Fórum dos Exóticos
Criação de Mandarins Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Criação de Mandarins Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Criação de Mandarins

2 participantes

Ir para baixo

Criação de Mandarins Empty Criação de Mandarins

Mensagem  Jorginho Dom 30 Dez 2012, 14:09

Boas, eu gostava de saber a vossa opinião á cerca de uma situação.

Eu tenho de momento um dos meus casais de mandarins a criar e o que se passa foi o seguinte.
Eu ainda não consegui ver muito bem o ninho dos meus mandarins, pois está no interior da gaiola e não quero estar a mexer para não os assustar, mas acho que só tem uma cria, só que no fundo da gaiola estou lá dois ovos galados já um pouco partidos que a meu ver iam nascer crias, mas não percebo porque é que os mandarins deitaram os ovos a baixo.

Por falar em mandarins, tenho um outro casal que já estava junto á muito tempo, e fizeram o ninho e tudo mas nunca puseram um ovo, agora troquei a fêmea a ver no que dá.
Jorginho
Jorginho

Mensagens : 319
Data de inscrição : 30/12/2010
Localização : Braga
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Mandarins Empty Re: Criação de Mandarins

Mensagem  João Martinho Dom 30 Dez 2012, 20:49

quais os ninhos que usas? pode ser que os ovos tenham sido entornados do ninho sem querer pelos passaros ...

quanto á outra questão não sei que se fizeste bem, se os casais estavam bem formados e não havia problemas como brigas etc.. e se o casal que tinhas estava a criar , acho que não os devias separar
João Martinho
João Martinho

Mensagens : 522
Data de inscrição : 22/11/2012
Localização : Almada

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Mandarins Empty Re: Criação de Mandarins

Mensagem  Jorginho Dom 30 Dez 2012, 20:58

O ninho é de caixa e penso que não foi por isso que os ovos cairam.

João Martinho escreveu:quanto á outra questão não sei que se fizeste bem, se os casais estavam bem formados e não havia problemas como brigas etc.. e se o casal que tinhas estava a criar , acho que não os devias separar

Ah percebeste mal não troquei a femea entre casais, mas sim a femea daquele casal com uma de um primo meu.
Jorginho
Jorginho

Mensagens : 319
Data de inscrição : 30/12/2010
Localização : Braga
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Mandarins Empty Re: Criação de Mandarins

Mensagem  João Martinho Dom 30 Dez 2012, 21:05

ah ok, então eu penso que não deves mexer no casal que está a criar a cria, pois apesar de os ovos aparecerem no chão , o macho galou os ovos e estão a criar a cria. Pode ter sido um caso isolado o facto de os ovos aparecerem partidos no chão..pode ser que de futuro não volte a acontecer..
tenta perceber se o macho também alimenta a cria e é bom pai, pois pode ser que tenha sido o macho a ter partido os ovos, existem casos desses..
João Martinho
João Martinho

Mensagens : 522
Data de inscrição : 22/11/2012
Localização : Almada

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Mandarins Empty Re: Criação de Mandarins

Mensagem  Jorginho Dom 30 Dez 2012, 21:19

Boas se vires este tópico (Clica aqui) ou este (Clica aqui), vês por tudo o que eu já passei com os mandarins e agora, que da ultima vez tinha conseguido tirar 4 crias, deste mesmo casal que agora apareceram os ovos no chão, gostava de continuar a ter crias, nem que fosse pelo menos 2 por ninhada, para assim poderem pagar a comida, é que com 14 anos, não se ganha dinheiro para pagar a comida e eu já estou neste hobbie á sensivelmente 3 anos e por incrivel que pareça até agora só consegui tirar 6 crias. Como já referi em cima, 4 da ultima vez, 1 cria prai á um 1 ano e outra prai á 2.
Jorginho
Jorginho

Mensagens : 319
Data de inscrição : 30/12/2010
Localização : Braga
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Mandarins Empty Re: Criação de Mandarins

Mensagem  João Martinho Dom 30 Dez 2012, 22:55

tal como tu tambem comecei com essa idade, se bem que com 8 anos tive o meu primeiro passaro..

bem, já dei uma olhadela nos teus tópicos que são bem longos..
Para os ovos ou crias estarem constantemente a aparecerem no chão das três uma:
- os pais botam-nos fora do ninho
- eles caem sem os pais quererem
- os filhotes caem por descuido e não conseguem voltar para o ninho.
Esta última hipótese está fora de questão pois pelo que percebi o ninho não estava cheia de crias nem era pequeno demais para estarem todos (pais e crias ao mesmo tempo) e além disso apareceram ovos no chão pelo que prova que é outra razão..
A segunda hipótese penso que tambem não seja pois disseste que o ninho é de caixa e está numa posição que não coloca em risco os ovos caírem sem querer.
Então só pode ser a primeira. Tu tens de ver se são os 2 pais ou 1 só que coloca os ovos ou as crias fora do ninho.
Isso aconteceu comigo com um casal de canários várias vezes até que tive que me levantar 1 dias ás 5h da manhã e esperar que o sol nascesse para ver porque é que as crias apareciam no chão, pois isto acontecia sempre de manhã. COmo eu tratava dos pássaros por volta das 7h30-8h e o sol nascia por volta das 6h30, quando eu chegava já era tarde demais porque as crias tinham morrido de frio fora do ninho.
Então eu fiquei á espreita e vi, que era a fêmea que lhes pegava e mandava fora. Isto acontecia sempre quando as crias tinham 4 ou 5 dias. São coisas inexplicáveis..o mais estranho é que era sempre no 4º ou no 5 º dia do nascimento..
eu comprei a femea penso que foi no ano de 2004 e ela era de 2003, ou seja , entendi porque o criador ma vendeu..porque viu que ela não era boa para criar e matava as crias,..
a partir daí fiquei sempre a preferir comprar aves do mesmo ano pois muitas aves como esta que não presta ou machos que não galam os ovos são despachados pelos criadores..
Tenta descobrir qual dos 2 bota os ovos fora do ninho..
se for a fêmea tens de parar de criar com ela pois estes comportamentos são praticamente impossiveis de corrigir. (caso queiras tirar exemplares com ela podes deixar que ela coloque os ovos e mete-os noutro ninho para que outra fêmea crie).
se for o macho usa-o só para galar os ovos e faz a mesma coisa ( retira os ovos e coloca noutro ninho)
se não tiveres nenhum ninho para colocar os ovos e caso seja o macho o culpado, podes sempre tentar retirar o macho quando a femea entrar no choco pois há femeas que são boas maes e estão dispostas a criar as filhos sozinhas. ( mas há outras que param de criar se os machos vão embora)
espero ter ajudado
João Martinho
João Martinho

Mensagens : 522
Data de inscrição : 22/11/2012
Localização : Almada

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Mandarins Empty Re: Criação de Mandarins

Mensagem  Jorginho Seg 31 Dez 2012, 08:55

Boas, muito obrigado pela ajuda amigo João.

O que eu não percebo, é porque é que criaram os 4 filhotes da ultima vez e agora deitam 2 ovos abaixo do ninho confused . Mas para terem deitado os ovos abaixo, até podia ser por estarem chocos, mas parecia que as crias que estavam dentro dos ovos, estavam mesmo para nascer.

Quanto á situação de deitarem as crias abaixo do ninho (ultimamente não me tem acontecido), sendo que o mesmo se aplica para o caso dos ovos, para a próxima postura, vou estar atento, e se vir que deitam ovos abaixo e que as crias iam nascer, troco o culpado.
Jorginho
Jorginho

Mensagens : 319
Data de inscrição : 30/12/2010
Localização : Braga
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Mandarins Empty Re: Criação de Mandarins

Mensagem  João Martinho Seg 31 Dez 2012, 12:41

exactamente jorge. faz isso.

João Martinho
João Martinho

Mensagens : 522
Data de inscrição : 22/11/2012
Localização : Almada

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Mandarins Empty Re: Criação de Mandarins

Mensagem  Jorginho Sex 18 Jan 2013, 21:05

Afinal não era só uma cria, mas sim 3 e saíram hoje do ninho. É o mal do ninho ser interior, por mais que eu espreite, nunca consigo perceber ao certo o número de crias, ovos, etc.

Quanto ao outro casal, talvez o problema seja a falta de luz, porque estão num sitio muito mais escuro que o outro casal, pois estão mesmo no alto de um anexo. O anexo é todo aberto à frente, mas tem uma espécie de uma biga, prai de meio metro de altura à frente (para segurar o telhado) e a gaiola está à altura da biga, ficando por traz dela para evitar que os gatos dos vizinhos mos comam, como me comeram duas crias de rola e estão fartos de comer canários ao meu pai.
Jorginho
Jorginho

Mensagens : 319
Data de inscrição : 30/12/2010
Localização : Braga
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos