Fórum dos Exóticos
Criação no viveiro Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Criação no viveiro Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Criação no viveiro

5 participantes

Ir para baixo

Criação no viveiro Empty Criação no viveiro

Mensagem  Magnólio Qua 15 Jun 2011, 16:59

Olá,
desde á cerca de 1 ano que mantenho os meus pássaros num viveiro ( cerca de 15 passaros ) Tudo mandarins clássicos, 1 bengalim e um fêmea cinza.
Todos os dias... dia sim dia não vou verificar os ninho ( em forma de "caixote " ) e verifico que nada se encontra... já perdi muito tempo sentado em frente ao viveiro a observar os pássaros um a um. Verifico que as fêmeas estão muitas vezes no ninho e que quando a fêmea de bengalim ( viuva de um bengalim ) se aprossima dos outro ninhos é "agredida". Tenho uma fêmea muito bonita... observei que essa mesma ás vezes é perseguida por machos, mas nãoé atcada nem nada disso, eles aproximam-se e andam atrás dela...
Mudo a comida Dia Sim, Dia Não e Dia Não... a água mudo dia sim, dia não. Á segunda, Quarta, Sexta e Domingo coloco verduras e frutas alternadas. Uma ou Duas vezes por mês lavo os comedouros e bebedouros ( só com água , não uso nenhum produto ). Trato deles da melhor forma possivel...
E não percebo o porquê de não criarem!
Alguém pode dar umas dicas e um porquê desta situação? Já agora o sitio onde eles estam no verão é fresquinho e no inverno é aconchegado, protegendo-os do frio!


Obrigado,
João Almeida
Magnólio
Magnólio

Mensagens : 42
Data de inscrição : 15/05/2011
Localização : Porto
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Criação no viveiro Empty Re: Criação no viveiro

Mensagem  Ricardo240 Qua 15 Jun 2011, 17:54

secalhar devias colocar mais ninhos, quantos tens?
Ricardo240
Ricardo240

Mensagens : 233
Data de inscrição : 06/08/2009
Localização : Braga

Ir para o topo Ir para baixo

Criação no viveiro Empty Re: Criação no viveiro

Mensagem  Tiago Qua 15 Jun 2011, 18:25

Boas amigo,

Para as aves procriarem em viveiro o ideal é ter tantos machos como de fêmeas e uma so espécie para nao ter cruzamentos indesejados. No entanto pessoalmente criação acho que o melhor é separar por casais e por em gaiolas de criação, ai terá sem duvidas muitas mais hipoteses de ter crias.

Quanto a comida eu verifico todos os dias a comida e em regra geral dou dia sim dia nao. Agua deve ser mudada todos os dias e os bebedouros lavados 1/semana ou 1/de 15 em 15 dias.

Aqui fica a minha opiniao, espero ter ajudado.

Cumps Tiago
Tiago
Tiago

Mensagens : 238
Data de inscrição : 08/04/2009
Localização : Santarém-Tomar
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criação no viveiro Empty Re: Criação no viveiro

Mensagem  Thiago Tadeu França Costa Qui 16 Jun 2011, 02:55

Magnólio,

Também tenho um viveiro externo onde tenho javas e mandarins. Nesse viveiro coloco para descansar meus javas reprodutores e a pouco tempo colequei alguns mandarins que ganhei, mesmo não tendo o objetivo da reprodução desses mandarins eles sempre colocam ovos no chão do viveiro e chegaram a criar um único filhote.

Acho que deve ofertar as suas aves grit,osso de siba/choco e de vez em quando um suplemento de cálcio na água, além de fornecer uma papa de ovo ou um ovo cozido dia sim dia não.

Observe que esses mandarins estão no viveiro a 2 meses e já tirei um filhote sem ter programado.
Thiago Tadeu França Costa
Thiago Tadeu França Costa

Mensagens : 200
Data de inscrição : 18/03/2011
Localização : Campinas
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Criação no viveiro Empty Re: Criação no viveiro

Mensagem  Magnólio Qui 16 Jun 2011, 16:44

Muito Obrigado a todos... Vou tentar fazer o possivel dentro do que me disseram... Dentro de dias, quando começar o verão, vou começar com a criação em gaiolas! Entretanto vou tentar comprar grit...




Abraço,
João Almeida
Magnólio
Magnólio

Mensagens : 42
Data de inscrição : 15/05/2011
Localização : Porto
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Criação no viveiro Empty Re: Criação no viveiro

Mensagem  pinmandarim Qui 16 Jun 2011, 20:11

Olá

O que pode estar a acontecer é falta de espaço. Para ter 15 aves a criarem num viveiro ainda é preciso um espaço razoável. Eu tenho um viveiro com 4 casais de mandarins e 1 trio de bengalins e eles criam sem problemas, tanto os mandarins como os bengalins.
Outro problema pode ser a falta de ninhos, o numero de ninhos deve ser superior ao numero de casais.
Claro que criar com gaiolas de criação é melhor pois permite um controlo dos casais e elimina as brigas.

Cumps
pinmandarim
pinmandarim

Mensagens : 78
Data de inscrição : 10/09/2009
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criação no viveiro Empty Re: Criação no viveiro

Mensagem  Magnólio Sáb 18 Jun 2011, 11:58

Bom Dia,

Sim pode também ter a ver com isso... eu daqui a bocado ( á tarde ) colocarei as medidas do viveiro...
Magnólio
Magnólio

Mensagens : 42
Data de inscrição : 15/05/2011
Localização : Porto
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos