Fórum dos Exóticos
Dúvida Mandarins Exposição Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Dúvida Mandarins Exposição Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida Mandarins Exposição

5 participantes

Ir para baixo

Dúvida Mandarins Exposição Empty Dúvida Mandarins Exposição

Mensagem  joao_z Sex 31 Ago 2012, 09:44

Boas pessoal,

Comecei a criar mandarins de exposição à cerca de dois anos, estou a tentar melhorar as minhas aves adquirindo boas aves de forma a conseguir bons resultados além de lhes disponibilizar uma boa alimentação.

A maioria das minhas aves vieram de casa do Ricardo Travassos este ano adquiri mais dois casais de um criador da zona do Alentejo não sei o nome pois foram-me trazidas pelo Ricardo.

A minha dúvida reside se posso acasalar filhos com país se não há nenhum inconveniente!

Tenho reparado em alguns blogs que o Standard do mandarim se tem alterado ao longo dos tempos, além do porte os pássaros tem ficado mais arredondados e os bicos mais pequenos ou seja é isso que devo de tentar obter mais e melhor.

Cumps,
joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mandarins Exposição Empty Re: Dúvida Mandarins Exposição

Mensagem  AvilandiaPT Sex 31 Ago 2012, 19:30

Olá,

Poderes podes, mas é preciso perceber o que estás a fazer e com que objectivo.
Trabalhar em consanguinidade tem alguns riscos mas é a base para criar uma linha de exposição. Normalmente isso só se faz quando se quer isolar ou criar uma linha já com um nivel muito bom.

Em relação ao standard, existe sempre uma evolução. No caso do mandarim a forma/tipo são um aspecto importante mas actualmente as melhores linhas de exposição diferenciam-se também muito em cor, o que pode ser um pouco mais complicado de trabalhar porque envolve várioas factores.

Cumps
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mandarins Exposição Empty Re: Dúvida Mandarins Exposição

Mensagem  sacramento Sex 31 Ago 2012, 19:50

Olá:

De facto a forma e Posição é dos elementos que mais nos chama a atenção, quando visualizamos uma ave, mas muitos de nós sabemos que isso, por si só, não é suficiente, e a côr e as marcações bem definidas nos mandarins é um dos factores mais essencias a par da forma e da posição...quando conseguires estes dois elementos em simultâneo, és capaz de estar perante uma ave muito boa!
A consulta do standard nas diversas cores é essencial, porque cada côr tem a sua própria definição!

Cumps

sacramento

Mensagens : 8
Data de inscrição : 20/08/2009
Localização : Cabanas - Palmela

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mandarins Exposição Empty Re: Dúvida Mandarins Exposição

Mensagem  joao_z Sex 31 Ago 2012, 20:10

Desde já agradeço os vossos esclarecimentos.

Eu postei alguns fotos aqui no forum das aves que tirei este ano disseram que teria que trabalhar a forma a nível de cor já tenho boas aves.

Quero ver se consigo mais aves como estas

Dúvida Mandarins Exposição 48192048722877796995112
Dúvida Mandarins Exposição Castfemea

Por isso estava pensar colocar o pai com a filha e a mãe com o filho.

O que me dizem?

Cumps
joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mandarins Exposição Empty Re: Dúvida Mandarins Exposição

Mensagem  AvilandiaPT Sáb 01 Set 2012, 09:27

Olá,

Eu não conheço as aves, o que obviamente torna mais dificil. Mas na minha opinião estás numa situação em que não te interessa trabalhar em consanguinidade no sentido de qualidade.
Isto porquê? Se o objectivo é melhorar posição, forma, tamanho, tipo, etc a forma mais lógica e sensata de o fazer é introduzindo aves com essas caracteristicas. Estares a fazer cruzamentos entre as tuas aves próximas vai conduzir a um avanço mais lento. Mesmo que entre 10 aves tenhas uma fantástica numa caracteristica, o tempo que vai demorar e concentração que vais criar ao trabalhar de forma apertada para distribuir isso nas restantes não faz sentido.
A consanguinidade usa-se quando perante um efectivo estável e equilibrado interessa aproveitar e concentrar caracteristicas para conseguir aves mais uniformes entre si, o que não me parece que seja o teu objectivo. Isto chama-se "linebreeding" e tem como objectivo concentrar as caracteristicas de um individuo na descendência.

Olhando para estas aves, o que tu queres conseguir é um determinada combinação e tirar mais aves desse tipo. Isso pode ser feito com acasalamentos próximos mas com um objectivo e método muito diferente. O que queres nesse caso é aumentar a frequência dessas caracteristicas. Isso chama-se "inbreeding" e normalmente é feito com acasalamento entre irmãos, não pais com filhos. Porque o objectivo é aumentar a frequência dos genes entre a descendência. Tem mais riscos e por estranho que pareça dá mais variação dos resultados a curto prazo.

Como não sei ao certo quais as outras combinações que queres trabalhar não posso comentar se será a melhor forma de o fazer. Depende das mutações com que trabalhares, algumas aceitam bem esse tipo de esquema, noutras é um desastre e mais vale trabalhar com cruzamentos sobre uma linha base de apoio.
Depois tens outros métodos e variações de esquemas de selecção, mas isso já estamos a entrar em teoria da selecção.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mandarins Exposição Empty Re: Dúvida Mandarins Exposição

Mensagem  Jose Fernando Sáb 01 Set 2012, 12:52

Olá ,
na minha opinião e perante a qualidade das fotografias, as aves parecem ser de linha clara (castanha) ou mesmo (isabel "castanha" femea") .
Pessoalmente não consigo definir bem as mutaçoes destas aves.
Contudo sendo de linha castanha ou cinzenta, aconselho a colocar sangue novo como um bom casal de cinzentos ou castanhos, estou a falar em adquirir aves realmente boas. O que não é assim tão acessivel a qualquer um, por vários motivos.
Ao escolher aves escolhia sem duvida aves de bom porte, bicos curtos, cabeças redondas com altura acima do olho(não achatadas), uma linha unica desde a cabeça até ao rabo, a cor viria depois, e aves sem aqueles peitos enormes e com a posiçao deitada no poleiro, vê-se muitas por ai assim. A tendência de se aumentar o porte aos mandarins, senao formos rigorossos iremos ter aves assim com esses defeitos.
Muitos são os mandarins de grande porte que tenho visto nas exposiçoes e aguns campeões mas desenhos, forma, bico e posiçao na gaiola valem ZERO, alguns critérios de julgamentos escolhem os grandes e pronto.
Uma vez que pode naõ ser possivel adquirir aves assim, eu escolhia as melhores que tem em casa, trabalhava essas aves sem cruzar defeitos entre o casal, só assim consegue evoluir, bicos compridos e cabecitas despachava isso sem pensar 2 vezes, ou usava essas aves como amas.
No caso de conseguir adquirir uma ave ou duas com bastantes qualidades, mais cara um bocado mas era um bom investimento pois dai fazia portadores das aves que mais gosta (mutaçoes), continuava a eliminar aves com defeitos (crias) e trabalhava sempre com as melhores, nunca cruzar aves com os mesmos defeitos.
O melhor sitio na minha opinião serão as aves em concurso nas Exposições de Marvão e Gondomar, o Nacional talvez ainda não sei quem vai participar . Sem querer faltar ao respeito a qualquer criador ou Clube, na minha opinião são onde se juntam os melhores criadores de Mandarins em Portugal.
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mandarins Exposição Empty Re: Dúvida Mandarins Exposição

Mensagem  joao_z Sáb 01 Set 2012, 13:04

Muito obrigada pelos esclarecimentos.

Este ano adquiri dois casais novos com um bom porte, pico mais curto.... foram-me trazidos pelo Ricardo Travassos de um criador da zona do alentejo agora não me recordo do nome vou ver se consigo tirar um filhos e então cruzar com os meus.

Talvez seja o melhor em vez de andar com invenções.

Cumps.
joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mandarins Exposição Empty Re: Dúvida Mandarins Exposição

Mensagem  roicordas Sáb 01 Set 2012, 14:52

João, as aves vieram do Sr. António Pereira.
roicordas
roicordas

Mensagens : 341
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Agueda

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mandarins Exposição Empty Re: Dúvida Mandarins Exposição

Mensagem  AvilandiaPT Dom 02 Set 2012, 11:23

Olá,

Tens de pensar o que queres fazer. Que espaço tens disponível? Vais conseguir aumentar casais para dar espaço a uma linha deste tipo ou é apenas para tirar "mais iguais"? E se o fizeres, vais apoiar isso numa linha existente ou vais ter dei fazer com aves de fora?
Este tipo de questões têm de ser pensadas para decidir qual a melhor opção de trabalho. Normalmente quando se fala de "selecção" a ideia é que se escolhem e juntam as aves melhores, e vai-se seguindo anos após ano. Mas a selecção não é só isso e para evoluir a médio prazo tem muito mais factores.

Usares este casal para criar entre si e depois essas crias pode ser muito interessante e mais vantajoso se quiseres vir a manter uma linha destas. Porque para o ano permite abrir em dois sentidos com as crias do casal original de três formas: crossbreeding, inbreeding e line breeding. Ou seja aumenta as tuas opções e também o número de casais/crias que poderás ter. Mas isso só faz sentido se for praticável e houver possibilidade de montar mais casais, mais gaiolas, etc...

De uma forma geral existem duas leituras simples para se decidir grande parte destas coisas. Se as aves que vais meter de fora são muito melhores que as que tens, então deves primeiro criar entre elas e formar a partir dai uma linha (que trabalhas em linebreeding). Depois as crias dessas, que serão provavelmente (nem sempre!) igualmente melhores é que vão ser usadas para introdução e distribuição/expansão (crossbreeding) da sua genética pelo efectivo original. Desta forma avanças mais depressa em número e melhoria. E depois algures pelo caminho terás que reconcentrar genética por inbreeding.
Quando o nivel das aves introduzidas e do efectivo original é equilibrado os avanços são bastante mais lentos e por isso a introdução deve ser feita de forma mais incisiva. Não faz sentido estares a manter o casal/ave original porque se os arranjastes foi por uma certa caracteristica que queres passar ao restante. Situação tipica para o linebreeding puro e duro. Porque aqui vais melhorar uma linha base que já tens enquanto no caso anterior vais quase que criar uma nova linha.

Nisto não há milagres. Há 2-3 "ligas" e num certo momento para passar às primeiras é preciso um salto introduzindo algum trabalho de quem já lá anda e o fez antes. Mantê-lo no tempo é que distingue os criadores.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mandarins Exposição Empty Re: Dúvida Mandarins Exposição

Mensagem  joao_z Ter 04 Set 2012, 09:31

Sendo assim o melhor é não inventar, mais vale ir introduzindo aves com melhor qualidade no meu plantel!!! Shocked
joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mandarins Exposição Empty Re: Dúvida Mandarins Exposição

Mensagem  AvilandiaPT Ter 04 Set 2012, 14:53

João,

Eu não estou a dizer que as aves não são boas e que não vale a pena trabalhar com elas!!
Aliás, sendo do António são de boa origem e mostra que estás a tentar encontrar boas aves.
Mas se fossem uma linha base sólida era uma coisa!! Como não são, apenas tentei explicar que deves avaliar e programar as coisas tendo em vista onde estás e os teus objectivos.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mandarins Exposição Empty Re: Dúvida Mandarins Exposição

Mensagem  Jose Fernando Ter 04 Set 2012, 17:00

Olá amigos,
ao responder á questões deste nosso amigo,
respondi na minha maneira de pensar e pela minha experiencia sobre mandarins de concurso, e dei a informação que muitos criadores guardam só para eles, seleção!!!!!!!!!!!!!!!!!
Uma vez que o João_Z pôs a questão sobre "standard" e a sua evolução.
Podia indicar várias linhas de aves ideias para o João_Z, conheço a maioria dos criadores em Portugal que andam em concursos, outros a seu tempo irei conhecer.
Aconselhei-lhe 2 exposiçoes onde em principio se encontram mais criadores de mandarins e de Norte a Sul, logo ai a escolha para quem quer aves "Standard" são os melhores locais.
Respondendo de forma mais sincera e humilde, uma vez que o João _Z tem intenções de vir a concorrer também. Pode sempre ir onde bem entender e comprar onde bem entender, uma vez que ele colocou a questão , foi a resposta mais sincera que podia ter dado.
Existem aqui no Forum alguns artigos sobre o mandarim, um deles feito pelo Jorge Pinto.
Agora a malta tem de estudar também, assim como eu e o Jorge as coisas não nos cairam do céu, ambos temos internet há relativamente pouco tempo.
Um abraço para o Ricardo Pereira, pois em muito tem contribuido em muitos temas diversos e bem fundamentados.
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mandarins Exposição Empty Re: Dúvida Mandarins Exposição

Mensagem  joao_z Ter 04 Set 2012, 17:10

Boa tarde a todos,

Desde já agradeço a ajuda e os esclarecimentos que me têm dado.

Espero vir a melhorar as minhas aves, penso que já tenho algumas boas, agora que já temos muitas com a muda completa e já adultas vou tirar mais algumas fotos (assim que tiver tempo) e colocar aqui para me darem a vossa opinião.

Já agora se me poderem indicar bons criadores da zona de Coimbra agradecia.

Cumps
joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos