Fórum dos Exóticos
Diamante de gould  Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Diamante de gould  Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Diamante de gould

5 participantes

Ir para baixo

Diamante de gould  Empty Diamante de gould

Mensagem  Eduardo_exoticos Sáb 30 Jan 2016, 17:11

Boa tarde a todos! Já à muito que não vos chateio mas preciso de ajuda.
No ano passado(2015) o meu casal de gould xl fez três posturas,foram cerca de 24 ovos sem nada.
Este ano pus o ninho e já o fizeram mas depois o macho começou a ser muito agressivo para a fêmea,a fêmea esteve quase morta. Já os separei e a fêmea recuperou e já estão juntos outra vez.
o que posso fazer para os ovos saírem galados?
Agradeço a vossa ajuda.
Eduardo Martins

Eduardo_exoticos

Mensagens : 13
Data de inscrição : 12/06/2015
Localização : Braga
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante de gould  Empty diamantes gouds

Mensagem  marcoalves Sáb 30 Jan 2016, 22:39

Boa noite tem que lhes dar vitamina e

marcoalves

Mensagens : 21
Data de inscrição : 19/12/2013
Localização : correlha-ponte de lima
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante de gould  Empty Re: Diamante de gould

Mensagem  Rui Pinho Sáb 30 Jan 2016, 23:52

Olá, devias ponderar em colocar outro macho com essa fêmea, vais arriscar a perder a fêmea, uma vez que já quase a matou. A vitamina E, vai ajudar por um lado (possibilidade do macho encher ovos) e por outro prejudicar porque o macho vai estar mais cioso e como tal mais agressivo.
Que idade tem o macho ? também pode ser da idade do macho.
Abraço.
Rui Pinho
Rui Pinho

Mensagens : 287
Data de inscrição : 09/02/2013
Localização : Odivelas-Loures
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante de gould  Empty Re:diamante de gould

Mensagem  Eduardo_exoticos Dom 31 Jan 2016, 16:58

O macho tem cerca de um ano e meio.
Obrigado pelas vossas ajuda

Eduardo_exoticos

Mensagens : 13
Data de inscrição : 12/06/2015
Localização : Braga
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante de gould  Empty Re: Diamante de gould

Mensagem  João Alberto Miranda Ter 02 Fev 2016, 12:41

As soluções para este género de casos não constam de nenhum guião que possamos seguir...
As "soluções" são antes o resultado do experimentalismo que vamos exercendo, aplicando e moldando a cada caso. Portanto, não é fácil arranjar-lhe uma "receita" para este seu caso.
Todavia, estou em crer que se o casal estivesse bem acasalado não andaria às "chapadas", sempre salvo raras excepções, como também acontece com outras espécies... designadamente a humana...
O que lhe posso dizer é que eu não colocarias as minhas "fichas" nesse casal; ou seja, não lhe reservava qq esperanças enquanto reprodutor.
Eu já tive fêmeas a agredirem o macho, mas ao contrário, nunca.
Estou em crer que eles não "foram feitos um para o outro", que há incompatibilidade irreversível.
Concordo que a vitamina os ajuda nos momentos da postura, mas, se não estão em paz um com o outro vai agravar a intensidade e gravidade do conflito.
Aconselho-o a "esquecer" o agressor, no caso, o macho. Troque-o, e, se o fizer já, ainda vai a tempo de conseguir fazer alguma postura.
Mas, mesmo assim, dê pelo menos uma semana de descanso à fêmea. Alimente-a bem, e, aí sim, ajude-a com um complexo vitamínico. (mas não gaste mt dinheiro nisso; eu faço toda a campanha com um fraquinho que me custou 3€; e este ano o meu objectivo é tirar 100 goulds. Portanto, a ideia - e às vezes crença, publicidade..., é que as coisas se resolvem com produtos laboratoriais. Mas esta só serve para satisfazer os interesses, eventualmente legítimos, de alguns)
Espero ter ajudado

João Alberto Miranda

Mensagens : 162
Data de inscrição : 19/12/2013
Localização : Barcelos/Esposende
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante de gould  Empty Re: Diamante de gould

Mensagem  Joaquim Neves Qua 03 Fev 2016, 20:36

Boa noite Sr. João Alberto Miranda
Um frasquinho....3€? 100 aves? Quantos casais? Qual o segredo?
Apenas resta-me dar-lhe os parabens.
Sorte e saúde, para si e para as aves.
Um abraço
J Neves
Joaquim Neves
Joaquim Neves

Mensagens : 200
Data de inscrição : 01/09/2009
Localização : Louriçal - Pombal
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante de gould  Empty Re: Diamante de gould

Mensagem  João Alberto Miranda Qui 04 Fev 2016, 11:27

Viva, Joaquim Neve.
Às vezes registo aqui o meu testemunho. Faço-o de forma desinteressada, e sempre, ou especialmente, quando penso estar a responder a iniciados. Os outros... sabem muito mais do que eu!!!
Sabe Joaquim, eu tenho aves desde muito novinho, talvez desde o 6 ou 7 anos. Já vi muito, já assisti a muitos interesses que se movem à volta de quem se inicia.
Se é verdade que este efeito é mais notório em aves de competição física, designadamente em pombos correios, onde se convencem os novatos de que com medicamentos conseguem proezas, também é verdade que esta experiência e esta visão me leva a alertar os mais "novos" criadores de passarinhos, e por natureza mais incautos.
É que, muitos destes novos aderentes a estes hobby começam por se entusiasmar, depois gastam o que não devem, e por fim desistem.
O meu objectivo, quando "digo" que não vale a pena, ou que não é necessário, gastar-se muito dinheiro em medicamentos, vitaminas, etc. é apenas o de ajudar os iniciados a terem sucesso e a não serem levados para situações que os levem a desistir por considerarem este hobby oneroso. Considero ser sempre uma perda quando um adepto desiste.
Claro que reconheço que as casa da especialidade, onde se vendem medicamentos, são uma parte no processo. E elas, muito legitimamente, têm que fazer pela sua própria vida...

Quando às questões objectivas que me coloca, vou responder:

- Nunca consegui tirar, num só ano 100 diamantes de gould. O ano passado tirei cerca de 80, mais uns quantos babetes... e ainda estrelas. Este ano estabeleci como meta os 100 gould e penso que vou conseguir. Para isso não estou a criar com mais nenhuma espécie. Os babetes e os estrelas estão num grande viveiro para me fazerem "gosto ao olho", apenas.

- No momento tenho:
- 46 passarinhos separados (eram 47 mas morreu um, por descuido meu; deixei-o só e sem comida na
gaiola de quarentena - quando os separo ficam cerca de 2 semanas numa gaiola pequena, antes de
os libertar num grande viveiro.
- 18 já fora dos ninhos, mas ainda com os pais
- 20 mais pequenos mas já anilhados.

Tenho ainda 6 casais no choco, num total de 32 ovos. Destes basta que saiam 50% e já estou nos 100

Vitamina de 3,€ (???!!!)
- Tive o cuidado de ir ao exotal ver o preço exacto da dita vitamina. Mas em rigor, ele estaria numa parte da tampa da caixa que já não existe. Mas foi à volta desse preço: 3€ e qq coisa...
Trata-se de um frasco de 50mml, do complexo Vitamíno B. Comprei-o numa corporativa agrícola (que me perdoem os homens das casas das sementes... lol)
- Como a dou? Uma gota por bebedouro (para este efeito uso bebedouros dos mais pequeninos) nos 6 dias anteriores ao meter-lhes os ninhos. (fora disso têm bebedouros dos grandes, bem grandes, que é para me não darem mt trabalho e para não andar a incomodar as aves durante a criação)

- Talvez o maior segredo resida no facto de eu só criar com aves nascidas na minha casa à diversas gerações; por isso bem aclimatadas à localidade do exotal, às condições do espaço, à forma de alimentar, e ao tratador. (uso sempre uma bata da mesma cor quando vou ao exotal. As aves reconhecem-me. Mas se não levo bata é um "vê se te avias" com umas a voar para cada lado.
- De vez em quando compro 2 ou 3 machos de bom porte e boa plumagem e cruzo-os com fêmeas minhas para reverter a consanguidade que de outro modo me levaria ao retrocesso, estou certo.

Notas finais:
1 -por muito que isto possa causar impressão a algumas pessoas - como já aconteceu aqui no forum - eu elimino à nascença toda a ave que se mostre enfezada, incapaz de medrar como as irmãs de ninho. E faço o mesmo quando, mais tarde, alguma se mostrar "apalermada" incapaz de se desenrascar a alimentar-se por si. Para mim o mais importante é a espécie. E, cada uma que é afastada dá assim um contributo selectivo à sua espécie.

2 - Separo os meus pássaros entre os 45 e os 50 dias. Dependendo do seu estado de desenvolvimento. Mas nunca antes dos 45.
Espero ter respondido
Cump.
J. Alberto Miranda

João Alberto Miranda

Mensagens : 162
Data de inscrição : 19/12/2013
Localização : Barcelos/Esposende
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante de gould  Empty Re: Diamante de gould

Mensagem  Joaquim Neves Qui 04 Fev 2016, 21:47

Boa noite, Sr. João Miranda.
Congratulo-me com a sua descrição e sobretudo pela sua espontânea resposta e informação e bem assim pelo seu sucesso de criação, contrariamente ao que se depara com a minha pessoa.
Apesar de ter as aves, sem principio primordial a criação (não sou criador na concepção  da palavra) mas sim pelo gosto e pelo encanto que as mesmas me proporcionam, logicamente que me trás alegria sempre que as mesmas me "presenteiam com crias".
Tal não é o caso no ano corrente, pois que, a maioria das posturas saem com ovos "goles", ou mesmo sem iniciarem postura.
Reconheço que algo estará errado, mas o quê.....sinceramente não imagino.
No ano passado ainda consegui algumas aves, nomeadamente...Gouldes, Bichenoves e papagaios.
Logicamente que este ano (a terminar) já nada haverá a fazer.
Se possível e desde que concorde, gostaria do seu contacto, afim de poder vir a contactar para alguma troca de impressões sobre o tema, que como deverá compreender, não seria oportuno aqui apresentar...(não por direcção pessoal em detrimento de outros utilizadores/frequentadores do forum) apenas para melhor elucidação pessoal.
Grato pela atenção.
Votos de sucessos ornitológicos.
Meu mail: jotaefeneves@gmail.com
Um abraço
J. Neves
Joaquim Neves
Joaquim Neves

Mensagens : 200
Data de inscrição : 01/09/2009
Localização : Louriçal - Pombal
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos