:01

Sim, ficou esclarecido mas, normalmente os ninhos das aves, se estas lá estiverem, se não estiverem ao frio e ao relento, até costumam ser quentes e se estiverem muito quentes as aves podem abandonar o ninho ou até mesmo os ovos não eclodirem.

O aquecimento a que me referia era um aquecimento ambiental nas nossas voadeira/viveiros.

Após pesquisa na net, encontrei estes tipos de aquecimentos

Lâpada de Ceramica
Aquecimento em voadeiras e viveiros Pic_15815_23

Placa de Ceramica


Aquecimento em voadeiras e viveiros Pic_15815_24
Gostava de saber se conhecem, se já utilizaram e se recomendam...

Obrigado
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos