Fórum dos Exóticos
Gould atiradiço? Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Gould atiradiço? Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gould atiradiço?

4 participantes

Ir para baixo

Gould atiradiço? Empty Gould atiradiço?

Mensagem  Gustavo Figueiredo Seg 09 Nov 2009, 13:33

Bom, começo com uma pequena duvida.
Estou me a iniciar nos Diamantes-de-Gould (por agora, só) e tenho 4 machos e 3 fêmeas. Sei que aqui, já existe um pequeno ero, pois devia ser ao contrario. mais fêmeas que machos. Quando a voadeira que estou a projectar ficar pronta, seá corrigido.
No entanto tenho um macho prata que não só nunca o ouvi a cantar com tem um pio estridente mais parece uma fêmea de canario mas, com menos de um ano faz a corte a todas as fêmeas Gould que tenho e corre atrás dos outors machos para os chatear.
Plo que li, só com aproximadamente 2 anos é que estão aptos a criar, portanto isto é só "show off" ou ele tá mesmo a querer criar??
E já agora pergunto: os casais são formados por nós, criadores ou são eles (Goulds) que se escolhem uns aos outros?

Abraço
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Gould atiradiço? Empty Re: Gould atiradiço?

Mensagem  CRodrigues Qua 11 Nov 2009, 00:03

Ora viva!

Não considero ser erro ter mais machos que fêmeas ou o contrario, ou o mesmo numero. Depende do que se pretende e de como se pretende.
Pelo que entendo parece que pretendes criação em viveiro. Na criação em viveiro (comunidade), uma vez que não te interessa mutações, cores e características afins deves deixar os casais escolherem-se a eles próprios, evitando que nessa comunidades existam aves problemáticas que acabem por atrapalhar as criações das outras.

Se pretenderes efectuar criação individual dos casais deves ser tu a escolher para obteres os resultados mais desejados.
Se simplesmente desejas que tenham crias sem nenhuns critérios genéticos específicos podes optar por separar os casais que possivelmente possam já estar encasalados ou em namoro.

Convém dares uma vista de olhos na secção da genética para te ambientares aos cruzamentos com indivíduos de características semelhantes (cabeça preta com cabeça preta, peito branco com peito branco, etc) pois alguns não são aconselháveis. O porquê não sei, pois a genética não é muito o meu forte...
Rolling Eyes

eheheheh


Abraço
CRodrigues
CRodrigues

Mensagens : 265
Data de inscrição : 01/11/2009
Localização : Cercal do Alentejo / Vila Nova de Milfontes
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Gould atiradiço? Empty Re: Gould atiradiço?

Mensagem  Gustavo Figueiredo Qua 11 Nov 2009, 00:43

Bom, pra começar, quero aprender a "andar" nisto dos exóticos.
Apresento-me aqui com o mais básico dos conhecimentos, por isso o meu grande objectivo, de momento, é mantê-los, observar, conhecer e aprender com os passarocos e claro, aqui, no forum.
Neste momento o que pretendo é juntá-los num viveiro, e observar os comportamentos perante as condições que lhes dou. Se eventualmente, lhes apetecer acasalar, eu não estaria preparado. Até preferia que nem fosse agora.
E qualquer duvida que eu tenha, virei aqui, compulsivamente, posta-la. Esperarei sim, como o CRodrigues disse, esperar que eles se escolhessem no viveiro. As complicações que daqui vierem, simplesmente aprenderei.

E já dei uma olhada no site da genética e ui...... Que confusão... Vou ter que ler com muita mais atenção :cyclops: :cyclops:


Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Gould atiradiço? Empty Re: Gould atiradiço?

Mensagem  Jorge Pinto Qua 11 Nov 2009, 14:47

Boas. Sendo eu um dos principais postadores no capítulo da genética, sinto-me á vontade para dizer:CALMA, a genética não é nenhum bicho mau, é preciso é começar com calma e ouvir ou ler com atenção.
Mas pelo que me apercebo, para já ainda não vai ser preciso saber de genética, o importante agora é mesmo ter pássaros, olhar bem para eles, a observação é um passo importante, com isso vão surgir dúvidas mas é assim que se aprende, depois é preciso procurar as respostas.

Um abraço.
Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Gould atiradiço? Empty Re: Gould atiradiço?

Mensagem  Jorge Pinto Qua 11 Nov 2009, 15:35

Quanto ás suas dúvidas tenho a seguinte opinião, quando se diz que se deve ter mais fêmeas que machos é devido ao facto de as fêmeas estarem sujeitas a mais problemas, ou seja, a taxa de mortalidade é maior nas fêmeas, mas é só por isso, porque cada macho vai criar apenas com uma fêmea, logo, não havendo problemas desde que tenha uma fêmea para cada macho está tudo bem.

A minha especialidade são os mandarins e não os goulds, mas mesmo assim acho muito estranho essa ideia de só criarem ao fim de 2 anos, penso que um pássaro com um ano está perfeitamente apto a criar, mas corrijam-me se estiver errado.

Um abraço.
Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Gould atiradiço? Empty Re: Gould atiradiço?

Mensagem  Gustavo Figueiredo Qua 11 Nov 2009, 17:31

Bom, na situação das fêmeas, eu pensava que tinham que ser mais que os machos porque li que é a fêmea que escolhe o macho, ou seja, ele faz a corte a uma, se não der faz a outra e se não der faz a mais uma a té ser aceite. Ora se elas forem em numero mais reduzido, não há muito por onde escolher. Isto mais uma vez, fui o que li.
Em relação ao tempo em que estão aptos a criar, tambem me parece que seja menso tempo, já que pla observação vejo este macho com cerca de 8-9 meses, a fazer a corte.

Abraço
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Gould atiradiço? Empty criação

Mensagem  Rui P Azevedo Dom 22 Nov 2009, 09:25

Bom dia
Bem, eu estou de acordo com o Jorge Pinto, pois o Gould, após ter mudado a pena, ou estar quase a mudar(estou a falar da mudança de juvenil para adulto) de pluma cinzenta ou branca para cores, pode perfeitamente acasalar, mesmo sem ter 1 ano. A mudança de penas nessa altura decorre em pelo menos 5 meses pra mudar totalmente. Portanto, como ve, nem a um ano chega, e pode perfeitamente acasalar.

Espero ter sido claro, explicito e ajudado nessa questao.
http://blogdogould.blogspot.com/


Cumprimentos
Rui P Azevedo
Rui P Azevedo

Mensagens : 243
Data de inscrição : 21/11/2009
Localização : Vila do Conde

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos