Fórum dos Exóticos
gould magro Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
gould magro Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

gould magro

4 participantes

Ir para baixo

gould magro Empty gould magro

Mensagem  jose carlos dias Seg 17 Out 2011, 23:12

Boa noite a todos, gostava que me pudessem explicar que doença é e como se deve tratar um gould que a semana passada eu tinha numa voadeira e reparei que estava meio parado e com as penas um bocado eriçadas retirei-o para uma gaiola pequena ele nessa altura tinha aquela parte ao pé do rabo muito inchada dei-lhe aqule medicamento do figado da avizon, mas ele agora está muito magro só se nota aquele osso do peito e está mais parado, obrigado a quem me puder ajudar.
jose carlos dias
jose carlos dias

Mensagens : 45
Data de inscrição : 08/03/2011
Localização : Amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

gould magro Empty gould doente

Mensagem  jose carlos dias Sex 21 Out 2011, 22:29

jose carlos dias escreveu:Boa noite a todos, gostava que me pudessem explicar que doença é e como se deve tratar um gould que a semana passada eu tinha numa voadeira e reparei que estava meio parado e com as penas um bocado eriçadas retirei-o para uma gaiola pequena ele nessa altura tinha aquela parte ao pé do rabo muito inchada dei-lhe aqule medicamento do figado da avizon, mas ele agora está muito magro só se nota aquele osso do peito e está mais parado, obrigado a quem me puder ajudar.
jose carlos dias
jose carlos dias

Mensagens : 45
Data de inscrição : 08/03/2011
Localização : Amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

gould magro Empty Re: gould magro

Mensagem  NFF Sex 21 Out 2011, 22:32

Eu na dúvida daria o zooserine...pode ser a doença chamada doença da faca.
Mas espera que outros mais experientes digam alguma coisa...
Cumprimentos
NFF
NFF

Mensagens : 278
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Santarém

Ir para o topo Ir para baixo

gould magro Empty Re: gould magro

Mensagem  Gustavo Figueiredo Sex 21 Out 2011, 23:24

Salientando o que já foi dito em inumeros tópicos a doença da faca não é uma doença mas, sim um conjunto de factores que obrigam a ave "alimentar-se" dos musculos e reservas corporais.
Isto deve-se á maior parte das vezes a ave começar a deixar de comer por não estar bem. O organismo vai buscar reservas para compensar a falta de alimento e daí sentir-se o osso da quilha: doença da faca.

As causas são inumeras. Desde problemas respiratórios, intestinais, figado, são normalmente as mais comuns nos Goulds.

Aconselho a olhar bem para a ave e ver com atenção o que se passa: dificuldade a respirar (bico aberto), mancha avermelhada saliente do lado direito da ave (figado inchado), abdómen inchado (problemas intestinais).
No entanto nem sempre há sintomas visiveis sendo o mais recomendado administrar um antibiotico de largo espectro.
Neste caso plo descreveu, a ave tem o abdomen inchado ao pé da cauda, como disse. Inchada como??
Poderam ser problemas intestinais e não do figado, visto ter administrado um para tal efeito.


Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

gould magro Empty Re: gould magro

Mensagem  NFF Sáb 22 Out 2011, 10:08

Ainda bem que o Gustavo já explicou a situação da doença da faca...sinceramente sempre ouvi chamar isso Embarassed, mas realmente o que ele disse tem toda a lógica.
Quanto a dar um antibiótico de largo espectro estamos os dois de acordo, por isso falei no zooserine, ainda tem a vantagem de como é em comprimido, obrigatoriamente a ave vai tomar a dose necessária.
Não sou a favor de dar antibiótico indiscriminadamente, sou capaz de passar um ano sem dar antibiótico na água, agora se uma ave isolada começa a ficar com algum problema, na minha modesta opinião, mas vale tentar combater com antibiotico de largo espectro ainda antes de a mesma ficar muito debilitada, porque depois não há mezinha ou medicamento que resulte! No meu caso prefiro em comprimido, pela razão que tenho 1 viveiro e assim só trato mesmo a ave em causa. independentemente de a poder isolar numa gaiola.
Cumprimentos
NFF
NFF

Mensagens : 278
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Santarém

Ir para o topo Ir para baixo

gould magro Empty Re: gould magro

Mensagem  gimbras Sáb 22 Out 2011, 11:04

bom dia a todos,
eu vi este post logo que foi colocado mas, sinceramente, tem muita coisa que eu não entendi e que me está a intrigar:
o que o levou a achar que o problema era do figado?
"aquela zona junto ao rabo" é o quê? o ventre? a cloaca?
e a ave não tinha diarreia?
e como estavam as fezes (porque será que as pessoas nunca falam das fezes?)?
eu também teria apostado no zooserine, mas mais cedo. se for mesmo uma infecção, o sistema imunitário está a controlá-la, caso contrário em 10/12 dias a ave já estava muito pior. apesar disso, mais vale tarde que nunca. se a ave está com diarreia, essa deve ser a prioridade, caso contrário a ave morre de desidratação.
só mais uma questão: a voadeira é galvanizada ou zincada?
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos