Fórum dos Exóticos
Farinha de Minhoca Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Farinha de Minhoca Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Farinha de Minhoca

4 participantes

Ir para baixo

Farinha de Minhoca Empty Farinha de Minhoca

Mensagem  Alvaro Domingues Seg 06 Jun 2011, 15:16

Este fim de semana estive a falar com um criador de varias especies de aves . Ao que ele me disse que neste momento deixou de dar os comuns tenebrios e só dá a dita farinha de minhoca . Estive a ver a sua composição e realmente é bastante interessante . Contem por kilo no minimo 64% de proteinas . Visto ser um criador que tem tido sucesso nos roxinois , nos pintassilgoe e principalmente nos exoticos . Gostaria de saber a vossa opinião quanto a este produto ?
Alvaro Domingues
Alvaro Domingues

Mensagens : 186
Data de inscrição : 16/02/2011
Localização : maia
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Farinha de Minhoca Empty Re: Farinha de Minhoca

Mensagem  Silvius Seg 06 Jun 2011, 17:32

Existe isso há venda no mercado?
Silvius
Silvius

Mensagens : 183
Data de inscrição : 12/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Farinha de Minhoca Empty Re: Farinha de Minhoca

Mensagem  Alvaro Domingues Seg 06 Jun 2011, 20:01

existe e eu vou ter tambem na minha loja . Depois de analisar os efeito fiquei mais que convencido
Alvaro Domingues
Alvaro Domingues

Mensagens : 186
Data de inscrição : 16/02/2011
Localização : maia
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Farinha de Minhoca Empty Proteina

Mensagem  AvilandiaPT Seg 06 Jun 2011, 20:36

Olá,

A questã é em relação ao produto em si ou utilização de um fonte de alta proteina?
Para a maioria das dietas de aves adicionar um fonte de proteina com um bom perfil de aminoácidos e algum fonte animal é interessante. Para mais falando de insectivoros é óbvio que um fonte de proteina animal terá melhorias. A quantidade é menos relevante que a composição (qualidade da proteina). A quantidade de proteina bruta tem mais relevância na questão do estimulo reprodutivo.
Na maioria dos casos as dietas usadas são, por norma, deficitárias em aminoácidos.

Cumprimentos,

AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Farinha de Minhoca Empty Re: Farinha de Minhoca

Mensagem  Alvaro Domingues Seg 06 Jun 2011, 23:36

Niveis de garantia :
Matéria seca 18.6%
Proteinas 64%
Gordura 6.56%
Fibra 3.3%
Carboidratos 17.6%
Cinza 7.59%
Calcio 0.5%
Fosforo 0.9%

ANÁLISE NUTRICIONAL

Aminoacidos Essenciais :


Alanina 5.53 Lisina 1.56
Arginina 6.51 Metionina 2.20
Acido Asparico 11.60 Fenilalalina 4.01
Cisteina 1.83 Prolina 5.30
Ácido Glutâmico 14.20 Serina 5.03
Glicina 5.00 Triptafano 1.23
Histidina 2.57 Treonina 4.79
Isoleucina 4.69 Tirosina 2.97
Leucina 7.59 Valina 5.00


Vitaminas e Sais Minerais

Vit. A (retinol/caroteno ) Traços
Vit. B1 ( tiamina ) 16mg
Vit. B3 ( niacina ) 36mg
Vit. B12 ( cobalanina ) 6mg
Vit. B6 ( piridoxina ) 6mg
Blotina ( Vit. H ) 32mg
Ac. para Aminobenzoico 30mg
Ac. Pantotênico ( Vit. B15 ) 10.3mg
Ac. Folico ( Vit. M ) 2.1 mg
Colina ( Complexo B ) 275 mg
Lhositol ( Complexo B ) 359 mg
Acido Lipoico traços
Vit. D traços
Ferro 2.7 mg
Selenio traços
Cromo traços
Calcio traços
Fosforo traços

Penso que está tudo !!!
Alvaro Domingues
Alvaro Domingues

Mensagens : 186
Data de inscrição : 16/02/2011
Localização : maia
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Farinha de Minhoca Empty Re: Farinha de Minhoca

Mensagem  Scorpion Ter 07 Jun 2011, 20:08

Olá Alvaro,
Desconhecia esse alimento, as aves pegam bem na farinha?
È os insectos vivos ou secos são mais fáceis de pegar....
Scorpion
Scorpion

Mensagens : 31
Data de inscrição : 07/06/2011
Localização : Setúbal
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Farinha de Minhoca Empty Re: Farinha de Minhoca

Mensagem  Alvaro Domingues Ter 07 Jun 2011, 22:12

a farinha é tipo a papa de ovo que normalmente damos ás nossas aves . ou então como as papas insetívoras . e a aceitação das aves é bastante boa
Alvaro Domingues
Alvaro Domingues

Mensagens : 186
Data de inscrição : 16/02/2011
Localização : maia
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Farinha de Minhoca Empty Re: Farinha de Minhoca

Mensagem  Scorpion Qua 08 Jun 2011, 20:16

Boas,
O problema é que os meus exóticos não comem papa, são exóticos pequenos e não ligam
Scorpion
Scorpion

Mensagens : 31
Data de inscrição : 07/06/2011
Localização : Setúbal
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Farinha de Minhoca Empty Re: Farinha de Minhoca

Mensagem  Alvaro Domingues Qua 08 Jun 2011, 22:16

raro é o exotico que não come papa ... pelo menos nas alturas da criação . só tens que ver que tipo de papa eles gostam . pode ser grossa ,fina ,seca ou humida !
Alvaro Domingues
Alvaro Domingues

Mensagens : 186
Data de inscrição : 16/02/2011
Localização : maia
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Farinha de Minhoca Empty Exóticos e papa

Mensagem  AvilandiaPT Qui 09 Jun 2011, 16:56

Olá,

Nas espécies que não comem papa, o que costuma acontecer em muitos exóticos africanos e asiáticos, e particularmente em estrildídeos, a suplementação na comida é um bocadinho mais complexa. Se por um lado algumas espécies respondem bem na época de criação outras simplesmente não tocam. Tem sobretudo a ver com a habituação. Já experimentaste uma insectivora (a sério!) misturada com semi-humida? Costumam pegar melhor.
É importante que percebas a quantidade que realmente comem (por pouca que seja) para adaptar os niveis de suplementação ou então, caso não sejá viável, a única solução é mesmo suplementação na água.
Normalmente para exóticos mais exigentes a melhor solução é uma suplementação combinada comida+água.

Em relação à farinha de minhoca, a principal utilização está no aumento dos níveis de proteina da dieta. As quantidades usadas podem variar dependendo do nivel alvo (com 64%PB elevar as papas dos 16% tipicos para 22-24%PB não é "pouco"). O problema é que a partir de certo teor altera o consumo.

Cumprimentos,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Farinha de Minhoca Empty Re: Farinha de Minhoca

Mensagem  Scorpion Qui 09 Jun 2011, 19:47

Exactamente, eu crio essencialmente bicos de lacre e amandavas e essas aves não ligam a papas... ateporque são aves que preferem alimento animal e não papas, sendo que a única coisa que pegam são insectos secos..
Scorpion
Scorpion

Mensagens : 31
Data de inscrição : 07/06/2011
Localização : Setúbal
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Farinha de Minhoca Empty Papas

Mensagem  AvilandiaPT Qui 09 Jun 2011, 21:00

Olá,

Com os amandavas é uma questão de hábito. Embora para as crias não as usem como alimento.
Já com os bicos de lacre a coisa é mais complicada, mesmo em relação a alimento vivo preferem sem dúvidas sementes verdes. Conseguem habituar-se aos germinados, mas tendo sementes verde estão nas "sete quintas".
Milho alvo e japones plantado em vasos no viveiro funcionava bem com os meus. Alimento vivo o que pegavam melhor era sem dúvidas moscas da fruta que sempre foram os preferidos também dos A. subflava, A.amandava nem tanto, pegavam bem no búfalo e germinados que serviam para a suplementação.

Cumprimentos
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Farinha de Minhoca Empty Re: Farinha de Minhoca

Mensagem  Scorpion Sex 10 Jun 2011, 09:01

Boas,

Eu dou sementes verdes e alimento vivo aos meus, pelo que dispenso e devo dizer não sou muito a favor de papas pois enfraquece o sistema das aves e torna-as dependentes de suplementos ao mínimo contratempo.
Gosto de dar mais tudo que seja natural, as aves que me morrem anualmente entre as 30 aves que tenho + o número de crias, ronda em média os 1 a 2 aves mortas/ano o que acho que é uma boa média porque crio cerca de 50 a 60 crias de aves de pequeno porte o que não é fácil.
Scorpion
Scorpion

Mensagens : 31
Data de inscrição : 07/06/2011
Localização : Setúbal
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Farinha de Minhoca Empty Re: Farinha de Minhoca

Mensagem  AvilandiaPT Sáb 11 Jun 2011, 08:53

Olá,

As papas são um alimento como outro qualquer. Desde que se perceba isso, como funcionam e para que funcionam os suplementos são uma boa ajuda para melhorar os indices produtivos. O problema é que muitas vezes são usados para compensar carências da dieta base quando o objectivo não é esse.

Cumprimentos,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Farinha de Minhoca Empty Re: Farinha de Minhoca

Mensagem  Scorpion Dom 12 Jun 2011, 10:32

Boas,

Não concordo no sentido que as papas são como um alimento qualquer,mas respeito a sua opinião, as papas não são naturais como as sementes verdes e toda a vegetação que se pode dar ás aves de forma natural, as papas são para as aves como os suplementos alimentares são para os humanos, são bons compensam défices nutricionais mas se pudermos evitar melhor,pois a qualidade de um produto natural face a um composto não tem comparação.
A única vantagem de um suplemento é compensar as falhas na alimentação e claro como disse tem de ser dado com controle, pois o sistema imunitário das aves depois adpata-se e não quer outra coisa.

Para mim um bom criador, é aquele que consegue bons resultados com o mínimo de suplementos.
È como ter um carro de alta cilindrada e ter um mais fraco, se se for um excelente condutor consegue-se ter um bom desempenho mesmo com um carro fraco.
Os suplementos ajudam imenso a colmatar muitas falhas nutricionais, poupam tempo e são fáceis de administrar e nos dias de hoje tornam-se a escolha ideal para a criação de aves.

Mas isto é a minha opinião e como sou mais do lado conservador e naturalista é assim que penso.
Scorpion
Scorpion

Mensagens : 31
Data de inscrição : 07/06/2011
Localização : Setúbal
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos