Fórum dos Exóticos
Criação de Diamantes Forbes Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Criação de Diamantes Forbes Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Criação de Diamantes Forbes

5 participantes

Ir para baixo

Criação de Diamantes Forbes Empty Criação de Diamantes Forbes

Mensagem  Gasparfm Qui 03 Mar 2016, 16:54

Boa tarde
Tenho um casal de diamantes forbes de 2015, aos quais coloquei o ninho em dezembro depois de lhes ter feito a preparação, nomeadamente desparasitação, administração de colina e prevenção das salmonelas. Na semana anterior a colocar o ninho dei 5 dias de Vit.E+Se, bem como no inicio do mês de fevereiro. De 15 em 15 dias, costumo dar mais ou menos meia colher de sopa de papa orlux uni paté (só dou esta quantidade para não engordarem muito) e estão numa gaiola de um metro de comprimento, 40 cm de altura e profundidade. Apesar de tudo isto, ainda não iniciaram postura, pelo peço ajuda a quem faz criação destas aves, pois não sei o que fazer mais.
Fernando

Gasparfm

Mensagens : 59
Data de inscrição : 11/08/2014
Localização : Seixal

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Diamantes Forbes Empty Re: Criação de Diamantes Forbes

Mensagem  borllock Qui 03 Mar 2016, 21:58

Não crio essa espécie, mas eles agem como casal? Construíram ninho?
borllock
borllock

Mensagens : 317
Data de inscrição : 16/11/2012
Localização : Penafiel
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Diamantes Forbes Empty Re: Criação de Diamantes Forbes

Mensagem  Gasparfm Qui 03 Mar 2016, 22:07

Nunca os vi a dar comida um ao outro, mas estão e dormem juntos. Quanto ao ninho, utilizo um 2GR e eu coloquei-lhes material lá dentro e vão lá, porque aparecem dejectos deles no seu interior.

Gasparfm

Mensagens : 59
Data de inscrição : 11/08/2014
Localização : Seixal

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Diamantes Forbes Empty Re: Criação de Diamantes Forbes

Mensagem  Rui Pinho Sáb 05 Mar 2016, 23:49

Olá boa noite,
Os Forbes, são asiáticos e como tal pedem calor e humidade, estas espécies são um pouco complicadas de arrancar, mas tendo as condições certas, ambiente e dieta, vão concerteza aparecer os tão esperados ovos.
São aves que gostam do banho, a banheira é essencial, não se preocupe se está frio ou calor. Na dieta de sementes junte sementes de relva, na natureza são as sementes que mais constam da sua dieta.Junto ao ninho meta alguma folhagem para eles terem mais privacidade.Mais um pormenor, não são aves de se alimentarem um ao outro, isso é para os canários, já tem alguma experiência na criação de Erythruras?
Abraço.
Rui Pinho
Rui Pinho

Mensagens : 287
Data de inscrição : 09/02/2013
Localização : Odivelas-Loures
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Diamantes Forbes Empty Re: Criação de Diamantes Forbes

Mensagem  Gasparfm Dom 06 Mar 2016, 00:09

Boa noite
Comecei a criar aves o ano passado com diamantes de Gould. Quanto à folhagem já coloquei e a comida que lhe dou é a mistura para exóticos que dou aos diamantes Gould e sparrows. Gostava de saber se posso comprar uma semente de relva qualquer ou se há alguma marca que sugere e qual a percentagem que devo adicionar a mistura?
Abraço e obrigado pelas dicas

Gasparfm

Mensagens : 59
Data de inscrição : 11/08/2014
Localização : Seixal

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Diamantes Forbes Empty Re: Criação de Diamantes Forbes

Mensagem  Rui Pinho Dom 06 Mar 2016, 01:40

Boas novamente,
Em relação ás sementes de relva eu compro avulso numa casa de sementes, ouvi dizer que na zona de jardim do aki, têm sementes de relva, a % que dou é para 900g de mistura 100g de sementes de relva, os Erythruras, são aves que apesar de curiosos, têm de ter uma alimentação própria, a tendência da maioria dos "criadores " é correr tudo com a mesma mistura, e esquecem-se que são aves completamente diferentes, não só pelo clima originário, como também pelos hábitos alimentares.
Diz-se que são aves que engordam facilmente, porquê? Ora se são aves muito activas, e as colocam numa gaiola 60x30x30, vão engordar certamente, agora coloque um casal numa voadeira de 1,10m X 0,50m X 0,50m e verão se engordam.
Não é uma ave fotossensível, ou seja não é estimulada a criar com o aumento da luz, o estimulo vem da abundância e variedade do alimento.
Gostam de arroz com casca, eu atiro de vez em quando umas sementes para o fundo da gaiola para eles se entreterem.
Espero que tenha ajudado.
Abraço.
Rui Pinho
Rui Pinho

Mensagens : 287
Data de inscrição : 09/02/2013
Localização : Odivelas-Loures
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Diamantes Forbes Empty Re: Criação de Diamantes Forbes

Mensagem  Gasparfm Dom 06 Mar 2016, 17:05

E em relação à papa, que papa dá, quantidades e frequência. Tenho alguns receios que engordem muito, apesar da gaiola ser grande. O Sr que mos vendeu, fazia uma papa com tenébrio. Já agora, desculpe a minha ignorância, nem sabia que vendiam arroz com casca. Onde se compra?

Gasparfm

Mensagens : 59
Data de inscrição : 11/08/2014
Localização : Seixal

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Diamantes Forbes Empty Re: Criação de Diamantes Forbes

Mensagem  Gasparfm Dom 06 Mar 2016, 17:05

E em relação à papa, que papa dá, quantidades e frequência. Tenho alguns receios que engordem muito, apesar da gaiola ser grande. O Sr que mos vendeu, fazia uma papa com tenébrio. Já agora, desculpe a minha ignorância, nem sabia que vendiam arroz com casca. Onde se compra?

Gasparfm

Mensagens : 59
Data de inscrição : 11/08/2014
Localização : Seixal

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Diamantes Forbes Empty Re: Criação de Diamantes Forbes

Mensagem  TiagoMixao Qui 10 Mar 2016, 19:02

amigo alimento vivo tambem ajuda,..
TiagoMixao
TiagoMixao

Mensagens : 239
Data de inscrição : 25/09/2012
Localização : Viana do Castelo
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Diamantes Forbes Empty Re: Criação de Diamantes Forbes

Mensagem  Gasparfm Qui 10 Mar 2016, 20:08

Boas
Eu sei que costumam dar alimento vivo. O problema é que só tenho um casal e é complicado em termos logísticos. Acha que se não lhe der alimento vivo não iniciam postura?

Gasparfm

Mensagens : 59
Data de inscrição : 11/08/2014
Localização : Seixal

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Diamantes Forbes Empty Re: Criação de Diamantes Forbes

Mensagem  AvilandiaPT Sex 11 Mar 2016, 16:13

Olá,

Atenção com as sementes de relva por causa dos tratamentos. A maioria das sementes de relvado que se vendem empacotadas para semear são tratadas com fitofármacos para proteção e favorecer a germinação. Confirmem se é o caso ANTES de andar a dar essas sementes na alimentação. Se não vos souberem responder mais vale não usar.

Tratar forbes como australianos à base de misturas secas não funciona. Não acho que esta seja a altura ideal para criar esse tipo de aves. Como o Rui disse são estimulados pelas mudanças/melhoria na dieta.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Diamantes Forbes Empty Re: Criação de Diamantes Forbes

Mensagem  Gasparfm Sex 11 Mar 2016, 17:37

Boas
Em relação à relva, comprei numa loja que vende avulso e já estão a ser alimentados com uma proporção de 10% desde segunda-feira e não notei alterações nas aves. Quando la for vou perguntar, embora tenha dúvidas se me sabem responder. Disse que esta não era a melhor altura para eles criarem, então quais são os melhores meses? Irei tentar comprar e dar tenebrio. Quantos bichos se dão por dia e dão-se vivos ou mortos. E que alterações na dieta sugere mais. Sei que podem ser perguntas básicas para quem está habituado a criar estas aves, mas nunca criei estas aves e não me queria desfazer delas.
Cps

Gasparfm

Mensagens : 59
Data de inscrição : 11/08/2014
Localização : Seixal

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Diamantes Forbes Empty Re: Criação de Diamantes Forbes

Mensagem  AvilandiaPT Sex 11 Mar 2016, 18:50

Olá,

A questão com os Erythruras é que a criação depende da qualidade da dieta mais do que de outros factores. Dependem muito de dietas variadas, germinados, alguma matéria vegetal verde se possível (espigas, botões, etc). O arroz seco não é grande semente e a maioria deles já não lhe liga mas em verde é a base da dieta de muitas espécies daquela zona.
O problema de engordarem tem a ver com o excesso de energia e isso é devido a misturas de sementes secas. Toda o género Erythrura mostra rapidamente no estado da plumagem se estão em plena saúde, Forbes e Peales são talvez os mais evidentes das espécies comuns.

Ainda está frio para eles criarem, mas se a ideia é provavelmente usar amas enfim, é relativo.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Diamantes Forbes Empty Re: Criação de Diamantes Forbes

Mensagem  Gasparfm Sex 11 Mar 2016, 20:03

Caro Ricardo
Como só tenho aquele casal e é a primeira vez que estou a tentar criar com eles a ideia e colocar os ovos nos bengalins. Já percebi que me precipitei, pois deveria só adquirir estas aves, quando tivesse mais experiência na criação de exóticos, pois só comecei o ano passado com um casal de goulds e este ano com sparrows e um casal de D. estrelas e outro de babetes. O problema é que para além da minha ignorância, porque quanto mais pesquiso, mais dúvidas tenho, quando se coloca duvidas nos fóruns, muitas vezes há alguma ambivalência nas respostas. Eu sei, que isto não é matemática e que é uma arte, por isso é que com algumas pessoas corre tudo bem e com outras nem sempre. Também sei, que cada um tem o seu saber e crenças e não gosta de divulgar, com medo não sei bem do que. Agradeço as "dicas" que deu e vou tentar variar-lhe a dieta, apesar de algumas questões que por aqui coloquei, não obtive resposta.
Fernando

Gasparfm

Mensagens : 59
Data de inscrição : 11/08/2014
Localização : Seixal

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Diamantes Forbes Empty Re: Criação de Diamantes Forbes

Mensagem  Gasparfm Dom 20 Mar 2016, 11:24

Bom dia
Já fiz algumas alterações a dieta dos meus forbes, tenho lhes proporcionado a banheira para tomar banho e ontém comprei papa da orlux insect patee. Gostava que alguém me ajudasse como devo dar, isto é, se devo misturar com outro tipo de papa ou não, quantidade a dar e quantas vezes por semana. Com disse anteriormente, estava a dar a uni patee também da orlux de 15 em 15 dias.
Fernando

Gasparfm

Mensagens : 59
Data de inscrição : 11/08/2014
Localização : Seixal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos