Fórum dos Exóticos
Omelete????? Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Omelete????? Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Omelete?????

+4
Pedro.Filipe
Diogo Ribeiro
Selenio
Gustavo Figueiredo
8 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Omelete????? Empty Omelete?????

Mensagem  Gustavo Figueiredo Sex 21 Jan 2011, 01:45

Omelete????? Pic_19482_12

Abraço 🤡 🤡 lol! lol!
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Omelete????? Empty Re: Omelete?????

Mensagem  Selenio Sex 21 Jan 2011, 02:26

lol! isso é o que se pode chamar de criação em série. . . lol!


cumps
Selenio
Selenio

Mensagens : 335
Data de inscrição : 04/09/2009
Localização : Gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

Omelete????? Empty Re: Omelete?????

Mensagem  Diogo Ribeiro Sex 21 Jan 2011, 09:01

Bom dia Gustavo,

Realmente, ovos é coisa que não falta nesse ninho.
Retira os que não estão cheios, desses tens aí 9 que podes aproveitar.
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Moderador
Moderador

Mensagens : 986
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Omelete????? Empty Re: Omelete?????

Mensagem  Pedro.Filipe Sex 21 Jan 2011, 18:11

Boa tarde
Só so brancos é que estão bons? Não é assim que se vê?
Pedro.Filipe
Pedro.Filipe

Mensagens : 406
Data de inscrição : 12/11/2010
Localização : Ponta Delgada - S. Miguel - Açores
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Omelete????? Empty Re: Omelete?????

Mensagem  Gustavo Figueiredo Sex 21 Jan 2011, 18:26

Diogo Ribeiro escreveu:Bom dia Gustavo,

Realmente, ovos é coisa que não falta nesse ninho.
Retira os que não estão cheios, desses tens aí 9 que podes aproveitar.

Pois e´, o problema ´´e que isto ´´e um conjunto de 4 bengalins. Dos 4, 3 devem ser femeas e um macho porque para haver tanto ovo so pode ser assim. No entanto ainda ha femeas a por ovos, dai alguns ja estarem brancos e outros ainda estarem rosados. No meio tambem tenho uns 4 ovos de Gould que nao faço a minima, quais sao.


Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Omelete????? Empty Re: Omelete?????

Mensagem  Diogo Ribeiro Sáb 22 Jan 2011, 19:02

Boa tarde,

Pedro, quando tens uma luz sobre o ninho e todos os ovos têm o mesmo tempo de choco, os ovos mais escuros são os que estão em desenvolvimento e os mais claros são os que não têm nada.

Gustavo, o que podes fazer é contar 3 dias, e depois observares os ovos com uma luz, os que permanecerem brancos podes tirar, os que tiverem alguma coisa, depois desses 3 dias já podes ver raios de sangue e o embrião.

Caso elas ainda estejam em postura, marca os ovos brancos com uma pinta de um marcador, e passado 3 dias vês os ovos marcados, e usas a técnica que te disse em cima.

Quanto aos ovos de diamante de gould, normalmente estes são maiores e mais redondinhos que os de bengalim.
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Moderador
Moderador

Mensagens : 986
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Omelete????? Empty Re: Omelete?????

Mensagem  Gustavo Figueiredo Sáb 22 Jan 2011, 19:06

Pois, de faacto nao quis marcar os ovos pensando que a tinta poderia ser aabsorvida pla casca e envenenar o embriao.
Agora ja vou tarde porque no meio de tanto ovo, sei la eu de quem e o que...


Daqui a uns dias confirmo quantos estao galados... ´´E que ainda nao pararm de por ovos Shocked Shocked


Abraço
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Omelete????? Empty Re: Omelete?????

Mensagem  Diogo Ribeiro Sáb 22 Jan 2011, 19:11

Quando comecei a usar esta técnica tive o mesmo receio, mas após algumas experiências com um marcador, vi que colocando apenas uma pinta não tinha qualquer problema.

Convém que tires alguns o quanto antes, apesar de serem 4 aves a chocar, isso são muitos ovos para eles virarem e cuidar.

Quando eles nascerem já ficas a saber quais são os diamante de gould. Very Happy
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Moderador
Moderador

Mensagens : 986
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Omelete????? Empty Re: Omelete?????

Mensagem  Gustavo Figueiredo Sáb 22 Jan 2011, 19:55

Sim, isso vou conseguir destinguir Razz Razz
Como eles ainda nao acabaram de por estou, a espera que outros casais comecem a por para por la alguns ovos. Os dos Goulds ja nao distingo mas, queria ver se estavam todos galados.
Sim, de facto e mesmo muito ovo. No dia que tirei a foto dos ovos, ja estavam empilhados uns em cima dos outros.
Apesar de na primeira criaçao terem posto 12 ovos e criado 9, sendo 4 a criar nao falha nenhum com papo cheio.
Da proxima vez, tenho e que meter um ninho maior... Razz Razz Razz Laughing Laughing Laughing

Abraço
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Omelete????? Empty Re: Omelete?????

Mensagem  Pedro.Filipe Dom 23 Jan 2011, 00:34

Obrigado pela explicação Sr. Diogo Ribeiro.
Bem, eu tenho 1 ninho de bengalins que já tem 9 ovos, é o que faz meter ovos antes dos bengalins começarem a postura, agora nem sei quais são os dos bengalins e os outros. Mas tinha de ser pois este casal pus ovos falsos e eles entraram em choco, não ia deixar estragar os ovos. Uma coisa já decidi, vou substituir os ovos á medida que os forem postos, andaram 4 dias a nascer goulds nos bengalins.
Pedro.Filipe
Pedro.Filipe

Mensagens : 406
Data de inscrição : 12/11/2010
Localização : Ponta Delgada - S. Miguel - Açores
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Omelete????? Empty Re: Omelete?????

Mensagem  Diogo Ribeiro Dom 23 Jan 2011, 10:22

Bom dia Pedro,

Por vezes isso acontece, mas quando vires o número de ovos aumentar num casal de bengalins que esteja a servir de amas, basta com uma luz verificares os ovos, e os que estiverem mais atrasados ou brancos, caso não queiras que o ninho tenha tantos ovos, retira-os.

Quanto à segunda parte do teu post, não percebi muito bem. O que deves fazer quando transferes ovos de um casal de exóticos para os bengalins, é colocá-los todos nos bengalins no mesmo dia. Deves deixar o casal de exóticos terminar a postura e verificar se chocam, e não retirar um ovo todos os dias.

P.S: Para a próxima nada de "Sr"...
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Moderador
Moderador

Mensagens : 986
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Omelete????? Empty Re: Omelete?????

Mensagem  Pedro.Filipe Dom 23 Jan 2011, 14:17

Bom dia
O que tenho feito é o seguinte, deixo os ovos nos goulds ou estrelas e no final da postura transfiro todos de uma vez para os bengalins, com os estrelas resulta na perfeição, pois eles querem é "galderice" e só vão ao ninho pôr o ovo, já os gould acontece que vão nascendo durante 4 dias, pois logo que põe o primeiro ovo comaçam logo no choco, já deixei lá os ovos, mas após o nascimento tive de os retirar para bengalins, pois os gould não os alimentavam e tive sorte que os bengalins começaram logo a tratar deles. lol! Quem será que disse que os exôticos era só pôr comida?
Pedro.Filipe
Pedro.Filipe

Mensagens : 406
Data de inscrição : 12/11/2010
Localização : Ponta Delgada - S. Miguel - Açores
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Omelete????? Empty Re: Omelete?????

Mensagem  Diogo Ribeiro Dom 23 Jan 2011, 18:05

Boa tarde,

Nos goulds, caso queiras que nasçam todos no mesmo dia, podes ir retirando um a um e colocar lá um ovo falso, ou de bengalim, até ao final da postura, e depois colocas todos de uma vez nos bengalins. Atenção que tens de virar os ovos que tiras uma a duas vezes por dia até colocares nos bengalins.

Já que o casal choca, vai lhe dando oportunidades de criar os filhotes, pode ser que um dia acertem.
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Moderador
Moderador

Mensagens : 986
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Omelete????? Empty Re: Omelete?????

Mensagem  Gustavo Figueiredo Seg 14 Fev 2011, 02:12

Bom, Diogo o meu objectivo nem era ter tido uma ninhada tao grande de Bengalins. Alguns dos ovos que la estavam ja eram de Goulds. No entanto, nem todos estavam galados, tanto de Bengalins como de Goulds. Mais tarde e porque ja nao tinha onde por, juntei 5 ovos de Bichenovs
E o resultado da "Omelete" foi este: 1 Gould, 5 bengalins e 1 Bichenov
Omelete????? Pic_19482_15

No inicio eram 4 Bichenovs mas, para alem de nascerem bem pequeninos em relaçao aos outros, nasceram com 4 dias de diferença. Os "irmaos" acabaram por esborrachar. Ficou um que se ve na foto ao centro. Todos os dias tenho de o puxar debaixo dos irmaos para nao sufocar e morrer. Ate agora tem se safado.
O Gould e o maior de todos pois foi o primeiro a nascer.
Vamos a ver como corre esta irmandade.. Razz Razz

Abraço
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Omelete????? Empty Re: Omelete?????

Mensagem  Pedro.Filipe Seg 14 Fev 2011, 02:27

Parabéns por essa omolete. Já estou mais descansado, pois pensava que era o unico a misturar ovos. O mais engraçado é quando nascem só sei quando são goulds o resto não sei. Até pensava que tinha mais bengalins, mas achei estranho o bico estar a mudar de cor, evidentemente eram estrelas e a melhor foi hoje de manhã, a minha esposa a dizer que engraçado era um passarito com penas pretas por baixo do bico, claro era um babete e eu nem sabia que já tinha um babete, até pensava que era um casal de daqueles modernos. Eu já previa que ia fazer algumas asneiras, mas vai-se aprendendo, uma coisa que já aprendi é que para o ano vou ter de ter mais Bengalins, senão ando sempre aflito, pois não sei onde pôr os ovos. Os dois casais de gould estão a chocar directo, não tinha onde pôr o ovos, ainda nem sei como vou fazer se os pais não lhes derem de comer como da ultima vez e que consegui transferir para bengalins.
Pedro.Filipe
Pedro.Filipe

Mensagens : 406
Data de inscrição : 12/11/2010
Localização : Ponta Delgada - S. Miguel - Açores
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Omelete????? Empty Re: Omelete?????

Mensagem  Gustavo Figueiredo Ter 15 Fev 2011, 22:24

Mas, na minha opiniao isto, foi para nao repetir. As crias teem uma diferença de idades muito grande e tenho que estar sempre com atençao ao Bichenov. Em breve, os bengalins vao deixar o ninho e o Bichenov ainda vai la ficar.
Pergunto-me se as amas nao o vao abandonar visto ele ter, plo menos, uma semana de atraso.


Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Omelete????? Empty Re: Omelete?????

Mensagem  Pedro.Filipe Ter 15 Fev 2011, 23:46

Acho que as amas não os vão abandonar, pelo menos é o que me tem acontecido, vão ao ninho dar de comer aos mais pequenos, o que costumo fazer é tirar o ninho que está pendurado na grade por fora e meter o mesmo no chão da gaiola.
Pedro.Filipe
Pedro.Filipe

Mensagens : 406
Data de inscrição : 12/11/2010
Localização : Ponta Delgada - S. Miguel - Açores
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Omelete????? Empty Re: Omelete?????

Mensagem  Diogo Ribeiro Qua 16 Fev 2011, 22:57

Boa noite Gustavo,

Antes de mais, parabéns pelos pequenotes.

Agora quanto a misturar ovos, temos de ter sempre em atenção o tipo de aves que estamos a misturar, tendo em atenção principalmente o ritmo de crescimento dos pequenotes. Se forem aves com um ritmo parecido, se colocar mos os ovos na mesma altura ou aí com dois, três dias no máximo de diferença, não costuma haver grandes problemas.

Outra coisa que devemos ter em atenção, que também aconteceu no teu caso, é o grande número de aves novas no ninho, o que leva a que algumas acabem mesmo por morrer.

Quanto ao bichenov, vai ser complicado, a diferença ja é um bocado grande, mas pode ser que consigam.

Boa sorte com os pequenotes, vai dando notícias.
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Moderador
Moderador

Mensagens : 986
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Omelete????? Empty Re: Omelete?????

Mensagem  Gustavo Figueiredo Sáb 05 Mar 2011, 01:05

Então, muito bem.
Fazendo uma actualização da "Omelete", eis no que esta se transformou:
5 Bengalins
1 Gould
1 Bichenov

No inicio os ovos dos Goulds eram 3 mas só 1 nasceu. No caso dos Bichenovs eram 6 ovos e mas, só 4 nasceram e só 1 vingou. Mesmo com 4 dias de diferença em relação aos Bengalins e 7 dias de diferença em relação ao Gould, bem se safou. Mesmo o Gould ter sido o primeiro a nascer, foi o ltimo a abandonar o ninho.
deixo aqui fotos da "criançada".
Omelete????? Pic_19482_17

Omelete????? Pic_19482_19

Abraço
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Omelete????? Empty Re: Omelete?????

Mensagem  Pedro.Filipe Sáb 05 Mar 2011, 14:42

Parabéns pelo sucesso, apesar das baixas.
Eu ultimamente quando são ninhadas de mais de 4 passarinhos ajudo nos primeiros dias dando papa de criacção á mão, depois os pais continuam o trabalho.
Pedro.Filipe
Pedro.Filipe

Mensagens : 406
Data de inscrição : 12/11/2010
Localização : Ponta Delgada - S. Miguel - Açores
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Omelete????? Empty Re: Omelete?????

Mensagem  Gustavo Figueiredo Sáb 05 Mar 2011, 22:59

Neste caso o que originou a mortandade, foi o nascimento com uma diferença de 7 dias. O ninho é pequeno, não por serem 7 crias ao todo mas, sim porque o casal de progenitores não é um casal mas sim um quarteto. Laughing Laughing
O sucesso é muito maior quando todos paricipam na alimentação. O que tenho que fazer numa proxima criação é arranjar um ninho maior.

Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Omelete????? Empty Re: Omelete?????

Mensagem  Silvius Dom 06 Mar 2011, 15:43

ou reduzir o numero de fêmeas! O bom do bengalins! é que mesmo só machos, todos ajudam na criação!
Silvius
Silvius

Mensagens : 183
Data de inscrição : 12/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Omelete????? Empty Re: Omelete?????

Mensagem  Pedro.Filipe Dom 06 Mar 2011, 20:59

Nem sempre os bengalins machos fazem o trabalho, eu tenho um casal de machos que fez asneira duas vezes seguidas. Eu sou novo nisto, mas tenho uma ideia, quando estão a "trabalhar" bem não se mexe. Tenho duas fêmeas juntas e claro que dá sempre molho os ovos a mais, mas elas chocam os ovos, só tenho de ter cuidado em ir retirando os ovos delas, claro que tenho de fazer isto todos os dias.
Pedro.Filipe
Pedro.Filipe

Mensagens : 406
Data de inscrição : 12/11/2010
Localização : Ponta Delgada - S. Miguel - Açores
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Omelete????? Empty Re: Omelete?????

Mensagem  Diogo Ribeiro Dom 06 Mar 2011, 23:27

Boa noite Gustavo,

Parabéns pelo resultado. Tendo em conta a diferença de dias não foi nada mau.
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Moderador
Moderador

Mensagens : 986
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Omelete????? Empty Re: Omelete?????

Mensagem  Gustavo Figueiredo Qui 10 Mar 2011, 18:55

Bom, o resultado foi mediano.
O desmame ainda não estava terminado para o Bichenov e as crias de Bengalin já estavam separadas dos pais. O Unico que lá estava era o Bichenov e o Gould.
O Bichenov pedia comida compulsivamente e as amas já não estavam a dár. Bichenov morreu hoje Sad Sad
E Gould foi separado hoje.
Definitivamente, não aconselho várias especies principalmente com tantos dias de diferença mas, no meu caso não tinha outra solução.
Arrisquei... Wink Wink

Abraço
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos