Fórum dos Exóticos
Difuculdade em expulsar excremento Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Difuculdade em expulsar excremento Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Difuculdade em expulsar excremento

2 participantes

Ir para baixo

Difuculdade em expulsar excremento Empty Difuculdade em expulsar excremento

Mensagem  Rui Lopes Dom 22 Jan 2012, 20:51

Boa noite, amigos foristas.

Todos os anos, pelo menos um diamante de gould macho, acaba por me morrer, porque quando se encontra a chocar, evidencia enormes dificuldades em expulsar o excremento. Este ano aconteceu novamente. "Abri" a ave morte e, tal como nos outros anos, possuía o excremento muito duro em forma de "bola" (circular). Era quase impossível o pobre expulsar essa impureza. Já tentei diversos procedimentos e nunca obtive resultados práticos, uma vez que todas as aves acabaram por morrer, o que me entristece, pois apercebo-me que ave está a sofrer e não sei o que fazer. Se por ventura conhecerem algum "remédio santo", agradecia que o partilhassem neste fórum.

Comprimento a todos.
Rui Lopes
Rui Lopes

Mensagens : 463
Data de inscrição : 18/04/2011
Localização : Fermentelos - Águeda
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Difuculdade em expulsar excremento Empty Re: Difuculdade em expulsar excremento

Mensagem  gimbras Dom 22 Jan 2012, 22:53

Rui Lopes escreveu:
acaba por me morrer, porque quando se encontra a chocar, evidencia enormes dificuldades em expulsar o excremento.

boa noite Rui,
a situação que refere tem uma explicação: as alterações hormonais que levam as aves a querer chocar quando tem ovos no ninho, também levam as aves a reter as fezes. esse problema deve acontecer tanto mais quanto mais tempo essa ave dedicar ao choco. torna-se mais grave nos casos de aves que sofrem do que se costuma chamar "intestino seco".
"remédios santos" não conheço, nem acredito que existam. o que acho que pode fazer para contrariar essa situação é: após o inicio da postura começar a dar sementes mais gordas, ovo cozido e verduras. isso, facilitaria o processo defecatório.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Difuculdade em expulsar excremento Empty Dificuldade em expulsar o excremento

Mensagem  Rui Lopes Dom 22 Jan 2012, 23:09

Boa noite, Jorge. De facto, não administro ovo cozido nem verduras aos meus progenitores nessa altura. Apenas dou "courgette" às crias depois de saírem do ninho. Em relação às sementes, utilizo a marca pet cup profissional, mas adiciono-lhe 50% de alpista. Poderá muito bem estar associado a este conjunto de fatores.

Obrigado pela atenção.

Cumprimentos.
Rui Lopes
Rui Lopes

Mensagens : 463
Data de inscrição : 18/04/2011
Localização : Fermentelos - Águeda
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Difuculdade em expulsar excremento Empty Re: Difuculdade em expulsar excremento

Mensagem  gimbras Dom 22 Jan 2012, 23:28

Rui Lopes escreveu:Boa noite, Jorge. De facto, não administro ovo cozido nem verduras aos meus progenitores nessa altura. Apenas dou "courgette" às crias depois de saírem do ninho. Em relação às sementes, utilizo a marca pet cup profissional, mas adiciono-lhe 50% de alpista. Poderá muito bem estar associado a este conjunto de fatores.

Obrigado pela atenção.

Cumprimentos.

boas, de novo,
a courgette, tal como o pepino, substituem bem as verduras (a meu ver com vantagem). o ovo cozido actua como estimulante do fígado, obrigando a libertar mais gordura para o intestino. a mistura de alpista deminui o teor de gordura; talvez neste caso fosse melhor dar a mistura simples, neste período.
talvez fosse bom apostar em modificar a alimentação, na fase de choco, nos casais que passam mais tempo no ninho. depois de sairem as crias, voltaria ao normal.
mas isto é só uma opinião, porque também é preciso conhecer as aves e os hábitos de cada uma.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Difuculdade em expulsar excremento Empty Dificuldade em expulsar o excremento

Mensagem  Rui Lopes Seg 23 Jan 2012, 22:26

Boa noite, Jorge. Mais uma vez obrigado pelo conselho. Felizmente esta situação que me ocorreu é apenas pontual, uma vez os outros 14 casais estão impecáveis. Entristeceu-me foi ver a ave em sofrimento e já estava a prever o que lhe iria acontecer, pois quando se encontra neste estado faz uma força enorme para expulsar as fezes e não consegue. Ainda para mais, para além de ser uma ave muito bonita apresentava muita qualidade (era o pastel um factor cabeça "azul" que postei neste fórum). Agora conforto-me a olhar para um dos seus filhos que é praticamente igual ao pai. Na altura do choco vou passar a adicionar apenas 15% de alpista e esperar pelos resultados.

Muito obrigado pelas suas intervenções pertinentes.

Cumprimentos.
Rui Lopes
Rui Lopes

Mensagens : 463
Data de inscrição : 18/04/2011
Localização : Fermentelos - Águeda
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Difuculdade em expulsar excremento Empty Re: Difuculdade em expulsar excremento

Mensagem  gimbras Ter 24 Jan 2012, 14:01

Rui Lopes escreveu: Felizmente esta situação que me ocorreu é apenas pontual, uma vez os outros 14 casais estão impecáveis. Entristeceu-me foi ver a ave em sofrimento e já estava a prever o que lhe iria acontecer, pois quando se encontra neste estado faz uma força enorme para expulsar as fezes e não consegue.

boas Rui,
os problemas hormonais dependem muito dos factores individuais de cada ave. mas, quando uma ave passa muito tempo no ninho (casais em que há pouco revesamento), é bom ficar atento e aumentar um pouco as gorduras, que são o lubrificante natural do intestino.
boa sorte com as criações.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos