Fórum dos Exóticos
Os estragos que fazem as anilhas.... Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Os estragos que fazem as anilhas.... Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Os estragos que fazem as anilhas....

+7
hilario aves
Rui Lopes
Fernando Domingues
NFF
Jose Fernando
gimbras
luisbaleia
11 participantes

Ir para baixo

Os estragos que fazem as anilhas.... Empty Os estragos que fazem as anilhas....

Mensagem  luisbaleia Qui 05 Jan 2012, 23:00


Eis alguns problemas que tenho tido a anilhar aves, anilho as crias e no dia a seguir é o que se vê nas fotos, os Bengalins na ansia de retirarem as anilhas acabam por cortar a pele ás crias resultando em mortes.
Já não sei o que fazer para camuflar as anilhas, já as tinha camuflado com fita adesiva castanha e deu nisto á mesma!

Os estragos que fazem as anilhas.... P10501404140003

Os estragos que fazem as anilhas.... P10501424147626

Os estragos que fazem as anilhas.... P10501414227326
luisbaleia
luisbaleia

Mensagens : 595
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sintra/Magoito
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Os estragos que fazem as anilhas.... Empty Re: Os estragos que fazem as anilhas....

Mensagem  gimbras Sex 06 Jan 2012, 12:58

boas Luís,
eu não anilho as aves, por isso não sou a melhor pessoa para opinar, mas, ainda assim, deixo a minha opinião, já que ninguém o fez.
além dessa técnica do penso ou adesivo, também já li que, há quem pinte as anilhas com tinta plástica, que, mais tarde, se pode retirar fácilmente.
no entanto, parece-me que nenhuma dessas técnicas resultaria com esses bengalins, uma vez que, já é um comportamento adquirido; eles já aprenderam a procurar e vão continuar a fazê-lo. talvez seja mais prático mudar de amas, para não ter mais desgostos destes.
boa sorte com as próximas criações. cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Os estragos que fazem as anilhas.... Empty Re: Os estragos que fazem as anilhas....

Mensagem  Jose Fernando Sex 06 Jan 2012, 13:15

Ola,
eu resolvi esse problema criando as aves pelos proprios pais, não uso amas.
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Os estragos que fazem as anilhas.... Empty Re: Os estragos que fazem as anilhas....

Mensagem  NFF Sex 06 Jan 2012, 15:57

Boa tarde
Bem eu, como não sou filiado em nenhum clube, tenho anilhados as aves com anilhas transparentes que se compram num site online (que quase toda a gente conhece).
Também acredito que não terá a ver com as anilhas serem transparentes, mas secalhar ajuda...
Ou como diz o "gimbras" serão essas aves que já têm o comportamento adquirido e o melhor será mesmo trocá-las!
Cumprimentos
NFF
NFF

Mensagens : 278
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Santarém

Ir para o topo Ir para baixo

Os estragos que fazem as anilhas.... Empty Re: Os estragos que fazem as anilhas....

Mensagem  Fernando Domingues Sex 06 Jan 2012, 20:06

Boas amigo Luís,

Esse comportamento é caraterístico de um ou ambos os progenitores. Existem efectivamente casais de Bengalins que têm comportamentos anormais, a solução mais eficaz é despachar o casal.
Devemos ter em conta que nem todos os bengalins são boas amas. Existem casos de Bengalins que criam bem os diamantes papagaios mas que matam Peitos Celestes, a título de exemplo. O que quero dizer é que também depende da espécie, etc.
Se o criador quer optar pelo caminho das amas então deve ter um bom plantel delas, pois casos como este serão mais facilmente evitáveis. Se um casal não cria bem, terá sempre outro que cria.

Como referiu o Gimbras e muito bem, despache esses bengalins e arrange outros.

Em relação a estratégias para encobrir anilhas existem muitas, mas também ao tentar colocar alguma delas em prática pode por em risco a ninhada. Numa primeira fase o criador deve preocupar-se em vingar as aves e mais tarde quando tiver um plantel que lhe permita experiências sem colocar nada em risco, então anilhar as aves. Acredite que sei do que estou a falar, pois por querer tanto anilhar as aves, no passado perdi umas crias à conta dessa brincadeira, mas isto é mesmo assim!

Espero ter ajudado e disponha.
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 327
Data de inscrição : 07/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Os estragos que fazem as anilhas.... Empty Re: Os estragos que fazem as anilhas....

Mensagem  luisbaleia Sex 06 Jan 2012, 22:55

Boas... obrigado pelas ajudas!
Em relação a criar directo sem amas é para esqueçer visto que não estou a falar de Mandarins e como sabemos a maior parte deles criam direto sem problemas, eu crio Goulds,Papagaios,Modestos,Tricolores,Bichenovs,Peitos Celeste, Emblemas Picta etc.
Ok, podem dizer que sabem de pessoal amig que tiram estas aves directo eu também sei mas sabemos que isso é muito dificil,mas existe !
Em relação ás anilhas o resto das crias que tinha nesses Bengalins safaram-se ora não sei bem se foi acaso ou se foi das cascas de alpista que meti dentro do ninho evitando que eles limpassem tanto lixo, dessa maneira evitarem de tirar a anilha como se fosse um objecto diferente ou se foi por acaso que desde a morte das crias arrisquei meio dia sem fazer nada a vêr se escapavam e escaparam, agora se foi da alpista ou por acaso, não sei, só para a próxima é que vou descobrir!
Esta colonia de Bengalins que possuo não é má e convém relembrar que já criei outras aves com estes Bnegalins em questão e tudo sem problemas porque dantes não anilhava, agora que anilho a história é outra, e mesmo assim não sei se as cores vivas das anilhas oficiais ajudam a provocar isso, porque raio não fazem anilhas transparentes Smile ?
Cumps!
luisbaleia
luisbaleia

Mensagens : 595
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sintra/Magoito
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Os estragos que fazem as anilhas.... Empty Os estragos que fazem as anilhas...

Mensagem  Rui Lopes Sex 06 Jan 2012, 23:09

Boa noite, Luís. Concordo com o que os nossos amigos foristas opinaram. Parece-me que o comportamento dessas aves, que só por acaso são bengalins, poderia muito bem ser de outra espécie. O problema é que elas já se encontram "viciadas", pelo que considero que deves eliminá-las de imediato do teu plantel, uma vez que corres o risco de tornar a ter os mesmos dissabores.

Cumprimentos.
Rui Lopes
Rui Lopes

Mensagens : 463
Data de inscrição : 18/04/2011
Localização : Fermentelos - Águeda
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Os estragos que fazem as anilhas.... Empty Re: Os estragos que fazem as anilhas....

Mensagem  hilario aves Sáb 07 Jan 2012, 01:51

boas no meu caso resolvi isso com os pensso das feridas cortei em tiras do tamanho da anilha para camuflar é o mais parecido com a pele do passaros experimente espero que conssiga resolver esse assunto grande abraço e boa sorte
hilario aves
hilario aves

Mensagens : 135
Data de inscrição : 08/07/2011
Localização : Guimarães
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Os estragos que fazem as anilhas.... Empty Re: Os estragos que fazem as anilhas....

Mensagem  Carlos S. Sáb 07 Jan 2012, 12:48

Boas
Penso que o fundamental ja aqui foi dito, bengalins com esse tipo de comportamento, é despachar! Em relação a criar directo pela experiencia que tenho, so nao acabo com bengalins, porque passo a semana fora e para criar directo tinha que ir todos os dias as aves, como nao tenho possibilidades disso nem vou ter, tenho 18 casais de bengalins sempre prontos. No entanto todos os anos deixo alguns casais criar directo (so aqueles que eu vejo que vao mesmo criar), e tenho tido sucesso nesses casais de 99%, ou seja criar directo nao é dificil, basta ter aves em condições e tentar.

O dificil é o criador mentalizar-se que em vez de 20 tira 10 Wink
Carlos S.
Carlos S.

Mensagens : 587
Data de inscrição : 27/08/2010
Localização : Viseu

Ir para o topo Ir para baixo

Os estragos que fazem as anilhas.... Empty Re: Os estragos que fazem as anilhas....

Mensagem  Jose Fernando Sáb 07 Jan 2012, 18:16

Olá amigos,
eu já noutros tópicos falei sobre os comportamentos dos bengalins, é muito comum bengalins que criavam muito bem outras especies depois quando se apresenta outra especie, alguns mudam de comportamento, matam e tiram anilhas, não sei se é este o caso.
Agora eu quando intervi fui um bocadinho maroto, pois não ajudei como devia.
Fico sim xateado por ver muitas aves á venda ao desbarato, infelizmente sem qualidade geral.
Isto porque a maioria usa os bengalins e depois são muitas as crias e para vender ao preço justo é impossível, porque o vizinho ao lado vende mais barato e é assim.
É pena que a comida , suplementos e etc estejam sempre a aumentar.
As casas comerciais agradecem o uso de bengalins, pois a grande maioria entrega lá as aves ao desbarato.
É claro que estou a falar no geral não quero apontar o dedo a nínguem.
E concerteza deve haver alguém que não goste do que disse, mas é assim a realidade.
Eu felizmente tiro mandarins de Exposição e ao contrário do que pensam, não criam todo o ano.
Tenho o mesmo problema de quem cria Papagaios, estrelas, sparrows, bichenovs, (castanhois),kitlitz,goulds.
Mas tiro cerca de 150 aves ano com 30 a 50 casais, prefiro poucos e bons.
Se calhar devia criar um tópico para este tema, mas fica aqui o desabafo.
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Os estragos que fazem as anilhas.... Empty Re: Os estragos que fazem as anilhas....

Mensagem  Luís Lourenço Sáb 07 Jan 2012, 20:06

Boas,

Eu partilho da opinião do José Fernando. Mais vale poucos mas de boa qualidade, do que muitos sem ela.
O baixo preço das aves que se costuma praticar deve-se ao facto de quem cria em quantidades industriais encher o mercado de tal maneira que a maioria não dá o devido valor a uma boa ave, se é que conseguem saber o que é na realidade uma boa ave. A culpa não está toda do lado de quem vende, quem compra também tem culpa.

Em relação à prática da criação directa.
Eu vou iniciar-me na criação da grande maioria das espécies que tenho, ao todo tenho 15 casais de exóticos (excepto Mandarins e Bengalins) e para estes apenas tenho 6 casais de Bengalins para amas.
Acho que o verdadeiro desafio é criar as aves naturalmente e que as amas deviam ser apenas para casos em que isso não é possível.

Em relação ao tópico sobre este tema, gostava de ver as opiniões dos foristas sobre isto.

Cumprimentos,
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Os estragos que fazem as anilhas.... Empty Re: Os estragos que fazem as anilhas....

Mensagem  gimbras Sáb 07 Jan 2012, 20:26

boas,
realmente, este tema merecia um tópico específico.
a minha opinião, em relação ás intervenções do sr. José Fernando e do Luís lourenço, é que não se pode apontar culpas a este ou aquele; o que se pode é informar.
embora definir qualidade seja algo muito relativo, é importante que quem é mais experiente apresente os seus pontos de vista, para que os menos experientes tenham uma base informativa de referência. a verdade é que, a maioria das intervenções neste fórum até são de pessoas menos experientes. reconheço que, por exemplo, o sr. Fernando até passa bastante informação aqui, mas mais opiniões só trariam vantagens.
talvez se possam criticar situações pontuais, mas não generalizar.
cumprimentos,

Ps: não entendam esta intervenção como dirigida a alguém, porque não é. falo em termos gerais.
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Os estragos que fazem as anilhas.... Empty Re: Os estragos que fazem as anilhas....

Mensagem  Ruben Roque Sáb 07 Jan 2012, 20:42

Boa noite.
Partilho a opinião do Fernando e do Luis. Já tinha discutido com o Luis, que quando começar a criação de exoticos, um dos meus objetivos irá ser criar direto, e utilizar as amas (bengalins) em ultimo recurso.
Outro dos meus objetivos será criar para selecionar, e nao criar para fazer dinheiro. Por isso mesmo é que irei fazer boas apostas na altura da compra das aves, e tentarei crialas direto, para assim poder obter melhores resultados. Em relação ás anilhas, eu iniciarmente nao irei anilhar aves, prefiro primeiro adquirir experiencias, e manter as criações estáveis, e depois sim tentar anilhar as aves quando ver que já estou apto a isso. Como já referi, um dos meus objetivos vai ser criar para selecionar, por isso irei de ter de anilhar aves numa certa altura para poder concorrer em exposições. Já estou mentalizado que irei perder algumas aves ao colocar as anilhas por este mesmo motivo, os pais ou amas matam as crias. Mas é mesmo assim, terei que me sujeitar como todos os que anilham as aves...
Fica aqui a minha opinião
Cumps
Ruben Roque
Ruben Roque

Mensagens : 240
Data de inscrição : 26/11/2011
Localização : Algarve
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Os estragos que fazem as anilhas.... Empty Re: Os estragos que fazem as anilhas....

Mensagem  luciano moreira Dom 08 Jan 2012, 00:10

Sem fugir do assunto das anilhas Luis tente se os seus bengalins não são anilhados talvez se os anilhar os mesmos se acostumam as anilhas, anilhei todos os meus bengalins com anilhas coloridas machos de uma cor e fêmeas de outra, mas tem de ficar de olho para os mesmos não se mutilarem tentando retirar as anilhas afinal já tão acostumados a fazer isto, nos meus casais somente uma fêmea deu problemas.
Bom é uma dica se quiseres tentar.
luciano moreira
luciano moreira

Mensagens : 811
Data de inscrição : 07/09/2011
Localização : Montes Claros -MG
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Os estragos que fazem as anilhas.... Empty Os estragos que fazem as anilhas...

Mensagem  Rui Lopes Dom 08 Jan 2012, 00:15

"Já estou mentalizado que irei perder algumas aves ao colocar as anilhas por este mesmo motivo, os pais ou amas matam as crias." registado por Rúben.

Boa noite, considero que é importante esclarecer os criadores menos experientes que não devem temer a morte de crias provocada pelos "progenitores" por tentarem retirar as anilhas a todo o custo. A situação que ocorreu é considerada pontual. No meu caso, que tenho 50 casais de bengalins, nunca me aconteceu tal acontecimento. Já agora não tenho problema nenhum em dizer que utilizo bengalins, por opcão, para obter diamantes gould de muito boa qualidade . No entanto, é importante salientar que se deve conhecer muito bem o plantel de bengalins que se possue. Refiro-me ao gene dos mesmos. Não utilizo nenhum bengalim "malhado" de pequeno porte. Todos eles são de mutação selecionados com muito rigor e de bom porte. Fazem no máximo três criações por ano e em cada criação alimentam apenas dois ou três goulds. Aposto na mesma na qualidade com resultados já reconhecidos, utilizando os bengalins. O que se passa aqui é que os bengalins devem ser mais respeitados e se quiseremos obter qualidade não podemos colocar bengalins a tirar 5,6,ou sete crias. Espero ter ajudado os criadores menos experientes.

Cumprimentos a todos.
Rui Lopes
Rui Lopes

Mensagens : 463
Data de inscrição : 18/04/2011
Localização : Fermentelos - Águeda
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Os estragos que fazem as anilhas.... Empty Re: Os estragos que fazem as anilhas....

Mensagem  luisbaleia Dom 08 Jan 2012, 10:56

Boas, está aqui realmente um bom assunto...
Em relação aos Bengalins posso dizer que novamente que eles não fizeram o mesmo ao resto das crias, estando elas ainda vivas, mas realmente este tema de criar directo é um bocado subjectivo, eu falo por mim e vejo que as aves não pegam no choco quanto mais alimentarem as crias nascidas!Tenho 1 casal de Goulds e outro de Bichenovs que pegam no choco mas nunca levam até ao fim mas o resto: Papagaios,Tricolores,Forbes,Modestos nem sequer pegam no choco!

p.s. vou abrir um tópico para discutirmos este assunto porque o tema está a fugir ao meu tópico que era como camuflar as anilhas e evitar os Bengalis de retirarem as mesmas.
luisbaleia
luisbaleia

Mensagens : 595
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sintra/Magoito
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Os estragos que fazem as anilhas.... Empty Re: Os estragos que fazem as anilhas....

Mensagem  Ruben Roque Dom 08 Jan 2012, 12:02

Bom dia, Rui.
Desde já obrigado, exclareceu-me certas coisas. Em relação da utilização dos bengalins para amas dos goulds, e a parte de colocar no ninho apenas 2 ou 3 crias no ninho, isso já tinha discutido com o criador conhecido, acho que as crias de gould ficam com boa qualidade na mesma se estiverem poucas nos ninhos de bengalins. Falando agora de abrir outro topico para este assunto, acho bem Luis, pois já estamos aqui a misturar as conversa Razz
Cada vez gosto mais deste forum, todos os dias até hoje tenho aprendido qualquer coisinha, o que é muito bom. Eu defendo que antes de nos aventurarmos em comprar aves, e só depois adquirir conhecimentos, e aprender um pouco mais nao é o mais correto. Acho que pelo menos o basico como higiene, cuidados, sementes, papas, criação, etc., se deve saber, para depois sim disso tudo, comprarmos aves, e como até discutimos com criadores mais experientes eles nos aconcelharam, até podemos apostar em aves de boa qualidade. Espero nao ter sido muito confuso
Cumps
Ruben Roque
Ruben Roque

Mensagens : 240
Data de inscrição : 26/11/2011
Localização : Algarve
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos