Fórum dos Exóticos
sexo bengalins Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
sexo bengalins Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

sexo bengalins

5 participantes

Ir para baixo

sexo bengalins Empty sexo bengalins

Mensagem  Convidado Qua 23 Jun 2010, 10:49

Olá a todos.
Alguém me pode ajudar como distinguir o macho da femea nos bengalins?
Andei a pesquisar e vi que era pelo canto (mas não sei como é o canto), sei que alguns criadores conseguem ver pelo bico, outros vêem com um íman ou uma agulha, ...
Por favor ajudem, adquiri a pouco tempo dois bengalins, e não sei se são um casal.
Obrigado

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

sexo bengalins Empty Re: sexo bengalins

Mensagem  slytherin Qua 23 Jun 2010, 17:54

Olá.

Deixo aqui um video de um mandarim a cantar e um bengalim macho também a cantar para teres uma ideia.
slytherin
slytherin

Mensagens : 73
Data de inscrição : 14/02/2010
Localização : Setúbal

Ir para o topo Ir para baixo

sexo bengalins Empty Re: sexo bengalins

Mensagem  LUIS FRANCISCO Qua 23 Jun 2010, 22:36

Caro DSDIOGO

Efectivamente existe algumas dificuldades em sexar Bengalins do Japão, como se diz na giria existem muitas "receitas e maleitas" e por vezes questionamo-nos qual delas a mais eficaz e surge-nos as duvidas.
Como tal algumas das receitas passam por: fazer o teste da agulha ou chumbo, com alguma paciencia vizualizar o canto, como também o alinhamento do bico são algumas das hipoteses existentes, no entanto pode também proceder a essa pesquisa de outras duas maneiras, alerto que é preciso algum tempo e paciencia e de seguida passo a explicar; pode colocar apenas um bengalim numa pequena gaiola durante algum tempo posteriormente coloca lá o outro ne ai aquele que for macho irá pronunciar-se passado algum tempo, outra hipotese é colocar os bengalins que tiver todos numa gaiola e colocar em cada um uma anilha de marcação e paulatinamente ir separando aqueles que cantam porque são machos(é extremamente facil destinguir o canto do macho, pois a femea não canta, pia e o macho eriça-se todo dança e canta e o som é bastante audivel).
Passando a publicidade ao meu site, mas se quiser poderá vizualizar o mesmo e na area de documentos encontra-se uma ficha com uma dica para sexar bengalins.

Espero ter contribuido para o esclarecimento das suas duvidas e boa sorte.
LUIS FRANCISCO
LUIS FRANCISCO

Mensagens : 127
Data de inscrição : 17/06/2010
Localização : BRANDOA - AMADORA
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

sexo bengalins Empty Re: sexo bengalins

Mensagem  MárioSantos Qua 23 Jun 2010, 22:52

Boas

Eu comprei um casal de Bengalins do Japão já há uns tempos , já começaram ninho mas nem acabaram mudaram de ninho em ninho sem eu nunca perceber o que eles queriam até que esta semana os retirei do viveiro comum e coloquei-os sozinhos a ver o que dá Rolling Eyes não consegui ver também se é casal e se é qual é o macho e a femea Laughing

qualquer das formas o sr que mos vendeu tinha tudo separado uma gaiola com machos e uma com femeas , disse ele que fez a separação com um macho galador Rolling Eyes não percebo muito disso mas acredito que seja verdade até ver resultados estou com o pé atrás pois nunca tive bengalins antes Embarassed

Cumps Mário Santos
MárioSantos
MárioSantos

Mensagens : 261
Data de inscrição : 10/06/2010
Localização : Penafiel

Ir para o topo Ir para baixo

sexo bengalins Empty Re: sexo bengalins

Mensagem  LUIS FRANCISCO Qua 23 Jun 2010, 22:59

Caro Mario Santos

Julgo que o meu post anterior pode ajuda-lo certamente, relativamente aos bengalins andarem de ninho em ninho é uma caracteristica deste tipo de ave e se porventura tivesse 5,6,7 ou 8 bengalins juntos eles por norma enfiam-se todos no mesmo ninho.
LUIS FRANCISCO
LUIS FRANCISCO

Mensagens : 127
Data de inscrição : 17/06/2010
Localização : BRANDOA - AMADORA
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

sexo bengalins Empty Re: sexo bengalins

Mensagem  MárioSantos Qui 24 Jun 2010, 06:27

Olá

Vou testar se calhar esse metedo um dia com vagar Smile mas para já aguardo para que tudo aconteça normalmente, por um lado também os retirei do viveiro comum pois como andavam sempre de ninho em ninho a mexericar, eu vi-os muitas vezes a mexericar o ninho do bicos de lacre e agora estou desconfiado que sairam do choco Rolling Eyes vão muitas vezes ao ninho mas ainda anteontem de noite passaram os 2 fora do ninho a noite toda, provavelemnte se abandonaram desconfiei do bengalins Rolling Eyes
Sendo ou não sendo aproveitei para ver o comportamento deles sozinhos Wink

Cumps Mário Santos
MárioSantos
MárioSantos

Mensagens : 261
Data de inscrição : 10/06/2010
Localização : Penafiel

Ir para o topo Ir para baixo

sexo bengalins Empty Re: sexo bengalins

Mensagem  Ivo Qui 24 Jun 2010, 08:11

Olá dsdiogo,
penso que o essencial da distinção de sexos já foi dito e muito bem,porém a técnica que eu uso consiste em colocar um macho com o cio numa gaiola e colocar separadamente os bengalins que pretendo testar,se for fêmea o macho tenta galar e começa automaticamente a cantar,se for macho simplesmente não se interessa.É muito útil em crias com mês e meio, facilmente se detecta os machos e fêmeas assim.
O macho quando canta abre as penas da cauda em forma de leque
Ivo
Ivo

Mensagens : 156
Data de inscrição : 11/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

sexo bengalins Empty bengalins

Mensagem  maia Qui 24 Jun 2010, 11:59

bom dia.

Quando acontece de eu juntar o casal e não conseguir distinguir se são mesmo casal
eu separo os dois em gaiolas separadas e coloco uma perto da outra, se tiver macho ele logo
começa a cantar, se for femea ele começa logo a procura-lo e dando pios.

espero ter ajudado

Marcio Maia
maia
maia

Mensagens : 64
Data de inscrição : 06/01/2010
Localização : Anchieta Estado do Espirito Santo - Brasil
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos