Fórum dos Exóticos
CANIBALISMO !!!! Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
CANIBALISMO !!!! Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CANIBALISMO !!!!

2 participantes

Ir para baixo

CANIBALISMO !!!! Empty CANIBALISMO !!!!

Mensagem  Rui Santos Ter 22 Fev 2011, 11:54

Já tinha lido algumas coisas sobre canibalismo na ornitologia, mas estou agora a passar pela 1ª vez por essa experiência de forma directa...
Tenho um casal de mandarins Bochecha Negra do qual nasceram 2 juvenis, de casal de Dorso Claro nasceram 6 juvenis.
Com esta diferença de aves em cada ninho e como nasceram nos mesmos dias, resolvi colocar os 2 ultimos DC a nacer no casal BN.
Até aqui, parece ser um procedimento normal entre os criadores...
Acontece que até determinada altura, e já após estarem anilhados, comecei a notar que um dos juvenis do ninho BN começava a ter os "canhões" com a ponta ensaguentada, pensei que fosse a pena ao romper que causasse aquele efeito. Durante 2 ou 3 dias nenhuma das outras aves manifestou os mesmos sintomas, até que começaram todos os 4 juvenis a ter as penas que iam rompendo, a aparecerem ensanguentadas e depois arrancadas, a ponto de agora, já com cerca de 17/18 dias terem o dorso completamente "nu".
Inicialmente e como dos 4, apenas um juvenil manifestava o sintoma cheguei a pensar se seria algum parasita (piolho), com era um juvenil de DC que estava no ninho dos BN se seria problema da propria ave... mas não seria nenhum destes problemas, pois tal iria afectar todas as aves, e os 4 juvenis do outro ninho estavam, e estão, perfeitos em termos de plumagem.
Para além do que, pontualmente já li sobre o assunto e do que sabia da minha experiência na columbofilia, questionei um amigo e criador bastante experiente se este problema que é conhecido como "canibalismo", poderá surgir por algum motivo em particular, se mais regularmente é o macho ou a fémea a provocar estas situações, se alguma mutação tem mais tendência a que aconteça, mas a todas estas minhas questões a resposta é negativa.
Parece que esta situação aparece sem motivo aparente, por alguma "tara" das aves, e não terá cura... pode ou não desaparecer, ou seja um casal que tenha esta situação numa postura poderá ou não melhorar numa outra.
Gostaria de saber a vossa opinião e/ou (más) experiências deste tipo...

Só gostaria de acrescentar que os BN apesar de provocarem esta situação, continuam a alimentar de forma perfeitamente normal dos juvenis.


Última edição por Rui Santos em Ter 22 Fev 2011, 14:02, editado 1 vez(es)

Rui Santos

Mensagens : 40
Data de inscrição : 13/11/2010
Localização : Ferreira do Alentejo

Ir para o topo Ir para baixo

CANIBALISMO !!!! Empty Picagem

Mensagem  AvilandiaPT Ter 22 Fev 2011, 12:07

Olá Rui,

Canibalismo não é o melhor nome, pois não "comem" as crias. Deveria chamar-se "picacismo".
Pela minha experiência algumas aves ganham realmente esta mania, sem que possa associar uma ou outra causa como sendo o motivo.
Normalmente são os machos que dão mais problemas neste campo, muitas vezes já mais perto da altura das crias saltarem do ninho.
Não costuma causar grandes problemas enquanto apenas arrancam as penas das crias (mas é chato). Alguns casais passam a picar mesmo as crias e deixá-las em ferida. Há algumas teorias sobre o "gosto" do sangue, falta disto e daquilo. Sinceramente nenhuma me convence. Alguns criadores referem que juntar sal na papa dos casais problemáticos resolve. Quando experimentei não notei grande diferença.
A forma mais simples de resolver o problema é separar a ave que está a arrancar as penas e deixar o outro tratar das crias.
Se começares a ver que "roem" a ponta das asas às crias pequenas (alguns dias) isso sim começa a ser grave demais e quanto a mim, a não ser que seja uma ave excepcional, mais vale despachá-la.

Cumprimentos,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

CANIBALISMO !!!! Empty Re: CANIBALISMO !!!!

Mensagem  Rui Santos Ter 22 Fev 2011, 14:23

Caro amigo,
mais uma vez obrigado pelo comentário.
Talvez o termo que utilisei, "canibalismo", não seja o mais correcto, o certo é que já o vi algures e penso que por mais que uma vez.
No meu caso que relatei, não passou das penas, não chegando a haver ferimentos, pois, pelo menor até ao momento, os "pais" ainda não estão novamente com "o cio" e a querer fazer nova postura.
No entanto os 4 juvenis DC que ficaram com os pais, já saem do ninho há 3/4 dias, estas apesar de terem apenas menos 1 ou 2 dias ainda não o fazem.
Penso que não será preocupante... o problema quanto a mim será quando finalmente sairem do ninho se vão aguentar a diferença de temperatura em relação ao interior/protecção do ninho, e não vão acabar por enfraquecer demasidado???
Qual a probabilidade de futuramente uma ave destas que consiga sobreviver, tem de vir a ficar com uma boa plumagem ou se vai ficar irremediavelmente defeituosa nesse aspecto?

Quanto a formas de combater este mal, há quem use pomada no dorso das aves afectadas de forma a que quando os adultos os vão picar sintam um cheiro ou sabor desagradável.
Um amigo que cria canários, diz que coloca bocados de corda/ráfia na gaiola de forma que as aves descarreguem energias a picar e puxar a corda.
Nenhuma destas mézinhas cura, mas pontualmente parece que podem atenuar um pouco.
Outra situação completamente diferente é quando estas coisas acontecem entre adultos, quando um macho ou uma fémea persegue o companheiro, e arranca penas para forrar o ninho, ou ainda quando, antes da formação dos casais as aves embora do separadas por sexos, estão juntas em voadeiras.
Nesta ultima situação, deixo uma pergunta para quem tenha experiências nessas coisas: uma ave que tenha anteriormente criado sem problemas deste tipo, se começar a picar e arrancar penas a outras aves, será apenas por estar a ficar com o "cio" ou poderá depois vir a fazer o mesmo com as futuras crias?

Rui Santos

Mensagens : 40
Data de inscrição : 13/11/2010
Localização : Ferreira do Alentejo

Ir para o topo Ir para baixo

CANIBALISMO !!!! Empty Depenar as crias

Mensagem  AvilandiaPT Ter 22 Fev 2011, 14:37

Olá Rui,

O nome não importa. Quando começam a arrancar as penas é um sempre chato.
É normal que atrasem um bocadinho a saltar do ninho, mas nessa idade é de um dia para o outro. Estarem 2-3 dias atrasados faz toda a diferença.
Eu não gosto NADA de mexer nos ninhos nesta altura porque têm tendência a saltar e quando sai o primeiro os outros saltam todos. Voltar a enfiá-los no ninho é complicado.
Não me parece que esteja frio suficiente para terem grandes problemas. SE os foliculos forem danificados algumas penas podem ter alterações de coloração (normalmente ficam brancas) mas não é grave.

Esse truque de pendurar uma fita na gaiola ou por cima do ninho funciona bem com machos que mexem no material ou que querem depenar a fêmea. Com as crias das poucas vezes que tive problemas mais sérios simplesmente separei macho.

uma ave que tenha anteriormente criado sem problemas deste tipo, se começar a picar e arrancar penas a outras aves, será apenas por estar a ficar com o "cio" ou poderá depois vir a fazer o mesmo com as futuras crias?

Não posso afirmar que exista relação. Normalmente em adultos nas voadeiras a agressão é pontual e mais raramente dirigida a uma ave especifica. Na fase de reprodução são mais agressivos sim. Mas isso depende da quantidade de aves, poleiros, idades... Em relação a atacarem as crias, quando apanham a mania é complicado largarem o "vicio".

Cumprimentos,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

CANIBALISMO !!!! Empty Re: CANIBALISMO !!!!

Mensagem  Rui Santos Ter 22 Fev 2011, 17:16

Amigo Ricardo,
não percebi uma parte do post anterior, quando diz (por outras palavras) que não faz muita diferença 1 ou 2 dias de atraso, e depois refere "Estarem 2-3 dias atrasados faz toda a diferença"...
Quando ao facto de não o tempo nestes ultimos dias não estar muito frio, realmente é verdade, mas se ests juvenis sairem do ninho assim, quase "depenados" quase de certeza que se vão ressentir e passar um mau bocado...
A plumagem... bem, 2º sei até em aves adultas quando numa qualquer situação de conflito se alguma perde algumas penas, as novas podem vir com uma coloração um pouco mais clara, dada a minha fasede iniciação, se fosse esse o caso, e daqui sairem aves com qualidade que mereçam ficar no plantel, nem me importaria...

Embora goste de colocar publicamente algumas questões, e sendo esse mesmo o fundamento dos foruns, ourtas há que certamente gostaria de lhe colocar através do messenger... não reparei se no perfil consta o seu contacto de msn...

Rui Santos

Mensagens : 40
Data de inscrição : 13/11/2010
Localização : Ferreira do Alentejo

Ir para o topo Ir para baixo

CANIBALISMO !!!! Empty Mandarins depenados

Mensagem  AvilandiaPT Ter 22 Fev 2011, 18:32

Olá Rui,

Isto às vezes a escrever metemos os pés pelas mãos...
O que eu queria dizer é que nesta fase quando decidem saltar é de um dia para o outro. Ou seja, terem mais um ou dois dias é o suficiente para saltarem ou não. MAS por outro lado, quando começam a saltar o que acontece normalmente é que mesmo crias mais novas (1-2 dias) ligeiramente atrasadas acabarem por saltar.
Dai não gostar de mexer nos ninhos nesta fase.
Quando são depenados, sobretudo se for cedo (no inicio da formação das penas principais entre os 7-10 dias) costumam adiar a saida do ninho em relação a crias que desenvolvam logo a plumagem sem problemas. Pelo menos é essa a minha experiência.

Penso que tenho o contacto de msn no perfil. De qualquer forma costumo ligar pouco.

Cumprimentos,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos