Fórum dos Exóticos
Grit para exóticos Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Grit para exóticos Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Grit para exóticos

+6
Jorginho
gimbras
spice_13
AvilandiaPT
Luís Lourenço
francisco_m
10 participantes

Ir para baixo

Grit para exóticos Empty Grit para exóticos

Mensagem  francisco_m Ter 13 Set 2011, 13:24

Dão grit as vossas aves? De que marca? Eu tenho disponibilizado um grit aos meus exóticos que comprei há pouco tempo numa loja mas eles não ligam puto a isso. Reparei que muitos dão grit preto, o meu é branco. Faz diferença?

PS: peço desculpa ter postado na secção errada. Mas agora já não consigo alterar
francisco_m
francisco_m

Mensagens : 90
Data de inscrição : 20/08/2011
Localização : Trofa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Grit para exóticos Empty Re: Grit para exóticos

Mensagem  Luís Lourenço Ter 13 Set 2011, 13:40

Boas.

Eu dou da Avicor e eles adoram! O que tu secalhar estás a dar é casca de ostra, o que eles não ligam muito a isso a não ser que mistures numa taça com areia para eles andarem a penicar de vez em quando.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Grit para exóticos Empty Grit

Mensagem  AvilandiaPT Ter 13 Set 2011, 14:11

Olá,

Aos africanos sim, a mandarins, bicos de chumbo e outros em gaiola não.
Durante alguns anos com as gaiolas que tinha não tinha simplesmente espaço para meter mais um comedouro ou taça com grit, por isso não sei. Sinceramente, não notei diferença alguma entre usar grit e não usar. O que notei sim uma grande diferença em espécies como bicos de chumbo e degolados foi no uso de osso de choco.

Nos viveiros não usava grit porque estavam com chão de areia. O caso dos africanos é mais complicado...
Algumas espécies em gaiola estiveram com fundos de rede e nessa fase sim tinham grit. Depois de passarem a fundos de tabuleiro com areia branca (as minhas gaiolas permitem optar por sistema de rolo ou colocar tabuleiros como preferir gaiola a gaiola) não liguei ao assunto, mas passado algum tempo voltei a colocar grit (directamente no chão) e ai sim notei diferenças.
Em qualquer caso todas as aves tinham suplementação de cálcio e nunca foi essa a questão para usar ou não grit (o grit como fonte de cálcio é como comer pedras da calçada...). Portanto acho que é uma daquelas coisas que depende da observação do comportamento das aves e das conclusões do criador.
Algumas aves têm a tendência de encher o papa das crias com grit o que não convém.

Sobre a cor do grit, esses bocados pretos são carvão e na minha opinião deve ser preferido um grit sem carvão. Aliás, o melhor "grit" é mesmo areia. Os grits comerciais muitas vezes têm bocados que me parecem afiados demais.

Cumprimentos,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Grit para exóticos Empty Re: Grit para exóticos

Mensagem  spice_13 Ter 13 Set 2011, 15:11

Olá.

Bem, eu em todos, ou quase todos, tenho gaiolas com areia no fundo e muitas vezes coloco um pouco de grit também. Prefiro que as minhas aves andem pelo fundo da gaiola. É curioso que com algumas a areia desaparece por completo. Noutras ainda coloco terra. Penso que a areia faz o lugar do grit.

Sr. Ricardo M., no meu caso, os mandarins adoram areia. Existe algum problema para eles? Tenho um comedouro com areia e outro com grit e eles derretem a areia.

Saudações,

Ricardo Correia.
spice_13
spice_13

Mensagens : 101
Data de inscrição : 09/07/2009
Localização : Barcelos

Ir para o topo Ir para baixo

Grit para exóticos Empty Re: Grit para exóticos

Mensagem  Luís Lourenço Ter 13 Set 2011, 15:30

Boas

Pessoalmente prefiro os tabuleiros com areia (no meu caso, da praia) mas em termos de higiene tinha de ter mais cuidados. Apenas misturo um pouco de casca de ostra com areia num comedouro e noutro coloco grit propriamente dito, mas apenas este ultimo mantém-se sempre.
Para o cálcio apenas dou o osso de choco que eles limpam aquilo duma maneira que só visto Very Happy
Concordo com o Ricardo em relação ao grit como fonte de cálcio ... o grit apenas serve para ajudar na digestão das sementes no papo das aves, nada mais.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Grit para exóticos Empty Re: Grit para exóticos

Mensagem  gimbras Ter 13 Set 2011, 16:33

boas,
em minha opinião o grit é fundamental, porque é o responsável por ajudar na digestão mecânica dos grãos e por algum aporte de minerais; a questão que se coloca é que grit não é nenhuma mistura em particular, mas sim, como o nome indica, qualquer mistura granulada abrasiva (areia é grit).

lourenço
tens na tua zona essa mistura de areia-ostra à disposição, não precisas fazer. todas as "praias" de alcochete ao barreiro, têm grande percentagem de casca de ostra misturada na areia. só é preciso cuidado com a sujidade dessas areias Razz

cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Grit para exóticos Empty Re: Grit para exóticos

Mensagem  Luís Lourenço Ter 13 Set 2011, 16:41

Boas Jorge.

Eu quando vou buscar areia é à Costa da Caparica, que fica mais perto e é uma areia de grão mais miudinho e mais limpa.
Lembro de já ter ido a praias no Montijo e Alcochete em que a areia tinha mais conchas partidas e grãos maiores mas era uma areia mais escura e não me agradou muito.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Grit para exóticos Empty Re: Grit para exóticos

Mensagem  gimbras Ter 13 Set 2011, 16:44

lourenço,
pois é, não se pode ter tudo. tens toda a razão; a caparica só tem a desvantagem de ser mais salgada e ter menos ostra. mas é muito mais limpa.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Grit para exóticos Empty Grit

Mensagem  AvilandiaPT Ter 13 Set 2011, 17:03

Olá,

Sem poder apoiar com mais do que uma opinião pessoal, diria que a areia do mar seria melhor (em termos de minerais micronutrientes). Eu sempre usei de rio porque tinha daquilo às carradas aqui perto. Se é ou não, sinceramente não faço ideia!

Mas a areia de uma forma geral não faz mal nenhum, desde que seja de um local limpo e com pouas hipóteses de contaminação. Em caso e dúvida podem passá-la no microondas (atenção a quaisquer residuos metálicos!).
Mas volto a dizer que se para algumas espécies fez diferença, noutras não vi qualquer diferença e estiveram uns bons anos sem ver grit.

Cumprimentos,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Grit para exóticos Empty Re: Grit para exóticos

Mensagem  Luís Lourenço Ter 13 Set 2011, 17:26

AvilandiaPT escreveu:Sem poder apoiar com mais do que uma opinião pessoal, diria que a areia do mar seria melhor (em termos de minerais micronutrientes). Eu sempre usei de rio porque tinha daquilo às carradas aqui perto. Se é ou não, sinceramente não faço ideia!

Acho que qualquer uma delas é melhor que aquela areia branca que se vende nas lojas de animais.
Pela experiência que tenho com os Canários, eles não ligavam nenhuma a essa "areia" enquanto que a areia do mar era uma festa para eles. Nos Mandarins nunca usei a areia branca mas a da praia sim e muitas vezes não tinha grit e usava a areia da praia como substituto e nunca foi problema.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Grit para exóticos Empty Areia

Mensagem  AvilandiaPT Ter 13 Set 2011, 20:26

Luis,

A areia de silica (branca) é útil basicamente em termos de limpeza e mais nada.
Uma coisa que podem dar uma vista de olhos é a areia ensacada nas grandes superfícies de construção. Costumam ter uns sacos de areia lavada com um tamanho porreiro e a preço muito mais interessante do que comprar em lojas. A nível de sujidade como é lavada, em principio... (já usei para aquários e é realmente limpa)
A parte chata de lavar e desinfectar a areia em casa não é o trabalho, mas sobretudo a secagem.

Cumprimentos,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Grit para exóticos Empty Re: Grit para exóticos

Mensagem  gimbras Ter 13 Set 2011, 20:48

AvilandiaPT escreveu:Luis,

A areia de silica (branca) é útil basicamente em termos de limpeza e mais nada.


boas,
completamente de acordo. as areias muito finas, além de não serem muito úteis no processo digestivo, podem ser perigosas em termos de provocarem ulcerações com relativa facilidade, porque são mais cortantes.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Grit para exóticos Empty Re: Grit para exóticos

Mensagem  Luís Lourenço Ter 13 Set 2011, 20:58

Sim de facto faz todo o sentido, mas mesmo para limpeza não é grande coisa (opinião pessoal), pois devido ao pequeno tamanho dos grãos "desaparecia" mais depressa que a areia da praia.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Grit para exóticos Empty Re: Grit para exóticos

Mensagem  Jorginho Dom 06 Jan 2013, 13:59

Boas amigos, gostava de perguntar, se a areia utilizada na construção civil (não é aquela que vem em sacos, mas sim aquela que se vai directamente ao areeiro buscar e se traz num camião ou assim), se pode utilizar para dar aos nossos pássaros, pois eu normalmente tenho sempre aqui em casa.
Jorginho
Jorginho

Mensagens : 319
Data de inscrição : 30/12/2010
Localização : Braga
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Grit para exóticos Empty Re: Grit para exóticos

Mensagem  Jorginho Seg 07 Jan 2013, 18:16

Alguém sabe??
Jorginho
Jorginho

Mensagens : 319
Data de inscrição : 30/12/2010
Localização : Braga
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Grit para exóticos Empty Re: Grit para exóticos

Mensagem  João Martinho Seg 07 Jan 2013, 19:19

não sei mas penso que vendo pela lógica e pelo que aqui foi dito qualquer areia serve, tem é de estar livre de contaminações (como petróleo, produtos químicos derramados, pequenas quantidades de colas e cimentos por exemplo)...

por isso se tiver a certeza que a areia é limpa não há problema nenhum, convém é que seja de tamanho adequado para as aves , isto é os grãos não podem ser muito grandes..
João Martinho
João Martinho

Mensagens : 522
Data de inscrição : 22/11/2012
Localização : Almada

Ir para o topo Ir para baixo

Grit para exóticos Empty Re: Grit para exóticos

Mensagem  Jorginho Seg 07 Jan 2013, 19:26

Boas amigo, a areia, tem mais ou menos este tamanho:
Grit para exóticos Yellow_sand_for_construction

Já agora, não há problemas das aves darem o grit ás crias??
Jorginho
Jorginho

Mensagens : 319
Data de inscrição : 30/12/2010
Localização : Braga
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Grit para exóticos Empty Re: Grit para exóticos

Mensagem  paulinho88 Seg 07 Jan 2013, 23:02

Então quer dizer que posso começar a poupar em grit, vou aqui ao meu jardim (praia) trago um bom balde de areia, passo pela água doce, ponho a secar.
Depois posso utiliza-la no fundo (por norma ponho sempre jornal) e tenho estado a por grit miudo, pois comprei um que tem pedaços de concha muito grande, já misturei com aquela areia anizada, mas uso pouco.
O osso de choco é que me tem faltado, Crying or Very sad
paulinho88
paulinho88

Mensagens : 350
Data de inscrição : 21/12/2012
Localização : Costa da Caparica
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Grit para exóticos Empty Re: Grit para exóticos

Mensagem  Jorginho Ter 08 Jan 2013, 17:57

Boas, amigo Paulo, hoje em dia, em poupar é que está o ganho Razz Razz
Jorginho
Jorginho

Mensagens : 319
Data de inscrição : 30/12/2010
Localização : Braga
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Grit para exóticos Empty Re: Grit para exóticos

Mensagem  João Martinho Ter 08 Jan 2013, 21:59

Jorginho escreveu:
Já agora, não há problemas das aves darem o grit ás crias??
olha aí está uma pergunta boa, tambem nunca pensei nisso.
pessoal que saiba ajude por favor, devemos retirar o grit quando as crias nascerem?
João Martinho
João Martinho

Mensagens : 522
Data de inscrição : 22/11/2012
Localização : Almada

Ir para o topo Ir para baixo

Grit para exóticos Empty Re: Grit para exóticos

Mensagem  Jorginho Qui 10 Jan 2013, 21:45

João Martinho escreveu:
Jorginho escreveu:
Já agora, não há problemas das aves darem o grit ás crias??
olha aí está uma pergunta boa, tambem nunca pensei nisso.
pessoal que saiba ajude por favor, devemos retirar o grit quando as crias nascerem?

alguem sabe??
Jorginho
Jorginho

Mensagens : 319
Data de inscrição : 30/12/2010
Localização : Braga
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Grit para exóticos Empty Re: Grit para exóticos

Mensagem  joao_z Sex 11 Jan 2013, 10:52

Boas,

Eu tenho sempre grit à disposição das minhas aves umas comem muito outras quase não lhe tocam, penso que seja essencial algum tipo de areia/grit ou outra coisa do género para ajudar as novas aves a digerir as sementes.
joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Grit para exóticos Empty Re: Grit para exóticos

Mensagem  Jorginho Sex 11 Jan 2013, 14:30

ok, obrigado
Jorginho
Jorginho

Mensagens : 319
Data de inscrição : 30/12/2010
Localização : Braga
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Grit para exóticos Empty Grit para exóticos

Mensagem  wagnerrreis Sex 17 maio 2013, 21:37

Ola a todos,
Para um casal de calafates dou grit industrial num comedouro, o macho nunca vi comer, a femea esta sempre comendo, isso nao ira prejudicala.

Wagner
wagnerrreis
wagnerrreis

Mensagens : 47
Data de inscrição : 04/06/2011
Localização : taquara, rio grande do sul
PAÍS : brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos