Fórum dos Exóticos

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS

Probl. com criação mandarin(ninho humido).AJUDA!!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Probl. com criação mandarin(ninho humido).AJUDA!!!

Mensagem  Gustavo Costa em Qua 08 Out 2014, 14:47

Boa tarde a todos.
Pois.....ao primeiro estava a ser tudo 1 mar de rosas,até este momento Neutral .
hoje ao ver como estavam as coisas nos ninhos com ovos,reparei que o ninho de 1 dos meus casais algo não estava bem,ou seja, o casal estava com o peito humido e as ovas todas humidas e por baixo da fibra de coco o fundo no ninho estava mesmo com agua!!!! .
verifiquei o fundo da casota e reparei que as fezes do casal estavam normais mas com "muita" agua a volta.

O que devo dar ao casal para as fezes serem mais secas?
Eu substitui a fibra de coco no ninho e limpei as ovas,há algum problema com isso ou fiz bem?

Agadeço a vossa ajuda,por favor. pale
Gustavo Costa

PAÍS : Portugal

Re: Probl. com criação mandarin(ninho humido).AJUDA!!!

Mensagem  borllock em Qua 08 Out 2014, 18:26

Esses ovos já foram...
Os mandarins não defecam no ninho quando estão a chocar.
borllock

Mensagem  Gustavo Costa em Qui 09 Out 2014, 07:25

borllock escreveu:Esses ovos já foram...
Os mandarins não defecam no ninho quando estão a chocar.

Bom dia.

Posso os deitar fora Mad ?
Gustavo Costa

Mensagem  borllock em Qui 09 Out 2014, 09:44

Sim.
borllock

Mensagem  Gustavo Costa em Qui 09 Out 2014, 10:07

borllock escreveu:Sim.
Boas.
Sabe como posso resolver esta situaçao?
Gustavo Costa

Mensagem  borllock em Qui 09 Out 2014, 10:58

Não entrou humidade no ninho?
Caso não e as aves continuarem a ter fezes liquidas é porque têm algum problema.
Nunca me aconteceu isso.
borllock

Mensagem  Gustavo Costa em Qui 09 Out 2014, 13:15

Boa tarde.
Não,entrar humidade,não.É impossível.

O "culpado" disto é o macho,que passa mais tempo no ninho e é ele que faz as fezes com "agua".

Devo-lhe dar colina?Há umas sementes muito pequenas de cor castanho escuro,cujo nome é qulquer coisa..... ______daddy.(disseram-me por alto e não decorei bem o nome Embarassed ).Mais logo confirmo.

Agradeço a ajuda de todos. What a Face que me poderem ajudar.
Gustavo Costa

Mensagem  brunogomes em Qui 09 Out 2014, 23:49

Ninhos suados e aves suadas pode significar salmonelas... fez algum preventivo contra as salmonelas?? Se não fez era de considerar em fazer...
As sementes que refere São foniopaddy, São usadas por prevenção da coccidioce em alternativa aos antibióticos, uns dizem resultar outros nem por isso, sendo uma semente natural mal não deve fazer...
brunogomes

PAÍS : portugal

Mensagem  Gustavo Costa em Sex 10 Out 2014, 09:05

brunogomes escreveu:Ninhos suados e aves suadas pode significar salmonelas... fez algum preventivo contra as salmonelas?? Se não fez era de considerar em fazer...
As sementes que refere São foniopaddy, São usadas por prevenção da coccidioce em alternativa aos antibióticos, uns dizem resultar outros nem por isso, sendo uma semente natural mal não deve fazer...

Bom dia.
Não,não fiz.Não fiz porque como ando nisto há meses conforme ia adquirindo aves ia formando casais neste momento tenho casais no choco outros com crias e outros acabados de juntar.
Posso dar o tratamento aos casais no choco e com crias?ou devo esperar as crias sair do nonho, separar-los e depois dar ?

Muito obrigado.
Gustavo Costa

Mensagem  Gustavo Costa em Sex 10 Out 2014, 10:34

Fui a uma Pet-shop perto de casa e trouxe um medicamento com o nome de THERAPRIME da Versele-Laga.Na caixa diz como preparar e o "moço" do balcão disse para depois do tratamento dar uns dias Complexo-B.Só não me soube dizer se podia admistrar nos casais com crias e com ovos.

Posso medicar os casias com ovos e crias?

Obrigado.
Gustavo Costa

Mensagem  brunogomes em Sex 10 Out 2014, 10:51

Boas esse não conheço , uso o FP 20 20 antes das criações , e ja dei a meio caso se justifique ...
Antes das criações por norma as aves são preparadas .. desparazitadas interna e externamente, preventivos como por ex salmonelas, trichomonas, coccidiose .
A medicação que contenha sulfas pode estrelizar as aves por um periodo de tempo , convém fazer o complexo b depois de dar antibioticos devido ao figado etc etc
e toda a medicação ou vitaminas tem de ser feitas todos os dias durante o tempo estipulado
ha quem faça , há quem não faça é a escolha de cada um
brunogomes

Mensagem  bibimix em Sex 10 Out 2014, 13:26

Boas esse casal esta com diarreias. Por isso que a agua,se estao com diarreia.dal vitamina B..tambem podera ser de tomar banho bom para o ninho .hunidos.
bibimix

Mensagem  brunogomes em Sex 10 Out 2014, 13:41

diarreias até pode ser , mas não encharcariam um ninho , e banhos acho pouco provável , até porque dar banhos as aves antes dos ovos eclodirem é pratica que muitos criadores usam com sucesso ... mas isto é a minha opinião e vale do que vale ...
brunogomes

Mensagem  Gustavo Costa em Sex 10 Out 2014, 14:11

Boas.
As minhas aves dão banho quando estao no choco ,pelo menos 1 vez.do banho não me parece os outros casais nao teem o fundo do ninho com agua,so este casal em questão.
talvez problemas de intestinos ate o fundo da casota o jornal fica humido(mudo sempre o jornal ao fim do banho).
vou fazer o tratamento.
quanto aos ovos ....ainda nao tive coragem de deitar fora.Devo mesmo esquecer e ditar-las fora.
Obrigado pela disponiblidade.
Gustavo Costa

Mensagem  bibimix em Sab 11 Out 2014, 22:14

Gustavo Costa escreveu:Boas.
As minhas aves dão banho quando estao no choco ,pelo menos 1 vez.do banho não me parece os outros casais nao teem o fundo do ninho com agua,so este casal em questão.
talvez problemas de intestinos ate o fundo da casota o jornal fica humido(mudo sempre o jornal ao fim do banho).
vou fazer o tratamento.
quanto aos ovos ....ainda nao tive coragem de deitar fora.Devo mesmo esquecer e ditar-las fora.
Obrigado pela disponiblidade.
boas gustavo. olha tira fora a banheira. Durante ums dias. E ver. N votes os ovos fora para já. Para vez s e de tomar bonho. Ok Depoiz diz alguma coisa.?
bibimix

Mensagem  Gustavo Costa em Sab 11 Out 2014, 23:13

Boas.
Eu tiro sempre a banheira depois das aves dar banho.A banheira nunca fica mais de 1 hora.
As ovas ja tinha deitado fora hoje,o casal ja tinha entrado de choco desde o dia 3 e verifiquei que não estavam galadas.
A ave que esta afetada é o macho....eu ja o vi a defecar e é so liquido(agua)...ja separei o casal em casotas individuais e começei com o tratamento e tb vou dar o tratamento a todos.

Vão fazer 5 dias de Theraprime,2 dias agua limpa,3 dias colina(figado)e depois 10 dias de Vit.E(respeitar o folheto do medicamento).Só depois junto o casal.

Se estiver a fazer algo mal ou caso falte algo no tratamento agradeço dicas Very Happy

Obrigado
Gustavo Costa

Mensagem  Gustavo Costa em Qui 23 Out 2014, 08:30

Bom dia.
Estou quase a terminar o tratamento as aves e apesar de estar a dar 1 tratamento mais longo ao macho que faz fezes com muita agua,não vejo melhorias no macho em questão.
tenho-o separado numa casota individual e reparo que todos os dias tenho de mudar o fundo da casota porque o fundo esta completamente humido e fezes,nem são muitas.
O macho esta forte,canta e come muito bem,mas o problema das fezes liquidas nao esta resolvido... Neutral

Alguem pode me dizer o que fazer ou dar a ave POR FAVOR Crying or Very sad
Procurei tanto por este macho(P/L)E ESTOU DISPOSTO A FAZER DE TUDO PARA O MANTER EM FORMA....

obrigado.
Gustavo Costa

Mensagem  brunogomes em Qui 23 Out 2014, 08:59

Mete umas fotos do fundo da gaiola para poder-mos ajudar ... não será que o macho toma banho no bebedor ???? é que há aves que o fazem ... deixa o macho sem bebedor um par de horas e vê como fica o fundo ....
brunogomes

Mensagem  Gustavo Costa em Qui 23 Out 2014, 11:38

brunogomes escreveu:Mete umas fotos  do fundo da  gaiola para poder-mos ajudar ... não será que o macho toma banho no bebedor ???? é que há aves que o fazem ... deixa o macho sem bebedor um par de horas e vê como fica o fundo ....

Boas...Tambem ja pensei nisso,mas,o liquido da cheiro e tipo pegajoso.....e ja vi o macho defecar liquido,mesmo o ninho na altura que ele tb chocava as ovas aparecia aquele liquido.

O jornal do fundo fica completamente encharcado....mas eu quando poder tiro foto.

Obrigado
Gustavo Costa

Mensagem  Gustavo Costa em Seg 27 Out 2014, 17:08

Boas tardes.

Afinal de contas o fundo da casota ficava cheio de agua pq realmente o macho dá banho no bebedouro(resp. sr Bruno Gomes)
As fezes da ave ja teem outra "apresentação" agora vou llhe mais 1 bocado de complexo-B e depois vit.E,e vou juntar-lo novamente a femea e ver no que dá.

Obrigado
Gustavo Costa

Mensagem  brunogomes em Sex 31 Out 2014, 00:33

Deixa o sr de lado..... estás a ver algo não batia certo, por muita diarreia que podia ter tido não molhava um fundo da gaiola.. Boa sorte aí nas criações
brunogomes

Mensagem  Gustavo Costa em Sex 31 Out 2014, 10:59

Obrigado.
Gustavo Costa

Mensagem  Gustavo Costa em Qui 20 Nov 2014, 22:44

Boas a todos.
Infelizmente o problema do ninho humido começou de novo affraid
O macho ate ja estava a chocar os ovos....mudei-os pros bengalins(penso k ainda fui a tempo...as ovas ainda hoje me pareceu estarem galadas).

Alguem por favor me pode ajudar Crying or Very sad !!!!

Ou sera que eu estou a ver algo que não existe....
O macho é 1 mandarin gigante (exposição),mas,é maior que os mandarins gigantes vulgares.O que eu quero dizer com isto é:sera que por ele ser maior que haja mais probablidade de sujar mais que os outros mandarins?
Alguem tb tem esta situação do ninho humido em casa?devo ignorar?Como devo fazer para tratar a ave de vez?

Agradeço toda a ajuda que me possam dar Crying or Very sad
Gustavo Costa

Mensagem  borllock em Sex 21 Nov 2014, 16:17

O ninho deve estar sempre seco, o ele ser maior não é motivo para o ninho estar molhado ou sujo.
Ou a ave está doente ou simplesmente tem o hábito de defecar no ninho e como as aves defecam e urinam ao mesmo tempo o ninho aparece molhado, se for este o caso não há nada a fazer.
borllock

Mensagem  Gustavo Costa em Sab 22 Nov 2014, 21:03

borllock escreveu:O ninho deve estar sempre seco, o ele ser maior não é motivo para o ninho estar molhado ou sujo.
Ou a ave está doente ou simplesmente tem o hábito de defecar no ninho e como as aves defecam e urinam ao mesmo tempo o ninho aparece molhado, se for este o caso não há nada a fazer.

Boas.
Tenho a cabeça as voltas com esta situação .Ja ando a ver se vejo algo na net sobre o aumento da quantidade de uratos e sobre o aumento da quantidade de urina....ao que me parece se tiver de tratar algo na ave,terei de a tratar com algo para os rins.....mas,a ave esta saudavel canta,corteja a femea.A coisa que tenho reparado é que é a ave que mais bebe,mas nada tem haver de sujar o ninho.Talvez ele seja assim...a primeira vez que fiz criação(com sucesso),sinceramente nunca me deu para ver como estava o ninho por dentro(tento mexer o menos possível).
O que vou fazer vou meter novamente o ninho esperar que ponham ovos e deixar mesmo com o ninho húmido(se for o caso)e ver no que dá.Se nenhuma ova estiver galada aí sim terei de fazer algo.
Gustavo Costa

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: