Fórum dos Exóticos
Posturas por ano de Mandarins Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Posturas por ano de Mandarins Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Posturas por ano de Mandarins

2 participantes

Ir para baixo

Posturas por ano de Mandarins Empty Posturas por ano de Mandarins

Mensagem  R_Ferreira Qui 22 Set 2011, 20:57

boa noite amigos foristas...
desde ja, coloco a questao, quantas posturas permitem q os vossos mandarins façam por ano?
existem varios metodos, e gostava q tanto os + experientes como os menos experientes comentassem pq penso q seja uma questao importante na vida de uma ave...
R_Ferreira
R_Ferreira

Mensagens : 58
Data de inscrição : 02/09/2011
Localização : Paços de Ferreira
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Posturas por ano de Mandarins Empty Posturas

Mensagem  AvilandiaPT Qui 22 Set 2011, 22:04

Olá,

Normalmente, dizem os "livros" 3... Eu acho que depende mais do estado de nutrição das aves e calendário do que de regras.
Não se pode comparar tudo por igual. Se um casal faz 3 posturas de 4 crias isso é mais que bom. Mas pode fazer 3 e uma delas ser menos boa por questões do casal ou que nada têm a ver. Se for um casal excelente que arrancou bem secalhar mais vale aproveitar. Outra questão é que por vezes olhamos muito para o casal e menos para o plantel. Ter uma noção dos parâmetros globais do plantel é importante no processo de selecção.
Pessoalmente, e falando apenas de mandarins de exposição, já fiz casais com 5 posturas, outros com 2 porque não funcionavam. A média deve andar nas 3 da praxe, 4 parece-me perfeitamente normal. Se considerarmos que cada postura produtiva dura perto de 6-7 semanas, 2 posturas são cerca de 4.5 meses. Em termos de calendário parece-me pouco provável organizar mais de 4 posturas que sejam bem sucedidas.
Mais do que meter um casal a fazer muitas posturas, consegue-se um aumento considerável da produtividade ao fazer gestão de posturas com poucos ovos ou poucos crias.
De resto, uma ave bem nutrida e em boa condição fisica pode aguentar várias posturas. Tive um casal de mandarins em particular que estavam num viveiro exterior e tiraram postura atrás de postura com 5-6 crias em algumas delas, durante muito tempo, fosse verão ou inverno.

Cumps
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Posturas por ano de Mandarins Empty Re: Posturas por ano de Mandarins

Mensagem  R_Ferreira Qui 22 Set 2011, 22:47

era exatamente aí q queria chegar avilandia...
eu tenhu 3 casais num viveiro exterior comunitario, com cerca de 6m2...1 dos casais é recente, enquanto q os outros 2 casais sao autenticas maquinas de criaçao...ja fizeram 4 posturas e sempre com boa media de filhotes, menos esta ultima(2 dias atras, em q morreram 3 crias e ainda nao entendi o motivo pq elas ja se alimentavam sozinhas, e apareceram mortas Crying or Very sad , apenas tenhu 1a e q era a + fraquinha e ta mt bem Surprised )

eu talvez os retire do viveiro durantes 1 mes ou + , para eles acalmarem e descansarem pq se os deixo no viveiro vao continuar a criar (ja tem la 1 ninho com 4 ovos), e talvez va recorrer aos meus bengalins para tratarem desta postura...nao quero desgastar minhas aves, embora estejam bem de saude e com todos os cuidados...

amh ou no sabado vou postar fotos dos meus casais para tbm tirar algumas duvidas nos cruzamentos e espero q tanto tu como os criadores + experientes me possam ajudar...so sou criador ha 1 ano e 1 mes...xD
R_Ferreira
R_Ferreira

Mensagens : 58
Data de inscrição : 02/09/2011
Localização : Paços de Ferreira
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Posturas por ano de Mandarins Empty Posturas

Mensagem  AvilandiaPT Sex 23 Set 2011, 07:27

Olá,

Sinceramente, pela minha experiência com várias espécies em viveiro, eles tratam de si...
Quando decidirem parar vais ver que por si mesmos abrandam. Os mandarins, especialmente quando têm espaço e boas condições, são aves muito básicas e simples em termos de necessidades. Desde que estejam bem, criam. Não tenho dúvida que criar 6-7 posturas por ano tem impacto na longevidade dos adultos mas em espécies com ciclos de vida tão curtos é mesmo assim que estão programadas, quando há boas condições criam o mais que podem, isso é natural e normal. Em liberdade apenas param porque as condições ambientais não são boas numa determinada época. Pelo contrário tens outras espécies que são, forte e claramente, sazonais e por muito que estejam bem de saúde é pouco provável que apanhes canários a criar em Outubro.

Em gaiola isso já é uma questão um bocadinho diferente.

Cumps,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Posturas por ano de Mandarins Empty Re: Posturas por ano de Mandarins

Mensagem  R_Ferreira Sex 23 Set 2011, 09:11

por acaso no viveiro nunca tive problemas de maior, existe sempre uma ou outra briga entre eles quando é hora do banho ou quando meto la comida, mas isso é normal e eles la se entendem, pq boas condiçoes eles tem e tem-se dado mt bem no viveiro...

pois, criar canarios em outubro é coisa rara ou quase impossivel, eu digo isto pq aqui em casa tenhu cerca de 25 canarios e nc criaram em gaiolas no mes de outubro...mas pelo q li e por experiencia, os mandarins de acordo com as condiçoes q lhes propomos eles criam com relativa facilidade e quando lhes apetecer...
R_Ferreira
R_Ferreira

Mensagens : 58
Data de inscrição : 02/09/2011
Localização : Paços de Ferreira
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos