Fórum dos Exóticos
Consequências das luzes nas aves Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Consequências das luzes nas aves Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Consequências das luzes nas aves

4 participantes

Ir para baixo

Consequências das luzes nas aves Empty Consequências das luzes nas aves

Mensagem  Rui Birding Qua 25 Set 2013, 18:39

Boas,

Tenho uma dúvida há algum tempo...alguém me pode dizer quais as consequências reais das luzes das nossas habitações para as aves, por exemplo, se estão numa gaiola na sala de estar e assistem a uma acender de luzes frequente no início da noite?
Além de um distúrbio do horário interno da ave, pode causar mais problemas? Neutral
Rui Birding
Rui Birding

Mensagens : 22
Data de inscrição : 23/09/2013
Localização : Paredes - Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Consequências das luzes nas aves Empty Re: Consequências das luzes nas aves

Mensagem  João Martinho Qua 25 Set 2013, 20:47

os problemas vêm mesmo daí, pois como dizes, a ave fica com o horário interno desregulado e isso faz com que adoeça quase de certeza porque devido ás luzes e barulho ela fica assustada, fica a adormecer e acordar constantemente, dorme pouco e depois passa muito tempo do dia a dormir para tentar repor as horas de sono  porque sente-se cansada.. e isso depois faz com que se alimente mal pois está mais interessada em dormir que em comer. Depois a partir daí, vêm as doenças pois como a ave está fraca, está mais susceptível de contrair doenças...
como vês não aconselho teres a ave numa sala. Conheço e conheci pessoas que têm um passarinho ou 2 na marquise da cozinha. também não é aconselhável mas em todo o caso é melhor porque não tem televisão, as pessoas usam a cozinha até mais tarde mas pelo é para buscar comida e saem, e na sala podem ficar até bem tarde e a falar e ver televisão incomoda mais.

Não tens nenhuma varanda para teres o pássaro?
João Martinho
João Martinho

Mensagens : 522
Data de inscrição : 22/11/2012
Localização : Almada

Ir para o topo Ir para baixo

Consequências das luzes nas aves Empty Re: Consequências das luzes nas aves

Mensagem  Rui Birding Qua 25 Set 2013, 20:57

Desde já agradeço pela disponibilidade Wink 
Tenho uma varanda, sim, mas como passa uma estrada nacional mesmo em frente ao meu prédio, tê-las lá não deve ser a melhor opção, devido aos fumos dos automóveis.
De momento, eu tenho-as num quarto pequeno, é o meu género de escritório, o único problema é que como os meus pais o utilizam, às vezes, vão lá e ligam a luz, aí eu reparo que o casal de mandarins fica muito agitado, logo a seguir a isso vêm uma escuridão abrupta, e compreendo que isso lhes faça muita confusão, além de originar os problemas que referiste Rolling Eyes
Rui Birding
Rui Birding

Mensagens : 22
Data de inscrição : 23/09/2013
Localização : Paredes - Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Consequências das luzes nas aves Empty Re: Consequências das luzes nas aves

Mensagem  João Martinho Qua 25 Set 2013, 21:36

pois não é aconselhável, não sei como é em termos de proximidade à estrada nacional, nem se o fumo entra directamente na varanda ou não, de qualquer forma deve ser preferível não acredito que elas levem assim com tanto fumo directo..
João Martinho
João Martinho

Mensagens : 522
Data de inscrição : 22/11/2012
Localização : Almada

Ir para o topo Ir para baixo

Consequências das luzes nas aves Empty Re: Consequências das luzes nas aves

Mensagem  borllock Qui 26 Set 2013, 07:28

Para além do já mencionado, quando eles criarem vai ser complicado pois ao acender e apagar as luzes eles assustam-se e saem do ninho e depois podem não conseguir voltar como fica escuro de repente.
borllock
borllock

Mensagens : 317
Data de inscrição : 16/11/2012
Localização : Penafiel
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Consequências das luzes nas aves Empty Re: Consequências das luzes nas aves

Mensagem  João Martinho Qui 26 Set 2013, 08:29

borllock escreveu:Para além do já mencionado, quando eles criarem vai ser complicado pois ao acender e apagar as luzes eles assustam-se e saem do ninho e depois podem não conseguir voltar como fica escuro de repente.
pois é, e depois senão voltam as crias morrem de frio ou os ovos ficam por chocar
João Martinho
João Martinho

Mensagens : 522
Data de inscrição : 22/11/2012
Localização : Almada

Ir para o topo Ir para baixo

Consequências das luzes nas aves Empty Re: Consequências das luzes nas aves

Mensagem  Rui Birding Qui 26 Set 2013, 15:45

João Martinho: vou descrever a localização da varanda - fica a 10 metros da estrada, o barulho dos carros não é problema, pois já reparei que os pássaros não se assustam, embora o tráfego seja intenso. A varanda é aberta (á frente e dos lados) e virada a Sul, o que implicaria que apanhassem Sol durante todo o dia.
burllock: Realmente, tens razão! Estou a esforçar-me para melhorar o máximo possível a situação, mas está a ser difícil encontrar um local definitivo para as aves em casa.
Rui Birding
Rui Birding

Mensagens : 22
Data de inscrição : 23/09/2013
Localização : Paredes - Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Consequências das luzes nas aves Empty Re: Consequências das luzes nas aves

Mensagem  João Martinho Qui 26 Set 2013, 22:48

pois estou a ver..mas posso estar enganado mas não estou a ver que os pássaros levem directamente com o fumo.. penso que o melhor seria mesmo meteres na varanda, mas depois depende do tipo de varanda pois deves preocupar-te se está abrigada do vento, e criares tu as condições para que as aves tenham sempre um local de sombra possível, não levem com correntes de ar ou seja vento, e não levem com chuva em cima.
João Martinho
João Martinho

Mensagens : 522
Data de inscrição : 22/11/2012
Localização : Almada

Ir para o topo Ir para baixo

Consequências das luzes nas aves Empty Re: Consequências das luzes nas aves

Mensagem  Rui Birding Sex 27 Set 2013, 18:24

De acordo! Talvez tenha exagerado um bocado quando me referi ao fumo dos automóveis... Embarassed 
Obrigado pela resposta, a varanda é completamente aberta, vento e chuva não faltam, ainda para mais com o tempo que se tem vindo a constatar, não é o local mais adequado para as aves.
Mas como o diálogo é a melhor ferramenta, já tratei de falar com os meus pais e a situação está-se a resolver, pelo menos já não há distúrbios durante a noite Wink
Rui Birding
Rui Birding

Mensagens : 22
Data de inscrição : 23/09/2013
Localização : Paredes - Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Consequências das luzes nas aves Empty Re: Consequências das luzes nas aves

Mensagem  João Martinho Sex 27 Set 2013, 18:55

pois, por isso é que eu disse que depende das varandas, eu por exemplo tenho muita sorte tenho uma bem abrigada.
ainda bem que está tudo tratado então, mas de qualquer forma existem sempre hipóteses de melhorar os espaços como varandas, não há impossíveis mas não posso ajudar porque não sei como ela é...
O pior nem é a chuva sabes, porque protege-se as gaiolas arranjando umas chapas de plástico ou de zinco em forma ondulada..etc..
o pior de tudo é o vento, que é bem mais complicado de remediar mas mesmo assim existem hipóteses, existe por exemplo uma rede que se vende no leroy e no aki que é chamada : rede anti vento, porque a sua estrutura faz com que quando o vento a atravessa, divide-se em brisas mais pequenas, ou seja ela desfaz as rajadas de vento fortes em pequenas brisas inofensivas que já não têm capacidade de levantar vasos nem gaiolas
João Martinho
João Martinho

Mensagens : 522
Data de inscrição : 22/11/2012
Localização : Almada

Ir para o topo Ir para baixo

Consequências das luzes nas aves Empty Re: Consequências das luzes nas aves

Mensagem  Rui Birding Sáb 28 Set 2013, 08:12

Pois, a minha varanda é exposta aos elementos, o que faz com que não apresente as melhores condições.
João Martinho escreveu:o pior de tudo é o vento, que é bem mais complicado de remediar mas mesmo assim existem hipóteses, existe por exemplo uma rede que se vende no leroy e no aki que é chamada : rede anti vento, porque a sua estrutura faz com que quando o vento a atravessa, divide-se em brisas mais pequenas, ou seja ela desfaz as rajadas de vento fortes em pequenas brisas inofensivas que já não têm capacidade de levantar vasos nem gaiolas
.
Agradeço-te a dica, realmente, se a varanda tivesse as condições apropriadas, seria muito melhor para a minha família e as aves agradeceriam com certeza Laughing
Rui Birding
Rui Birding

Mensagens : 22
Data de inscrição : 23/09/2013
Localização : Paredes - Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Consequências das luzes nas aves Empty Re: Consequências das luzes nas aves

Mensagem  RC Dom 29 Set 2013, 20:51

O ter as aves dentro de casa é sempre relativo.
Eu por exemplo além da minha criação de Goulds em espaço próprio, tenho 3 exemplares na cozinha para admiração. Nunca tive problemas com os mesmos. Comem, dormem, vêm televisão, etc. A partir de uma certa hora (8.00) recolhem e pode cair seja o que for que nem se mexem. À noite posso ir à cozinha a que horas for, acender as luzes, que nem levantam a cabeça.
Resumido, tudo vai de um hábito.
RC
RC

Mensagens : 723
Data de inscrição : 23/11/2011
Localização : Oliveira de Azeméis
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Consequências das luzes nas aves Empty Re: Consequências das luzes nas aves

Mensagem  Rui Birding Seg 30 Set 2013, 16:49

Obrigado pela partilha da tua experiência Wink
Espero que tudo dependa do hábito, como disseste, não gosto de ver as minhas aves tão agitados.
Rui Birding
Rui Birding

Mensagens : 22
Data de inscrição : 23/09/2013
Localização : Paredes - Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos