Fórum dos Exóticos
Bicos-De-Lacre não assentam no choco, e ..... Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Bicos-De-Lacre não assentam no choco, e ..... Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bicos-De-Lacre não assentam no choco, e .....

4 participantes

Ir para baixo

Bicos-De-Lacre não assentam no choco, e ..... Empty Bicos-De-Lacre não assentam no choco, e .....

Mensagem  Silvius Dom 25 Mar 2012, 16:16

Tenho um casal de bicos de lacre comum, e começaram a fazer a a primeira, contudo, a femea nao assentou no choco, por isso passei para debaixo dos bengalins, um casal jovem que so fez uma criação sua até agora com éxito de 100%, dos 5 ovos, nasceram 4 bicos de lacre, vi isso ontem! hj de manha vou ver o ninho, ja so tinha dois vivos! Os outros dois mais pequenos estavam morto! Acho que as amas nao estão alimenta-los!

Por isso queria a opnião de quem é mais entendido, nisto de usar bengalins para criar outros exóticos!
Porque até agora só usei os bengalins para criarem mandarins e outros bengalins!
Silvius
Silvius

Mensagens : 183
Data de inscrição : 12/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Bicos-De-Lacre não assentam no choco, e ..... Empty Re: Bicos-De-Lacre não assentam no choco, e .....

Mensagem  Convidado Dom 25 Mar 2012, 22:32

Pois...
Talvez seja essa a vantagem de algumas aves e que evitam que seja mais uma espécie criada as remessas, os bengalins não tratam bem do recado, pois as proteínas que oferecem as crias não é suficiente, e ainda para mais dificilmente pegam mais em alimento vivo. Claro que não sou a melhor pessoa para te aconselhar nesta área da nutrição, pelo que aguarda uma opinião mais fundamentada.

Podes tentar melhorar a alimentação dos bengalins, aumenta o teor proteico na papa e pode ser que os lacres se saem (isto claro se o problema for associado a alimentação) embora nunca com o mesmo sucesso que os pais teriam.

Bem, boa sorte com as crias e espero que corra tudo bem Very Happy

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Bicos-De-Lacre não assentam no choco, e ..... Empty Re: Bicos-De-Lacre não assentam no choco, e .....

Mensagem  CRodrigues Sáb 31 Mar 2012, 18:47

Boas!

É bem verdade Diogo Santos, se fossem fáceis de criar era mais uma das espécies criadas às remessas.
Eu, felizmente consigo tirar Faces Laranja (parentes próximos dos Bico de Lacre, cuja criação e necessidades são praticamente as mesmas), Peito Celestes, Bengalins Mosqueados, etc, muitas vezes considerados impossíveis de criar em cativeiro, e principalmente por criação directa. É o grau de dificuldade destas espécies que me cativa e que me faz estar cada vez mais voltado para elas.

Silvius, há necessidades particulares para essas aves criarem directo. Nomeadamente o espaço, o tipo de sementes, o alimento vivo e o ambiente. Desaconselho os bengalins para tentar tirar crias destas espécies. São aves bem maiores que acabam muitas vezes por os pisar e esborrachar. O bico é grosso demais para os alimentar e o tipo de alimentos que os bengalins ingerem não é o adequado.

Tenta a criação directa com um espaço amplo, cheio de vegetação (artificial ou natural), alimento vivo (normalmente é bem aceite) e sementes selvagens (erva milheira, sorgo, etc). Podes colocar alguma papa de criação, apesar dos meus não ligarem muito.
CRodrigues
CRodrigues

Mensagens : 265
Data de inscrição : 01/11/2009
Localização : Cercal do Alentejo / Vila Nova de Milfontes
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Bicos-De-Lacre não assentam no choco, e ..... Empty Bicos de lacre

Mensagem  AvilandiaPT Dom 01 Abr 2012, 08:59

Olá,

Pois, os bengalins nem sempre têm jeito para este tipo de espécies, pelo menos antes dos 5-6 dias a maioria não os alimenta. Também é uma questão nutricional, mas no caso do bico de lacre não acho que seja o mais importante.
As sementes em espiga sobretudo (e as germinadas) são meio caminho andado para meteres os bicos de lacre a arrancar. Também é provável que precisem de algumas posturas falhadas para acertar.

muitas vezes considerados impossíveis de criar em cativeiro, e principalmente por criação directa.

Na minha opinião mutas destas espécies são bem mais fáceis de criar directas do que com amas. Infelizmente muitas vezes os criadores é que nem tentam!

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Bicos-De-Lacre não assentam no choco, e ..... Empty Re: Bicos-De-Lacre não assentam no choco, e .....

Mensagem  Silvius Dom 01 Abr 2012, 11:17

Na minha opinião mutas destas espécies são bem mais fáceis de criar directas do que com amas. Infelizmente muitas vezes os criadores é que nem tentam!

O meu problem não é não tentar! É que queria assegurar pelo menos alguma descendencia, só para nao desanimar muito, e ter garantias de que caso os pais morram, ainda posso continuar a fazer criação da espécie!
De resto vou deixa-los tentar sozinhos isso é se eles kerem!
Silvius
Silvius

Mensagens : 183
Data de inscrição : 12/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Bicos-De-Lacre não assentam no choco, e ..... Empty Bicos de lacre

Mensagem  AvilandiaPT Dom 01 Abr 2012, 11:45

Olá,

Eu não estava a comentar em relação a usares os bengalins, mas sim o comentário do Carlos. Uma das razões de muitos criadores não criarem africanos e estrildas em particular é muitos serem espécies em que o uso de amas é mais difícil.
Quando não agarram no choco não há muita volta a dar ou se perdem os ovos ou tenta-se com amas.
Para estrildas normalmente ajuda se nos primeiros dias ajudares as amas com alimentação das crias. Como são muito pequenas a quantidade de alimento é minima (e muito frequente), mas só a partir dos 4-5 dias é que alguns bengalins tratam disso. Outro problema que encontrei foi a duração das alimentações e do dia. Os bengalins têm uma frequencia de alimentação que pode ser diferente de outras espécies e perdem-se muitas crias de espécies mais pequenas durante a noite.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Bicos-De-Lacre não assentam no choco, e ..... Empty Re: Bicos-De-Lacre não assentam no choco, e .....

Mensagem  Fernando Domingues Dom 01 Abr 2012, 13:33

Por isso queria a opinião de quem é mais entendido, nisto de usar bengalins para criar outros exóticos!

Silvius, esqueça os Bengalins! Mesmo que alimentassem com sucesso as crias, o resultado nunca seria o mesmo. Iria ter aves com porte reduzido, cor e desenho sem qualquer interesse.

Talvez seja essa a vantagem de algumas aves e que evitam que seja mais uma espécie criada as remessas, os bengalins não tratam bem do recado, pois as proteínas que oferecem as crias não é suficiente, e ainda para mais dificilmente pegam mais em alimento vivo. Claro que não sou a melhor pessoa para te aconselhar nesta área da nutrição, pelo que aguarda uma opinião mais fundamentada.

O Bico de Lacre não é uma espécie exigente no que toca a alimento vivo e proteínas. O que se passa é que todo o criador que veja as aves serem alimentadas com proteínas de origem animal, mais tarde ou mais cedo irá também colher frutos. Esqueçam lá aqueles fresquinhos de proteína a 90%. Só é válido se o criador dar a percentagem correcta e o que se passa é que ao dar mais, o criador pensa que só irá tirar aves grandes, mas na verdade o aumento da dose não fará absolutamente nada ou pior... só o fará regredir.
Eu sou apologista de uma alimentação variada e equilibrada. No que toca a papas estas aves não são lá muito fãs.

É bem verdade Diogo Santos, se fossem fáceis de criar era mais uma das espécies criadas às remessas.
Eu, felizmente consigo tirar Faces Laranja (parentes próximos dos Bico de Lacre, cuja criação e necessidades são praticamente as mesmas), Peito Celestes, Bengalins Mosqueados, etc, muitas vezes considerados impossíveis de criar em cativeiro, e principalmente por criação directa. É o grau de dificuldade destas espécies que me cativa e que me faz estar cada vez mais voltado para elas.

O Bico de Lacre para mim é uma das aves mais fáceis de reproduzir em cativeiro. Vou para a 12ª geração, pelo que todas as aves são muito dóceis. Não existem aves impossíveis de reproduzir, cabe sim ao criador porporcionar as condições que as aves realmente necessitam e não as aves adaptarem-se às condições que o criador já dispõe. Existem muitas espécies que apesar de muito próximas, requerem ambientes totalmente distintos. Por exemplo, já vi um criador com bastante sucesso com o Twinspot Verde (nitidula mandigoa) e ele não tinha nenhum viveiro. Criou um aquário em ponto grande e transformou-o numa mini floresta equatorial com bastante vegetação e lâmpadas UV.

O Face Laranja quanto a mim exige mais alimento vivo, não se surpreendam por ver umas aves maiores e outras bem mais pequenas.
Caro Rodrigues, quem sabe se num futuro próximo podemos fazer umas trocas de sangues com o Face Laranja. Na época passada tirei 18 crias e o senhor?

Para estrildas normalmente ajuda se nos primeiros dias ajudares as amas com alimentação das crias. Como são muito pequenas a quantidade de alimento é minima (e muito frequente), mas só a partir dos 4-5 dias é que alguns bengalins tratam disso.

Os bicos de lacre por norma atestam bem o papo das crias. Não têm o metabolismo tão rápido quanto seria de esperar. O que aqui marca a diferença é uma alimentação variada e com MUITO recurso a ervas do campo.

Os bengalins têm uma frequencia de alimentação que pode ser diferente de outras espécies e perdem-se muitas crias de espécies mais pequenas durante a noite.

Correctíssimo. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o alimento destas aves em período de reprodução não deve ser renovado de manhã, mas sim umas duas horas antes do cair da luz solar. É vital que as crias tenham a acesso a comida fresca durante este período, pois assim estamos a reduzir a taxa de mortalidade durante a noite.

Caro Sílvio, uma das regras de ouro para quem se está a iniciar com aves capturadas (que é 99% do casos) é evitar mexer nos ninhos. Possivelmente o seu casal até iria criar as crias... mas como mexeu no ninho.. Deixe-os primeiro ambientarem-se. A anilhagem numa primeira fase não é essencial. Primeiro tire crias e se o casal estiver minimamente habituados a si e à sua presença no viveiro, já poderá verificar mais amiúde o ninho.

Eu neste momento não tenho os Bicos de Lacre a criar e porquê? A experiência ensinou-me que quanto mais tarde melhor. A natureza neste momento não me pode oferecer as ervas do campo tão essenciais para este tipo de aves.

Criar cedo = maior percentagem de ovos branco + maior percentagem de mortalidade nas crias x porte e cor deficitária

Poderia dizer muito mais. O que posso dizer é que a 7ª edição do Magazine Ornitológico contará exactamente com um artigo do Bico de Lacre da minha autoria, onde revelo todos os meus truques e dicas. Falo também numa mutação que estou a começar a trabalhar.... para quem realmente gosta desta ave e quer continuar a aprender, vale bem o investimento.
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 327
Data de inscrição : 07/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Bicos-De-Lacre não assentam no choco, e ..... Empty Re: Bicos-De-Lacre não assentam no choco, e .....

Mensagem  Silvius Dom 01 Abr 2012, 14:29

Eu neste momento não tenho os Bicos de Lacre a criar e porquê? A experiência ensinou-me que quanto mais tarde melhor. A natureza neste momento não me pode oferecer as ervas do campo tão essenciais para este tipo de aves.
Já tinha lido isso no seu site se nao estou em erro! Contudo, este casal, ja o um tenho a um ano, e foi me oferecido, eu por norma nuncaa fui grande fã dos bico de lacre, mas como de repente começaram a usar uma caixa de ninho para fazer um ninho e porem ovos, e eu ja tinha encomendado anilhas por causa dos amandava, achei que seria engraçado ter pelo menos uns quantos bico de lacre anilhados!
Se o casal, é selvagem, não faço a menor ideia! foram um oferta, por isso é que ainda os tenho!
Silvius
Silvius

Mensagens : 183
Data de inscrição : 12/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Bicos-De-Lacre não assentam no choco, e ..... Empty Bicos de lacre

Mensagem  AvilandiaPT Dom 01 Abr 2012, 19:06

Olá,

O Fernando já te deu as indicações mais detalhadas.
Só uma questão que ele apontou com a proteina. O valor de 90 ou 80 ou 50 no rótulo vale de muito pouco. A composição é mais relevante. De qualquer forma, existe uma alteração na composição proteica da dieta de reprodução na grande maioria destas espécies. Mas a forma como isso é feito varia. Enquanto algumas mudam para uma dieta mais insectivora quando alimentam, outras (como os bicos de lacre) mudam o tipo de sementes que consomem. Ao passarem a sementes imaturas ou em germinação estas contém um nivel de proteina superior. Não é proteina animal como algumas espécies necessitam, mas existe uma diferença. Já por exemplo, pytilias, degolados, amadinas, phaetons, pictas, granatinas etc, dificilmente vão lá sem uns bichinhos. Já várias vezes referi que a questão não está no que se usa porque não existem receitas mágicas em si. É preciso compreender os ciclos de cada espécie para fazer opções seja de condições seja de alguns alimentos ou suplementos. Outro exemplo, as espécies tropicais reagem muito pouco a modelação proteica da dieta, já as sub-tropicais e desérticas respondem bastante bem. Mas mesmo assim depende da espécie em si.
Tens um exemplo em espécies de porte parecido. Os amarantes do senegal criam bem sem alimento vivo se os habituares a essa dieta, mas criam ainda melhor com acesso a algum alimento vivo nos primeiros dias. Já os guardas-marinhos e mosqueados sem algum tipo de alimento vivo são mais difíceis de arrancar. Sobretudo com moscas da fruta a diferença no comportamento reprodutivo é enorme.

A resposta que dei foi especifica sobre a utilização de bengalins com os estrildas, no geral. É possível, mas pelas razões que indicámos não é a melhor solução.

Os bicos de lacre por norma atestam bem o papo das crias. Não têm o metabolismo tão rápido quanto seria de esperar. O que aqui marca a diferença é uma alimentação variada e com MUITO recurso a ervas do campo.

Os bicos de lacre por norma alimentam bem as crias. O problema é o tipo de alimento que têm disponivel para o fazer. Haja sementes em espiga verde e afins (preferem isto aos germinados) e arrancam. Agora quando nascem devido ao tamanho nos primeiros dias têm de ser alimentados muitas vezes. Os bicos de lacre fazem isso, os bengalins não. É o mesmo problema que os bengalins têm a alimentar por exemplo bichenovs, nos primeiros dias o insucesso é grande a partir dai, até se safam alguns.
Fernando, não sei se o metabolismo deles é mais ou menos rápido em comparação com outras espécies. O facto de preferirem sementes verdes pode ter esse efeito na digestibilidade.
Em relação a épocas, confirmo que os meus bicos de lacre também sempre arrancaram tarde em comparação com os outros. Por isso ser estranho já que no nosso pais criam praticamente todo o ano é que comecei a perceber que era uma questão alimentar.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Bicos-De-Lacre não assentam no choco, e ..... Empty Re: Bicos-De-Lacre não assentam no choco, e .....

Mensagem  Silvius Ter 03 Abr 2012, 19:44

É com grande pesar que anuncio que encontrei hoje morto dentro do ninho o ultimo dos bico-de-lacre que estavam com os bengalins, Ontem até estava bastante bom! Mas hoje não tinham comida nenhuma no papo!
Silvius
Silvius

Mensagens : 183
Data de inscrição : 12/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Bicos-De-Lacre não assentam no choco, e ..... Empty Re: Bicos-De-Lacre não assentam no choco, e .....

Mensagem  CRodrigues Seg 09 Abr 2012, 10:22

Fernando Domingues escreveu:

Caro Rodrigues, quem sabe se num futuro próximo podemos fazer umas trocas de sangues com o Face Laranja. Na época passada tirei 18 crias e o senhor?



Fernando, trata-me por Carlos ou por Rodrigues e não "senhor". Smile

Na época passada apenas tirei 2 crias. Tinha apenas um casal, do qual me morreu a fêmea com ovo preso. Mesmo assim morreram-me 4 crias, tive alguns ovos gouros e outros em que o embrião morreu no ovo.
Não tive e não estou a ter uma grande época de criação devido à minha situação profissional, pois apenas estou com as minhas aves ao fim-de-semana. Devido a isso tenho tido alguns dissabores... pale

Não querendo fazer publicidade, aguardo impaciente a 7ª Edição do MO, do qual sou leitor assíduo! Very Happy
CRodrigues
CRodrigues

Mensagens : 265
Data de inscrição : 01/11/2009
Localização : Cercal do Alentejo / Vila Nova de Milfontes
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Bicos-De-Lacre não assentam no choco, e ..... Empty Re: Bicos-De-Lacre não assentam no choco, e .....

Mensagem  Fernando Domingues Seg 09 Abr 2012, 13:55

Olá Carlos,

Compreendo perfeitamente a sua situação porque também já passei por ela. Uma dica... não tenha pressa com a época de reprodução dos Faces Laranja. As minha aves arrancam a partir de Junho/Julho e nunca antes. Normalmente não tenho problemas de fertilidade e só no primeiro ano é que tive problemas de ovos encravados, porque justamente o casal iniciou a reprodução demasiado cedo (Fevereiro).

São aves dóceis e quando arrancam normalmente não dão muitos problemas. Requerem sim muito alimento vivo e comida mudada diariamente. Também gosto muito de mudar a água diariamente. Claro que para ti deve ser muito complicado para não dizer impossível. Deixa lá... melhores dias virão. Eu também só consegui estes números ao 3º ano, nos dois primeiros apesar de me terem nascido mais crias, apenas consegui vingar uma por ano. No ano passado apanhei-lhe o jeito e lá consegui vingar 18.
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 327
Data de inscrição : 07/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos