Fórum dos Exóticos
Ovos sujos? Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Ovos sujos? Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ovos sujos?

4 participantes

Ir para baixo

Ovos sujos? Empty Ovos sujos?

Mensagem  Jean Sorg Sex 13 Jan 2012, 21:50

Boas a todos, estou com uma duvida refente a um casal de mandarins que apos concluir a postura, a femea ou o macho, fez um serviço meio sujo dentro do ninho, como se fosse uma diarréia daquelas bem caprichadas. E após isso, os ovos ficaram bem sujos, e a sujeira ja secou e colou nos ovos.
Depois disso o casal continuou chocando normalmente, e não tiveram mais este problema de diarréia, que na verdade só ocorreu em 1 dia.

Minha duvida é, será que estes ovos podem ser chocados devido a esta sujeira? Será que sai alguma coisa deles, estando galados? Ou será melhor jogar fora esses ovos e limpar o ninho?

Agradeço quem poder me tirar esta duvida.
Jean Sorg
Jean Sorg

Mensagens : 562
Data de inscrição : 22/04/2011
Localização : Guarujá S.P.
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos sujos? Empty Re: Ovos sujos?

Mensagem  gimbras Sex 13 Jan 2012, 22:36

Jean Sorg escreveu:Minha duvida é, será que estes ovos podem ser chocados devido a esta sujeira? Será que sai alguma coisa deles, estando galados? Ou será melhor jogar fora esses ovos e limpar o ninho?

boa noite Jean,
isso, no caso dos mandarins, não tem nenhum problema. deixe seguir o choco naturalmente.
boa sorte com eles.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos sujos? Empty Re: Ovos sujos?

Mensagem  Jean Sorg Sex 13 Jan 2012, 22:40

gimbras escreveu:
boa noite Jean,
isso, no caso dos mandarins, não tem nenhum problema.

Ok Jorge, mas se fosse outra espécie, teria problema? E obrigado pela orientação.
Jean Sorg
Jean Sorg

Mensagens : 562
Data de inscrição : 22/04/2011
Localização : Guarujá S.P.
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos sujos? Empty Re: Ovos sujos?

Mensagem  gimbras Sex 13 Jan 2012, 22:48

as aves que, na natureza, nidificam no solo, tendem a manter os ninhos muito limpos, por forma a não atrair predadores. em cativeiro, teriam tendência a expulsar os ovos do ninho.
de resto, além da sujidade, não tem mais problema. se tivesse, eles nem chocariam; a natureza é sábia.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos sujos? Empty Re: Ovos sujos?

Mensagem  Jean Sorg Sex 13 Jan 2012, 22:50

Sendo assim fico mais tranquilo, e deixo então que continuem no choco normalmente.

Muito obrigado!
Jean Sorg
Jean Sorg

Mensagens : 562
Data de inscrição : 22/04/2011
Localização : Guarujá S.P.
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos sujos? Empty Re: Ovos sujos?

Mensagem  gimbras Sex 13 Jan 2012, 22:54

dispona sempre e boa sorte com as criações.
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos sujos? Empty Ovos sujos?

Mensagem  Rui Lopes Sex 13 Jan 2012, 23:01

Boa noite, Jean e Gimbras. Quando me surgem situações identicas, coloco os ovos numa tacinha com água tépica e algumas gotas de vinagre e deixo-os ficar um pouco até o excremento ficar mole, no sentido de posteriormente limpar os ovos com muito cuidado para não os partir. De seguida, já estarão impecáveis para serem colocados novamente no ninho dos progenitores. Considero que é necessário procedermos desta forma uma vez que os progenitores, logo após a nascença das crias, comem a casca dos ovos e se eles estiverem sujos poderão muito bem contrair alguma doença. Esta é apenas a minha modesta opinião.

Cumprimento aos dois amigos.
Rui Lopes
Rui Lopes

Mensagens : 463
Data de inscrição : 18/04/2011
Localização : Fermentelos - Águeda
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos sujos? Empty Re: Ovos sujos?

Mensagem  Jean Sorg Sex 13 Jan 2012, 23:08

Boa noite Rui, eu até havia pensado em fazer isso, mas fico com medo, já que este casal já me abandonou o ninho uma outra vez, devido eu ficar a inspecionar o ninho. Então como eles estão chocando certinho desta vez, tenho receio de fazer este trabalho nos ovos, e eles recusarem em seguida.

Mas fico muito agradecido com a sua contribuição.
Jean Sorg
Jean Sorg

Mensagens : 562
Data de inscrição : 22/04/2011
Localização : Guarujá S.P.
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos sujos? Empty Re: Ovos sujos?

Mensagem  gimbras Sex 13 Jan 2012, 23:22

Rui Lopes escreveu:Boa noite, Jean e Gimbras. Quando me surgem situações identicas, coloco os ovos numa tacinha com água tépica e algumas gotas de vinagre e deixo-os ficar um pouco até o excremento ficar mole, no sentido de posteriormente limpar os ovos com muito cuidado para não os partir. De seguida, já estarão impecáveis para serem colocados novamente no ninho dos progenitores. Considero que é necessário procedermos desta forma uma vez que os progenitores, logo após a nascença das crias, comem a casca dos ovos e se eles estiverem sujos poderão muito bem contrair alguma doença. Esta é apenas a minha modesta opinião.

Cumprimento aos dois amigos.

boas Rui,
a sua opinião é muito correcta e tem toda a razão de ser, mas, a meu ver, o procedimento de lavar os ovos não se justifica, e explico porquê:
as aves não amamentam. então, a forma de as aves transmitirem ás crias a flora bacteriana e as pequenas doses de agentes patogénicos é através do bolo regurgitado.
todos os exóticos comem pequenas porções das suas próprias fezes, para transmitir os referidos agentes ás crias. de outra forma, as crias seriam incapazes de digerir os alimentos, não activariam o sistema imunológico e morreriam à primeira "constipação".
daí que, comer fezes frescas, ou já secas na casca do ovo, não me parece que altere alguma coisa.
não sei se fui muito claro, mas tentei. claro que isto é só uma leitura e pode haver outras.
obrigado por ter apresentado a sua opinião; é nestas trocas de pontos de vista que vamos aprendendo.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos sujos? Empty Ovos sujos?

Mensagem  Rui Lopes Sex 13 Jan 2012, 23:47

Boa noite, amigo Gimbras. Fiquei completamente esclarecido e o seu esclarecimento explica o porquê de, o ano passado, ter visto algumas aves com um pouco de excremento no bico o que me deixava bastante enfurecido, pois sempre fui muito cauteloso no que concerne a higiene das aves. Como eu sempre procedi da forma como registei anteriormente e sempre tive sucesso, pensei que estaria a agir o mais adequadamente possível. Deste modo, gostaria de agradecer a sua explicação, que quanto a mim faz todo o sentido.

Abraço.
Rui Lopes
Rui Lopes

Mensagens : 463
Data de inscrição : 18/04/2011
Localização : Fermentelos - Águeda
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos sujos? Empty Re: Ovos sujos?

Mensagem  gimbras Sex 13 Jan 2012, 23:55

Rui,
higiene é fundamental, mas há estas pequenas nuances em que não podemos exagerar. também temos que confiar nas aves, porque elas sabem o que fazem (andam nisto há milhões de anos).
abraço e boa sorte com as criações.
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos sujos? Empty Re: Ovos sujos?

Mensagem  Luís Lourenço Sáb 14 Jan 2012, 14:28

Boas,

Normalmente, como disse o Jorge, as aves resolvem bem estes problemas.
No entanto, há casos que o criador deve intervir. Por exemplo, na experiência que tive com os Canários há uns anos quando ajudava o meu avô, o material que ele usava para eles fazerem o ninho era uma espécie de desperdício têxtil e as fezes que ficassem nos ovos tinham tendencia a colar-se ao material do ninho pelo que que se devia limpar os ovos para evitar isso, pois quando os ovos ficavam colados as trocas de gases com o exterior ficavam comprometidas levando à morte do embrião.
Mas isto são excepções, com os meus Mandarins nunca tive este problema.

Cumprimentos,
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos sujos? Empty Re: Ovos sujos?

Mensagem  Jean Sorg Sáb 14 Jan 2012, 21:31

Pelo que consegui ver, os ovos estão mesmo galados e decidi por deixar assim como está, vou pagar praver!

Agradeço pelas contribuições aqui feitas.
Jean Sorg
Jean Sorg

Mensagens : 562
Data de inscrição : 22/04/2011
Localização : Guarujá S.P.
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos