Fórum dos Exóticos
Como regular a luminosidade para reprodução Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Como regular a luminosidade para reprodução Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como regular a luminosidade para reprodução

5 participantes

Ir para baixo

Como regular a luminosidade para reprodução Empty Como regular a luminosidade para reprodução

Mensagem  juliorj Dom 27 Set 2009, 01:04

Olá Nesta epoca de reprodução é fundamental que se tenha um tempo maior de luminosidade no local onde as aves ficam, porém gostari de saber como faço para alterar a luminosidade de um determinado local gradatuivamente e qual tipo de lampada que se utiliza...pois sabemos que essas lampadas convecionais direcionadas as aves chegam a incomodá-las bem como acender diretamente deixa irritada...então o que faço pois um periodo maior de luminosidade faz com que as crias também se alimentem mais e melhor....


Tenho dúvidas ?

A LUZ TEM EFEITO ATIVADOR NA REPRODUÇÃO DAS AVES
juliorj
juliorj

Mensagens : 61
Data de inscrição : 07/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como regular a luminosidade para reprodução Empty Re: Como regular a luminosidade para reprodução

Mensagem  CRodrigues Sáb 07 Nov 2009, 03:08

Viva

Eu utilizo um regulador de tensão, com lâmpadas incandescentes.
O problema é que o regulador é manual... Mad
Tenho de ir "à la pate" diminuir a intensidade de vez em quando.

Estou a projectar nos momentos livres um regulador de tensão horário.

Para quem perceber de electrónica posso dar umas dicas depois de o ter feito.
CRodrigues
CRodrigues

Mensagens : 265
Data de inscrição : 01/11/2009
Localização : Cercal do Alentejo / Vila Nova de Milfontes
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Como regular a luminosidade para reprodução Empty Re: Como regular a luminosidade para reprodução

Mensagem  Nandes Sáb 07 Nov 2009, 11:42

Eu tenho um regulador tactil que fiz Razz "DIMER TACTIL"
Nandes
Nandes

Mensagens : 255
Data de inscrição : 14/07/2009
Localização : Guimarães
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Como regular a luminosidade para reprodução Empty Re: Como regular a luminosidade para reprodução

Mensagem  CRodrigues Sáb 07 Nov 2009, 12:12

Ora pois amigos Nandes....mas tb tens de ir lá tu regular. Smile
Não é automático. E as lâmpadas são de quais as que usas? Incandescentes, fluorescente ou LEDs?
CRodrigues
CRodrigues

Mensagens : 265
Data de inscrição : 01/11/2009
Localização : Cercal do Alentejo / Vila Nova de Milfontes
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Como regular a luminosidade para reprodução Empty Re: Como regular a luminosidade para reprodução

Mensagem  António Ferreira Sáb 07 Nov 2009, 12:24

Bom dia.
Nada mais simples que isto.
2 relógios temporizadores, 1 ou 2 lampadas 20W fluorescentes, 1 lampada 7W fluorescente de casquilho, 1 abajur, fio electrico, 2 fichas macho, custo, 20.00€ +-, aqui ficam umas fotos da coisa Very Happy
Também pode comprar uma coisa sotisficada como esta só que custa um balúrdio.
http://www.saidacasca.com/paginatipo41.asp?id=13&ilingua=1&item=91&idpai=

Como regular a luminosidade para reprodução Prog.%20luz

Como regular a luminosidade para reprodução Luz%20principal

Como regular a luminosidade para reprodução Luz%20secund
Um abraço, Ferreira
www.forumdoferreira.com
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Como regular a luminosidade para reprodução Empty Re: Como regular a luminosidade para reprodução

Mensagem  António Ferreira Sáb 07 Nov 2009, 12:29

Bom dia mais uma vez.
Só uma ressalva, por lapso não meti o preço das lampadas Very Happy, portanto tudo fica nos 50.00€ mais ou menos.

Um abraço, Ferreira
www.forumdoferreira.com
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Como regular a luminosidade para reprodução Empty Re: Como regular a luminosidade para reprodução

Mensagem  Nandes Sáb 07 Nov 2009, 13:07

eu uso as Incandescentes mas tambem nao me custa nada 2 toques na placa de cobre e ja ta regulada Wink
Nandes
Nandes

Mensagens : 255
Data de inscrição : 14/07/2009
Localização : Guimarães
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Como regular a luminosidade para reprodução Empty Re: Como regular a luminosidade para reprodução

Mensagem  António Ferreira Sáb 07 Nov 2009, 14:14

Boa tarde Nandes.
E se explicasse melhor essa das placas de cobre não seria melhor?
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Como regular a luminosidade para reprodução Empty Re: Como regular a luminosidade para reprodução

Mensagem  Nandes Sáb 07 Nov 2009, 14:54

Esse dimer tactil normalmente para se regular a luz tem uma especie de vidro onde se toca para regular, o que eu fiz para sair mais baracto foi peguei num pouco de placa de cobre que me sobrou de fazer a placa dimer,e coluqueia em vez desse vidrito Razz do tipo é uma coisa simples digamos para quem percebe um pouco de electronica e Circuitos electronicos Razz

Este dimmer controla lâmpadas incandescentes de até 100 W a partir de um único ponto possível. Os níveis de luz podem ser ajustados por toque desde zero até o Maximo.
Contador de década divisor de 10 com 10 saídas. Se torçamos no sensor e permanecermos nesta condição, os pulsos que passam ao pino 14 do 4017 farão que eles acione suas saídas em seqüência.
Como em cada saída temos um resistor de valor diferente, a junção do resistor selecionado com C¹, Q¹, R12 e R13 forma um oscilador que gerará um sinal de freqüência diferente para cada saída selecionada do 4017. Este sinal é utilizado para acionamento do triac.
Como funciona:
O CD4060 é um contador binário de 14 estágios, transporte seriado e possui ainda um conjunto de portas.quando alguém toca numa pequena.
O brilho da lâmpada vai depender justamente da freqüência do oscilador e, portanto, da seleção do resistor, que é feita pelo tempo que deixamos o dedo no sensor, mais próximo no final do semiciclo ocorre o disparo, e menor será o brilho da lâmpada.
O resistor R² controla a sensibilidade ao toque. R14 e C14 protegem o circuito de comutação contra as variações rápidas de tensão que ocorrem na comutação.
Placa sensora, é transferido para o integrado o ruído de 60 Hz da rede de alimentação. Este ruído é então sucessivamente dividido por 2 até ser entregue ao pino 14 do CD 4017, que é um.
O LED¹ indica o brilho Maximo da lâmpada, enquanto que o LED² indica a lâmpada apagada.
A carga máxima de 100 W dispensa o uso de dissipador, o que permite a montagem do circuito numa caixa de 2 x 4 polegadas, para instalações elétricas.
A fonte pode ser 110 V ou 220 Vc.a. como sugestão do autor, podemos usar o LED bicolor ao invés dos dois LEDs comuns indicado no diagrama.
Nandes
Nandes

Mensagens : 255
Data de inscrição : 14/07/2009
Localização : Guimarães
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Como regular a luminosidade para reprodução Empty Re: Como regular a luminosidade para reprodução

Mensagem  Nandes Sáb 07 Nov 2009, 15:03

Deixo aqui o esquema electronico dele Smile

Como regular a luminosidade para reprodução Dimmernandes.th
Nandes
Nandes

Mensagens : 255
Data de inscrição : 14/07/2009
Localização : Guimarães
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Como regular a luminosidade para reprodução Empty Re: Como regular a luminosidade para reprodução

Mensagem  damata Sáb 07 Nov 2009, 15:54

António Ferreira escreveu:Bom dia.
Nada mais simples que isto.
2 relógios temporizadores, 1 ou 2 lampadas 20W fluorescentes, 1 lampada 7W fluorescente de casquilho, 1 abajur, fio electrico, 2 fichas macho, custo, 20.00€ +-, aqui ficam umas fotos da coisa Very Happy
Também pode comprar uma coisa sotisficada como esta só que custa um balúrdio.
http://www.saidacasca.com/paginatipo41.asp?id=13&ilingua=1&item=91&idpai=

http://ferreira1948.no.sapo.pt/prog.%20luz.JPG
http://ferreira1948.no.sapo.pt/luz%20principal.JPG
http://ferreira1948.no.sapo.pt/Luz%20secund.JPG

Um abraço, Ferreira
www.forumdoferreira.com

boas amigo antonio,realmente é um sistema simples e automatico,varias lampadas de varios wats e vai desligando da mais forte até á mais fraca e vice versa, posso acrescentar uma "nigh light",que utilizava no aquario de recife,(corais e peixes),que não é nada mais que um ou mais led´s de cor azul/roxa que simula o luar...

ps: fartei me de rir com o abajur! Laughing Laughing Laughing
damata
damata

Mensagens : 54
Data de inscrição : 24/08/2009
Localização : sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Como regular a luminosidade para reprodução Empty Re: Como regular a luminosidade para reprodução

Mensagem  António Ferreira Sáb 07 Nov 2009, 16:34

Boa tarde
Para o Nandes, pois, defacto isso é para quem perceba de elctrónica, não para o comum murtal e se formos bem a ver a coisa acaba por ficar pelo mesmo valor que o temporizador digital.
Para o Damata.
Andei a ver nas lojas um abajur que me agradasse, como não encontrei e ao passar no meu quintal por um vaso de plástico comecei a olhar para aquilo e foi tiro e queda Very Happy , como mesmo assim ainda era muita claridade lembrei-me de abrir um saco de plástico azul que estava no aviário e não foi que resultou Exclamation Very Happy

Um abraço, Ferreira
www.forumdoferreira.com
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Como regular a luminosidade para reprodução Empty Re: Como regular a luminosidade para reprodução

Mensagem  CRodrigues Sáb 07 Nov 2009, 20:12

Ora viva,

Bem, adorei o temporizador do António! Ideia mto original!! Smile
Ao menos é um sistema automático, apesar de não permitir muitas variações da LUXs...

Nandes, esse sistema realmente é porreiro, mas cá está, não é automático. Contudo permite vários estados de luminosidade, o que é bastante bom. Mas o mesmo consigo eu com um simples regulador de tensão (potenciómetro)!! loool Acabamos por ter de ir lá à mesma regular...
Foste buscar a ideia a algum site brasuca? É que existem termos que não utilizamos na electrónica em PT, "transporte seriado", "resistor", "60 Hz" (a nossa freq de rede é 50Hz), etc.
Mas ainda assim os meus parabéns está bem conseguido!!

É mm uma cenas dessas do site "saidacasca" que estou a tentar fazer. Tenho alguns problemas é com o clock... Sad
Estou a pegar num regulador de velocidade de motores que fiz no curso.
O problema é k sou electrotécnico de sistemas de potência e não te electrónica... lol Mas com tempo e perseverança vamos lá.

Quando tiver feito e testado posto o esquema aqui, com um pequeno orçamento dos materiais e tentarei explicar o mais simples possível a lógica.
CRodrigues
CRodrigues

Mensagens : 265
Data de inscrição : 01/11/2009
Localização : Cercal do Alentejo / Vila Nova de Milfontes
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos