Fórum dos Exóticos
acáro de traquei em DG Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
acáro de traquei em DG Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

acáro de traquei em DG

+4
Jose Fernando
gimbras
Hugo Godinho
marcia maria
8 participantes

Ir para baixo

acáro de traquei em DG Empty acáro de traquei em DG

Mensagem  marcia maria Dom 09 Set 2012, 17:00

Eu comprei uma femea de DG e ela está com Ácaro de traqueia, eu usei o Allax, mas não resolveu ainda pesquizei em outros foruns e a maioria usam ivomec pour on.
Gostaria de saber:
Qto tempo leva para o Allax agir?
E se alguem já usou ivomec pour on 0,5% e como é o modo exato de usar?
Já isolei a ave. e fiz uma higiene completa.
marcia maria
marcia maria

Mensagens : 15
Data de inscrição : 04/08/2012
Localização : São Paulo
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

acáro de traquei em DG Empty Pulmosam

Mensagem  Hugo Godinho Dom 09 Set 2012, 19:31

Dá pulmosam uma gota debaixo da asa ,onde nao tiver penas. Vai passar.
Hugo Godinho
Hugo Godinho

Mensagens : 90
Data de inscrição : 24/07/2011
Localização : Venda do Pinheiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

acáro de traquei em DG Empty Re: acáro de traquei em DG

Mensagem  marcia maria Dom 09 Set 2012, 20:41

Aqui no Brasil não é vendido.
marcia maria
marcia maria

Mensagens : 15
Data de inscrição : 04/08/2012
Localização : São Paulo
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

acáro de traquei em DG Empty Re: acáro de traquei em DG

Mensagem  gimbras Dom 09 Set 2012, 20:47

marcia maria escreveu:Aqui no Brasil não é vendido.

boas,
Pulmosan e Allax são a mesma coisa, embora recomendem (os fabricantes) um modo de aplicação diferente.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

acáro de traquei em DG Empty Re: acáro de traquei em DG

Mensagem  Jose Fernando Dom 09 Set 2012, 21:47

Procure na sua Zona um composto de Ivermectina para aves.
Devem existir ai concerteza, é muito usado pelos veterinarios no Brasil para outro tipo de animais, mas em "injecção".
No seu caso Procure um frasco com 5 mililitros, onde a composição será IVERMECTINA a 0,12%.
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

acáro de traquei em DG Empty Re: acáro de traquei em DG

Mensagem  luciano moreira Seg 10 Set 2012, 00:07

Amigo muito cuidado com o uso do ivomec (ivermectina), pois pode ser fatal para aves.
Allax:DURAÇÃO DO TRATAMENTO

Dosagem única. Em infecções mais graves, repetir a dosagem após 15 dias.


PRECAUÇÕES

Obedecer as dosagens recomendadas para uso do produto. Aplicar em local arejado. Não aplicar em caso de hipersensibilidade conhecida à droga. Produto tóxico para peixes. Não aplicar em animais molhados. USO EXCLUSIVO POR VIA TÓPICA EM AVES.

leia estes tópicos:

https://forumdosexoticos.forumeiro.com/t4931-ajuda-acaros-da-traqueia

https://forumdosexoticos.forumeiro.com/t4959-diamante-tossindo
luciano moreira
luciano moreira

Mensagens : 811
Data de inscrição : 07/09/2011
Localização : Montes Claros -MG
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

acáro de traquei em DG Empty Re: acáro de traquei em DG

Mensagem  gimbras Seg 10 Set 2012, 07:56

boas,
a ivermectina 0,12% (allax, pulmosan, etc.) é um medicamento extremamente eficaz a eliminar ácaros.
as questões que se levantam, no meu modo de ver, são:
1- a ave teria ácaros da traqueia, ou seria uma qualquer infecção respiratória, quem sabe até alguma casca de semente presa, ou coisa desse género?
2- passou tempo suficiente para que o medicamento produzisse efeitos?
3- sendo ácaros, a ave expulsou a massa morta e já recuperou do processo inflamatório da mucosa?
não adianta estar a usar mais medicamentos, com a mesma finalidade, se não tiver certeza do diagnóstico ou sem dar tempo para haver efeito positivo.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

acáro de traquei em DG Empty Re: acáro de traquei em DG

Mensagem  eduardo_garcia Seg 10 Set 2012, 09:13

Bom dia,
Também à o Floramucil, é um produto Francês, que também é usado para combater os ácaros.. Wink
eduardo_garcia
eduardo_garcia

Mensagens : 528
Data de inscrição : 01/03/2010
Localização : Aveiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

acáro de traquei em DG Empty Re: acáro de traquei em DG

Mensagem  marcia maria Seg 10 Set 2012, 22:20

gimbras escreveu:boas,
a ivermectina 0,12% (allax, pulmosan, etc.) é um medicamento extremamente eficaz a eliminar ácaros.
as questões que se levantam, no meu modo de ver, são:
1- a ave teria ácaros da traqueia, ou seria uma qualquer infecção respiratória, quem sabe até alguma casca de semente presa, ou coisa desse género?
2- passou tempo suficiente para que o medicamento produzisse efeitos?
3- sendo ácaros, a ave expulsou a massa morta e já recuperou do processo inflamatório da mucosa?
não adianta estar a usar mais medicamentos, com a mesma finalidade, se não tiver certeza do diagnóstico ou sem dar tempo para haver efeito positivo.
cumprimentos,

Concordo com vc, antes eu achei que era uma infecção respiratória tratei com antibiotico específico, mas não resolveu td indica que é msm acáro de traqueia apliquei hj o allax.
Vc sabe me disser qto tempo leva para o medicamento agir?
Se alguem souber eu agradeço.
Estou dando vitaminas para ajudar
Estou muito preocupada com ela Crying or Very sad.
marcia maria
marcia maria

Mensagens : 15
Data de inscrição : 04/08/2012
Localização : São Paulo
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

acáro de traquei em DG Empty Re: acáro de traquei em DG

Mensagem  gimbras Seg 10 Set 2012, 22:32

marcia maria escreveu:
td indica que é msm acáro de traqueia apliquei hj o allax.
Vc sabe me disser qto tempo leva para o medicamento agir?

boas,
mas não tinha ministrado já o allax? cuidado com os excessos.
o tempo depende da voracidade dos ácaros, mas em 3/4 dias, se a aplicação for correcta, vão aparecer melhoras.
mas, depois de mortos os ácaros, os sintomas ainda demoram a desaparecer completamente, porque a mucosa vai ficar inflamada. se conseguir que a ave beba bastante, isso ajuda. umas gotas de um mucolítico na água também ajuda.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

acáro de traquei em DG Empty Re: acáro de traquei em DG

Mensagem  marcia maria Seg 10 Set 2012, 23:36

Gente eu encotrei!!!

Ectoparasitos são organismos que habitam a pele de um outro organismo, denominado hospedeiro, por determinado período de tempo, dependendo totalmente de seus hospedeiros para sua sobrevivência, podendo ter efeito prejudicial na saúde destes.


Ação do principio ativo:
- Após aplicação do ALLAX deve-se suspender o banho por 2 dias, período que o principio ativo levará para penetrar por osmose na corrente sanguínea do pássaro;
- O principio ativo permanecerá na corrente sanguínea por pelo menos 30 dias;
- Os ectoparasitos presentes no corpo do pássaro, e que se alimentam sugando o plasma sanguíneo, sofrerão paralisia do seu sistema neurológico. Esta paralisia os impede de continuar sugando o plasma e morrerão por inanição;
- Os ovos depositados pelos ectoparasitos estarão eclodindo no máximo em 15 dias. As formas vivas passam a sugar o plasma assim que nascem, e como o principio ativo ainda permanece na corrente sanguínea do pássaro, também estão fadados a morrer os ectoparasitos recém nascidos;
- A ivermectina não deixa os CTs inférteis como alguns amigos chegam a acreditar, bem como, já a utilizamos no meio da temporada reprodutiva.
- Deve-se lembrar que os Ácaros presentes nas vias respiratórias morrerão permanecendo onde estavam. Portanto, desobstruções nas vias respiratórias só serão observadas quando o corpo do Ácaro morto se desintegrar. Isto pode levar até 2 semanas.
- Como cautela frente a qualquer droga, deve-se respeitar as dosagens indicadas na aplicação, bem como evitar a sua reaplicação num período de 40 dias.

Medidas complementares e importantes:
Infestação nos pássaros de Ácaros, Piolhos e outros Ectoparasitos nos permite deduzir que o "prego" em que o pássaro mora também está infestado. Portanto nada adianta combater os ectoparasitos presentes no corpo do pássaro sem eliminar a infestação presente no ambiente.
Desta forma, é importante que no mesmo período de aplicação da Ivermectina no pássaro também seja feito a aplicação de caldas inseticidas ou o uso da vassoura de fogo no ambiente. Não vou me estender neste item, pois já foi amplamente abordado neste fórum e está disponível no arquivo de mensagens.

Quem quiser saber mais tem esse link:http://br.groups.yahoo.com/group/CTdomestico/message/23143
marcia maria
marcia maria

Mensagens : 15
Data de inscrição : 04/08/2012
Localização : São Paulo
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

acáro de traquei em DG Empty Re: acáro de traquei em DG

Mensagem  RC Ter 11 Set 2012, 09:38

marcia maria escreveu:Ação do principio ativo do ALLAX:
- Após aplicação do ALLAX deve-se suspender o banho por 2 dias, período que o principio ativo levará para penetrar por osmose na corrente sanguínea do pássaro;
- O principio ativo permanecerá na corrente sanguínea por pelo menos 30 dias;
- Os ectoparasitos presentes no corpo do pássaro, e que se alimentam sugando o plasma sanguíneo, sofrerão paralisia do seu sistema neurológico. Esta paralisia os impede de continuar sugando o plasma e morrerão por inanição;
- Os ovos depositados pelos ectoparasitos estarão eclodindo no máximo em 15 dias. As formas vivas passam a sugar o plasma assim que nascem, e como o principio ativo ainda permanece na corrente sanguínea do pássaro, também estão fadados a morrer os ectoparasitos recém nascidos;
- A ivermectina não deixa os CTs inférteis como alguns amigos chegam a acreditar, bem como, já a utilizamos no meio da temporada reprodutiva.
- Deve-se lembrar que os Ácaros presentes nas vias respiratórias morrerão permanecendo onde estavam. Portanto, desobstruções nas vias respiratórias só serão observadas quando o corpo do Ácaro morto se desintegrar. Isto pode levar até 2 semanas.
- Como cautela frente a qualquer droga, deve-se respeitar as dosagens indicadas na aplicação, bem como evitar a sua reaplicação num período de 40 dias.

O que eu vejo aqui é exactamente o contrário do que nós aplicamos no Pulmonsan. Agora o que estará mais correcto não sei.


RC
RC

Mensagens : 723
Data de inscrição : 23/11/2011
Localização : Oliveira de Azeméis
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

acáro de traquei em DG Empty Re: acáro de traquei em DG

Mensagem  gimbras Ter 11 Set 2012, 11:47

RC escreveu:
O que eu vejo aqui é exactamente o contrário do que nós aplicamos no Pulmonsan. Agora o que estará mais correcto não sei.

boas,
Ricardo, o que é que está ao contrário? a mim parece-me que está, genericamente, certo.
vamos lá debater este assunto.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

acáro de traquei em DG Empty Re: acáro de traquei em DG

Mensagem  RC Ter 11 Set 2012, 12:56

marcia maria escreveu:- A ivermectina não deixa os CTs inférteis como alguns amigos chegam a acreditar, bem como, já a utilizamos no meio da temporada reprodutiva.
- Evitar a sua reaplicação num período de 40 dias.
gimbras escreveu:Ricardo, o que é que está ao contrário? a mim parece-me que está, genericamente, certo.
vamos lá debater este assunto.
cumprimentos,

Há quem diga que ficam inférteis durante um período de tempo que também se deve aplicar segunda dose ao fim de 21 dias, que é precisamente o contrário do descrito anteriormente.
Agora se o procedimento de cada marca é diferente e a forma como as substâncias atuam nas aves .................... já não sei.
RC
RC

Mensagens : 723
Data de inscrição : 23/11/2011
Localização : Oliveira de Azeméis
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

acáro de traquei em DG Empty Re: acáro de traquei em DG

Mensagem  gimbras Ter 11 Set 2012, 16:24

boas Ricardo Carvalho,
já percebi a sua observação.
com efeito, o fabricante do allax recomenda um modo de aplicação um bocado complicado e até estranho. julgo que o facto de haver muitas queixas do allax, que não existem em relação ao pulmosan, se deve, precisamente, ao modo como é usado. para mim, o modo de aplicação em duas doses, separadas por 21 dias, é eficaz, com muitas provas dadas.
quanto á questão da esterilidade dos ácaros, se ficam paralisados a ponto de não se alimentarem, é natural que também não se reproduzam.
outra coisa, que me parece não ter sido bem esclarecida, é a questão da expulsão dos ácaros mortos. eles
são expulsos quando a ave tosse; o problema é que este reflexo, nas aves, não é muito eficaz. por isso, é importante que as aves bebam bastante, mantendo as mucosas húmidas. este processo faz parecer que a ave não está a melhorar, o que não é correcto.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

acáro de traquei em DG Empty Re: acáro de traquei em DG

Mensagem  AvilandiaPT Ter 11 Set 2012, 16:56

Olá,

O que é curioso é que por um lado se diz que o ciclo tem uma eclosão em 15 dias o que é normal nestes bicharocos, por outro que não se deve dar 2ª dose.
Ora o objectivo da 2ª dose é precisamente apanhar os ácaros que entretanto nasceram de ovos que já existiam e não foram afectados pelo 1º tratamento. Mas também refere que o principio se mantém em circulação durante 30 dias, o que acho um bocado estranho. Pelo menos a ideia que eu tenho da ivermectina é que tem uma duração mais ou menos curta na ordem de horas/dias em termos terapêuticos e não de 30 dias.

Sobre a toxicidade, eu não sei até que ponto esse problema terá a ver não com a aplicação do produto em si mas com a sua má aplicação. Porque há uns anos (mais de 10) quando se começou a falar disso lembro-me que arranjávamos Ivermectina para animais de grande porte. A diluição não é fácil de fazer e nem todas as fórmulas são iguais. Portanto não sei se isso não será parte do problema.
Quando os tratamentos são feitos com formas diluidas e "prontas a usar" como o Pulmosan e afins, não tenho conhecimento de grandes problemas que não se possam relacionar com a forma/quantidade de aplicação mais que o produto em si. Porque o doseamento e aplicação tópica em aves pequenas não é lá muito fácil, especialmente quando o pessoal usa aqueles conta-gotas de frasco e não uma seringa.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

acáro de traquei em DG Empty Re: acáro de traquei em DG

Mensagem  RC Ter 11 Set 2012, 17:10

AvilandiaPT escreveu:Olá,
O que é curioso é que por um lado se diz que o ciclo tem uma eclosão em 15 dias o que é normal nestes bicharocos, por outro que não se deve dar 2ª dose.
Ora o objectivo da 2ª dose é precisamente apanhar os ácaros que entretanto nasceram de ovos que já existiam e não foram afectados pelo 1º tratamento. Mas também refere que o principio se mantém em circulação durante 30 dias, o que acho um bocado estranho. Pelo menos a ideia que eu tenho da ivermectina é que tem uma duração mais ou menos curta na ordem de horas/dias em termos terapêuticos e não de 30 dias.

Nem mais era precisamente isto que eu me referia aquando daquela observação que era contrária ao que nós praticávamos com o plumonsan.
RC
RC

Mensagens : 723
Data de inscrição : 23/11/2011
Localização : Oliveira de Azeméis
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

acáro de traquei em DG Empty Re: acáro de traquei em DG

Mensagem  gimbras Ter 11 Set 2012, 17:27

boas,
em relação ao Allax existem algumas contradições dificeis de entender, pelo menos para mim.
a que me parece mais relevante é que, encontrei on-line duas bulas diferentes e algumas descrições da bula, com algumas diferenças. isto faz-me pensar que, pode haver um produto original e outro/os "do chinês".
a posologia recomendada é variável, bem como o modo de aplicação.
muito mal estaria uma ave que mantivesse ivermectina, ou outro fármaco similar, em circulação por 30 dias.
a forma de aplicação em 2 doses a 21 dias (uma gota, em aplicação dérmica) é segura e eficaz; não vejo porque mudar.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

acáro de traquei em DG Empty Re: acáro de traquei em DG

Mensagem  marcia maria Ter 11 Set 2012, 20:24

gimbras escreveu:
marcia maria escreveu:
td indica que é msm acáro de traqueia apliquei hj o allax.
Vc sabe me disser qto tempo leva para o medicamento agir?

boas,
mas não tinha ministrado já o allax? cuidado com os excessos.
o tempo depende da voracidade dos ácaros, mas em 3/4 dias, se a aplicação for correcta, vão aparecer melhoras.
mas, depois de mortos os ácaros, os sintomas ainda demoram a desaparecer completamente, porque a mucosa vai ficar inflamada. se conseguir que a ave beba bastante, isso ajuda. umas gotas de um mucolítico na água também ajuda.
cumprimentos,


Eu administrei apenas duas gotas estava com medo, ontem eu pinguei mais duas. Hj eu notei que ela está espirrando menos se alimentando mais, é preciso ter paciência e não me dessesperar fico muito agoniada vou esperar a noite que a coisa piora muito.
marcia maria
marcia maria

Mensagens : 15
Data de inscrição : 04/08/2012
Localização : São Paulo
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

acáro de traquei em DG Empty Re: acáro de traquei em DG

Mensagem  gimbras Ter 11 Set 2012, 21:11

marcia maria escreveu:
Eu administrei apenas duas gotas estava com medo, ontem eu pinguei mais duas. Hj eu notei que ela está espirrando menos se alimentando mais, é preciso ter paciência e não me dessesperar fico muito agoniada vou esperar a noite que a coisa piora muito.

boa noite,
é mais que o suficiente. agora é mantê-la num ambiente confortável e arejado (mas sem correntes de ar), e esperar que vá melhorando. é bom sinal que se alimente e, principalmente, que beba bastante.
depois é contar 21 dias e ministrar a 2ª dose, mesmo que a ave não tenha nenhum sintoma estranho.
boa sorte com ela. cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

acáro de traquei em DG Empty Re: acáro de traquei em DG

Mensagem  marcia maria Qua 12 Set 2012, 00:47

Muito obrigada foi manter contato ok!!
marcia maria
marcia maria

Mensagens : 15
Data de inscrição : 04/08/2012
Localização : São Paulo
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

acáro de traquei em DG Empty Re: acáro de traquei em DG

Mensagem  marcia maria Ter 18 Set 2012, 03:38

Boa noite!

A minha DG está no nono dia de tratamento, durante o dia ela fica bem, mas a noite ela espirra mais hj senti que ela está tossindo menos graças a "Deus". Espero que seje um sinal de melhora.
Eu achei um link interessante não sei se vocês já viram se não é esse
.

https://www.google.com/search?q=acariase+de+traqueia&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a

É o primeiro.
marcia maria
marcia maria

Mensagens : 15
Data de inscrição : 04/08/2012
Localização : São Paulo
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos