Fórum dos Exóticos
bebedouros automáticos AJUDA Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
bebedouros automáticos AJUDA Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

bebedouros automáticos AJUDA

+2
joao_z
paulinho88
6 participantes

Ir para baixo

bebedouros automáticos AJUDA Empty bebedouros automáticos AJUDA

Mensagem  paulinho88 Qua 22 Jan 2014, 01:22

Boas amigos, peço aqui a vossa opinião para não gastar mais dinheiro a toa numa altura que ele custa tanto a ganhar.
Por diversos motivos estou a pensar mudar os bebedouros das gaiolas todas por um sistema automático que funciona com um deposito e varias ramificações tubulares para bebedouros individuais em cada gaiola.
As minhas duvidas são algumas que passo a especificar :


  1. a cerca do tamanho dos tubos que encontrei 2 tamanhos a venda 7mm e 12mm qual destas a mais indicada?


  1. a outra são os bebedouros propriamente ditos que há uns que estão sempre cheios e outros que o pássaro tem de clicar na bolinha para ter água

exemplos de bebedouros este
bebedouros automáticos AJUDA 30523__96809_zoom
e este
bebedouros automáticos AJUDA 123__51691_std
ainda há um da 2GR que se chama salva gotas mas que penso que dá para ligar à água que é este
bebedouros automáticos AJUDA 123__89170_zoom

Se alguém que use queira partilhar a sua experiência eu e provavelmente muitos mais criadores agradecerão, se não serei eu próprio depois a dar algum feedback para que possa-mos todos ter um pouco mais de tempo pra os outros afazeres e os nossos passarinhos melhores condições e água sempre limpa.
paulinho88
paulinho88

Mensagens : 350
Data de inscrição : 21/12/2012
Localização : Costa da Caparica
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

bebedouros automáticos AJUDA Empty Re: bebedouros automáticos AJUDA

Mensagem  joao_z Qua 22 Jan 2014, 09:41

Olá Paulo,

Eu pessoalmente não uso bebedouros automáticos embora já tenha pensado em usar, mas o investimento é algum.
Já vi alguns sistemas automáticos quanto à mangueira não te sei precisar qual delas os criadores estavam a usar, quanto aos bebedores quanto a mim os melhores são os que tem as esferinha que tem de ser empurrada para que a água saia e passo a explicar os outros em que tem sempre água no fundo as aves vão tentar tomar banho além disso há sempre aqueles que tem a mania de colocar sementes nos bebedouros o que iria fazer com que a água não ficasse nas melhores condições.

O salva gotas é para os bebedouros de esfera apara as gotas que caem ao beberem.

Espero que te tenha ajudado Smile
joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

bebedouros automáticos AJUDA Empty Re: bebedouros automáticos AJUDA

Mensagem  borllock Qua 22 Jan 2014, 10:58

Eu utilizo, mas apenas nos psitacisios, também estou a pensar usar nos exóticos mas tenho algum receio, os bico curvo acho que se safam melhor, aliás nunca tive nenhum problema.
Nos exóticos tava a pensar utilizar os de taça porque tenho medo que eles não encontrem a água, embora sei que eles sujam a água e é isso que me está a deixar com o pé atrás.
Eu utilizo tubo de 12mm
borllock
borllock

Mensagens : 317
Data de inscrição : 16/11/2012
Localização : Penafiel
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

bebedouros automáticos AJUDA Empty Re: bebedouros automáticos AJUDA

Mensagem  AvilandiaPT Qua 22 Jan 2014, 15:47

Olá,

Paulo, para aves de pequeno porte esfera ou pipeta. Os bebedouros que enchem de água dão problemas.
De qualquer forma se vais pensar nisso pensa muito bem o sistema que montares, é um investimento de algum valor e deves ter atenção para evitares alguns problemas no futuro.
Os sistemas automáticos não são tão "independentes" como se pensa. Regularmente (e não é de ano a ano) tens de ter a possibilidade de purgar e desinfectar todo o sistema.
A tubagem de 7mm ou 12mm tem mais a ver com o débito que necessites que outra coisa, 7mm serve perfeitamente para aves de pequeno porte.
Vais usar água directa da rede? Considera também se tens alguma filtragem de entrada, o tipo de água que usas, se tens depósito ou não, e informa-te sobre a composição do tubo em si para perceber que tipo de desinfecção poderá ou não suportar.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

bebedouros automáticos AJUDA Empty Re: bebedouros automáticos AJUDA

Mensagem  Marcio Pinto Qua 22 Jan 2014, 23:57

Boa noite

Eu já usei nos exóticos e nos bico curvo e deixei de usar tanto nos exóticos como nos bico curvo.
O melhor é de pipeta, mas nos exóticos eles levam semente pra pipeta e depois a mesma prende e chegava a casa e tinha os tabuleiros cheios de agua, nos salva gotas estavam sempre entupidos com sementes e grit, depois para dar vitaminas, para quem as dá na agua, é complicado, deixei de usar e apesar de ainda ter o sistema montado na minha bateria de gaiolas. Breve tenho de desmontar tudo e até posso vender se houver pessoal interessado, só usei um ou dois meses no máximo.
Marcio Pinto
Marcio Pinto

Mensagens : 110
Data de inscrição : 19/11/2010
Localização : Pombal
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

bebedouros automáticos AJUDA Empty Re: bebedouros automáticos AJUDA

Mensagem  paulinho88 Qui 23 Jan 2014, 01:30

Boas dica pessoal, 1º procurei aqui se havia alguma informação, este tema já foi debatido aqui mas pouco aprofundado, a dica do ricardo é 5 estrelas (desculpa estar-te a lixar o estudo). eu até estava a pensar ao principio deixar os 2 para se irem habituando.
O uso do deposito é óbvio, a água que uso é a da torneira que sempre usei a até agora sem grandes problemas, ao que me parece, já ouvi criadores mais experientes que quando se adiciona produtos a água (vitaminas e outros) que usam água mineral daquelas no mini preço a 14 cêntimos o 1,5 uma vez que o cloro da água canalizada neutraliza os efeitos de alguns deles. e não é uma coisa assim tão cara.
o meu maior medo e que no verão a água não chegue apesar de eu velos todos os dias, estão mesmo ao lado do quarto não fica assim tão longe Smile quanto a comida agora no inverno comem bem o dobro pelo menos os meus que estão a ser criados na varanda ao ao livre, agora somente tapados com uma rede de sombra com manga plástica por dentro por causa daquela chuva que vem de lado.
Mais uma vez obrigado a todos.
paulinho88
paulinho88

Mensagens : 350
Data de inscrição : 21/12/2012
Localização : Costa da Caparica
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

bebedouros automáticos AJUDA Empty Re: bebedouros automáticos AJUDA

Mensagem  antlou Qui 23 Jan 2014, 10:31

Eu apostava mais num filtro de carvão activado e na limpeza regular dos bebedouros. E algum produto que seja necessário adicionar na agua seja feita na altura do enchimento dos bebedouros caso a caso.
Cumpr.
antlou
antlou

Mensagens : 36
Data de inscrição : 29/03/2013
Localização : Almada

Ir para o topo Ir para baixo

bebedouros automáticos AJUDA Empty Re: bebedouros automáticos AJUDA

Mensagem  AvilandiaPT Qui 23 Jan 2014, 14:37

Olá,

Paulo, já acompanhei e montei sistemas tanto de água de bebida como banho (sim, também automáticos) e a minha opinião ainda é repartida sobre a justificação deste sistema. Isto a não ser que estejamos a falar de muitas gaiolas mesmo em baterias de grande dimensão.
Apesar de ser muito prático normalmente a maior desvantagem é que leva a desleixo (não digo que seja o caso). Isto é o mesmo que dizer: "está montado, aquilo corre, as aves têm água e portanto não me preocupo com isso". O não preocupar começa por ser de 1 semana, 2 semanas, 1 mês, 1 ano... excepto naqueles casos pontuais referidos de entupimento ou obstrução. E depois um dia abre-se o depósito ou as junções e aquilo até mete medo. Então quando se usa algum tipo de vitamina na água num instante se forma um filme as tubagens que nunca mais desaparece.
Outra desvantagem é que não consegues ter tanta noção se alguma ave está a consumir mais água do que o normal.

Em relação à água da torneira, não tem grande problema por ai além. Eu passei há muito tempo a usar água engarrafada mas não é obrigatório que o faças. Com tratamentos sim, há algumas razões para se preferir água de garrafa mas há muitas coisas mais importantes que isso. Há tempos apanhei uma discussão sobre usar água mineral num outro fórum quando depois de falava de usar antibióticos para "tratar" coisas que não tinham nada a ver...
Se usares água engarrafada num sistema de tubagens pensa em adicionar um desinfectante específico de forma regular, se usares água da companhia apesar de não ser má ideia dependendo da instalação, pode ser menos importante.

Pensa no que vais gastar, desenha bem o sistema, faz contas e depois pensa nas vantagens e desvantagens. No meu caso tinha cerca de 70 gaiolas quando olhei para essa opção e optei por ter 3 jogos de bebedouros, dois de 60ml e uns maiores de 120ml caso fosse necessário estar fora alguns dias seguidos.
Um casal de exóticos, do tamanho de mandarins, não precisa de mais de 15-20ml/dia já com folga suficiente para desperdícios.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos