Fórum dos Exóticos
Castanha de 2011 Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Castanha de 2011 Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Castanha de 2011

+5
Paulo Ferreira
Miguel Silva
Jorge Pinto
pedroribeiro-exoticos
Antonio Pereira
9 participantes

Ir para baixo

Castanha de 2011 Empty Castanha de 2011

Mensagem  Antonio Pereira Ter 30 Ago 2011, 23:10

Boas

Gostava de alguns comentários a esta fêmea com apenas 3 meses de vida.

Castanha de 2011 19

Força com as criticas.

António Pereira
Antonio Pereira
Antonio Pereira

Mensagens : 298
Data de inscrição : 22/11/2008
Localização : Beja
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Castanha de 2011 Empty Re: Castanha de 2011

Mensagem  pedroribeiro-exoticos Ter 30 Ago 2011, 23:27

muito boa mesma,gostei muito da forma da ave muito "redondinha" e "cabeçuda"è com certeza um exelente exemplar Very Happy
pedroribeiro-exoticos
pedroribeiro-exoticos

Mensagens : 302
Data de inscrição : 21/02/2011
Localização : gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

Castanha de 2011 Empty Re: Castanha de 2011

Mensagem  Jorge Pinto Qua 31 Ago 2011, 00:23

Boas.

É sem dúvida um excelente exemplar.
A não ser que a foto engane, a profundidade de côr é excelente, algo que é muito difícil de atingir nos castanhos. Só é pena a falta de côr por baixo do bico, parece-me demasiado clara, mas vamos ver como fica depois da muda. Qualquer das maneiras é apenas um pormenor, mas no geral está muito bem.
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Castanha de 2011 Empty Re: Castanha de 2011

Mensagem  Miguel Silva Qua 31 Ago 2011, 10:49

Parabéns pela pequena é muito bonita.
Miguel Silva
Miguel Silva

Mensagens : 941
Data de inscrição : 21/07/2011
Localização : Porto-Penafiel
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Castanha de 2011 Empty Re: Castanha de 2011

Mensagem  Paulo Ferreira Qua 31 Ago 2011, 13:41

Boas tardes
Amigo Magalhães a femea castanha tem uma cor muito boa e tambem um bom porte para a idade (3 meses),agora vamos ver quando fizer a muda, só é pena não dispensares exemplares deses aos amigos.
Agora eu penso que com o aproximar das exposições parece que andam a ficar stresados, não podem ser sempre os mesmos a ganhar e a competição é isto mesmo hoje ganham uns amanhã ganham outros se não fosse assim isto não tinha intresse agora o mais importante é o convivio entre os criadores e as amizades que se vão criando ao longo dos anos.
Paulo Ferreira
Paulo Ferreira

Mensagens : 72
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Torres Novas
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Castanha de 2011 Empty Re: Castanha de 2011

Mensagem  Antonio Pereira Qua 31 Ago 2011, 19:29

Boas Noites

Muito obrigado pelos comentários, postei a foto pois a fêmea têm uma cor muito boa e no geral é uma boa fêmea das melhores que tirei este ano, a este nível tirei este ano 4 fêmeas castanhas mesmo muito boas.
Paulo como já tinha comentado contigo aves destas são para troca por aves idênticas porque para vender o preço tinha de ser bem acima da média, não há stress nenhum este ano tive a sorte de ter um bom fotografo cá em casa e ter tirado umas boas fotos e pensei que seria boa ideia dar a conhecer as minhas aves.
Tu sabes que para mim quanto mais concorrência melhor e que ganhem as melhores aves, assim os julgamentos sejam feitos com sabedoria e conhecimentos.

Cumprimentos

António Pereira
Antonio Pereira
Antonio Pereira

Mensagens : 298
Data de inscrição : 22/11/2008
Localização : Beja
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Castanha de 2011 Empty Re: Castanha de 2011

Mensagem  Jose Fernando Qua 31 Ago 2011, 20:03

Ola amigos,
esta femêa é de facto muito boa no seu geral, mas a cor é diferente de tudo o que já vi este ano em casa de vários amigos.
Misturando um pouco a conversa, no "standard" do Castanho a cabeça e nuca dos machos deve ser cinzento misturado com castanho e nas femeas castanho beje escuro.
A cor base deve ser castanho vivo.
Infelizmente não está homologado o Standard do Mandarim em Portugal, mas este será o mais aproximado das intenções das Federações.
Dentro do "Standard" os meus castanhos estão lá, agora reconheço que a qualidade de aves apresentadas pelo André e pelo Magalhães são excepcionais na cor, para não falar no resto.
Agora vamos ver o critério dos Juízes que as irão julgar nos concursos, eu pessoalmente não ficaria xateado se não respeitassem o standard, mas se o standard não existe então quais os seus critérios de julgamento?
EHEHEHE, é curioso.
É claro que depois como foi parentório em Marvão no ano passado, chegou-se a um consenso em relação a aves premiadas(antes de julgamento) de vários criadores ali presentes, o que é sinal de fairplay entre os criadores que se encontraram nessa altura casualmente. Reconhecendo assim a qualidade das aves em exposição.
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Castanha de 2011 Empty Re: Castanha de 2011

Mensagem  Antonio Pereira Qua 31 Ago 2011, 21:24

Boas Noites

Em minha opinião o standart que deve ser utilizado deve ser sempre o utilizado pela COM pois é esse que vai ser usado nos campeonatos do Mundo e deveria ser utilizado em todas as federações que estão filiadas na COM, assim não vamos entrar em contradições aves em Portugal julgadas de uma forma ( com 92 pontos ) e nos campeonatos do Mundo ( com 87 pontos ) e vice versa e isto cria uma grande confusão nas cabeças dos criadores.

António Pereira
Antonio Pereira
Antonio Pereira

Mensagens : 298
Data de inscrição : 22/11/2008
Localização : Beja
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Castanha de 2011 Empty Re: Castanha de 2011

Mensagem  Rui Luz Seg 05 Set 2011, 13:10

Boas Tardes,

Muitos Parabéns pela ave, amigo Pereira.

Mais um passo em frente nos Castanhos que aparecem cá em Portugal. Muito boa cor, sem dúvida.

Agora é trabalhar e manter a qualidade.

Cumprimentos

Rui
Rui Luz
Rui Luz

Mensagens : 315
Data de inscrição : 04/01/2009
Localização : Barreiro

Ir para o topo Ir para baixo

Castanha de 2011 Empty Re: Castanha de 2011

Mensagem  passarosdotelmo Seg 05 Set 2011, 16:46

boas olha tens aí um do melhores castanhos que ja vi
os meus parabens
passarosdotelmo
passarosdotelmo

Mensagens : 152
Data de inscrição : 21/08/2011
Localização : aveiro
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Castanha de 2011 Empty Re: Castanha de 2011

Mensagem  AvilandiaPT Seg 05 Set 2011, 16:47

Olá António,

Tinha-me passado este tópico.
Agora também andas nos castanhos ;o) Fazes muito bem.

Abraço,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Castanha de 2011 Empty Re: Castanha de 2011

Mensagem  Antonio Pereira Seg 05 Set 2011, 17:32

Boas Tardes

Amigo Ricardo

Gostava de um comentário teu em relação aquilo que podes observar.

António Pereira
Antonio Pereira
Antonio Pereira

Mensagens : 298
Data de inscrição : 22/11/2008
Localização : Beja
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Castanha de 2011 Empty Castanhos

Mensagem  AvilandiaPT Seg 05 Set 2011, 17:50

Olá António,

Sabes que fotos são sempre fotos. Especialmente sendo uma ave tão nova...
A linha de peito parece-me bem, um foto de lado ajudava muito.
A lágrima está muito bem.
O castanho no fundo do abdómen é muito forte e intenso, já nas costas, pode ser da luz ou da idade, mas parece-me estar manchado. Obviamente ainda há muito a mudar em termos de plumagem e cor.
A inserção da cauda é bastante sólida e larga o que só pode ser bom em termos de potencial da ave (é um bom indicador nas crias ;o)

Parece-me uma ave bastante boa e que promete. A zona do peito e dorso é que levanta mais dúvidas e não consigo perceber se é da luz ou da foto mas não bate certo com o tom do castanho do abdómen que é realmente muito bom.
A plumagem anda mais para o lado do intenso não anda? Sem ver/pegar não consigo perceber mas parece-me que sim pelas sobrancelhas. Diria que é uma ave intermédia em termos de plumagem, provavelmente filha de um macho buff? Sim, sou muito esquisito com os castanhos ;o)

Agora fora de brincadeiras, se as outras são na linha desta, tens ai com que te entreter para as exposições!
Tenho mesmo que me meter à estrada para te fazer uma visita um dia destes.

Abraço,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Castanha de 2011 Empty Re: Castanha de 2011

Mensagem  Antonio Pereira Seg 05 Set 2011, 20:03

Boas Noites

Amigo Ricardo

Eu gosto muito desta ave, as costas não estão manchadas e a cor é muito uniforme, nas fotos por vezes não se vê muito bem a cor é mesmo muito intensa. é uma ave intermédia o pai é uma autentica bola e a mâe também tem uma boa cor, este ano tirei 5 fêmeas muito idênticas a esta e 4 machos mesmo muito bons, mas não são todos filhos do mesmo casal, o mais curioso é que tinha 4 casais e todos eles deram filhos muito bons.
Tenho mais um tópico com fotos , hás de ver e depois faz um comentário, já sabes que são fotos........
Quando quiseres aparecer diz a minha porta está sempre aberta para os amigos.

Um abraço

António Pereira
Antonio Pereira
Antonio Pereira

Mensagens : 298
Data de inscrição : 22/11/2008
Localização : Beja
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Castanha de 2011 Empty Castanhos

Mensagem  AvilandiaPT Seg 05 Set 2011, 20:14

Olá António,

Fotos são sempre fotos e sobretudo em cor é sempre muito complicado dizer algo. E depois há o problema das posições das aves nas fotos. Porque numa gaiola tocamos na grade e elas mexem-se e podemos fazer com que se mostrem, nas fotos não.
Às vezes penso que ainda percebo umas coisas disto...
O que te disse do macho pai desta ave ser provavelmente buff, é porque esse tipo de cabeça e dorso nas fêmeas costumas ser tipico de filhas de machos buff. Ao contrário, no caso de optares por fêmeas muito buff estas têm tendência a transmitir uma plumagem mais larga mas também buff. Quando a plumagem dos machos "alarga" essa passagem não é tão linear na descendência e costuma criar estas plumagens intermédias que são boas para manter cor e perdem ligeiramente na cabeça e forma.
Nos castanhos isso é tipico e tem a ver com aquele ligação de cor com plumagem que já tinhamos falado (e que viste nos meus castanhos em tempos se te lembras). Nos diluidos é uma ligação menos fortes. Se vires (posso estar enganado) penso que estás a criar uma plumagem muito parecida ao que tenho visto na linha dos teus diluidos. Na minha opinião se a deixares alargar mais (com fêmeas buff) nos castanhos em particular vais ganhar com isso.

Teres vários casais a dar boas aves é sempre um bom sinal!!
Estas férias queria ter feito tanta coisa que ficou pelo caminho que nem te digo. Mas a visita está prometida e ando a precisar de desanuviar portanto um dia destes vou almoçar contigo e passar um fim de semana para o Alentejo que já tenho saudades.

Abraço,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Castanha de 2011 Empty Re: Castanha de 2011

Mensagem  Jose Fernando Seg 05 Set 2011, 20:22

Ola Ricardo,
posso te garantir que a cor da ave é mesmo esta, a fotografia não engana neste caso. Em relação ás "manchas" que te referes isso concerteza vai desaparecer com a muda principal, não te esqueças que é uma ave com 3 meses.Foi a melhor ave castanha femea que eu ja vi ao vivo, mesmo no Mundial em Matosinhos, a cor não era assim tão escura. Estou a falar das aves do Valentini.

Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Castanha de 2011 Empty Re: Castanha de 2011

Mensagem  Antonio Pereira Seg 05 Set 2011, 20:29

Boas

Amigo Ricardo

O Zé Fernando é que lhe tirou as fotos e também gostou muito dela, mas essa não é a melhor tenho outra que para mim ainda é melhor, tens razão quanto as fêmeas buff, só que por vezes são difíceis de arranjar tenho tirado poucas, mas partilho por inteiro a tua opinião quanto aos cruzamentos com esses Buff.
Aparece
Obrigado a todos pelos comentários que podem e devem continuar

Um abraço

António Pereira
Antonio Pereira
Antonio Pereira

Mensagens : 298
Data de inscrição : 22/11/2008
Localização : Beja
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos