Fórum dos Exóticos
Qual o sexo destes mandarins? Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Qual o sexo destes mandarins? Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Qual o sexo destes mandarins?

+6
RC
Jean Sorg
estrafalhote
Rui Lopes
Luís Lourenço
gimbras
10 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Qual o sexo destes mandarins? Empty Qual o sexo destes mandarins?

Mensagem  gimbras Sex 02 Dez 2011, 14:28

boa tarde,
queria pedir ajuda para classificar este mandarim, quanto ao sexo.

Qual o sexo destes mandarins? Dsc00042kx
By gimbra at 2011-12-02

Qual o sexo destes mandarins? Dsc00041gb
By gimbra at 2011-12-02

Qual o sexo destes mandarins? Dsc00040ue
By gimbra at 2011-12-02

os pais são estes:

Qual o sexo destes mandarins? Nassib
By gimbra at 2011-09-17

Qual o sexo destes mandarins? Castanha
By gimbra at 2011-09-17

a minha dúvida está no seguinte:
eu crio as fêmeas separadas dos machos (neste momento são 6, 3 adultas e 3 juvenis), numa gaiola de 100x80x30 com ninhos de dormir.
esta ave tem quase 6 meses e, até há cerca de 1 mês, comportou-se sempre como fêmea.
nunca teve contacto com machos, embora os consiga ouvir, excepto com o pai, antes de ser separada.
há coisa de 1 mês, começou a mudar:
o bico, que era bastante claro, começou a ficar mais vermelho.
começou a ter comportamentos dominantes em relação ao espaço e a manter as outras fêmeas adultas (mãe e irmã da mesma ninhada) afastadas, uma em cada canto da gaiola.
corteja essas fêmeas, como se fosse um macho, mas não canta, só pia.
esfrega as fêmeas, mas não copula.
fica muito agressiva comigo se meto a mão na gaiola, e não deixa as fêmeas juvenis aproximarem-se dos ninhos das adultas.
agora o mais estranho:
as outras fêmeas adultas começaram a pôr ovos; a mãe já tem 4 e a irmã 3.
a postura é irregular, em ambos os casos, mais ou menos 1 ovo a cada 3 dias.
os ovos são bem formados, mas não são galados.
já tentei procurar informação sobre este caso, mas a única que encontrei, para casos parecidos, refere-se a peixes e não a aves.
agradeço qualquer informação ou opinião que me possam dar. mesmo que não seja muito concreta pode ajudar.
afinal, tenho uma fêmea de pêlo-na-venta, um macho abichanado, ou o quê? e as outras fêmeas estão a ficar malucas, ou sou eu que estou a ver o filme do avesso?
obrigado e cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sexo destes mandarins? Empty Re: Qual o sexo destes mandarins?

Mensagem  Luís Lourenço Sex 02 Dez 2011, 14:49

Olá Jorge,

Essa ave é claramente uma fêmea.
Esse comportamento é típico de fêmeas com o cio e sem acesso a machos. Com 6 meses já está "pronta" a reproduzir-se, embora na minha opinião o mais aconselhável seja juntar as aves com 9 meses ou mais
Quando dizes "esfrega" referes-te ao quê ao certo? A coçarem-se mutuamente na zona do pescoço? Se for isso é normal, significa que se dão bem, mesmo entre espécies diferentes da família Estrildidae esse comportamento é normal.
Por exemplo, tenho tenho 4 Bichenovs que se dão muito bem com um Bico de Lacre e catam-se mutuamente uns aos outros e até já vi o Bico de Lacre a querer fazer coisas menos próprias às fêmeas Bichenovs Laughing

Abraço
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sexo destes mandarins? Empty Qual o sexo?

Mensagem  Rui Lopes Sex 02 Dez 2011, 14:50

Boa tarde. De certeza absoluta que possui três fêmeas. As fêmeas "dominantes", em algumas situações, têm tendência por serem territoriais e agressivas. Julgo que se deve ao facto de quererem procriar.

Cumprimentos.
Rui Lopes
Rui Lopes

Mensagens : 463
Data de inscrição : 18/04/2011
Localização : Fermentelos - Águeda
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sexo destes mandarins? Empty Re: Qual o sexo destes mandarins?

Mensagem  gimbras Sex 02 Dez 2011, 15:04

boa tarde Luís e Rui,
a essa parte do cio e da dominancia eu já tinha chegado. só falei nisso para enquadrar o caso.
a minha questão de fundo é: porque razão as outras fêmeas estão a pôr ovos?
se calhar é normal, e é só ignorância minha, mas não percebo a razão para isso. será que as mandarins têm ovulações regulares mesmo sem hipótese de procriar? em termos bioecológicos isso não faria sentido, dado o meio "pobre" de onde provêm.
obrigado por responderem.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sexo destes mandarins? Empty Re: Qual o sexo destes mandarins?

Mensagem  estrafalhote Sex 02 Dez 2011, 15:11


Eu por acaso também sofro de uma coisa parecida com uma "femea" que tenho aqui.

já a juntei com 2 machos diferentes em gaiolas pequenas sendo que na primeira nem ninho fizeram, depois quando a juntei com um outro macho lá foram fazendo ninho mas mais de mês e meio depois, nem um único ovo, entretanto sucedeu-se uns problemas com os meus mandarins e fiquei reduzido a duas fêmeas,entre elas essa branca e uma outra que lá nasceu entretanto arranjei um macho e tornei a junta-lo com esta fêmea e infelizmente mal começaram a fazer o ninho o macho bateu a bota.
Entre todas estas trocas cheguei a ter 3 fêmeas(a contar com a branca) e 2 machos na voadeira e esta foi a única que nunca criou
Agora tenho as duas fêmeas juntas mais um outro macho que já comprei na minha voadeira e ela para não variar não quer saber do macho para nada de tal forma que o macho já anda a fazer ninho com a outra fêmea mais nova.

Já cheguei a acreditar que fosse um macho, só que não lhe noto marcas nenhumas na bochecha ela é completamente branca tirando a pequena lágrima preta que tem debaixo do olho.
estrafalhote
estrafalhote

Mensagens : 81
Data de inscrição : 16/05/2011
Localização : Praia de Mira
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sexo destes mandarins? Empty Re: Qual o sexo destes mandarins?

Mensagem  gimbras Sex 02 Dez 2011, 15:19

já tinha ouvido falar de casos de fêmeas que não procriam. agora de levarem as outras "na conversa" é que não.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sexo destes mandarins? Empty Re: Qual o sexo destes mandarins?

Mensagem  Luís Lourenço Sex 02 Dez 2011, 15:21

Boas Jorge,

O facto de estarem separadas dos machos faz com que estejam mais ciosas e como têm ninhos disponíveis conjugado com o facto de desenvolverem comportamentos entre elas típicos dum casal vai fazer com que iniciem posturas, mesmo sem machos.
Eu tenho todas as minhas 6 Mandarins fêmeas + fêmea Babete separadas num viveiro duplo de cerca de 80 cm de comprimento e não me apareceram ovos até agora e normalmente nunca me aparecem na altura do descanso. Acho que o principal motivo por estarem a aparecer é por terem ninhos à disposição, que também contribuem para a agressividade demonstrada, embora os Mandarins sejam aves agressivas. Se tirares os ninhos o mais certo é os ovos nunca mais aparecerem.

Alexandre, pela tua descrição, a tua fêmea é mesmo fêmea, neste caso uma Diluída. Talvez nunca tenha criado por ser velha ou então já foi espremida demais antes de te chegar às mãos.

Abraço
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sexo destes mandarins? Empty Re: Qual o sexo destes mandarins?

Mensagem  estrafalhote Sex 02 Dez 2011, 15:25

Luís Lourenço escreveu:Boas Jorge,


Alexandre, pela tua descrição, a tua fêmea é mesmo fêmea, neste caso uma Diluída. Talvez nunca tenha criado por ser velha ou então já foi espremida demais antes de te chegar às mãos.

Abraço


Pois sinceramente não sei, mas tenho pena de ela não criar porque é uma fêmea bastante bonita.
estrafalhote
estrafalhote

Mensagens : 81
Data de inscrição : 16/05/2011
Localização : Praia de Mira
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sexo destes mandarins? Empty Re: Qual o sexo destes mandarins?

Mensagem  gimbras Sex 02 Dez 2011, 15:27

obrigado Luís,
vou experimentar tirar os ninhos, para ver o que acontece.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sexo destes mandarins? Empty Re: Qual o sexo destes mandarins?

Mensagem  Jean Sorg Sex 02 Dez 2011, 22:02

se for comparar com manons, digo que meu irmão já manteve por engano um casal moderno, já que lhe venderam duas femeas, e deixou à dispozição uma caixa ninho. O resultado é que se comportavam como um casal, posturas de 8 a 10 ovos, e nada de crias (e nada de cantar). Por final, ele acertou dois machos e juntou com cada "uma delas" e resultou em crias!
Moral da história é que o ninho deve induzir a este comportamento!
Jean Sorg
Jean Sorg

Mensagens : 562
Data de inscrição : 22/04/2011
Localização : Guarujá S.P.
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sexo destes mandarins? Empty Re: Qual o sexo destes mandarins?

Mensagem  gimbras Sex 02 Dez 2011, 22:27

Jean Sorg escreveu:se for comparar com manons, digo que meu irmão já manteve por engano um casal moderno, já que lhe venderam duas femeas, e deixou à dispozição uma caixa ninho. O resultado é que se comportavam como um casal, posturas de 8 a 10 ovos, e nada de crias (e nada de cantar). Por final, ele acertou dois machos e juntou com cada "uma delas" e resultou em crias!
Moral da história é que o ninho deve induzir a este comportamento!

olá Jean,
parece que tem que ver com o ninho, sim.
mas, eu vou testar, para ter a certeza.
já isolei a fêmea dominante e mudei-lhe a dieta, para baixar os níveis de testosterona.
para já vou manter os ninhos para ver se as outras fêmeas páram as "posturas" ou não; se não pararem tiro os ninhos.
se as posturas pararem, em janeiro volto a juntar a dominante (já vai estar com a testosterona em baixo) e ver o que acontece.
obrigado por colaborar. cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sexo destes mandarins? Empty Re: Qual o sexo destes mandarins?

Mensagem  RC Sex 02 Dez 2011, 23:02

Claro que isso tem a ver com o facto de elas terem um ninho à disposição. Se lhes retirares isso já não acontece. No principio ainda continuarão mas depois passa-lhes.
Isso é como os humanos. Juntas duas mulher numa cama e vais ver o que acontece!

Embarassed Embarassed Embarassed Embarassed Embarassed Embarassed Embarassed Embarassed Embarassed Embarassed Embarassed
RC
RC

Mensagens : 723
Data de inscrição : 23/11/2011
Localização : Oliveira de Azeméis
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sexo destes mandarins? Empty Re: Qual o sexo destes mandarins?

Mensagem  gimbras Sex 02 Dez 2011, 23:15

eu queria evitar tirar os ninhos; para o tipo de criação que em quero fazer, faz sentido é manter os ninhos. mas,se calhar lá terá que ser.
e já agora, quero perceber o que está a acontecer, biologicamente.
cumprimentos,

Ps: toma cuidado ao falar de mulheres, porque anda aí um "xerife da moralidade", que te vai dar na cabeça Qual o sexo destes mandarins? 579828567
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sexo destes mandarins? Empty Re: Qual o sexo destes mandarins?

Mensagem  Hélder Branco Sáb 03 Dez 2011, 01:57

amigo LUIS LOURENÇO em suma daquilo que li aprendi mais alguma coisa mas ficou me 1 na cabeça o facto de as meter juntas para procriar com 6meses difere muito de as meter aos 9 pois sei que estão mais maduras mas é arriscado meter aos 6 meses?
Hélder Branco
Hélder Branco

Mensagens : 462
Data de inscrição : 28/08/2011
Localização : Relva, Ponta Delgada AÇORES
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sexo destes mandarins? Empty Re: Qual o sexo destes mandarins?

Mensagem  Luís Lourenço Sáb 03 Dez 2011, 15:13

Boas,

Jorge, as fêmeas vêem ou ouvem os machos?

Juntar fêmeas com 6 meses é arriscado pois embora já metam ovos não têm "cabedal" para aguentar esse desgaste. Ou morrem com ovos atravessados ou então não aguentam criar os pequenos e morrem desgastadas.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sexo destes mandarins? Empty Re: Qual o sexo destes mandarins?

Mensagem  gimbras Sáb 03 Dez 2011, 17:36

Luís Lourenço escreveu:Boas,

Jorge, as fêmeas vêem ou ouvem os machos?


boas Luís,
ouvem, mas não vêem.
cumprimentos,

Ps: hoje já está tudo normal, em termos de comportamento, porque retirei a dominante. vamos ver se páram as posturas.
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sexo destes mandarins? Empty Re: Qual o sexo destes mandarins?

Mensagem  Luís Lourenço Sáb 03 Dez 2011, 22:13

Boas Jorge,

Mesmo só ouvindo os machos chega para para desencadear esses acontecimentos.
Mas baseado na minha experiência aponto como a principal causa desses comportamentos o fato de terem ninhos à disposição. Não te esqueças que os Mandarins são uma máquinas a criar. Como estão com o cio aliado aos ninhos disponíveis chega para as fêmeas começarem a pôr.

Abraço
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sexo destes mandarins? Empty Re: Qual o sexo destes mandarins?

Mensagem  gimbras Sáb 03 Dez 2011, 22:21

boas Luís,
vou ficar atento e, se for preciso, retiro os ninhos. mas para já, parece ter voltado tudo ao normal (excepto a dominante, que está isolada e anda doida Laughing ).
obrigado pelas indicações.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sexo destes mandarins? Empty Re: Qual o sexo destes mandarins?

Mensagem  luciano moreira Sáb 03 Dez 2011, 22:31

gimbras escreveu:Ps: toma cuidado ao falar de mulheres, porque anda aí um "xerife da moralidade", que te vai dar na cabeça Qual o sexo destes mandarins? 579828567

Apesar de ser militar não sou nenhum xerife apenas acho que por terem algumas mulheres a participarem do fórum deveríamos ter cautela com o que digitamos, acho sim que o que o RC digitou não está certo e acho que o senhor pela idade deveria estar a corrigir e não a criticar se eu estiver a dizer asneira espero que alguém me corrija.
luciano moreira
luciano moreira

Mensagens : 811
Data de inscrição : 07/09/2011
Localização : Montes Claros -MG
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sexo destes mandarins? Empty Re: Qual o sexo destes mandarins?

Mensagem  Luís Lourenço Sáb 03 Dez 2011, 22:33

Boas Jorge,

Mantém as outras fêmeas debaixo de olho pois pode acontecer que outra fêmea se torne agressiva, principalmente as que iniciaram postura.

Cumprimentos
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sexo destes mandarins? Empty Re: Qual o sexo destes mandarins?

Mensagem  luciano moreira Sáb 03 Dez 2011, 22:38

Voltando ao assunto dos pássaros tenho um casal de manons brancos que nunca cantaram ou tiraram filhotes porem um deles faz postura e se revezam no choco mas nada de crias estou separando ambos com outros machos para ver o que dá.
luciano moreira
luciano moreira

Mensagens : 811
Data de inscrição : 07/09/2011
Localização : Montes Claros -MG
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sexo destes mandarins? Empty Re: Qual o sexo destes mandarins?

Mensagem  Jean Sorg Sáb 03 Dez 2011, 22:44

luciano moreira escreveu:Voltando ao assunto dos pássaros tenho um casal de manons brancos que nunca cantaram ou tiraram filhotes porem um deles faz postura e se revezam no choco mas nada de crias estou separando ambos com outros machos para ver o que dá.

Acho que será o teste mais certo a fazer, daí terá a resposta se eram duas femeas, ou se era um casal problematico!
Jean Sorg
Jean Sorg

Mensagens : 562
Data de inscrição : 22/04/2011
Localização : Guarujá S.P.
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sexo destes mandarins? Empty Re: Qual o sexo destes mandarins?

Mensagem  gimbras Sáb 03 Dez 2011, 22:46

luciano moreira escreveu:
gimbras escreveu:Ps: toma cuidado ao falar de mulheres, porque anda aí um "xerife da moralidade", que te vai dar na cabeça Qual o sexo destes mandarins? 579828567

Apesar de ser militar não sou nenhum xerife apenas acho que por terem algumas mulheres a participarem do fórum deveríamos ter cautela com o que digitamos, acho sim que o que o RC digitou não está certo e acho que o senhor pela idade deveria estar a corrigir e não a criticar se eu estiver a dizer asneira espero que alguém me corrija.

caro sr. Luciano,
porque é que acha que me referi a si? será porque, já não é a primeira vez, que me quer dar lições de moral?
olhe que a sua/nossa profissão não dá superioridade moral a ninguém, por isso não vale a pena ir por aí.
e deixe-se de ver mal onde só havia uma brincadeira; sede bom gosto ou não, é a opinião de cada um.
e já agora, fica a saber que a educação não se mede pela idade, e o que eu devo ou não fazer, sou eu que decido.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sexo destes mandarins? Empty Re: Qual o sexo destes mandarins?

Mensagem  gimbras Sáb 03 Dez 2011, 22:49

Luís Lourenço escreveu:Boas Jorge,

Mantém as outras fêmeas debaixo de olho pois pode acontecer que outra fêmea se torne agressiva, principalmente as que iniciaram postura.

Cumprimentos

sim, vão ficar de controlo apertado Razz
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sexo destes mandarins? Empty Re: Qual o sexo destes mandarins?

Mensagem  luciano moreira Sáb 03 Dez 2011, 22:58

Ok Sr.Gimbras brincadeira é brincadeira não é, e não sou superior a ninguém aqui, se tentei corrigir o Sr. com certeza foi algo que não pegava bem ou que não estava certo com relação a educação e idade apenas acho que com a idade pensamos mais e falamos menos e não acho que aqui deverias falar o que lhe vem a cabeça pois se pudéssemos falar o que queremos não necessitava moderadores e administradores ao site.
Bom acho que este assunto já ta bom de ser encerrado estamos aqui para falar de pássaros e não de moralidade, não vou mais corrigir a ninguém para isso tem os moderadores e o administrador e sei que os mesmos farão o que tem de ser feito.
luciano moreira
luciano moreira

Mensagens : 811
Data de inscrição : 07/09/2011
Localização : Montes Claros -MG
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos