Fórum dos Exóticos
Criação de mandarins e seus cruzamentos Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Criação de mandarins e seus cruzamentos Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Criação de mandarins e seus cruzamentos

5 participantes

Ir para baixo

Criação de mandarins e seus cruzamentos Empty Criação de mandarins e seus cruzamentos

Mensagem  André Gomes Sáb 13 Ago 2011, 20:02

Em primeiro lugar quero dar os meus Parabéns ao Forum e a quem o continua a construir.
Agora tenho algumas duvidas para tirar.Em relação aos cruzamentos, li no forum que devemos escolher um mandarim nevado e outro intenso para que possamos ter uma boa linhagem de plumagem mas a duvida que eu tenho é o nevado deve ser o macho ou a fêmea?Ou o intenso deve ser o macho ou a fêmea?
Entre macho e fêmea qual é o o que transmite mais genes de uma boa plumagem e tamanho?
Na hibridação de mandarins quais os cruzamentos que se devem fazer e quais os cuidados que devemos ter com estas linhagens?
Com os melhores cumprimentos
André

André Gomes

Mensagens : 23
Data de inscrição : 11/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de mandarins e seus cruzamentos Empty Re: Criação de mandarins e seus cruzamentos

Mensagem  André Gomes Dom 14 Ago 2011, 19:19

Alguém me podia dar uma mãozinha?
Com os melhores cumprimentos
André

André Gomes

Mensagens : 23
Data de inscrição : 11/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de mandarins e seus cruzamentos Empty Cruzamento mandarins

Mensagem  AvilandiaPT Dom 14 Ago 2011, 19:28

Olá André,

O tópico sobre plumagem dos mandarins apenas faz sentido quando se está a trabalhar com aves de exposição que já sejam de um nível bastante elevado em termos de qualidade. Na maioria dos mandarins não consegues muitas vezes identificar o tipo de plumagem em causa.
Não sei quais os teus objectivos e plantel, de qualquer forma lê bem o tópico para perceberes as diferenças e como tirar proveito de cada uma. Na minha opinião é mais fácil começar por usar fêmeas nevadas, apenas porque se torna mais "fiável" avaliar a intensidade de cor e qualidade do desenho nos machos intensos, mas é possível utilizar as suas vias.

Cumprimentos,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de mandarins e seus cruzamentos Empty Re: Criação de mandarins e seus cruzamentos

Mensagem  André Gomes Dom 14 Ago 2011, 19:55

Eu um dia espero conseguir ter qualidade de mandarins para exposição por isso fiz estas perguntas.
Uma das duvidas que mais tenho é entre macho e fêmea quem da mais genes bons para uma boa forma física de exposição?
No casal deve-se ter o macho de maior tamanho ou a fêmea?
Na selecção de novas crias se escolhermos por exemplo duas e que vieram de um casal de um macho intenso e uma fêmea nevado se depois cruzarmos uma das crias que é um intermédio com um intenso as crias que sairiam desse cruzamento ficavam intensas?
Que padrão de cor deve ter um Mandarim Cinzento Clássico?
Com os melhores cumprimentos
André

André Gomes

Mensagens : 23
Data de inscrição : 11/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de mandarins e seus cruzamentos Empty Re: Criação de mandarins e seus cruzamentos

Mensagem  André Gomes Ter 16 Ago 2011, 18:44

Porque é que ninguém me tira duvidas?Assim não adianta eu estar registado.
Outra duvida que tenho:
Os mandarins qual é a temperatura mínima e a máxima que eles aguentam?
Com os melhores cumprimentos
André

André Gomes

Mensagens : 23
Data de inscrição : 11/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de mandarins e seus cruzamentos Empty Re: Criação de mandarins e seus cruzamentos

Mensagem  Jose Fernando Ter 16 Ago 2011, 19:40

Olá André,
como deves calcular ou deverias calcular a malta na sua grande maoiria trabalha e nem sempre estão com disposição ou tempo para participar.
Passo então a tentar esclarecer algumas questões:
Em relação ás femeas na minha opinião deveremos trabalhar com femeas de grande porte.
Contudo não é uma ciência ou seja os machos com grande porte cruzados com femeas de menor tamanho podem dar também excelentes crias no porte.
A nível de plumagem teoricamente o intenso domina o nevado, mas isso é teoria.Para defenires as diferentes plumagens repara se as penas estão coladas ao corpo, isso será uma ave intensa.
Se a ave parecer uma bola com as cor menos brilhante ou intensa, será uma nevada.
Depois se descobrires aves com o dorso coladinho mas com os flancos a sair para fora, ai tens uma ave intermedia.
Para trabalhares o desenho das aves , tens de trabalhar com bons machos e femeas limpas de peito.
Nas femeas não é possível determinar o desenho que irão transportar para os filhos machos, diz-se que femeas limpas de peito darão machos e femeas ou limpas de peito ou barras pequenas.Femeas marcadas no peito transmitem tanto para as femeas como machos barras maiores e marcações.
Mas a experiencia me diz , que nem sempre é assim pois as aves portam desenhos de outras gerações.
Um Mandarim de exposiçao deve ter a cor bem marcada e não deixar duvidas da sua cor, no caso dos Cinzentos o dorso e cabeça o mais cinzento escuro possível, a barra do peito negra, o zebrado com contraste bastante evidente entre o negro e o branco, os flancos o mais castanhos possíveis e as pintas bem defenidas de cor e desenho, a barriga deve ser branca. Nas pontas das asa a cor deve ser igual á cor do dorso, nem branco nem creme nem castanho.
Em relação ás temperaturas , o mandarim é uma ave bastante resistente e suporta temperaturas 0º, desde que esteja protegido de correntes de ar e chuva.
Isto é a minha opinião pessoal, não serve de regra para nínguem.
Cumprimentos
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de mandarins e seus cruzamentos Empty Re: Criação de mandarins e seus cruzamentos

Mensagem  André Gomes Ter 16 Ago 2011, 19:51

Sim eu compreendo que cada um tem o seu trabalho mas tantos visionamentos e só com 5 respostas,é isso que eu acho estranho.
Voce podia-me esclarecer de uma coisa, quando a fêmea esta na postura dos seus ovos uma pessoa pode-os retirar como se faz aos canários?E onde os coloco?Em que material?
Com os melhores cumprimentos
André

André Gomes

Mensagens : 23
Data de inscrição : 11/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de mandarins e seus cruzamentos Empty Re: Criação de mandarins e seus cruzamentos

Mensagem  Jose Fernando Ter 16 Ago 2011, 20:14

ola mais uma vez,
eu pessoalmente não faço isso à anos.
mas podes usar um recipiente com sementes .
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de mandarins e seus cruzamentos Empty Re: Criação de mandarins e seus cruzamentos

Mensagem  André Gomes Ter 16 Ago 2011, 20:50

E já agora, que temperatura máxima que os mandarins aguentam?
Com os melhores cumprimentos
André

André Gomes

Mensagens : 23
Data de inscrição : 11/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de mandarins e seus cruzamentos Empty Re: Criação de mandarins e seus cruzamentos

Mensagem  Jean Sorg Qua 17 Ago 2011, 00:55

André Gomes escreveu:Sim eu compreendo que cada um tem o seu trabalho mas tantos visionamentos e só com 5 respostas,é isso que eu acho estranho.

André

André, concordo com voce referente aos "tantos visionamentos", porém se atentar para a parte abaixo do fórum, podemos verificar que quando temos um numero de 50 usuários online, destes no máximo de 7 a 10 serão usuários cadastrados aqui. Os demais são só curiosos entre estes "tantos visionamentos" que não pode sequer te responder, e dos que podem nem sempre são criadores das aves nas quais voce questiona!!!

Na verdade voce precisa ter pacincia que uma hora alguém vai te responder.
Jean Sorg
Jean Sorg

Mensagens : 562
Data de inscrição : 22/04/2011
Localização : Guarujá S.P.
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de mandarins e seus cruzamentos Empty Re: Criação de mandarins e seus cruzamentos

Mensagem  André Gomes Qua 17 Ago 2011, 11:01

Pois tem razão Crying or Very sad
Qual a temperatura máxima que os mandarins aguentam?
Da para cruzar um mandarim com um pardal de Java?
Com os melhores cumprimentos
André


André Gomes

Mensagens : 23
Data de inscrição : 11/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de mandarins e seus cruzamentos Empty Re: Criação de mandarins e seus cruzamentos

Mensagem  Fcintra Sáb 20 Ago 2011, 17:15

André Gomes escreveu:Pois tem razão Crying or Very sad
Qual a temperatura máxima que os mandarins aguentam?
Da para cruzar um mandarim com um pardal de Java?
Com os melhores cumprimentos
André


Ora boas, em relação à temperatura, o máximo, talvez 33ºC~35ºC, mas deve ser evitado...
em relação ao cruzamento do mandarim com o pardal de java, não me parece possivel, a não ser que seja um super mandarim Very Happy a diferença de tamanho é bem evidente entre as duas espécies, o que condiciona o cruzamento...

Abraço
Fábio Cintra
Fcintra
Fcintra

Mensagens : 24
Data de inscrição : 05/08/2011
Localização : Sagres
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos