Fórum dos Exóticos
Mandarins eumo e albinos??!! Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Mandarins eumo e albinos??!! Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mandarins eumo e albinos??!!

+4
Ricardo240
Brota
Rui filipe
pinmandarim
8 participantes

Ir para baixo

Mandarins eumo e albinos??!! Empty Mandarins eumo e albinos??!!

Mensagem  pinmandarim Sáb 11 Jun 2011, 19:40

Olá a todos os criadores deste fórum Very Happy

Gostaria de pedir a alguém que colocasse umas fotos de mandarins eumos fêmeas. Já procurei e não consigo encontrar nenhuma foto desta mutação.

Também queria perguntar: alguém tem o conhecimento de existirem mandarins albinos??? Question Se sim pode colocar algumas fotos dessa ave?

Boas criações para todos Smile
pinmandarim
pinmandarim

Mensagens : 78
Data de inscrição : 10/09/2009
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins eumo e albinos??!! Empty Eumos

Mensagem  Rui filipe Sáb 11 Jun 2011, 22:18

Mandarins eumo e albinos??!! 25092010602

Mandarins eumo e albinos??!! 25092010601

Mandarins eumo e albinos??!! 25092010600

Mandarins eumo e albinos??!! 18092010576

Mandarins eumo e albinos??!! 18092010574

Mandarins eumo e albinos??!! 05022011828

Mandarins eumo e albinos??!! 05022011824

Mandarins eumo e albinos??!! 02092010554

Fotos de alguns eumos meus, as três primeiras fotos são fêmeas, as restantes são machos, expecto pela ultima que é um casal em que a fêmea é portadora eumo.
Aves de bastante difícil reprodução com uma elevada taxa de mortalidade.
Atenção que em três das fotos está um híbrido de bichenov mandarim, que o magano tambem quis ficar na foto.
Very Happy

comprimentos
Rui Filipe
Rui filipe
Rui filipe

Mensagens : 75
Data de inscrição : 10/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins eumo e albinos??!! Empty Re: Mandarins eumo e albinos??!!

Mensagem  Convidado Dom 12 Jun 2011, 09:42

Olá desculpem estar a desviar o topico,
Rui, parebens pelas aves, depois se puder post algumas fotos na secção de fotografias, para podermos admirar as suas belas aves. Very Happy
Esses mandarins e esse hibridos sao 5 estrelas
Está umas foto que o mandarim tem os flancos castanhos, isso não sao eumos, certo?

Quanto ao albinismo penso que não exista nos mandarins:

https://forumdosexoticos.forumeiro.com/t1167-criacao-de-mandarins

Deixo aqui o link, onde o Sr. José Fernando intervem.

Cumpriemntos Diogo

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins eumo e albinos??!! Empty Re: Mandarins eumo e albinos??!!

Mensagem  pinmandarim Dom 12 Jun 2011, 10:17

Desde já agradeço pelas respostas Very Happy Aproveito para dizer que esse hibrido e esses mandarins são bastante bonitos

Quanto à pergunta do Diogo Santos, penso que esse mandarim de flancos castanhos é eumo. Mas só mesmo o Rui Filipe pode confirmar.

Encontrei este vídeo que penso que são mandarins eumos (e têm flancos castanhos):
https://www.youtube.com/watch?v=BupF-ZR0UeQ




pinmandarim
pinmandarim

Mensagens : 78
Data de inscrição : 10/09/2009
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins eumo e albinos??!! Empty albinos

Mensagem  Brota Seg 13 Jun 2011, 20:18

eu tenho 3 mandarins albinos.
tudo que e ser vivo pode ser albino.aranhas passaros crocodilos.ja vi corvos albinos
Brota
Brota

Mensagens : 105
Data de inscrição : 01/02/2011
Localização : Viana do Castelo
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins eumo e albinos??!! Empty Re: Mandarins eumo e albinos??!!

Mensagem  Convidado Seg 13 Jun 2011, 21:08

pois...
Brota, é aassim não posso dizer muito acerca disso e tb penso que todo o ser vivo pode ser albino, mas como não sou muito entendido na matéria, ,deixo para quem sabe (dê uma vista de olhos, no link que meti aqui).
Cumprimentos Diogo

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins eumo e albinos??!! Empty Re: Mandarins eumo e albinos??!!

Mensagem  Ricardo240 Seg 13 Jun 2011, 21:27

Rui Filipe o híbrido de bichenov vs mandarim quais eram as suas mutaçaoes e que em termo cores ficou muito bonito.
Ricardo240
Ricardo240

Mensagens : 233
Data de inscrição : 06/08/2009
Localização : Braga

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins eumo e albinos??!! Empty Re: Mandarins eumo e albinos??!!

Mensagem  Jose Fernando Seg 13 Jun 2011, 22:21

Boa noite,
gostaria de ver fotos dos mandarins albinos, já ouvi falar que existiam mas nunca os vi e nem conheço quem os tenha.
Mas com umas fotos de qualidade tiram-se as duvidas.
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins eumo e albinos??!! Empty Mandarins

Mensagem  AvilandiaPT Ter 14 Jun 2011, 13:18

Olá,

Os eumos macho têm vulgarmente flancos castanhos, situação que é reforçada quando combinados com face preta.
Em relação aos albinos, não está confirmada no mandarim a mutação albino. Existem muitos mandarins brancos, incluindo de olhos vermelhos. Mas isso não quer dizer que sejam albinos.

Cumprimentos,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins eumo e albinos??!! Empty Re: Mandarins eumo e albinos??!!

Mensagem  Brota Ter 14 Jun 2011, 17:55

Jose Fernando escreveu:Boa noite,
gostaria de ver fotos dos mandarins albinos, já ouvi falar que existiam mas nunca os vi e nem conheço quem os tenha.
Mas com umas fotos de qualidade tiram-se as duvidas.

tenho duas crias que ainda nao teem todas as penas e um ja grande.depois tiro aos tres
Brota
Brota

Mensagens : 105
Data de inscrição : 01/02/2011
Localização : Viana do Castelo
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins eumo e albinos??!! Empty Re: Mandarins eumo e albinos??!!

Mensagem  pinmandarim Ter 14 Jun 2011, 18:42

olá Smile

Também gostaria de ver fotos dos mandarins albinos. Estou mesmo curioso LOL
pinmandarim
pinmandarim

Mensagens : 78
Data de inscrição : 10/09/2009
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins eumo e albinos??!! Empty Re: Mandarins eumo e albinos??!!

Mensagem  Brota Ter 14 Jun 2011, 20:07

pois, os meus nao teem olhos vermelhos mas repara nisto. tenho um casal daqueles normais castanhos. acho que se chamam selvagens. desse casal nascem 3 crias. dessas duas crias criaram entre si e tiveram 5 crias todas iguais aos pais , na segunda postura nacheu um completamente branco so que com o bico quase amarelo.e nesta postura mais dois assim. e estranho.eles de pequenos sao quase pretos estes eram um rosa quase branco. o bico e preto o deste e cinzento quase perola. e sairam de pais que sao puros
Brota
Brota

Mensagens : 105
Data de inscrição : 01/02/2011
Localização : Viana do Castelo
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins eumo e albinos??!! Empty Re: Mandarins eumo e albinos??!!

Mensagem  Jose Fernando Ter 14 Jun 2011, 20:30

Pois é amigo Brota,
está ai uma grande confusão.
Para não tornar a explicar a genética do Mandarim, já existente aqui no Forúm posso só acrescentar que as aves puras cruzadas entre si e da mesma mutação só dão crias dessa mesma mutação, ou então não são puras.
Os Castanhos são uma mutação recessiva ligada ao sexo, logo tOdas as crias deveriam ser castanhas se as aves não portarem mutaçoes recessivas, no caso dos machos castanhos podem portar tambe´m as outras duas mutaçoes recessivas ligadas ao sexo.
Os Brancos são uma mutação recessiva livre autossomica, ou seja podemos ver uma ave toda branca e na verdade pode ser cinzenta, malhada, bochecha negra, diluída, etc. O branco funciona tipo uma capa que é visível.
No caso de cruzarmos Brancos entre si, purificamos a raça e daí saiem sempre crias brancas, sendo os Brancos puros obviamente.
Podemos cruzar aves supostamente Brancas e sairem diluidos com olhos vermelhos portadores de branco, de seguida com essas aves ao cruzar pais com filhos poderemos ter aves brancas de olhos vermelhos, quando na verdade são diluidas com os olhos vermelhos. Se calhar poderá ser daí que alguns dizem ter albinos, ISTO É O MEU RACIOCÍNIO NÃO SERVE COMO REGRA.
Esse tema sobre os Brancos também já aqui foi debatido e até re-aprendi isso sobre os brancos, já estava esquecido Very Happy
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins eumo e albinos??!! Empty Re: Mandarins eumo e albinos??!!

Mensagem  Luís Lourenço Ter 14 Jun 2011, 20:33

O Albinismo é possível em qualquer espécie de vertebrados por isso acredito que existam Mandarins albinos. Além disso é uma mutação recessiva (isto é valido para qualquer vertebrado à face da Terra, desde o Ser Humano até Cangurus e Corvos e, por fim, Mandarins), ou seja, é transmitida de geração em geração. De facto tenho uma fêmea que penso que seja albina porque quando nasceu era totalmente cor de rosa e com os olhos vermelhos e quando saiu do ninho tinha o bico totalmente branco. Isso é um prova de Albinismo pois esta mutação impede que a Melanina se produza, daí a ave ser totalmente branca, de patas cor de rosa e bico branco. Agora, já adulta, tem o bico vermelho (alaranjado neste caso pois é uma fêmea) tal como todos os mandarins mas de resto não houve nenhuma mudança. Isto é uma explicação muito resumida, se alguém tiver curiosidade e quiser aprofundar um pouco mais pode dar uma vista de olhas nesta página: http://en.wikipedia.org/wiki/Albinism_in_birds
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins eumo e albinos??!! Empty Albinos

Mensagem  AvilandiaPT Ter 14 Jun 2011, 20:50

Olá Luis,

Ninguém colocou em causa que o albinismo é possível nos mandarins, apenas que, pelo que é conhecido, não existe um verdadeira mutação albina estabelecida na espécie.
Aliás existem exemplos vários de albinos visuais, sem que sejam geneticamente albinos. É muito comum nas combinações de aves com factor azul + par-ino.
Um individuo albino tem ausência de melanina em todo o corpo em qualquer fase da vida. Existem várias mutações que reduzem as melaninas no mandarim, sejam localizadas ou totais. Também existem várias combinações que produzem aves visualmente brancas e várias com olhos vermelhos (por redução de melaninas - albinismo ocular, geralmente ligado ao sexo). Mas isso não significa que sejam geneticamente albinos.
No caso do mandarim, os relatos conhecidos de albinos apontam para uma mutação ligada ao sexo, o que está de acordo com o previsto dado que a série diluidora de melaninas é RLS, o que aponta para uma possível ligação dos genes reguladores da produção de melanina aos cromossomas sexuais.

Cumprimentos,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins eumo e albinos??!! Empty Re: Mandarins eumo e albinos??!!

Mensagem  Luís Lourenço Ter 14 Jun 2011, 21:17

AvilandiaPT escreveu:Olá Luis,

Ninguém colocou em causa que o albinismo é possível nos mandarins, apenas que, pelo que é conhecido, não existe um verdadeira mutação albina estabelecida na espécie.
Aliás existem exemplos vários de albinos visuais, sem que sejam geneticamente albinos. É muito comum nas combinações de aves com factor azul + par-ino.
Um individuo albino tem ausência de melanina em todo o corpo em qualquer fase da vida. Existem várias mutações que reduzem as melaninas no mandarim, sejam localizadas ou totais. Também existem várias combinações que produzem aves visualmente brancas e várias com olhos vermelhos (por redução de melaninas - albinismo ocular, geralmente ligado ao sexo). Mas isso não significa que sejam geneticamente albinos.
No caso do mandarim, os relatos conhecidos de albinos apontam para uma mutação ligada ao sexo, o que está de acordo com o previsto dado que a série diluidora de melaninas é RLS, o que aponta para uma possível ligação dos genes reguladores da produção de melanina aos cromossomas sexuais.

Cumprimentos,

Boas Ricardo,
Eu estou a par que há outras desordens genéticas que causam sintomas semelhantes aos Albinismo, mas em relação às aves mais concretamente, o Albinismo é o mais comum. Além disso há variantes do Albinismo, como o Albinismo Incompleto, que é a perda de pigmentação nos olhos, penas e pele, mas não dos 3 ao mesmo tempo. De facto penso que esta vertente do Albinismo seja a responsável pelo vulgarmente chamado "factor Ino" dos canários, ou "mutação Ino" como é designada no mundo dos exóticos.
Penso que quando referiste "geneticamente albinos" te referiste ao Albinismo Completo certo? Já agora diz-me só o que significa "RLS"?
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins eumo e albinos??!! Empty Albinos

Mensagem  AvilandiaPT Ter 14 Jun 2011, 22:01

Olá Luis,

RLS é a abreviação vulgar para "Recessivo Ligado ao Sexo".
Não estava a falar do albinismo completo ou outra das suas variantes. Existem espécies em que o chamado albino é na verdade um combinação. O caso mais óbvio e simples é o periquito em que o o albino é a combinação de uma par-ino (lutino) com azul. Aliás o mesmo sucede nos exóticos como o gould. Em aves sem factor azul a coisa é diferente.
Não sendo "geneticamente" albinos estas aves mostra as mesmas caracteristicas de um albino (teoricamente... ;o)

No caso do mandarim, pelo que sei, existiu já algum tempo esta questão que foi analisada pela Terry Martin e um grupo de criadores australianos, mas penso que não se chegou a confirmar ser um verdadeiro albino no sentido de albinismo completo. Obviamente podemos admitir algumas mutações como variantes de incompletas, mas no geral, para não criar confusões, quando se fala em "mutação albina" 99% dos criadores apenas pensa no albino completo, "branquinho de olhos vermelhos, sem coloração nas patas, etc, etc..."
A genética de canários tem o problema de estar (ainda) muito baseada em noções mendelianas e alguns vicios, pelo que nem sempre se pode comparar directamente.

Cumprimentos,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins eumo e albinos??!! Empty Re: Mandarins eumo e albinos??!!

Mensagem  Luís Lourenço Ter 14 Jun 2011, 22:16

AvilandiaPT escreveu:
Não estava a falar do albinismo completo ou outra das suas variantes. Existem espécies em que o chamado albino é na verdade um combinação. O caso mais óbvio e simples é o periquito em que o o albino é a combinação de uma par-ino (lutino) com azul. Aliás o mesmo sucede nos exóticos como o gould. Em aves sem factor azul a coisa é diferente.
Não sendo "geneticamente" albinos estas aves mostra as mesmas caracteristicas de um albino (teoricamente... ;o)

Eu não estou muito por dentro das mutações de psitacideos e dos Goulds mas como já tinha referido antes, a mutação "Ino" (neste caso lutino) possa ser um caso de Albinismo Incompleto, ou Albinismo Ocular ... Mas isso é o meu raciocinio Smile

AvilandiaPT escreveu:No caso do mandarim, pelo que sei, existiu já algum tempo esta questão que foi analisada pela Terry Martin e um grupo de criadores australianos, mas penso que não se chegou a confirmar ser um verdadeiro albino no sentido de albinismo completo.

Tenho a impressão que li alguma coisa sobre esse estudo e acho que não chegaram a nenhuma conclusão penso eu ... scratch mas não tenho a certeza.

AvilandiaPT escreveu:
Obviamente podemos admitir algumas mutações como variantes de incompletas, mas no geral, para não criar confusões, quando se fala em "mutação albina" 99% dos criadores apenas pensa no albino completo, "branquinho de olhos vermelhos, sem coloração nas patas, etc, etc..."
A genética de canários tem o problema de estar (ainda) muito baseada em noções mendelianas e alguns vicios, pelo que nem sempre se pode comparar directamente.

Concordo plenamente contigo em relação as estes 2 temas Very Happy
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins eumo e albinos??!! Empty Inos

Mensagem  AvilandiaPT Qua 15 Jun 2011, 05:43

Olá,

Eu não estou muito por dentro das mutações de psitacideos e dos Goulds mas como já tinha referido antes, a mutação "Ino" (neste caso lutino) possa ser um caso de Albinismo Incompleto, ou Albinismo Ocular ... Mas isso é o meu raciocinio

É por isso que se consideram estas séries como "par-ino" ou seja, uma das variações possíveis dentro dos albinismo.

Mas não era bem isso que estava a dizer. Um lutino é um dos par-ino possíveis, mas não é albinismo completo. Contudo, por combinação com factor azul origina individuos fenotipicamente iguais a um albino completo mas que, geneticamente, não o são.
Quando se acasala um periquito albino (macho) com um verde o resultado são lutinos (fêmea) e machos portadores de lutino, todos portadores de azul, e não portadores de "albino" como aconteceria se fosse uma mutação única.

Cumprimentos,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins eumo e albinos??!! Empty Re: Mandarins eumo e albinos??!!

Mensagem  Luís Lourenço Qua 15 Jun 2011, 09:08

AvilandiaPT escreveu:Olá,

É por isso que se consideram estas séries como "par-ino" ou seja, uma das variações possíveis dentro dos albinismo.

Mas não era bem isso que estava a dizer. Um lutino é um dos par-ino possíveis, mas não é albinismo completo. Contudo, por combinação com factor azul origina individuos fenotipicamente iguais a um albino completo mas que, geneticamente, não o são.
Quando se acasala um periquito albino (macho) com um verde o resultado são lutinos (fêmea) e machos portadores de lutino, todos portadores de azul, e não portadores de "albino" como aconteceria se fosse uma mutação única.

Cumprimentos,

Já compreendi Very Happy
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins eumo e albinos??!! Empty albinismo espontâneo

Mensagem  gimbras Qua 15 Jun 2011, 14:28

boa tarde a todos,
excelentes explicações acerca do albinismo hereditário e do albinismo em geral. no entanto, permito-me postar aqui um comentário acerca do albinismo espontâneo.
quaisquer progenitores podem gerar um descendente albino; isso ocorre se, por deficiência cromossomática, popularmente designada como "erro genético", a enzima tirosinase, normalmente existente nas células, for inactiva ou inexistente.
os indivíduos que nascem com esta deficiência não produzem melanina, ou produzem muito pouca, o que faz com que estes albinos tenham algumas características particulares:
- descoloração total ou quase total de todo o revestimento do corpo (nas aves; bico, penas, pele e unhas). caso hajam algumas zonas com coloração, elas serão sempre simétricas.
- os olhos (irís) serão avermelhados-transparentes, rosados-transparentes ou quase incolores.
- os olhos movem-se, involuntariamente, de modo muito rápido e em sentidos aleatórios. isto provoca desorientação espacial, o que, nas aves, faz com que a cabeça esteja sempre em movimento (parece um tremor).
- a visão é extremamente fraca pelo que, as aves preferem estar no chão e evitam voar.
- o sistema imunitário é muito frágil, pelo que, estes albinos são muito sensiveis a infecções.
- não está ainda comprovado, mas julga-se que a produção enzimática do fígado também é débil, pelo que são mais sensíveis à alimentação e à medicação.
em resumo, o albino espontâneo tem uma vida curta em branco-triste, pelo que é muito raro ser encontrado na natureza, com excepção da raça humana.
cumprimentos ao fórum,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins eumo e albinos??!! Empty Re: Mandarins eumo e albinos??!!

Mensagem  Luís Lourenço Qua 15 Jun 2011, 14:34

gimbras escreveu:boa tarde a todos,
excelentes explicações acerca do albinismo hereditário e do albinismo em geral. no entanto, permito-me postar aqui um comentário acerca do albinismo espontâneo.
quaisquer progenitores podem gerar um descendente albino; isso ocorre se, por deficiência cromossomática, popularmente designada como "erro genético", a enzima tirosinase, normalmente existente nas células, for inactiva ou inexistente.
os indivíduos que nascem com esta deficiência não produzem melanina, ou produzem muito pouca, o que faz com que estes albinos tenham algumas características particulares:
- descoloração total ou quase total de todo o revestimento do corpo (nas aves; bico, penas, pele e unhas). caso hajam algumas zonas com coloração, elas serão sempre simétricas.
- os olhos (irís) serão avermelhados-transparentes, rosados-transparentes ou quase incolores.
- os olhos movem-se, involuntariamente, de modo muito rápido e em sentidos aleatórios. isto provoca desorientação espacial, o que, nas aves, faz com que a cabeça esteja sempre em movimento (parece um tremor).
- a visão é extremamente fraca pelo que, as aves preferem estar no chão e evitam voar.
- o sistema imunitário é muito frágil, pelo que, estes albinos são muito sensiveis a infecções.
- não está ainda comprovado, mas julga-se que a produção enzimática do fígado também é débil, pelo que são mais sensíveis à alimentação e à medicação.
em resumo, o albino espontâneo tem uma vida curta em branco-triste, pelo que é muito raro ser encontrado na natureza, com excepção da raça humana.
cumprimentos ao fórum,

Muito boa a explicação!
Desconhecia esta variante do Albinismo study
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins eumo e albinos??!! Empty Re: Mandarins eumo e albinos??!!

Mensagem  gimbras Qua 15 Jun 2011, 14:42

boas LLourenco,
realmente é muito raro aparecer um "erro" destes, mas acontece, e já que andamos aqui a aprender uns com os outros, é só mais uma informação.
abraço,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins eumo e albinos??!! Empty Re: Mandarins eumo e albinos??!!

Mensagem  Luís Lourenço Qua 15 Jun 2011, 15:12

gimbras escreveu:boas LLourenco,
realmente é muito raro aparecer um "erro" destes, mas acontece, e já que andamos aqui a aprender uns com os outros, é só mais uma informação.
abraço,

Uma informação bem-vinda Wink
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos