Fórum dos Exóticos
Intoxicação?? Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS

Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Intoxicação?? Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Intoxicação??

2 participantes

Ir para baixo

Intoxicação?? Empty Intoxicação??

Mensagem  Carlos Barrêto Sáb 09 Abr 2016, 01:45

Olá à todos,

Tenho um casal de Diamante Bavette Cauda Longa que adquiri há 3 semanas.

De início, as aves estavam muito sadias e espertas.

Coloquei um ninho feito de aglomerado e um pouco de sisal para a feitura do ninho.

Em pouco tempo o ninho estava a se formar e a fêmea botou um ovo, porém havia muito pouco sisal e o ovo ficou sob a palha.

Pedi um pouco de fibra de côco a um amigo que prontamente me atendeu.

Mais denso, o novo ninho acomodou o ovo sem maiores problemas.

Todavia, no dia seguinte, uma terrível surpresa...o casal estava ´´embolado´´, praticamente sem movimentos e com os olhos fechados o tempo todo, como se estivessem cegos.

Ontem começaram a abrir os olhos e hoje já estão mais esperto e de olhos abertos.

Os sintomas me parecem de intoxicação, mas o que poderia ter ocasionado isso?

A fêmea ainda está mais sentida, mas o macho já está bastante recuperado...sendo que a fêmea, por vezes, apresenta fadiga e bico aberto.

Seria intoxicação?Ou ácaros que poderiam estar na palha?...ou ainda algum produto químico usado na feitura dos ninhos (caixas) de aglomerado? (cola,etc?).

Há algum tratamento indicado?

Quem puder me ajudar, serei muito grato.
Att.

Carlos
Carlos Barrêto
Carlos Barrêto

PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Intoxicação?? Empty Re: Intoxicação??

Mensagem  Ricardo Ronsini Dom 10 Abr 2016, 20:43

Olá Carlos.

Achei bem estranho o descrito, o fato dos dois terem ficado embolados e com o bico aberto, geralmente os pássaros abrem o bico para hiperventilar e dissipar o calor, ou quando encontram-se com alguma dificuldade para respirar. Poderiam ser sintomas de intoxicação respiratória, especialmente se apresentarem algum quadro neurológico.

É preciso avaliar bem o ninho, se há alguma tinta ou cola que possa estar provocando isso, a fibra de coco por sí só não seria um problema, mas deve estar limpa, seca e de preferencia que não seja muito velha, caso contrário pode conter fungos, ácaros ou outras impurezas que afetam o sistema respiratório.

Sem saber a causa eu não indicaria nenhum tratamento, mas você pode misturar à água carvão ativado moído, ele ajuda a absorver componentes químicos nocivos do organismo. Também os observaria de perto por um tempo e daria uma reforçada na alimentação, sementes, frutas, verduras e papa a vontade, especialmente por já terem iniciando um ciclo reprodutivo.
Ricardo Ronsini
Ricardo Ronsini

Mensagem  Carlos Barrêto Dom 10 Abr 2016, 21:23

Olá Ricardo, muito grato pelas informações e dicas.Creio que descobri o suposto problema, a palha.Ela me foi cedida pelo criador das aves e descobri que foi retirada de um colchão retirado da rua, veja que coisa.Provavelmente essa palha esteja infestada de ácaros , fungos e sabe-se lá o que mais.Administrei hoje Ivonev (ivermectina) na banheira e bebedouros.O macho está muito bem recuperado porém a fêmea abda parada e ofegante e com bico aberto quando se movimenta aparentando muita fadiga além de oenas " roídas"...ademais ainda tenho bengalins com penas incompletas e bico aberto.Estou muito triste pois amo essas aves.O que devo fazer?Qual a sequência ideal de tratamento?Muito grato.Carlos
Carlos Barrêto
Carlos Barrêto

Mensagem  Ricardo Ronsini Seg 11 Abr 2016, 14:23

Nossa, de certo o problema deve ter sido a palha contaminada.

Pra tratar dos ácaros você pode usar o Ivomec, mas ele deve ser administrado com cuidado, pois é muito concentrado. Existem vários tipos de Ivomec, o injetável e o pour on são os mais utilizados, o pour on é mais aconselhável pois basta aplicar uma gota diretamente sobre a pele da nuca do pássaro e ele será absorvido pela corrente sanguínea, já para que o injetável faça efeito é preciso arrancar algumas penas do pássaro ou fazer um pequeno corte sobre a pele, (o que eu não acho boa ideia por conta do risco de infecções), mas de qualquer forma o Ivomec só mata os ácaros que se alimentam de sangue e tecidos vivos, os ácaros de pena devem ser tratados com acaricidas externos que encontramos em qualquer pet-shop.

Também ajuda manter as gaiolas bem limpas e pingar algumas gotinhas de vinagre na água de banho, pelo próprio vinagre ser um repelente de ácaros natural.

No mais é manter uma boa higiene, e proporcionar um ambiente arejado, de preferencia com entrada de luz solar e baixa umidade, assim evitando que os fungos e ácaros se desenvolvam.
Ricardo Ronsini
Ricardo Ronsini

Mensagem  Carlos Barrêto Seg 11 Abr 2016, 22:19

Olá Ricardo,

Grato pelas informações!

Eu vou fazer o tratamento com Ivomec e pensei em utilizar o Piolhaves para os parasitas externos, o que acha?

Muito grato.

Carlos
Carlos Barrêto
Carlos Barrêto

Mensagem  Ricardo Ronsini Ter 12 Abr 2016, 01:32

Oi Carlos.

Eu sempre usei Piolhaves com bons resultados, mas pelo fato dele ser em pó e dos seus pássaros possivelmente terem alguma complicação respiratória por conta da palha, só tomaria cuidado para que não o inalassem, existem também alternativas líquidas, como Frontline spray, que creio serem melhores no seu caso.
Ricardo Ronsini
Ricardo Ronsini

Mensagem  Carlos Barrêto Ter 12 Abr 2016, 11:22

Olá Ricardo,

Tenho Piolhaves aqui.

Só uma dúvida, no caso do Frontline Spray, o produto entra em toda a corrente sanguínea ou é necessário passar em toda a ave?

Grato.
Carlos
Carlos Barrêto
Carlos Barrêto

Mensagem  Ricardo Ronsini Ter 12 Abr 2016, 15:00

Tanto o Piolhaves quanto o Frontline são anti-ectoparasitas, então atuam de forma externa diretamente sobre os parasitas, sem serem absorvidos pelo organismo no animal (diferentemente do Ivomec), então é preciso que se espalhe uma camada fina e uniforme sobre o corpo do pássaro, especialmente nas penas das asas e cauda, que é onde os ácaros mastigadores de penas costumam se concentrar.

Eu sempre usei Piolhaves com bons resultados, mas conheço alguns criadores que não gostam de usa-lo por ser um pó e os pássaros acabarem por aspirar um pouco do produto, eu nunca tive problemas com isso, mas como os seus pássaros já estão com o sistema respiratório afetado, pode ser que acabe por prejudica-los.
Ricardo Ronsini
Ricardo Ronsini

Mensagem  Carlos Barrêto Ter 12 Abr 2016, 23:46

Olá Ricardo,

Que bom que tem um ´´brazuca´´ respondendo {as perguntas aqui no Fórum, parece que o pessoal anda um pouco desinteressado...

Aliás, enviei uma mensagem para alguém com seu nome no facebbok, espero que seja você!

Devido ao custo, hoje usei Piolhaves em todo mundo, incluindo os bengalins, vamos ver no que dá!

Você conhece alguém que tenha Bengalins (Manon) e Diamante de Gould no padrão de Exposição aqui em São Paulo?

Todos estão se recuperando, com excessão da fêmea de Bavette que ainda não está 100%.

Muito grato por tudo!

Abçs.
Carlos
Carlos Barrêto
Carlos Barrêto

Mensagem  Ricardo Ronsini Qua 13 Abr 2016, 02:08

Sim, infelizmente a atividade por aqui anda meio baixa, o que é uma pena, mas fico feliz em saber que seus pássaros já estejam melhorando.

Acho que você enviou a mensagem pra outra pessoa, talvez com um nome parecido, pois eu não a recebi, no momento só mantenho alguns mandarins por hobby, mas se souber de alguém que tenha goulds ou bengalins de exposição te dou um toque.
Ricardo Ronsini
Ricardo Ronsini

Ir para o topo

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos