Fórum dos Exóticos
"casal de bengalins" Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
"casal de bengalins" Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

"casal de bengalins"

5 participantes

Ir para baixo

"casal de bengalins" Empty "casal de bengalins"

Mensagem  fc-40240 Sex 21 Dez 2012, 22:50

Boas!

Comprei hoje á tarde um suposto casal de bengalins, mas o que me deixa intrigado foi a maneira como o sr da loja viu cada passaro se era macho ou femea.

O sr da loja apanhou um passaro de cada vez e quando o tinha na mao assupra para a zona do "sexo" do passaro, é assim que se percebe se é macho ou femea?

é que por aquilo que tenho lido a maneira de saber se é macho ou femea é pelo canto.

Agradeço toda a ajuda que me possam dar.

Obrigado
fc-40240
fc-40240

Mensagens : 21
Data de inscrição : 20/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

"casal de bengalins" Empty Re: "casal de bengalins"

Mensagem  João Martinho Sex 21 Dez 2012, 23:02

existem várias maneiras mas só o canto trás certezas, pois apenas os machos cantam. observa as tuas aves e repare se algum deles canta, a fêmea no máximo pia.
Esse método do sr da loja não é 100% eficaz mas pode ser que tenhas tido sorte
João Martinho
João Martinho

Mensagens : 522
Data de inscrição : 22/11/2012
Localização : Almada

Ir para o topo Ir para baixo

"casal de bengalins" Empty Re: "casal de bengalins"

Mensagem  fc-40240 Sex 21 Dez 2012, 23:08

epa a loja dos animais é uma casa com alguma credibilidade aqui na minha zona, é enorme e tem bastantes aves e várias pessoas me disseram para ir la aquela loja, mas na hora que comprei fikei assim um bokado na duvida se o sr estava a fazer um trabalho correto.
fc-40240
fc-40240

Mensagens : 21
Data de inscrição : 20/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

"casal de bengalins" Empty Re: "casal de bengalins"

Mensagem  João Martinho Sex 21 Dez 2012, 23:25

é sempre dificil distinguir aves do tipo dos bengalins que a única certeza é no canto, principalmente nas lojas de animais onde as aves estão em gaiolas sobrelotadas..na hora em que nos aproximamos para escolher as aves elas ficam apreensivas e então bem podemos esparar meia hora ali em pé que elas não cantam e ficam sempre espantadas a olhar para a gente...
já me aconteceu comprar 4 aves assim à sorte pois não havia mesmo maneira de distinguir e no fim trouxe 4 machos para casa lol. só não me sai é a lotaria..lol
Mas isso que o sr da loja fez é verdade, é bem provável que eles sejam mesmo 1 casal, é uma maneira de distinguir mas ás vezes podemos nos enganar..a única certeza é o canto pois o macho canta logo quando vemos uma ave a cantar sabemos que é macho sem sombra de dúvida. o pior é que pode permanecer calado algum tempo mesmo em nossa casa..e julgamos que é uma fêmea quando afinal é um macho.
Podes fazer o seguinte sepára-os por uns instantes de maneira que se possam ver, com uma rede ao meio da gaiola por exemplo. ás vezes o macho depois de separádo tenta se aproximar da femea e canta..na tentativa de ir ao seu encontro..mas como disse, fica atento aos dois e repara se algum deles canta..
algumas lojas e criadores quando os vendem já os têm em gaiolas separádas por machos e femeas e assim é bem melhor..
João Martinho
João Martinho

Mensagens : 522
Data de inscrição : 22/11/2012
Localização : Almada

Ir para o topo Ir para baixo

"casal de bengalins" Empty Re: "casal de bengalins"

Mensagem  Ribeiro Sex 21 Dez 2012, 23:42

fc-40240 escreveu:epa a loja dos animais é uma casa com alguma credibilidade aqui na minha zona, é enorme e tem bastantes aves e várias pessoas me disseram para ir la aquela loja, mas na hora que comprei fikei assim um bokado na duvida se o sr estava a fazer um trabalho correto.

O que o joao disse e bem so 100% de certezas se e macho ou femea ´e no canto.
Ja agora a loja que compraste e´ aonde? So por curiosidade Razz
Ribeiro
Ribeiro

Mensagens : 162
Data de inscrição : 22/08/2012
Localização : Loures
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

"casal de bengalins" Empty Re: "casal de bengalins"

Mensagem  fc-40240 Sáb 22 Dez 2012, 11:51

bom dia.

comprei numa loja perto do montijo, é a rolizoo.

é enorme e te bastantes aves de todas as especies.

Eu nao perecebo mt disto mas pelas voltas que andei a dar em lojas á procura de pardais de java todos os srs das lojas me aconselharam a ir á tal rolizoo pk o dono da loja pode vender todo o tipo de aves pk acho que está registado numa cena qualquer.
fc-40240
fc-40240

Mensagens : 21
Data de inscrição : 20/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

"casal de bengalins" Empty Re: "casal de bengalins"

Mensagem  Convidado Sáb 22 Dez 2012, 18:08

João Martinho escreveu:
já me aconteceu comprar 4 aves assim à sorte pois não havia mesmo maneira de distinguir e no fim trouxe 4 machos para casa lol. só não me sai é a lotaria..lol

E não seria de estranhar, trazer todos os bengalins que lá estavam e mesmo assim serem todos eles machos. A grande maioria dos criadores que vendem nas lojas, são já o que não conseguiram vender durante a época, e no caso dos bengalins as fêmeas por norma não vão para as lojas.
Em relação ao casal, poderá ser mesmo "suposto casal", não estando a querer fazer nenhuma ofensa ao lojista, essas técnicas manhosas por vezes (na sua maioria) saem ao lado e para nos venderem as aves nem sempre são os mais correctos Rolling Eyes Seja como for boa sorte com eles e espero que tenha conseguido acertar a primeira num casal para começar este fantástico hobbie.
Cumprimentos
Diogo

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

"casal de bengalins" Empty Re: "casal de bengalins"

Mensagem  RC Sáb 22 Dez 2012, 18:52

O canto é o mais certo. O método da agulha também dá, mas não é 100%.
RC
RC

Mensagens : 723
Data de inscrição : 23/11/2011
Localização : Oliveira de Azeméis
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

"casal de bengalins" Empty Re: "casal de bengalins"

Mensagem  fc-40240 Sáb 22 Dez 2012, 19:31

deve ser casal, agora fui ver os passaros e reparei ke estavam os 2 passaros estavam no ninho, é normal o macho também entrar no ninho ao mesmo tempo ke a femea?
fc-40240
fc-40240

Mensagens : 21
Data de inscrição : 20/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

"casal de bengalins" Empty Re: "casal de bengalins"

Mensagem  João Martinho Sáb 22 Dez 2012, 20:37

fc-40240 escreveu:deve ser casal, agora fui ver os passaros e reparei ke estavam os 2 passaros estavam no ninho, é normal o macho também entrar no ninho ao mesmo tempo ke a femea?

até podem ir os 2 para o ninho sem serem um casal. como já disse tens de estar atento e ver se algum deles canta. já alguma vez ouviste um a cantar?
João Martinho
João Martinho

Mensagens : 522
Data de inscrição : 22/11/2012
Localização : Almada

Ir para o topo Ir para baixo

"casal de bengalins" Empty Re: "casal de bengalins"

Mensagem  costabimbas Ter 25 Dez 2012, 16:11

boas, para mim a unica certeza mesmo é quando a femea poe ovos, irem para o ninho os 2 é mais que normal, deixe os 2 juntos algum tempo a ver se aparecem ovos, ou entao separe os 2, tente apanhar o macho a cantar e depois é esperar que o outro meta ovos, se nao der, experimente por outro passaro ao pe do macho, ja fiz muitos e muitos casais atraves deste metodo...
costabimbas
costabimbas

Mensagens : 240
Data de inscrição : 18/09/2009
Localização : Santa Comba Dão - Viseu
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos