Fórum dos Exóticos
Novo e sem experiência ! Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Novo e sem experiência ! Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Novo e sem experiência !

3 participantes

Ir para baixo

Novo e sem experiência ! Empty Novo e sem experiência !

Mensagem  Magnólio Dom 15 maio 2011, 13:25

Olá eu sou o João e tenho 14 anos,
Desde de pequeno que gosto muito de pássaros...
Há um ano atrás fui com o meu a feira do porto dos passaros, e um mandarim pequeno soltou-se e eu fui buscá-lo, o dono dele deu-me e ainda me deu uma femea, com ajuda do meu pai que cria canários construi uma voadeira. Coloquei lá o casal e comprei dois bengalins, depois em setembro nascream dos mandarins filho do 1º casal na voadeira, nesse mês comprei 4 bicos-de-lacre e nunca ligava muito aos passaros, dava-lhes comida e pouco mais...Agora á coisa de uma semana começei a investigar mais sobre esta especie de pássaros, e encontrei este forum cheio de profissionais em qual tenho aprendido muito embora ainda tenha algumas dúvidas... No dia de hoje de manhã comprei 2 Mandarins Gigantes um macho e uma fêmea, a fêmea é portadora, arranjei uma gaiola e coloquei-os juntos!
Agora vou pedir-vos que respondam ás seguintes questões...

1- Coloquei hoje dois mandarins gigante numa gaiola de acasalamento sem ninho, quando devo pôr o ninho?
2- Ás vezes leio pessoas a escreverem sobre a postura de um pássaro, o que é isso ?
3- Devo mudar a água diariamente dos pássaros ?
4- Posso colocar dentro da gaiola um ninho de canário ?
5- Se nascerem pássaros, quando os devo tirar da gaiola dos pais?
6- Devo dar vitaminas aos pássaros todas as semanas, se sim quantas vezes e qual a marca das vitaminas que devo dar ?
7- Qual a comida de melhor qualidade?
8- Que tipos de verduras devo dar aos pássaros ?

*Para já ficam estas questões, agradeço que me ajudem porque sou novato nos pássaros e cria saber...
Agradecia vários tipos de resposta, para poder comparar!

Prometo ser um membro muito activo e no que puder ajudar, podem contar comigo! Very Happy
Magnólio
Magnólio

Mensagens : 42
Data de inscrição : 15/05/2011
Localização : Porto
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Novo e sem experiência ! Empty Re: Novo e sem experiência !

Mensagem  CRodrigues Dom 15 maio 2011, 14:51

Bem vindo João!


Antes de mais, quero felicitar-te por essa admiração e paixão que tens pelas aves desde bem cedo.
A apresentação que fizeste de ti poderias fazer no tópico de apresentação de novos membros.

Para te ajudar na resposta a algumas das questões que levantaste, gostaria que soubesses logo à partida que não percebo nada de Diamantes Mandarins, pois a minha "luta" é outra. Smile
Pois bem:

1- Deverás pesquisar qual a altura de criação desta espécie, para isso tens excelentes criadores dessa espécie aqui no fórum que te podem apoiar;

2- Quando alguém se refere à "postura" quer dizer todo o acto da colocação dos ovos. Desde a pré-postura, onde se tem de preparar as aves para que quando vão pôr os ovos estejam em boas condições físicas; passando pela "postura" propriamente dita, quando as aves se encontram a pôr, durante alguns dias; até à pós-postura, em que acabou a colocação do último ovo.
Há quem retire os ovos colocados todos os dias e os substitua por ovos artificiais até ao último ovo posto, e depois os torne a colocar, para assim se iniciar o choco. Isto para as crias nascerem todas no mesmo dia. Na maioria dos exóticos não vale a pena fazer este procedimento, pois a grande maioria das aves só inicia o choco depois da "postura" feita;

3- A água deve ser mudada diariamente e os bebedouros lavados a "fundo" uma vez por semana. Podes por exemplo meter na máquina de lavar. Não utilizes é produtos muito fortes para a lavagem destes;

4- Há pessoal que cria os Mandarins com ninhos desses, mas penso que existem ninhos mais adequados. O pessoal do fórum dá-te umas dicas;

5- Quando as aves souberem comer por elas próprias durante uns dias. Nesta altura convém estares muito atento, pois as crias podem sentir-se um bocado. Convém continuares com a mesma alimentação que tinham com os pais;

6- Podes dar vitaminas, preferencialmente do complexo B, uma vez por semana. Mas se fores adepto das verduras e fruta poucas vitaminas "artificiais" irão precisar. A Vitamina D também é importante por causa da fixação do cálcio. Já que falo em cálcio, não te esqueças de ter sempre "grit" à disposição. Há muitas marcas de vitaminas no mercado, eu pessoalmente prefiro as Omnivit da Oropharma(pertence à Versele-Laga). Deixo o link abaixo:
http://www.oropharma.com/NUTRI/Nutrition/Pages/Products/index.jsp?lng=3&mkt=15660&fam=15670&ani=-1&ran=16138&pro=18954

7- Mais uma vez, prefiro as da Versele-Laga, da gama Prestige. São sementes muito limpas e de boa qualidade;

8- Podes dar espinafres, nabiça, maçãs, pêras, pepino, cenouras, etc.
Para saberes alguma da alimentação que dou aos meus exóticos podes ver o link: https://forumdosexoticos.forumeiro.com/t2278-entrevista-ao-criador-sr-carlos-rodrigues



Qualquer dúvida que tenhas, o pessoal está cá para ajudar. Mas como nisto ninguém é doutor (alguns já são mestres), ficamos também à espera que contribuas com o teu saber ao longo do tempo.


Abraço

CRodrigues
CRodrigues

Mensagens : 265
Data de inscrição : 01/11/2009
Localização : Cercal do Alentejo / Vila Nova de Milfontes
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Novo e sem experiência ! Empty Re: Novo e sem experiência !

Mensagem  Magnólio Dom 15 maio 2011, 16:13

Muito Obrigado pelos concelhos! Falei com um grande criador de exóticos e umas das frase que me disse foi:
" Para seres um bom criador, tens de ler muito !"

Já agora isto também se adequa aos bengalins do Japão?
Magnólio
Magnólio

Mensagens : 42
Data de inscrição : 15/05/2011
Localização : Porto
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Novo e sem experiência ! Empty Re: Novo e sem experiência !

Mensagem  CRodrigues Dom 15 maio 2011, 17:08

De facto, para teres sucesso tens de ler muito e falar com as pessoas certas.

O Bengalim do Japão, por ser uma ave dócil e que cria facilmente, por vezes não é tida em grande estima na literatura ou na net. Contudo, é uma das aves mais importantes para os criadores de exóticos. Muitas das espécies que tenho, não as teria, ou simplesmente a sua criação não era tão fácil. É uma das minhas espécies preferidas.
Dentro dos Bengalins também podes fazer certos trabalhos engraçados.
CRodrigues
CRodrigues

Mensagens : 265
Data de inscrição : 01/11/2009
Localização : Cercal do Alentejo / Vila Nova de Milfontes
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Novo e sem experiência ! Empty Iniciação

Mensagem  AvilandiaPT Dom 15 maio 2011, 21:06

Olá,

Fico sempre satisfeito de ver pessoal novo entra nisto dos passarinhos e tentar esclarecer dúvidas e fazer perguntas. Ler e procurar informação é importante mas preocupa-te também em perceber a qualidade e credibilidade da informação.

Fiquei com dúvidas se a tua dúvida sobre a postura estava relacionada com os ovos (que já foi esclarecido) ou com a postura no sentido de forma/posição das aves na gaiola de exposição.
Em relação a alimentação, e sobretudo vitaminas e suplementos, vais encontrar muita informação e muitas diferenças e variações. Não apenas nas marcas como na forma de aplicação. Lê, pesquisa, e em primeiro lugar para começar não compliques, com o tempo vais percebendo melhor como funciona essa parte e o pessoal pode ajudar com algumas dúvidas.
Começa por uma boa base, preocupa-te com condições de alojamento, mistura, água e uma boa papa. Em relação às espécies, cada um tem o que quer e gosta (e pode), mas tenta não alargar muito o leque. Criar com menos espécies deixa-te ter mais casais de cada espécies o que só tem vantagens.

Cumprimentos,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Novo e sem experiência ! Empty Re: Novo e sem experiência !

Mensagem  Magnólio Dom 15 maio 2011, 22:05

Muito obrigado pelos concelhos,
Podiam me dar uma informação?
Sabem o nome de algum livro com explicações de exóticos?

Falei com um grande criador de exóticos e disse-me que os mandarins gigantes que tenho a acasalar que ainda são novos, mais um ou dois meses e tão prontos...

Abraço,
João
Magnólio
Magnólio

Mensagens : 42
Data de inscrição : 15/05/2011
Localização : Porto
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Novo e sem experiência ! Empty Re: Novo e sem experiência !

Mensagem  Magnólio Ter 17 maio 2011, 15:46

Olá,
queria colocar algumas questões:
-Tenho um casal de mandarins gigante que está na gaiola de acasalamento desde domingo, nasceram na mesma época, á cerca de 9meses. Já posso colocar ninho ou espero mais um pouco.

Porque dizem que o bengalim é a ama do Mandarim?



CUMPRIMENTOS,
JOÃO Smile
Razz
Magnólio
Magnólio

Mensagens : 42
Data de inscrição : 15/05/2011
Localização : Porto
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Novo e sem experiência ! Empty Re: Novo e sem experiência !

Mensagem  CRodrigues Ter 17 maio 2011, 17:27

Magnólio escreveu:Muito obrigado pelos concelhos,
Podiam me dar uma informação?
Sabem o nome de algum livro com explicações de exóticos?

Falei com um grande criador de exóticos e disse-me que os mandarins gigantes que tenho a acasalar que ainda são novos, mais um ou dois meses e tão prontos...

Abraço,
João


Boas!

Eu tenho estes 2 há uma data de anos:
http://biblioteca.avesdeportugal.info/novoguiaexot.html
http://www.wook.pt/ficha/criacao-de-aves-exoticas/a/id/45944

Dá para teres a ideia de algumas coisas, mas são um bocado básicos.

Há uma revista agora nova muito boa que esta sim dá boas dicas e indicações: Maganize Ornitológico

Mas o melhor mesmo é pesquisares na net relativamente à espécie que queres, e principalmente falares com criadores com alguns anos de experiência.
CRodrigues
CRodrigues

Mensagens : 265
Data de inscrição : 01/11/2009
Localização : Cercal do Alentejo / Vila Nova de Milfontes
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Novo e sem experiência ! Empty Re: Novo e sem experiência !

Mensagem  CRodrigues Ter 17 maio 2011, 17:33

Magnólio escreveu:Olá,
queria colocar algumas questões:
-Tenho um casal de mandarins gigante que está na gaiola de acasalamento desde domingo, nasceram na mesma época, á cerca de 9meses. Já posso colocar ninho ou espero mais um pouco.

Porque dizem que o bengalim é a ama do Mandarim?



CUMPRIMENTOS,
JOÃO Smile
Razz


Relativamente ao Mandarins não sei a altura a que devem acasalar, mas nos outros exóticos nunca deixo que criem com menos de 2 anos (excepto Rolas Diamante).

O Bengalim é considerado a ama de grande parte das aves exóticas, pois é uma ave que cria com bastante facilidade. É também uma ave que aceita os ovos e crias de outras espécies, criando-os como se fossem seus. Assim, se tiveres um casal de Mandarins que não consigas que criem (ou pq abandonam os ovos, ou não alimentam as crias) podes sempre recorrer aos Bengalins do Japão para ajudarem nessa tarefa.
CRodrigues
CRodrigues

Mensagens : 265
Data de inscrição : 01/11/2009
Localização : Cercal do Alentejo / Vila Nova de Milfontes
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos