Fórum dos Exóticos
Gould com postura mto dificil Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Gould com postura mto dificil Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gould com postura mto dificil

+2
gimbras
soulsurf3r
6 participantes

Ir para baixo

Gould com postura mto dificil Empty Gould com postura mto dificil

Mensagem  soulsurf3r Qui 01 Mar 2012, 14:22

Boas a todos,
Tenho uma Gould que sempre que faz uma postura parece que vai morrer, fica mesmo a rasca ao ponto de mal se mexer, e nunca faz a postura no ninho. alguma ideia de como mudar a situação?

O ninho é daqueles de degrau que se costuma usar nos goulds.
soulsurf3r
soulsurf3r

Mensagens : 135
Data de inscrição : 15/10/2011
Localização : Povoa de Varzim

Ir para o topo Ir para baixo

Gould com postura mto dificil Empty Re: Gould com postura mto dificil

Mensagem  gimbras Qui 01 Mar 2012, 15:28

soulsurf3r escreveu:Tenho uma Gould que sempre que faz uma postura parece que vai morrer, fica mesmo a rasca ao ponto de mal se mexer, e nunca faz a postura no ninho.

boa tarde,
aumentar a quantidade de gordura na alimentação, na altura das posturas, ajuda à lubrificação da cloaca e da abertura vaginal.
alterar a época de reprodução, para uma altura menos fria, aumenta a elasticidade dos musculos e dos ligamentos, facilitando a postura.
não sei se será o suficiente, neste caso, mas já é uma ajuda.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Gould com postura mto dificil Empty Re: Gould com postura mto dificil

Mensagem  soulsurf3r Qui 01 Mar 2012, 16:25

N custa nada tentar... obrigado pela informação.

Alguma ideia para aumentar um pouco o teor de gordura na dieta?
soulsurf3r
soulsurf3r

Mensagens : 135
Data de inscrição : 15/10/2011
Localização : Povoa de Varzim

Ir para o topo Ir para baixo

Gould com postura mto dificil Empty Re: Gould com postura mto dificil

Mensagem  gimbras Qui 01 Mar 2012, 19:39

soulsurf3r escreveu:Alguma ideia para aumentar um pouco o teor de gordura na dieta?

boas,
a forma mais segura é através da mistura, com maior percentagem de sementes gordas. pode acrescentar amêndoa moída, amendoím e frutos secos, mas nem sempre as aves pegam, porque não conhecem.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Gould com postura mto dificil Empty Re: Gould com postura mto dificil

Mensagem  Carlos S. Qui 01 Mar 2012, 19:55

Podera tambem dever-se ao facto de falta de humidade, em relação ao ninho, se tiver uma broca craniana, alarge consideravelmente o orificio de entrada, nos estrelas acontecia-me muito isso, abri um pouco mais os buracos, e mudaram todos de comportamento Wink
Carlos S.
Carlos S.

Mensagens : 587
Data de inscrição : 27/08/2010
Localização : Viseu

Ir para o topo Ir para baixo

Gould com postura mto dificil Empty Re: Gould com postura mto dificil

Mensagem  soulsurf3r Qui 01 Mar 2012, 20:34

Obrigado aos dois pelas respostas...
Como ela não ia para o ninho e não... troquei pelo ninho de um outro casal da 2GR, vamos ver se pega... estranhei foi o facto de o primeiro ovo desta postura ela o ter posto no ninho, mas no dia seguinte já estava cá fora no chão, nem sei como raio o tirou de la de dentro...
Aveia tb é gorda certo? será que eles pegam ?
Quanto a humidade n tenho como medir, mas creio ser um espaço seco. tem uma janela para o exterior que esta sempre aberta.
Vou experimentar aumentar a entrada então talvez por rectangular... e aguardar para ver na próxima postura.
soulsurf3r
soulsurf3r

Mensagens : 135
Data de inscrição : 15/10/2011
Localização : Povoa de Varzim

Ir para o topo Ir para baixo

Gould com postura mto dificil Empty Re: Gould com postura mto dificil

Mensagem  gimbras Qui 01 Mar 2012, 20:53

soulsurf3r escreveu:Aveia tb é gorda certo? será que eles pegam ?

é questão de experimentar; depende um bocado de cada ave.
e é preciso ter cuidado, porque a aveia é muito calórica e as aves terão tendência para engordar.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Gould com postura mto dificil Empty Re: Gould com postura mto dificil

Mensagem  soulsurf3r Sex 09 Mar 2012, 19:35

Vou só deixar aqui a minha experiência pois pode ser útil a alguém que passe pelo mesmo!
Depois de muita pesquisa não só neste fórum assim como noutros nacionais e internacionais, cheguei a conclusão de que o que se estava a passar com a minha fêmea era falta de cálcio... ou melhor da vitamina D3 para que o mesmo seja sintetizado e se fixe nos ossos/ovos

Nunca tinha associado, mas faz todo sentido... Os ovos que ela tinha posto ate agora notava-se que eram frágeis... e pelo que li a falta de calcio pode provocar as tais dificuldades na postura...

Procurei também a opinião de um antigo criador de goulds com muita experiência(um pioneiro da criação directa) e após lhe inteirar dos factos e ele ir la a casa ver o casal em questão, foi muito breve "tens de lhe dar D3" e disse para ir a uma farmácia comprar e misturar na papa...

Assim o fiz... fui a uma farmácia comprei vigantol e comprei NEKTON MSA(por iniciativa propria) numa loja de produtos animais.... comecei a dar 5 gotas de vigantol misturadas num pouco de papa a qual polvilhei com um bocado(mto pouco) de MSA. Vou manter estas doses por mais 2 dias apenas para completar 5 dias... depois passo a dar somente 2-3 gotas de vigantol e mantenho o MSA mas ainda em doses inferiores quase nulas.

Hoje após o 3 dia de fornecimento de D3 a fêmea pôs um ovo NO NINHO Very Happy... e sem qualquer dificuldade, um ovo bem branco com muito bom aspecto, o que me leva a concluir que acertei na resolução do problema...

Agora surge uma nova questão que gostava de ter a vossa opinião... que que faço com esta postura? visto as aves irem entrar na muda mais mês menos mês... lixo? ou deixo a ver como corre e mantenho uma alimentação cuidada ver se consigo levar isto a bom porto(se é que é possível).
soulsurf3r
soulsurf3r

Mensagens : 135
Data de inscrição : 15/10/2011
Localização : Povoa de Varzim

Ir para o topo Ir para baixo

Gould com postura mto dificil Empty Re: Gould com postura mto dificil

Mensagem  gimbras Sex 09 Mar 2012, 20:58

boa noite Vasco,

se os ovos eram frágeis, é óbvio que havia falta de cálcio: só que essa falta de cálcio é no sangue.

falta de cálcio no sangue pode levar a ovos mal formados, pode levar a dificuldades musculares na postura e não só, mas a vitamina D3 não "põe" cálcio no sangue. se for um caso de hipoparatireoidismo, por exemplo, pode ter ossos com o dobro da massa cálcica desejável, que nunca vai ter ovos bem formados, porque os niveis de cálcio no sangue vão ser sempre baixos.

ainda que seja falta de vitamina D3, que não permita o armazenamento de cálcio nos ossos, as doses que está a dar são muito exageradas.
o vigantol é um medicamento de uso pediátrico humano (vitamina D3), cuja dose recomendada, em bebés, é uma gota diária. além disso ainda dá o msa que também tem a mesma vitamina.
há um ditado que diz "pouco veneno não mata", mas olhe que isso já é muita vitamina para tão pouca ave.

o primeiro ovo da postura ter sido mais fácil, pode não significar nada; há que estar atento à restante postura, para ver se melhorou realmente. e é melhor estar atento à urina e à atitude da ave: excesso de urina, embolamento e sintomas de dor, podem indiciar hipervitaminose D3.

de qualquer modo, espero que esteja certo na sua avaliação e o problema fique corrigido, mas evite exageros que vão acabar por ter mau resultado.

boa sorte com as aves,
cumprimentos,


gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Gould com postura mto dificil Empty Re: Gould com postura mto dificil

Mensagem  soulsurf3r Sex 09 Mar 2012, 21:33

Boa noite Jorge,
Agradeço a sua disponibilidade para partilhar o seu conhecimento estou sempre a aprender...
Eu de facto tenho a noção de que as doses aplicadas estão acima do que devia dar, fiz para tentar restabelecer os níveis de cálcio na ave pois pressenti que ia iniciar nova postura, pois o macho fez o ninho muito rápido em um só dia e era frequente ver os dois a entrar e sair do mesmo... Vou então já amanha baixar a mesma dose para uma só gota de vigantol que vou alternando os dias com uma dose quase nula de MSA isto so na altura de posturas fora essa época vou passar a dar só MSA uma vez por semana.
Eu tenho estado muito atento as fezes, só me pareceram mais liquidas no primeiro dia de papa sem vigantol, mas nos dias seguintes as fezes já estavam normais e a ave aparenta estar bem de saúde com as penas bem justas ao corpo e cheia de vitalidade olhos bem abertos. Vou continuar atento.
No entanto o que acha acerca da postura nesta altura... mantenho, ou retiro os ovos?
Cumps
soulsurf3r
soulsurf3r

Mensagens : 135
Data de inscrição : 15/10/2011
Localização : Povoa de Varzim

Ir para o topo Ir para baixo

Gould com postura mto dificil Empty Re: Gould com postura mto dificil

Mensagem  gimbras Sex 09 Mar 2012, 21:46

boas de novo,

eu acho preferível deixar continuar a postura. em primeiro lugar, para ver se as dificuldades desaparecem, sem introduzir mais factores de stress. em segundo, porque a muda é um pouco debilitante, mas não é impeditiva, e até pode acontecer o tempo ainda arrefecer e a mudar ainda demorar.
quem sabe se não é nesta postura que sai aquele passarinho especial?
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Gould com postura mto dificil Empty Re: Gould com postura mto dificil

Mensagem  soulsurf3r Sex 09 Mar 2012, 22:12

Valeu pelo incentivo... vou deixar então a ver como corre.
Estou muito optimista acerca deste casal, mas ponho as minhas apostas na próxima época de criação, pois são aves novas de 2011. Apesar de ambos terem sido criados por bengalins por quem mos vendeu, eu acho que vão dar bons pais, pois vê-se que é uma casal que esta muito a vontade entre eles, o que já não acontece com o outro que vou separar e refazer com aves diferentes. Vou apostar no criar directo a 100%. Se tirasse um passarinho desta postura seria uma surpresa muito agradável Very Happy
Com o passar do tempo vou postando novidades se houver...
Abraço.
soulsurf3r
soulsurf3r

Mensagens : 135
Data de inscrição : 15/10/2011
Localização : Povoa de Varzim

Ir para o topo Ir para baixo

Gould com postura mto dificil Empty Re: Gould com postura mto dificil

Mensagem  NFF Sex 09 Mar 2012, 22:15

Boa noite
Lá por serem aves de 2011, não quer dizer nada...
Tenho um casal de D.Goulds de 2011 que comprei, em agosto do ano passado, assim num impulso e já me criaram 10crias e já tenho mais 6 a sair do ninho.
Todos sem diferenças de tamanho entre eles!!
Cumprimentos
NFF
NFF

Mensagens : 278
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Santarém

Ir para o topo Ir para baixo

Gould com postura mto dificil Empty Re: Gould com postura mto dificil

Mensagem  soulsurf3r Sex 09 Mar 2012, 22:29

Boas NFF,
No meu caso tem mais variáveis a juntar a equação Very Happy, assim como a minha inexperiência e o facto de ate a cerca de mês e meio atrás as aves estavam num sitio que não era o melhor pois andava a estudar e levei comigo para a casa onde estava.


Estou a par de casos como o teu e felicito-te por isso Smile mas creio que eu só vou ter essa sorte na próxima temporada.
Mas vamos ver se não tenho surpresas ainda este mês Razz
Boa sorte ai nas criações Smile!
soulsurf3r
soulsurf3r

Mensagens : 135
Data de inscrição : 15/10/2011
Localização : Povoa de Varzim

Ir para o topo Ir para baixo

Gould com postura mto dificil Empty Re: Gould com postura mto dificil

Mensagem  soulsurf3r Qua 14 Mar 2012, 19:04

Hoje fui ver e surpresa meteu o 6º ovo no ninho Razz
Parece que as coisas se resolveram mesmo...

Uma questão... eu fui substituindo os ovos por uns de plástico como o meu pai faz com os canários e voltei a colocar de volta ontem ao 5º ovo... hoje surpreendeu-me com o 6º... logo se estiverem galados e tudo correr bem vai nascer com um dia de atraso... vocês costumam separar os ovos? ou nos goulds não e necessário? (acho que a minha fêmea começou a chocar ao 4º ovo)

Cumps.
soulsurf3r
soulsurf3r

Mensagens : 135
Data de inscrição : 15/10/2011
Localização : Povoa de Varzim

Ir para o topo Ir para baixo

Gould com postura mto dificil Empty Re: Gould com postura mto dificil

Mensagem  NFF Qua 14 Mar 2012, 19:28

Boa tarde
Olha eu não retiro os ovos e o casal tem criado os juvenis de forma a ficarem todos do mesmo tamanho.
Mas em relação à experiência, foi a minha primeira vez com os gould, por isso é quase zero!!!
Cumprimentos
NFF
NFF

Mensagens : 278
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Santarém

Ir para o topo Ir para baixo

Gould com postura mto dificil Empty Re: Gould com postura mto dificil

Mensagem  Carlos S. Qua 14 Mar 2012, 20:03

Peço desculpa pela ignorancia mas para que tirar os ovos?
Pergunto isto mesmo aos criadores de canários e digo isto como opiniao pessoal, é a ganancia de querer tirar muitos.

Experiências têm mostrado que as fêmeas das aves movem os ovos regularmente. Isso pode ser verificado pela marcação suave com um lápis. Deslocando-se os ovos elas conseguem obter uma incubação regular: os ovos situados na periferia recebem menos calor que aqueles do centro do ninho o que poderia acarretar uma demora no seu desenvolvimento. A fêmea muda então os ovos do centro para a periferia e vice-versa. Alguns casais de aves parecem poder avaliar o grau de desenvolvimento do embrião, seja pelo equilíbrio do ovo, seja pelos primeiros gritos dos filhotes prestes a nascerem. A movimentação dos ovos pode ser necessária quando a ninhada chega de 4 a 6 ovos ou mais. Ela tem a finalidade de assegurar a eclosão agrupada. No ovo, o futuro embrião fica admiravelmente suspenso, de tal modo que esteja no alto, sobre a gema. Em seguida as ligações embrionárias protegem o embrião e o sustentam. O embrião pode correr o risco de colar na casca. Num ovo gorado pode-se observar um embrião imperfeito, colado na casca; isto ocorre após a morte do embrião. Ela pode ser acidental (resfriamento), genética (tara) ou microbiana.

Fonte:
http://canarilalmada.com/artigos/prob_reproducao.php

Ja tinha lido vários artigos sobre isto, e pensem lá um pouco, ja viram os ninhos na natureza? Rara é a vez que se consegue destinguir a idade das crias.

O que tem acontecido ultimamente, é que os criadores levam as aves a perderem este instinto dos ovos, que é perfeitamente normal em aves que criam as primeiras vezes haver diferenças de idade nos nascimentos, contudo se deixarem a femea continuar a criar ela vai aprender por ela a controlar isso.

Mais uma vez é só a minha opiniao pessoal
Carlos S.
Carlos S.

Mensagens : 587
Data de inscrição : 27/08/2010
Localização : Viseu

Ir para o topo Ir para baixo

Gould com postura mto dificil Empty Re: Gould com postura mto dificil

Mensagem  soulsurf3r Qua 14 Mar 2012, 20:57

Carlos, opinião pessoal e válida.. é isso que procuro... ainda por cima fundamentada...
A separação foi no intuito de assegurar uma eclosão aproximada, mas após ver o que mostraste estou disposto a nas próximas posturas ver como corre ao não remover os ovos... Pode-se dizer que foi um dos "mitos" com que fui crescendo nesta área Very Happy. .
No meu caso a ganancia não se aplica, pois não estou a criar com fins lucrativos. tenho outros hobbies como a aquariofilia onde já criei diversas espécies que me dariam algum dinheiro e o excedente era oferecido a amigos ou a membros do fórum da especialidade.
Estou nisto por desporto Very Happy
soulsurf3r
soulsurf3r

Mensagens : 135
Data de inscrição : 15/10/2011
Localização : Povoa de Varzim

Ir para o topo Ir para baixo

Gould com postura mto dificil Empty Re: Gould com postura mto dificil

Mensagem  Carlos S. Qua 14 Mar 2012, 21:06

Atenção eu nao condeno quem o faz, só acho é que é mais uma daquelas coisas que era escusado Wink
Carlos S.
Carlos S.

Mensagens : 587
Data de inscrição : 27/08/2010
Localização : Viseu

Ir para o topo Ir para baixo

Gould com postura mto dificil Empty Re: Gould com postura mto dificil

Mensagem  soulsurf3r Qui 29 Mar 2012, 16:25

A fêmea acabou por pôr 6 ovos dos quais nasceu hoje a 3 cria... 2 estão brancos e 1 não nasceu ou morreu no ovo...
Duas das crias nasceram ontem e uma coisa que reparei é que não tem marcas de fezes no ninho, e o papo delas tem pouca comida, mas tem alguma... será que os pais as estão a alimentar mal? ou é normal ser assim nos dois primeiros dias de vida?

O macho é extremamente zeloso... desde que as crias nasceram esta sempre enfiado no ninho e mudou imenso o comportamento, até quando eu estou a trocar a comida e a fêmea sai do ninho o macho volta para la imediatamente.
Uma coisa que reparei entretanto é que as fezes da fêmea são extremamente grandes e grossas o que lhe estará a causar isso?
A uns meses atrás tratei todas as aves contra as colibaciloses, coccidiose, salmonelas, vermes internos e parasitas.
soulsurf3r
soulsurf3r

Mensagens : 135
Data de inscrição : 15/10/2011
Localização : Povoa de Varzim

Ir para o topo Ir para baixo

Gould com postura mto dificil Empty Re: Gould com postura mto dificil

Mensagem  gimbras Qui 29 Mar 2012, 18:28

soulsurf3r escreveu: as fezes da fêmea são extremamente grandes e grossas o que lhe estará a causar isso?
boas,
isso resulta de alterações hormonais na fêmea. também deve defecar com menos frequência. daqui por uns dias já normaliza.
quanto ao resto, nunca criei goulds, por isso aguarde melhor opinião, mas não me parece que haja problema. é normal que nos primeiros dias alimentem menos e depois vão aumentando.
cumprimentos
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Gould com postura mto dificil Empty Re: Gould com postura mto dificil

Mensagem  Gustavo Figueiredo Qui 29 Mar 2012, 20:40

Boas,


eu, da experiencia que tenho quando criei directo, o que te posso aconselhar é mexer o menos possivel. Se já sabes quantas crias, estão no ninho e quantos mais vão nascer, tenta mexer o menos possivel. Os pais sabem o que fazem e mesmo qeu não saibam e deixem morrer tudo, numa proxima criação não vão ter o "fantasma" de alguem estar sempre a mexer.
Quando criei directo, usava muito espigas de painço, papa semi humida, banho com frequência pois os pais começam a determinada altura a ficarem muito sujos e começam a entrar menos no ninho e após a primeira semana, comecei a dár tenébrio. Só mudava agua dia sim, dia não, o comedouro era dos automáticos e a papa mudava tambem dia sim, dia não. Se mexi no ninho, desde que as crias nasceram até terem saido do ninho, umas 5 vezes, foi muito.

Cumps
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Gould com postura mto dificil Empty Re: Gould com postura mto dificil

Mensagem  soulsurf3r Qui 29 Mar 2012, 23:10

Obrigado aos dois pelas respostas.
Vou evitar mexer no ninho, é um bocado aquela ansiedade para que nada corra mal que as vezes se torna excessiva...
Espigas de painço eles tem sempre a disposição, quanto a papa eu costumava dar uma smi-humida da orlux que eles comiam mto bem, depois troquei para uma seca da orlux para exoticos a aqual ja não pegam tanto..

Agora que as crias nasceram tenho misturado essa papa seca com ovo cozido picado e eles ja a comem bem melhor, mas hoje disseram-me que nao se deve dar ovo cozido aos goulds...
Vcs dão ou davam ovo cozido ou realmente não se deve dar? eu não vejo nenhuma alteração neles nestes dois dias de ovo cozido.
Vou ver se alguém me dispensa um bocado de tenebrio.
soulsurf3r
soulsurf3r

Mensagens : 135
Data de inscrição : 15/10/2011
Localização : Povoa de Varzim

Ir para o topo Ir para baixo

Gould com postura mto dificil Empty Re: Gould com postura mto dificil

Mensagem  Marco Fernandes Sex 30 Mar 2012, 14:19

Eu só tenho um casal de goulds. Mas vejo o ninho todos os dias, desde que não estejam lá os pais.
Nos primeiros dias de nascimento vou ver mesmo 3 vezes ao dia para ter a certeza que nenhuma cria fica deslocada dos irmão e morre de frio, fazendo com se perca toda a ninhada. Hoje anilhei 5, mas se não fosse espiar o ninho, teriam morrido todos...
Marco Fernandes
Marco Fernandes

Mensagens : 493
Data de inscrição : 07/10/2011
Localização : Lousado-V.N. Famalicão

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos