Fórum dos Exóticos
Construção de um viveiro... Novo projecto! Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Construção de um viveiro... Novo projecto! Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Construção de um viveiro... Novo projecto!

+3
estrafalhote
Hélder Branco
CjSR
7 participantes

Ir para baixo

Construção de um viveiro... Novo projecto! Empty Construção de um viveiro... Novo projecto!

Mensagem  CjSR Ter 13 Dez 2011, 01:58

Boas companheiros

Estou em vias de contruir um viveiro que seja compativel com o espaço que disponho para a minha "passarada".
Actualmente tenho as aves em gaiolas provisorias, e uma vez que me estou a dedicar a isto novamente, pretendia fazer alguma mais "bonitinho" e arrumado.

o problema é que o espaço que disponho actualmente não é grande e a unica solução que me ocore é contruir um viveiro tipo torre.

Há alguns anos atras, contrui uns viveiros a partir daquelas prateleiras que se vendem a nas lojas de bricolage, utilizando rede 50mmx12mm. o unico problema foi que a limpeza era dificil, pois não tinha gavetas, sendo que a prateleira fixa era a divisória das gaiolas, a limpeza era demorada e complicada.
O outro senao, foi que com as limpezas e lavagens comecou a descascar e ganhar ferrugem.

Visto esta anterior experiência, queria desta vez utilizar material em Inox ou galvanizado, em vez das normais estantes de chapa, e construir algo que minimiza-se algum trabalho.

estava a pensar em um viveiro feito de raiz, com formato de torre, tal como a imagem abaixo:

Construção de um viveiro... Novo projecto! Viveiro1

Ainda me sobra algum espaço para fazer uma voadeira...
Estou um pouco limitado ao espaço e por isso não me posso "esticar muito" nas medidas...
Sendo que tambem por agora as 4 gaiolas seriam suficientes para a criação que pretendo.


As gaiolas que tenho actualmente são aquelas duplas de criação, e elas tem 4 gavetas plásticas com medidas 36x36cm... visto que estas estão novas, gostaria de as aproveitar para o novo viveiro.

Sendo assim, as gaiolas teriam medidas de 40x36x30cm:
40cm Altura
36cm Largura
30cm Profundidade
(com ninhos no exterior)

O que acham das medidas? Será pequeno?

Caso seja pequeno terei de fazer a torre apenas com 3 gaiolas.


abraço


Última edição por CjSR em Ter 13 Dez 2011, 22:00, editado 2 vez(es)

CjSR

Mensagens : 8
Data de inscrição : 12/12/2011
Localização : Santa Maria da Feira
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de um viveiro... Novo projecto! Empty Re: Construção de um viveiro... Novo projecto!

Mensagem  CjSR Ter 13 Dez 2011, 02:04

PS:

Faltou dizer que pretendo a gaiola p/ criar Mandarins, Bengalins e Canários.

abraço

CjSR

Mensagens : 8
Data de inscrição : 12/12/2011
Localização : Santa Maria da Feira
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de um viveiro... Novo projecto! Empty Re: Construção de um viveiro... Novo projecto!

Mensagem  Hélder Branco Ter 13 Dez 2011, 09:28

Boas estas medidas es´~ao boas para estes passaros tb tenho dentro destas medidas.
Hélder Branco
Hélder Branco

Mensagens : 462
Data de inscrição : 28/08/2011
Localização : Relva, Ponta Delgada AÇORES
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de um viveiro... Novo projecto! Empty Re: Construção de um viveiro... Novo projecto!

Mensagem  estrafalhote Ter 13 Dez 2011, 09:32

CjSR escreveu:Boas companheiros


Sendo assim, as gaiolas teriam medidas de 40x36x30cm:
40cm Altura
36cm Largura
30cm Profundidade
(com ninhos no exterior)

O que acham das medidas? Será pequeno?


abraço

se por acaso passares no tópico das minhas instalações vês lá que tenho gaiolas nesse formato só que na vez de ser em inox é em contraplacado e uma em madeira. tenho gaiolas de duas medidas duas de 50Lx35Cx40 porfundidade, depois tenho tambem oiutras duas de 40x35x40 a meu ver sinceramente preferia ter todas aí com 60 cm de largura, para os passaritos terem mais espaço mas tu tal como eu o espaço é pouco é para o que dá e chega bem.

só um a aparte tem atenção com a distancia que vais deixar entre a frente de rede da gaiola e o fundo, para deixares espaço para passar bem um tabuleiro, vendo as medidas encontras isso facil na net e não deve de ser assim tão caro.
estrafalhote
estrafalhote

Mensagens : 81
Data de inscrição : 16/05/2011
Localização : Praia de Mira
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de um viveiro... Novo projecto! Empty Re: Construção de um viveiro... Novo projecto!

Mensagem  Convidado Ter 13 Dez 2011, 21:04

Olá, a nivel de tabuleiros podes fazer tu com chapa galvanizada, ou comprar na slojas de animais em plastico...
As medidas, é que a meu ver não são as melhores Rolling Eyes o mais importante para estas aves é o comprimento e não a altura(que deverá ser maior por exemplo em psitacidios), 30 cm é um pouco pequeno, mas se não der para mais...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Construção de um viveiro... Novo projecto! Empty Re: Construção de um viveiro... Novo projecto!

Mensagem  CjSR Ter 13 Dez 2011, 21:46

Boas!
Desde já obrigado pelas ideias...
Estive a fazer umas mudanças e a arrumar um pouco... e la consegui espaço para algo maior...
Depois de uma pequena guerra com a "dona da casa" consegui com que ela me deixa-se usar um espaço abrigado que tenho aqui, em vez da ideia inical (garagem). Laughing

Em vez de fazer a torre, vou utilizar uma estante com medidas 150x75x30 idêntica à da foto abaixo.
A única diferença é que vou utilizar uma estante em Chapa zincada, para não ganhar ferrugem após as lavagens Very Happy

Construção de um viveiro... Novo projecto! 23805182

Assim sendo... pretendo dividir a estante da seguinte forma:

4 gaiolas p/ criação c/ medidas: 40x36x30cm (Altura x Largura x Profundidade)

1 Voadeira c/ medidas: 65x75x30 (Altura x Largura x Profundidade)


Eis mais ou menos aquilo que estou a projectar: Very Happy
Construção de um viveiro... Novo projecto! Viveiro2

O material a usar será:
» 1 estante com medidas 150x75x30
» 6 gavetas 36x35cm (originais das criadeiras)
» Rede galvanizada aos quadrados de 12x12mm
» Varas de madeira de 10mm (para fazer os poleiros)


Ainda não sei como vou fechar as laterais da gaiola... Não queria usar rede, pois a gaiola ia ficar muito em aberto... então lembrei-me de usar placas de acrilicou ou chapa de zinco... ainda tenho de ver esse problema.

A questão é agora esperar que chegue o material para colocar mãos á obra...
A estante nova chega na quinta-feira... como pedi zincada não havia stock e tiveram de pedir.

Já não é a primeira vez que faço algo do genero... tenho de confessar que á uns anos atras, comecei com uma estante, e quando dei por ela já tinha 2 estantes unidas... com periquitos e Caturras... mas nunca fiz criação, apenas cuidava das aves.
tenho pena de não ter ficado com fotos desas gaiolas, mas já foi á uns 6 anos atras que me desfiz delas...


opiniões e ideias, aceitam-se!
Obrigado

cumprimentos

CjSR

Mensagens : 8
Data de inscrição : 12/12/2011
Localização : Santa Maria da Feira
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de um viveiro... Novo projecto! Empty Re: Construção de um viveiro... Novo projecto!

Mensagem  CjSR Ter 13 Dez 2011, 21:53

Diogo Santos escreveu:Olá, a nivel de tabuleiros podes fazer tu com chapa galvanizada, ou comprar na slojas de animais em plastico...
As medidas, é que a meu ver não são as melhores Rolling Eyes o mais importante para estas aves é o comprimento e não a altura(que deverá ser maior por exemplo em psitacidios), 30 cm é um pouco pequeno, mas se não der para mais...

Caro Diogo...
Desde já obrigado pela reposta e pelas dicas...
Actualmente já tenho alguns tabuleiros em plastico que acaba por ser compativel com a descrição acima.
No entanto pelo que tenho visto, quer nas lojas, como em casa de alguns criadores... normalmente o tamanho das "criadeiras duplas" rondam 36x36x30... onde estas acabam por ser maiores.

as criadeiras que falo, são deste tipo:
Construção de um viveiro... Novo projecto! 887050

Acha que serão pequenas para mandarins, canarios e bengalins???

cumprimentos


CjSR

Mensagens : 8
Data de inscrição : 12/12/2011
Localização : Santa Maria da Feira
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de um viveiro... Novo projecto! Empty Re: Construção de um viveiro... Novo projecto!

Mensagem  Luís Lourenço Ter 13 Dez 2011, 22:23

Boas,

Essas medidas servem para Bengalins e Mandarins (dos normais). Para Canários não!

Cumprimentos
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de um viveiro... Novo projecto! Empty Re: Construção de um viveiro... Novo projecto!

Mensagem  CjSR Ter 13 Dez 2011, 22:35

obrigado pela resposta.

no entanto a gaiola vai ter divisoria amovivel, caso pretenda aumentar a gaiola de tamanho. Wink
Nunca se sabe se poderei a vir ter um casal de outra especie!

O que pretendo és mesmo mandarins e bengalins como tinha dito nos topicos acima...
canarios apenas tenho um... mas este não vou colocar nesta gaiola pois foi criado dentro de casa desde pequeno, e está meio domesticado... não quero arriscar coloca-lo no viveiro, visto que ele até faz bastante companhia em casa.


CjSR

Mensagens : 8
Data de inscrição : 12/12/2011
Localização : Santa Maria da Feira
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de um viveiro... Novo projecto! Empty Re: Construção de um viveiro... Novo projecto!

Mensagem  Jean Sorg Qua 14 Dez 2011, 00:06

Na minha opinião este seu ultimo projeto fica de bom tamanho para criar o que está pretendendo, já que tem um espaço limitado!
Jean Sorg
Jean Sorg

Mensagens : 562
Data de inscrição : 22/04/2011
Localização : Guarujá S.P.
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de um viveiro... Novo projecto! Empty Re: Construção de um viveiro... Novo projecto!

Mensagem  Convidado Qua 14 Dez 2011, 14:53

Olá uma vez mais, acredito perfeitamente que mandarins e bengalins ai criem mas a meu ver os 30 cm são desproporcionais e muitos pequenos em comparação com os 40 cm...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Construção de um viveiro... Novo projecto! Empty Re: Construção de um viveiro... Novo projecto!

Mensagem  RC Sex 06 Abr 2012, 23:25

A minha opinião enquanto ex-criador e com experiência na reprodução de exóticos e não só, é que para qualquer ave o comprimento das gaiolas,deve ser sempre superior à altura, pois são aves que se deslocam na horizontal e preferem o comprimento, ao contrário de pássaros que gostam da altura como os melros, rouxinóis e outros. Quando oiço comprimentos de 30/40 cm acho francamente pouco. Os pássaros ficam muito atrofiados entre "4 paredes".
Na minha opinião para qualquer pássaro exótico de pequeno/médio porte o aconselhável em termos de dimensão, na minha opinião como ex-criador é:

Comprimento: 60/70 CM
Altura: 35/40 CM
Profundidade: 35/40 CM

Todavia, cada caso é um caso e nem sempre podemos ter o que queremos. Assim é preferível ter menos mas nas condições exigidas. (é melhor ter 4 casais em boas condições de salubridade e espaço do que 8 casais em espaços pequenos e em condições duvidosas.

Outra condição importante é a limpeza da gaiola que deve ser feita semanalmente (não mensalmente) conforme o tipo de manutenção exigida para a limpeza. Os ninho também devem ser sempre limpos e desparasitados a cada inicio de postura.
A alimentação e água sempre limpa também é factor predominante para o sucesso da reprodução e saúde das aves.
RC
RC

Mensagens : 723
Data de inscrição : 23/11/2011
Localização : Oliveira de Azeméis
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de um viveiro... Novo projecto! Empty Re: Construção de um viveiro... Novo projecto!

Mensagem  Vice Sáb 07 Abr 2012, 07:39

Concordo com o que o RC disse, o projecto é interessante mas nessa bateria colocar apenas 4 casais ,
1 por divisória.
cumps
Vice
Vice

Mensagens : 66
Data de inscrição : 21/10/2011
Localização : Covilhã
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos