Fórum dos Exóticos
fundo do viveiro Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
fundo do viveiro Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

fundo do viveiro

4 participantes

Ir para baixo

fundo do viveiro Empty fundo do viveiro

Mensagem  pinmandarim Dom 22 Nov 2009, 19:35

boas Very Happy
tenho um viveiro, e gostava de saber qual é o mais aconselhavel para o chao? areia tipo a da praia é adequada?

obrigado Smile
pinmandarim
pinmandarim

Mensagens : 78
Data de inscrição : 10/09/2009
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

fundo do viveiro Empty Re: fundo do viveiro

Mensagem  Jorge Pinto Dom 22 Nov 2009, 21:50

Boas, penso que o ideal mesmo seria adaptar uma rede ao fundo da gaiola para que as aves não tivessem contacto com o chão, mas se isso não for possível, então sou da opinião que GRIT ou CASCA DE OSTRA é o melhor, se quiseres optar por areia da praia, então tens que apanhar daquela mais grossa mesmo junto ao mar porque se for muito fina vai entranhar-se nas patas, quando comecei a criar aves(já lá vão praí 20 anos) tive essa experiência, depois os pássaros acabavam por ganhar feridas nas patas, espero ter ajudado.

Um abraço.
Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

fundo do viveiro Empty Re: fundo do viveiro

Mensagem  Rui P Azevedo Dom 22 Nov 2009, 21:54

Boa noite
Estou de acordo, a melhor areia da praia é a grossa, até porque os pássaros também ingerem grãos para facilitar na digestão:

http://blogdogould.blogspot.com/


Cumprimentos
Rui P Azevedo
Rui P Azevedo

Mensagens : 243
Data de inscrição : 21/11/2009
Localização : Vila do Conde

Ir para o topo Ir para baixo

fundo do viveiro Empty Re: fundo do viveiro

Mensagem  CRodrigues Qui 26 Nov 2009, 00:04

Amigos....areia da praia?!?!?!
Eu li bem?!
Shocked

Ou será areia "tipo" a da praia?!
É que a areia das praias julgo não ser das mais aconselháveis... restos de crude, sujidades, sal em grande concentração, sabe-se lá que mais.

Eu costumo utilizar areão, daquele que se utiliza também nas obras. É limpo, pois vem dum areeiro e tem grãos mais grossos que a areia fina.
CRodrigues
CRodrigues

Mensagens : 265
Data de inscrição : 01/11/2009
Localização : Cercal do Alentejo / Vila Nova de Milfontes
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

fundo do viveiro Empty Re: fundo do viveiro

Mensagem  Jorge Pinto Qui 26 Nov 2009, 14:46

Boas, de facto estávamos mesmo a falar da areia da praia, se leu bem o meu comentário irá reparar que eu aconselhei grit ou casca de ostra, é claro que se optarmos por areia, mesmo sendo de areeiro corremos certos riscos, mas cada um é que sabe. Se a ideia é poupar dinheiro então digo-vos que fica mais barato comprar grit do que ir buscar areia de borla Shocked . Ah pois é, por causa do grit não morrem pássaros de certeza, e se a areia estiver contaminada podem morrer pássaros, o amigo Rodrigues já pensou se lhe morrem dois ou três diamantes papagaio por exemplo? Dava pra comprar grit sei lá quantos anos, sabe-se lá o que se passa enquanto a areia está no areeiro, ratos, fezes de aves selvagens, etc. É preciso ter cuidado com estas coisas, eu cá não arrisco, mas isso sou eu.

Um abraço.
Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

fundo do viveiro Empty Re: fundo do viveiro

Mensagem  Rui P Azevedo Qui 26 Nov 2009, 21:30

Boas
Eu utilizo areia da praia, mas antes de a utilizar, ela é sempre ''lavada'' para não acontecer algo indesejável.
Rui P Azevedo
Rui P Azevedo

Mensagens : 243
Data de inscrição : 21/11/2009
Localização : Vila do Conde

Ir para o topo Ir para baixo

fundo do viveiro Empty Re: fundo do viveiro

Mensagem  CRodrigues Sex 27 Nov 2009, 10:32

Realmente o grit ou a casca de ostra são muito melhores que areia vulgar, mas em termos de custo não sei se será mais vantajoso, pelo menos no meu caso... Razz

Este areeiro que falo não é de depósito de areias, é de extracção. Logo, o areão que vou buscar acabou de ser extraído, sendo puro. É de uma qualidade excelente.
Quanto à areia de praia, sei bem do que falo, pois basta notar de onde sou (V.N. Milfontes) para constatar que como "ave marinha" tenho um certo à vontade a falar do mar, e neste caso das areias do mar, que na minha zona ainda assim, provavelmente é onde a areia é mais limpa em Portugal.

O facto de lavar a areia do mar não elimina mtas das bactérias ou resíduos que contenha, como p.e., pequenas particulas de óleos ou petróleo. Pode-se lavar com desinfectantes toleráveis, como o caso daquele produto dos supermercados, Amuquina ou sei lá como se chama, mas ainda assim os óleos ficam lá.
🐰

Se sai mais barato e o risco é menor o grit ou ostra é certamente a opção mais acertada, pois as propriedades são mto melhores que a areia ou areão comuns.
CRodrigues
CRodrigues

Mensagens : 265
Data de inscrição : 01/11/2009
Localização : Cercal do Alentejo / Vila Nova de Milfontes
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos