Fórum dos Exóticos

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS

Duvida - Criação de exóticos em sótão.

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Duvida - Criação de exóticos em sótão.

Mensagem  João Domingues em Qui 16 Jan 2014, 22:00

Boa noite a todos,
Actualmente tenho os meus exóticos numa marquise não muito grande. Gostaria de ter um espaço maior para os ter em maiores e melhores condições. O espaço que disponho é o sotão. Que tem um bom espaço para o efeito, no entanto precisa de remodelações, pois tecto está em telha e vigas de cimento.
Gostaria de saber se alguém cria ou já criou exóticos num sotão. Que tipo de dificuldades passou? Que materiais aconselha para revestir o tecto para controlar a temperatura? No Inverno a temperatura não desce muito, mas no Verão aquece um pouco. E já agora se alguém está por dentro dos preços de forrar um sotão que possa partilhar sff.
Obrigado.
Cumprimentos Smile
João Domingues

PAÍS : Portugal

Re: Duvida - Criação de exóticos em sótão.

Mensagem  borllock em Qui 16 Jan 2014, 23:14

Normalmente os sótãos aquecem mesmo muito, não sei se será boa ideia, mas tb depende da construção da casa etc.
borllock

Mensagem  Rui Pinho em Qui 16 Jan 2014, 23:21

Boas João,
Tenho visto muitos a criar em sótãos, em relação ás suas dificuldades é melhor que alguém nessas circunstâncias se chegue à frente e partilhe contigo.
Podes forrar com Roof mate(material azul parecido ao esferovite) e depois por cima com platex branco, ou aplicar espuma de poliuretano directa à telha, tudo depende do orçamento que tenhas.
Abraço
Rui Pinho

Mensagem  AvilandiaPT em Sex 17 Jan 2014, 08:54

Olá,

Criar em sótãos (ou caves) é uma solução muito comum no norte da europa e com bastante sucesso. Como me tudo vai depender das condições. Desde que consigas de alguma forma isolar esse tecto pelo interior, seja com placas isolantes (roofmate), esferovite, pladur, subtelha, platex, mdf, pvc, etc... é um espaço como outro qualquer.

A primeira coisa que podes fazer antes de gastares dinheiro é perceber as condições actuais do espaço. Metes lá dentro um termómetro de mínima/máxima e um higrómetro que te custam uma meia dúzia de euros e registas os valores durante uns tempos. Confirma também que tipo de superfícies tens (paredes, chão).
Baseado nisso logo podes perceber melhor o que corrigir e quais as possibilidades.

Cumps.
AvilandiaPT

PAÍS : PORTUGAL

Mensagem  Longo em Sex 17 Jan 2014, 09:55

Bom dia.

Eu comecei este ano a fazer criaçao de exoticos mais a serio.Tinha as minhas ave numa marquisee decidi passar as aves para o meu sotao,para terem mais espaço e mais tranquilidade para fazerem as criaçoes.É verdade que aquece um bocado,as soluçoes que encontrei foram:trocar a agua varias vezes as aves,ter sempre uma banheira com agua,se conseguir ter muitas plantas,porque elas vao dar alguma humidade ao espaço,ter uma ventoinha ligada nas alturas de muito calor(ou excelente seria um A/C portatil,estou a pensar nessa hipotese).
No meu caso as aves entraram no cio na altura de calor,espero que este ano a altura de calor seja apenas para formar os casais,porque vou fazer os possiveis que nao haja criaçoes.Mesmo com o calor que se sentiu no sotao,consegui tirar goulds,bichenovs,bavettes e montes de bengalins.
É fazer o maximo para manter a temperatura o mais baixo possivel e ter sorte com as aves claro,se elas quiserem fazer criaçao,ate com 40°graus fazem!
Quanto a revestimentos e materiais de construçao nao sei do assunto,espera pelos percebidos na materia.
Espero ter ajudado em alguma coisa.

Cumprimentos e boas criaçoes.

Longo

Mensagem  João Domingues em Sex 17 Jan 2014, 16:44

Boa tarde a todos,

Antes de mais, agradeço a todos os que responderam.
Foram muito úteis as vossas dicas. Assim sendo vou avançar com o projecto.
Já ando a ver materiais tanto para o tecto como para o chão.
Em relação ao chão(visto este estar em cimento) estou a pensar em chão flutuante, penso trazer mais vantagens do que o azulejo por exemplo. Qual a vossa opinião!?
Amanhã vai uma pessoa duma empresa que faz este tipo de trabalhos lá a casa para ver o espaço e trocarmos ideias.
Se entretanto mais alguém quiser deixar a sua opinião, eu agradeço.
Cumprimentos Smile
João Domingues

Mensagem  Rui Pinho em Sex 17 Jan 2014, 22:09

Olá João,
O chão flutuante não me parece uma boa opção, ao manusear bebedouros, banheiras, algumas limpezas, a água não é muito amiga desses materiais porque começa a inchar,etc, já não falando da bicharada que tem mais por onde se meter.Sendo um material quente não te vai favorecer no verão, por isso creio que o azulejo seria para mim a escolha mais acertada, tanto para te ajudar na questão da temperatura como da higiene.
Um Abraço
Rui Pinho

Mensagem  João Domingues em Dom 19 Jan 2014, 00:23

Boa noite Rui,
Realmente é verdade tudo o que disse.. A única vantagem que vejo no chão flutuante é mesmo a nível de isolamento sonoro. Ainda vou ter que decidir esse pormenor. Mas as coisas estão bem encaminhadas.
Já agora em relação as plantas a meter no local, o que aconselham?! Penso que as eras são uma boa opção.
Cumprimentos Wink
João Domingues

Mensagem  João Martinho em Dom 19 Jan 2014, 14:49

vou acrescentar a minha opinião: já visitei várias instalações em sótãos e apesar das suas desvantajens que todos conhecemos sendo a principal o calor no verão, posso dizer que é possível a criação de aves nos sótãos.
Aconselho-te a ter cuidado com a iluminação porque na minha opinião normalmente esses lugares são demasiado escuros, por isso certifica-te que proporcionas uma correcta iluminação às tuas aves pois elas agradecem apesar de sobreviverem sem uma iluminação forte. Lembro-me de um senhor meu amigo criador de canários que tinha aves magníficas e campeãs criadas num sótão que pareciam felizes mas tinha pena delas porque nunca levavam com luz solar directa e o criador também não tinha um sistema de iluminação nada bom, sendo que as aves viviam praticamente na sombra.
Se não conseguires que elas apanhem luz solar directa ( por alguma janela de telhas ) arranja uma boa lâmpada que simule os raios solares.
Outa coisa é a circulação de ar, que não é a melhor nesses sítios, tenta que o ar seja arejado por exemplo se no sótão houver 2 aberturas onde passe o ar de vez em quando (desde que não seja uma corrente de ar demasiado forte como é obvio). Felizmente já existem aparelhos como purificadores de ar que podem ser uma ajuda. A não circulação de ar provoca problemas respiratórios entre outros problemas.

Por último tem cuidado com a humidade que é responsável pelo aparecimento de bolores e fungos que às vezes sem repararmos invadem a comida, papas e também espigas que costumamos pendurar nas gaiolas para as aves comerem.

Quanto ás plantas não vejo grande vantagem mas é a minha opinião, claro que podes ter uma ou 2 mas não precisas de encher isso de plantas, o meu conselho é informares-te das particularidades de cada espécie pois algumas (penso que algumas espécies de heras também) têm facilidades em adquirir pragas, quer seja de formigas ou outros insectos que passam a habitar nas suas folhagens e de certeza não queres que isso aconteça.
João Martinho

Mensagem  João Domingues em Dom 19 Jan 2014, 15:14

Boas João,
São sempre bem vindas mais opiniões Smile
Para alem do isolamento que todo o tecto vai ter, vai ser colocada uma janela Velux com um tamanho adequado para que não tenha problemas de luz no interior do sotão. Janela essa que vai ter uma rede mosquiteira que permite que a mesma esteja aberta mas protegida da entrada de insectos, etc.. Por isso penso que a nível de arejamento da área não vou ter problemas.
Em relação a humidades, neste momento o sotão não tem isolamento, e não tenho problemas de humidade no local. Penso que depois de revestido, melhora ainda mais essa situação.
A única coisa que me preocupa um pouco mais é o calor no Verão, mas penso/espero que com o isolamento duplo que vai ter, minimize esse problema. Caso o calor se faça sentir mais do que o devido, terei de pensar em outra alternativa, tal como AC, ventoinha.. etc..
Obrigado João Wink
Cumprimentos.
João Domingues

Mensagem  brunogomes em Dom 19 Jan 2014, 19:46

Eu crio no sotao, mas tenho placa se não tens aconselhou isolares com roofmate e depois placas de pladur , para mim a nível de isolamento só ganhas em fez do plátex ou mdf que no calor tornasse mais quente.. no chão mete mosaico é fácil de lavar e fica mais fresco... tem atenção a luz que entra e onde o sol irá bater para não terem bebedouros a levar com ele .. penso que irá Teresinha grandes problemas com humidade , visto que agora não os tens depois de isolares Tb não terás na minha opinião.
brunogomes

PAÍS : portugal

Mensagem  João Domingues em Seg 20 Jan 2014, 09:30

Boas Bruno,
Vai levar um isolamento entre as vigas de cimento, e depois por baixo vai levar as placas. Essas placas voltam a ter novo revestimento na parte que fica virada para o tecto. Ainda falta decidir que materiais usar.
No seu caso usa AC ou ventoinha no Verão? Ou as temperaturas são o obrigam a isso?
Em relação as plantas, tem algumas no seu espaço?
Obrigado e Cumprimentos Smile
João Domingues

Mensagem  brunogomes em Seg 20 Jan 2014, 10:15

Boas não uso AC nem ventoinha , o sotão fica quente mas não tenho essa necessidade .... como os dias são grandes meto sempre a banheira no viveiro para eles refrescarem-se ao fim da tarde ... quanto a plantas tb não as uso ... o meu sotão tem placa e uma claraboia ....
tenho um viveiro com 2mts x 80 de fundo x1,60 de altura e de momento tenho 18 buracos de criação .... um aparelho desses que medem a humidade e o temp tb aconselho .
brunogomes

Mensagem  João Domingues em Seg 20 Jan 2014, 10:26

Espero também não vir a ter problemas Smile
Terei de comprar também esse medidor para ir controlando..
Bruno tens algum site para ver as tuas aves? Como és aqui de perto.. E como espero que o plantel vá crescer Smile
João Domingues

Mensagem  brunogomes em Seg 20 Jan 2014, 11:11

de momento ainda não tenho .. é o primeiro ano que estou a criar apenas exoticos venho dos canarios e como tal ainda tenho que alterar umas coisitas por lá e só quando tiver tudo como quero é que penso nessas coisas ... neste momento estou a criar apenas golds  cheers 
brunogomes

Mensagem  João Domingues em Seg 20 Jan 2014, 11:24

Ok Bruno, pensava que já criavas a mais tempo.. Assim sendo, tudo a correr pelo melhor Wink
Cumprimentos.
João Domingues

Mensagem  brunogomes em Seg 20 Jan 2014, 11:49

criar crio há mais tempo, mas criava em colonia (exoticos)e dedicava-me mais aos canarios ....
Agora a viver num apartamento acabei por me dedicar em pleno aos exoticos que ja era uma paixão antiga .... e decidi inscrever-me num clube e levar as coisas muito mais a serio ....
brunogomes

Mensagem  João Domingues em Seg 10 Fev 2014, 23:34

Boa noite,
Começam amanhã as obras no sótão.. Isolamento no tecto, Janela Velux, chão, pintura das paredes, etc..
Quando terminado partilho convosco as fotos do espaço como ficou.
Obrigado a todos Wink
Cumprimentos.
João Domingues

Mensagem  brunogomes em Qua 12 Fev 2014, 15:27

Força nisso e depois mostra o resultado ....
brunogomes

Mensagem  TiagoFerreira em Seg 10 Mar 2014, 00:04

Boa sorte, com todo o isolamento que vais meter penso que vai ficar com uma temperatura ideal para a criação de exóticos...
TiagoFerreira

Mensagem  Rui Pires em Seg 10 Mar 2014, 22:47

Boas João,
Quanto pagaste pela montagem da Felix?e que também quero por uma o meu sótão
Abraço
Rui Pires
Rui Pires

Mensagem  João Domingues em Ter 11 Mar 2014, 09:28

Boas,
Rui, quando disseste Felix!? Estavas a falar da janela Velux!?
Até agora estou muito satisfeito com o resultado final.. Desde a temperatura.. Humidade.. Iluminação.. arejamento.. etc..
Mas a meu ver a grande vantagem de as ter passado para o sótão tem haver com a tranquilidade que eles lá têm.
Acho que foi uma mudança muito positiva.. Vamos ver com o tempo Smile
Muito Obrigado Bruno e Tiago..
Cumprimentos.
João Domingues

Mensagem  brunogomes em Ter 11 Mar 2014, 10:12

mete umas fotos se possivel para ver-mos o aspecto geral da coisa ... sem duvida que os passarinhos tem sossego , o sossego é fundamental na sua criação pelo menos em especies mais complicadas e mais sensiveis .
Isso agora quer é continuação  cheers 
brunogomes

Mensagem  Rui Pires em Ter 11 Mar 2014, 23:10

Boa noite João,
Isto do dicionário....sim queria dizer velux
Abraço
Rui
Rui Pires

Mensagem  João Domingues em Qua 12 Mar 2014, 10:37

Boas,
Rui, desconfiei que fosse isso.. Eheh..
Tudo o que engloba a colocação da janela ficou em cerca de 500 euros.
Isto inclui, corte das vigas, colocação de estrutura em ferro para suporte das vigas cortadas, colocação de rufo(estrutura colocada no telhado para suportar a janela), janela Velux e mão de obra).
Agora tudo depende do tamanho da janela de colocares..
Bruno, assim que possível coloco umas fotos.. e por esses lados como estão a correr as coisas!?
Abraço..
João Domingues

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: