Fórum dos Exóticos
Mandarins for dummies + fotos dos filhotes Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Mandarins for dummies + fotos dos filhotes Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mandarins for dummies + fotos dos filhotes

+9
Marco Fernandes
andraykens
eduardo_garcia
gimbras
Jose Fernando
danielbranco
luciano moreira
Luís Lourenço
Yarik
13 participantes

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Mandarins for dummies + fotos dos filhotes Empty Mandarins for dummies + fotos dos filhotes

Mensagem  Yarik Sex 17 Fev 2012, 15:32

Olá amigos,

Já me apresentei em tempos...

Decidi postar no forum porque apesar de ser criador de canários, resolvi juntar um casal de mandarins que me ofereceram.

Acrescento ainda que, o casalinho chegou à duas semanas e o macho já fez o ninho, hoje de manhã ao ver a gaiola, apercebi-me que a fêmea está lá dentro mas tive receio de verificar se tinha algum ovo Embarassed Embarassed
Se fossem canários eu safava-me mas mandarins....


Gostaria de solicitar a vossa ajuda em algumas questões:

1-Depois da postura, devemos guardar os ovos e substituir pelos de plástico? Ou não vale a pena?
2-O tamanho das anilhas é de 2,5?
3-Essas anilhas devem ser colocadas quantos dias após o nascimento?
4-Devemos complementar com papa (seringada) ou não vale a pena?

Um sincero obrigado, na esperança de continuar a postar e a trocar informações com todos vocês

Um abraço


Última edição por Yarik em Qui 26 Jul 2012, 20:22, editado 1 vez(es)
Yarik
Yarik

Mensagens : 50
Data de inscrição : 23/06/2010
Localização : Mealhada

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins for dummies + fotos dos filhotes Empty Re: Mandarins for dummies + fotos dos filhotes

Mensagem  Convidado Sex 17 Fev 2012, 15:57

Olá
os mandarins, são muito mais fáceis do que os canários pelo que não lhe vão complicar a vida... Pode verificra que não haverá problema.

1-Pode fazer isso, mas passarão bem sem esse processo
2-Depende do porte da ave, mas sim para as de porte normal e esse o diâmetro indicado.
3- 7 mais ou menos
4-Não é necessário, os mandarins são óptimos progenitores. Mas claro se assim entender, pode dar seringada para ajudar os pais e no desenvolvimento da ave.

Espero ter ajudado

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins for dummies + fotos dos filhotes Empty Re: Mandarins for dummies + fotos dos filhotes

Mensagem  Yarik Sex 17 Fev 2012, 19:51

Muito obrigado Diogo pela ajuda Very Happy

São realmente menos exigentes Laughing

Como não tenho anilhas desse diametro, se tiver a sorte de terem crias, terei de colocar das não homologadas. Mas na próxima encomenda em das homologadas.

Mais uma questão, Quantas criações fazem ao longo do ano? Criam em qualquer altura?

PS-Verifiquei que ela já tem um ovo!! Colocado hoje de manhã tongue

Yarik
Yarik

Mensagens : 50
Data de inscrição : 23/06/2010
Localização : Mealhada

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins for dummies + fotos dos filhotes Empty Re: Mandarins for dummies + fotos dos filhotes

Mensagem  Convidado Sex 17 Fev 2012, 21:09

Mas atenção que a falta de exigência, comparada a outras aves, não significa obviamente desmazelo na higiene, alimentação, etc

A nível das anilhas, pelo que vejo é só para criar á experiência, não para exposições, pelo que mesmo que não anilhe não há problema, mas se assim entender, força.

Fazem as posturas que nós deixar-mos, o aconselhável é 3... Criar também é todo o ano, os criadores normalmente, como quase todos os exóticos começam a Outubro/Novembro.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins for dummies + fotos dos filhotes Empty Re: Mandarins for dummies + fotos dos filhotes

Mensagem  Yarik Sáb 18 Fev 2012, 11:19

Claro Diogo.

Higiene e alimentação têm o mesmo tratamento dos canários.

Gaila 60x50x50
Mistura da verselle laga (especifica)
Papa da Pineta (porque é a dos canários)


Em relação ás anilhas (não pretendo expor) no entanto, para o ano vou mandar vir também para eles.

Gosto de ter tudo bem controladinho Very Happy

Obrigado

Que raça são?

Mandarins for dummies + fotos dos filhotes Femeamandarim

Mandarins for dummies + fotos dos filhotes Machomandarim
Yarik
Yarik

Mensagens : 50
Data de inscrição : 23/06/2010
Localização : Mealhada

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins for dummies + fotos dos filhotes Empty Re: Mandarins for dummies + fotos dos filhotes

Mensagem  Luís Lourenço Sáb 18 Fev 2012, 12:11

Boas,

É um casal de Dorso Claro Cinzento.

Cumprimentos
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins for dummies + fotos dos filhotes Empty Re: Mandarins for dummies + fotos dos filhotes

Mensagem  Yarik Ter 21 Fev 2012, 11:45

Obrigado Lourenço.

Isso sgnifica que os filhos serão de dorso claro cinzentos?

Ou nos mandarins a coisa não é bem assim?

Abraço
Yarik
Yarik

Mensagens : 50
Data de inscrição : 23/06/2010
Localização : Mealhada

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins for dummies + fotos dos filhotes Empty Re: Mandarins for dummies + fotos dos filhotes

Mensagem  Luís Lourenço Ter 21 Fev 2012, 12:35

Boas,

Se não forem portadores de mais nenhuma mutação, todos os filhos serão Dorso Claro Cinzentos.
Se percebes a genética dos Canários então nos Mandarins não terás muita dificuldade Wink

Abraço
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins for dummies + fotos dos filhotes Empty Re: Mandarins for dummies + fotos dos filhotes

Mensagem  Yarik Ter 21 Fev 2012, 19:09

OK

Bem, as raças que crio não estão ligadas ao sexo.

Crio factor (mutação) onix.

Ou seja,

Onix vs onix = 100% onix

Clássico vs onix = 100% portadores onix

Portador vs onix = 50% portadores + 50% onix


PS- dos 5 ovos postos apenas 2 são galados...pena...mas para 1ª vez aqui em casa...

Se a lógoca for a mesma então não tem stress...será que é?

Outra questão, os machos chcam os ovos revesando-se com as fêmes, ou o meu macho é tolinho?!?! Surprised

Yarik
Yarik

Mensagens : 50
Data de inscrição : 23/06/2010
Localização : Mealhada

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins for dummies + fotos dos filhotes Empty Re: Mandarins for dummies + fotos dos filhotes

Mensagem  Luís Lourenço Ter 21 Fev 2012, 19:31

Boas,

Dá uma vista de olhos neste link, tem calculadores genéticos de Mandarins e de outros exóticos: Calculadores genéticos

Normalmente os Mandarins enchem os ovos todos, mas como é um casal novo não te preocupes.

Os machos têm um papel igual ao das fêmeas no que toca a chocar os ovos.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins for dummies + fotos dos filhotes Empty Re: Mandarins for dummies + fotos dos filhotes

Mensagem  Yarik Qua 22 Fev 2012, 09:56

Obrigado Luís.

Já agora, comprei-lhes papa de ovo seca da ORLUX só para eles Smile

Decidi disponibilizar o C19 a partir de amanhã porque não sabia se eles podiam comer (já vi que podem)

Assim sendo temos na gaiola:

Mistura (verselle Laga)
Papa de ovo seca Orlux
Grit (verselle laga)
Nutribird C19
H2O à discrição

E é tudo...

Yarik
Yarik

Mensagens : 50
Data de inscrição : 23/06/2010
Localização : Mealhada

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins for dummies + fotos dos filhotes Empty Re: Mandarins for dummies + fotos dos filhotes

Mensagem  Luís Lourenço Sex 24 Fev 2012, 22:05

Yarik escreveu:Assim sendo temos na gaiola:

Mistura (verselle Laga)
Papa de ovo seca Orlux
Grit (verselle laga)
Nutribird C19
H2O à discrição

Boas,

Isso chega perfeitamente para eles Wink
Nunca experimentei o Nutribird C19 mas há quem use e não tenha nada a apontar.
Às vezes eles não pegam bem na papa seca assim "sozinha", pelo menos das que eu dei (acho que nunca experimentei da Orlux). Caso peguem fixe, se não comerem muito podes humedecer a papa.

Boa sorte com eles.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins for dummies + fotos dos filhotes Empty Re: Mandarins for dummies + fotos dos filhotes

Mensagem  Yarik Seg 27 Fev 2012, 11:02

Olá Luis.

Realmente os marotos não gostam da papa e pelas minha contas os filhotes estão para nascer. Neutral

Estou tentado em voltar a dar a papa da Pineta (sem ovo) e semi-humida. Isto porque eles papavam-na muito bem.

O que achas?

Em relação ao Nutribird, é tal e qual os canários, ou seja, havendo sementes eles preferem as sementes...mas penso que lá vão comendo qualquer coisita.

Hoje de manhã, reparei que contrariamente ao que é costume, o macho não abandonou o ninho assim que eu entrei na garagem...desconfio que eventualmente poderão haver novidades...mas não tive coragem de espreitar. Ainda me faz um pouco de confusão Smile

Nos canários mexo e remexo porque sei que não tem problema...mas nestes tenho algum receio que enjeitem ou algo de similar Smile
Yarik
Yarik

Mensagens : 50
Data de inscrição : 23/06/2010
Localização : Mealhada

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins for dummies + fotos dos filhotes Empty Re: Mandarins for dummies + fotos dos filhotes

Mensagem  Luís Lourenço Seg 27 Fev 2012, 12:55

Olá Yarik

Eu nunca dei papas brancas, pelo menos que me lembre, mas não faz mal nenhum e podes dar à vontade.

Quando não se tem muita confiança nos casais é melhor não mexer muito, mas por norma os Mandarins não se importam com uma vistoria diária.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins for dummies + fotos dos filhotes Empty Re: Mandarins for dummies + fotos dos filhotes

Mensagem  Yarik Seg 27 Fev 2012, 14:32

A minha única questão em relação à papa da Pineta é devido ao fato desta não conter ovo.

Mas penso que será melhor comerem uma sem ovo do que terem uma com ovo disponível e não lhe tocarem de todo.
Yarik
Yarik

Mensagens : 50
Data de inscrição : 23/06/2010
Localização : Mealhada

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins for dummies + fotos dos filhotes Empty Re: Mandarins for dummies + fotos dos filhotes

Mensagem  Luís Lourenço Seg 27 Fev 2012, 14:48

Sim tens razão. Sempre é melhor do que alimentarem as crias só com sementes.
Mas se quiseres podes juntar um pouco de ovo cozido à papa que eles comem que nem ginjas Razz

Abraço,
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins for dummies + fotos dos filhotes Empty Re: Mandarins for dummies + fotos dos filhotes

Mensagem  Yarik Seg 27 Fev 2012, 15:11

Tchiiiii, a minha Maria dava cabo de mim Very Happy

Amanhã já mudo a papa e vou ver se tenho alguma novidade no ninho.

Achei estranho tanta rapidez no casal...
Uma semana depois de chegarem à garagem, vi o macho a galar a fêmea ihih

Agora mais a sério, estive a ver alguns post sobre genética e para ser sincero estou perdido. Embarassed Embarassed

Ora bem, são os dois cinzentos de dorso claro. Pelo que li, gene ligado ao sexo certo?!

Se sim, que tipos de fenótipos serão possiveis caso tudo corra bem com os nascimentos?
Yarik
Yarik

Mensagens : 50
Data de inscrição : 23/06/2010
Localização : Mealhada

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins for dummies + fotos dos filhotes Empty Re: Mandarins for dummies + fotos dos filhotes

Mensagem  Luís Lourenço Seg 27 Fev 2012, 18:43

Boas,
Os Mandarins desde que estejam a 100% não perdem muito tempo com preliminares lol!

Em relação à genética, sim a mutação Dorso Claro é ligada ao sexo.
Uma mutação ligada ao sexo é uma mutação que está ligada aos cromossomas sexuais, mais precisamente ao cromossoma Z (nas aves os cromossomas sexuais são o Z e o W, sendo o macho ZZ e a fêmea ZW). Assim, como as fêmeas só têm um cromossoma Z, ou são "mutantes" ou não. Nos machos, como têm 2 cromossomas Z, podem ser "mutantes" e podem ser portadores. Isso significa que, muito resumidamente, as fêmeas nunca podem portar a mutação, ao contrário dos machos.

O teu casal é Dorso Claro x Dorso Claro, partindo do principio que nenhum deles não porta mais nenhuma mutação, a descendência será 100% Dorso Claro.

Abraço,
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins for dummies + fotos dos filhotes Empty Re: Mandarins for dummies + fotos dos filhotes

Mensagem  luciano moreira Qua 29 Fev 2012, 16:12

Luis como faço para baixar o programa calculador genetico de javas já tenho o de mandarins e de gold queria ter o de javas pois esta é uma das especies que mais tenho (6 casais) perdendo apenas para mandarins e bengalins.
luciano moreira
luciano moreira

Mensagens : 811
Data de inscrição : 07/09/2011
Localização : Montes Claros -MG
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins for dummies + fotos dos filhotes Empty Re: Mandarins for dummies + fotos dos filhotes

Mensagem  Luís Lourenço Qua 29 Fev 2012, 16:24

luciano moreira escreveu:Luis como faço para baixar o programa calculador genetico de javas já tenho o de mandarins e de gold queria ter o de javas pois esta é uma das especies que mais tenho (6 casais) perdendo apenas para mandarins e bengalins.

Luciano, o calculador dos Javas não é um programa que dê para baixar.

Abraço,
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins for dummies + fotos dos filhotes Empty Re: Mandarins for dummies + fotos dos filhotes

Mensagem  Yarik Sex 02 Mar 2012, 10:34

Azar...

Já deviam ter nascido e népia...

Devo retirar os ovos certo?

Abraço
Yarik
Yarik

Mensagens : 50
Data de inscrição : 23/06/2010
Localização : Mealhada

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins for dummies + fotos dos filhotes Empty Re: Mandarins for dummies + fotos dos filhotes

Mensagem  luciano moreira Sex 02 Mar 2012, 12:31

ha quantos dias estão no choco?
luciano moreira
luciano moreira

Mensagens : 811
Data de inscrição : 07/09/2011
Localização : Montes Claros -MG
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins for dummies + fotos dos filhotes Empty Re: Mandarins for dummies + fotos dos filhotes

Mensagem  Yarik Sex 02 Mar 2012, 14:49

14 dias... Crying or Very sad
Yarik
Yarik

Mensagens : 50
Data de inscrição : 23/06/2010
Localização : Mealhada

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins for dummies + fotos dos filhotes Empty Re: Mandarins for dummies + fotos dos filhotes

Mensagem  danielbranco Sex 02 Mar 2012, 16:04

14 dias é o tempo de incubação se não me engano...como não sebe qual foi posto primeiro...espere mais uns 6 ou 7 dias...os que estão galados devem nascer Wink

danielbranco

Mensagens : 56
Data de inscrição : 30/05/2011
Localização : Venda do Pinheiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins for dummies + fotos dos filhotes Empty Re: Mandarins for dummies + fotos dos filhotes

Mensagem  Yarik Sex 02 Mar 2012, 16:14

óptimo...ok...vou aguardar.

Também não tenho pressa...mas com os canários à mistura a tendência é querer aplicar a mesma receita Embarassed Embarassed

Obrigado
Yarik
Yarik

Mensagens : 50
Data de inscrição : 23/06/2010
Localização : Mealhada

Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos