Fórum dos Exóticos
Construçao de Novas Instalaçoes! Duvidas Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Construçao de Novas Instalaçoes! Duvidas Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Construçao de Novas Instalaçoes! Duvidas

3 participantes

Ir para baixo

Construçao de Novas Instalaçoes! Duvidas Empty Construçao de Novas Instalaçoes! Duvidas

Mensagem  AndreJesus Qua 05 Set 2012, 21:17

Boas a todos...
para quem não sabe eu ainda estou em construção das minhas instalações.
Mas antes de concluir gostava de pedir uma opinião dos criadores mais experientes que eu nesta área...

então e o seguinte...
eu quero fazer viveiros espaçosos porque não gosto de caixas de fosfores para as aves
então decidi fazer um viveiro duplo em que cada gaiola tem 40x40x50 cm isto para as gaiolas de criação

também fiz mais uma caixa um pouco maior 70x40x50 cm cada gaiola para as crias quando forem separadas dos pais para a primeira muda

estou também a pensar fazer dois viveiros com 2M altura 1 metro largura 1 M comprimento com duas portas e devisoria a meio para as aves esticarem as asas

gostava de ter a opinião se estas medidas são suficientes e se irei ter todas as condições para o sucesso com as minhas aves eu ate agora fiz um de cada para ver como ficava mas antes de fazer o resto queria opinião de pessoas mais experientes que eu Very Happy

agradeço resposta em breve Obrigado !!
Cumps André Jesus Wink
AndreJesus
AndreJesus

Mensagens : 13
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : Açores-Sao Miguel
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Construçao de Novas Instalaçoes! Duvidas Empty Re: Construçao de Novas Instalaçoes! Duvidas

Mensagem  RC Qua 05 Set 2012, 22:29

Não sei que pássaros pretendes reproduzir. Contudo em relação às dimensões das gaiolas referes viveiros duplos em que cada gaiola tem 40x40x50. Isto se for para colocar apenas um casal em cada uma das partes, é o mínimo. Agora se for um duplo para cada casal aí já esta melhor.
Em relação à primeira voadeira também penso ser o mínimo. O ideal seria 1M de comprimento.
Quanto ao viveiro propriamente dito, penso que essas medidas não serão as dimensões mais adequadas para as aves voarem, pois tem mais altura do que comprimento, o que deveria ser ao contrário. Pois as aves têm um voo horizontal e não vertical.
RC
RC

Mensagens : 723
Data de inscrição : 23/11/2011
Localização : Oliveira de Azeméis
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Construçao de Novas Instalaçoes! Duvidas Empty Re: Construçao de Novas Instalaçoes! Duvidas

Mensagem  AndreJesus Qua 05 Set 2012, 22:38

RC escreveu:Não sei que pássaros pretendes reproduzir. Contudo em relação às dimensões das gaiolas referes viveiros duplos em que cada gaiola tem 40x40x50. Isto se for para colocar apenas um casal em cada uma das partes, é o mínimo. Agora se for um duplo para cada casal aí já esta melhor.
Em relação à primeira voadeira também penso ser o mínimo. O ideal seria 1M de comprimento.
Quanto ao viveiro propriamente dito, penso que essas medidas não serão as dimensões mais adequadas para as aves voarem, pois tem mais altura do que comprimento, o que deveria ser ao contrário. Pois as aves têm um voo horizontal e não vertical.

quanto aos viveiros duplos sim serão para o casal Very Happy
as voadeiras vou seguir seu conselho de 1 M eo viveiro acho que vou vi ralo ao contrario assim já fica mais comprido
AndreJesus
AndreJesus

Mensagens : 13
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : Açores-Sao Miguel
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Construçao de Novas Instalaçoes! Duvidas Empty Re: Construçao de Novas Instalaçoes! Duvidas

Mensagem  RC Qua 05 Set 2012, 22:42

AndreJesus escreveu: (...) Quanto aos viveiros duplos sim serão para o casal Very Happy
as voadeiras vou seguir seu conselho de 1 M eo viveiro acho que vou vi ralo ao contrario assim já fica mais comprido (...)

Assim já começas melhor.
RC
RC

Mensagens : 723
Data de inscrição : 23/11/2011
Localização : Oliveira de Azeméis
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Construçao de Novas Instalaçoes! Duvidas Empty Re: Construçao de Novas Instalaçoes! Duvidas

Mensagem  AvilandiaPT Qui 06 Set 2012, 08:17

Olá André,

Planear instalações é das coisas que mais gosto e em que (modéstia à parte) até tenho alguma experiência, desde coisas pequeninas "por brincadeira" a projectos maiores para umas centenas de casais.
Estou aliás a pensar levar isso um pouco mais a sério, vamos ver. Adiante...

Em primeiro lugar tens que começar por pensar no que queres fazer, no espaço que tens e (infelizmente) no que podes gastar (no imediato e a curto/médio prazo porque há coisas que podem ser planeadas de forma faseada).
Um aspecto MUITO importante que tens de pensar é se pretendes ou achas que podes vir a pretender mudas a situação actual. Isto é... se te vais dedicar realmente a uma espécie, por exemplo, podes tomar opções especificas para essa situação, mas se vais ter várias podes ter que arranjar alternativas mais "genéricas" porque secalhar daqui a algum tempo até decides dedicar-te mais num sentido.
O orçamento é sempre a parte pior porque infelizmente muitos de nós acabamos sempre por estar limitados nesse capitulo e por muito que custe não se fazem omoletes sem ovos. Mas ai entra o engenho e quanto mais tempo e trabalho tiveres a planear melhor é o resultado com menos despesa. Tudo o que seja mal feito inicialmente vai custar muito mais a "remendar" ou corrigir.

Em relação às tuas ideias, 40x40x50 para mim não é o minimo, é pequeno e ponto final. Não digo que não seja possível e funcione MAS numa instalação de raiz eu não pensava em gaiolas com menos de 50-60cm. Já expliquei porquê em vários tópicos, mas a principal razão é que isso te dá muitas possibilidades em termos de maneio e te vai facilitar muito o trabalho.
O fazeres um viveiro duplo tem alguma razão especial? Em alguns casos pode fazer sentido, mas noutros não. Eu quando fiz as minhas gaiolas usei esse sistema mas apenas por facilidade de construção e fixação. Mas conheço criadores que usaram essa opção para ficarem com gaiolas que podem transformar em voadouras o que pemite uma gestão diferente do espaço. Na minha opinião isso só interessa para quem tem algumas espécies e prentede gaiolas que se possam adaptar a espécies que necessitam de mais espaço.
Outra questão, que tipo de gaiolas? Rede, caixa, rolo, tabuleiro?
Voadouras para crias é bom que penses nisso. 100x50x50 para mim é uma boa medida tendo em conta o tempo que as crias lá possam estar e a quantidade de aves. Como também referes que queres voadouras maiores é uma questão de ver quantas.
Em relação ao viveiro maior, concordo que 2m de altura é um exagero e um voadouro cubico para aves de pequeno porte, na minha opinião, não faz sentido. És capaz de conseguir aproveitar melhor o espaço fazendo mais voadouras como as que indiquei antes o que te vai permitir separar mais as aves.

Outra coisa muito importante que depende directamente do espaço é saberes quantos casais queres ter e quantos casais podes/deves ter, porque são coisas diferentes. Para as coisas serem bem pensadas existe uma relação entre as gaiolas que tens de criação, a quantidade de voadouras (crias ou adultos), e tudo isto obviamente no espaço disponível.
Eu sei que é complicado de aceitar mas é mesmo preferível ter um pouco menos de aves em excelentes condições com espaço e uma carga de trabalho aceitável, do que muitas aves sem espaço e que cria muito mais trabalho.

Portanto se quiseres adianta mais alguns detalhes sobre as tuas ideias para podermos dar algumas opiniões. Depois logo pensas e decides o que vais fazer.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Construçao de Novas Instalaçoes! Duvidas Empty Re: Construçao de Novas Instalaçoes! Duvidas

Mensagem  AndreJesus Qui 06 Set 2012, 10:33

eu estou a aproveitar as ideias hoje fui comprar material para começar a trabalhar nisso como bem dis financeiramente gastasse muito em muito Pouco Sad mas não e por isso que vou desistir já comprei o material vou construído devagar e postando aqui ...
vou postando tudo aqui para também poder receber ideias de vós Smile

antes de mais muito obrigado aos que já responderão ajudaram e muito :f>c:
AndreJesus
AndreJesus

Mensagens : 13
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : Açores-Sao Miguel
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos