Fórum dos Exóticos

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS

Genética um bicho de 7 cabeças

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Genética um bicho de 7 cabeças

Mensagem  dukem em Ter 17 Dez 2013, 17:03

Abri este tópico a fim de tirar algumas dúvidas e saber opiniões. Tenho andado a ver alguns forums e vídeos nomeadamente Brasileiros e vem muito a baila a palavra genética muitas vezes penso eu de forma errada e sem noção do que se fala posso estar errado mas é o que me parece.
Sei que a genética dos país afeta porte e cor dos filhos mas eles tocam em assuntos como o canto de um filho de uma ave que cante muito vai cantar bem e filhas de uma fêmea que crie bem vão ser boas mães estas afirmações sinceramente penso que não são derivados da genética mas sim de outros fatores como condições que são dadas, alimentação..etc
Gostava de saber a vossa opinião ?

Cumps,
Luis
dukem

Re: Genética um bicho de 7 cabeças

Mensagem  AvilandiaPT em Ter 17 Dez 2013, 18:03

Olá,

Luis, essas questões também têm uma componente mas diferente da genética "mendeliana" do dominante portador etc... Aliás tudo bem uma parte genética mas existem factores em que o resultado depende apenas da genética (chamamos-lhes genética qualitativa) e outros em que dependem do conjunto de genética e ambiente (genética quantitativa).

Trabalham-se de forma diferente, mas sim têm (em parte) um fundo genético que depois pode ou não ser aproveitado.

Cumps.
AvilandiaPT

PAÍS : PORTUGAL

Mensagem  dukem em Ter 17 Dez 2013, 18:40

AvilandiaPT escreveu:Olá,

Luis, essas questões também têm uma componente mas diferente da genética "mendeliana" do dominante portador etc... Aliás tudo bem uma parte genética mas existem factores em que o resultado depende apenas da genética (chamamos-lhes genética qualitativa) e outros em que dependem do conjunto de genética e ambiente (genética quantitativa).

Trabalham-se de forma diferente, mas sim têm (em parte) um fundo genético que depois pode ou não ser aproveitado.

Cumps.
Olá Ricardo,
Eu  tinha lido no teu site a "introdução à genética" mas como é só introdução é um pouco vago e fiquei com muitas dúvidas. Até que ponto se pode afirmar que certo fator como o canto é derivado da genética ou de um fator ambiental ou dos dois ?

Cumps,
Luis
dukem

Mensagem  Coelho em Ter 17 Dez 2013, 21:20

Boas,

Essas outras características como por exemplo as "não físicas" têm também a ver com os genes. Porque motivo a generalidade dos pastores alemães são muito mais protectores do seu espaço do que por exemplo os labradores? Ou porque motivo existem galinhas que põe mais ovos e outras que são maiores? Tem tudo a ver com selecção... Claro que como dizes existem outros factores, mas vai muito da genética.

Ricardo, não te esqueças de mim Razz
Coelho

PAÍS : Portugal

Mensagem  brunogomes em Qua 18 Dez 2013, 10:04

Em foruns de silvestrismo fala-se muito dos cantares que são passados aos filhos desde do ovo... Por cá os puristas do silvestrismo sobretudo na especie tentilhão fala-se de cantares e de genes que são passados de pais para filhos e cada terra tem os seus cantos uns melhores outros piores certo é que os amantes da especie dos "bons cantares" tentam que as aves novas oiçam os cantares pretendidos para se fazerem e sei que se os passarinhos antigamente cantavam bem em determinada zona era mais facil de os virar ....
brunogomes

PAÍS : portugal

Mensagem  AvilandiaPT em Qua 18 Dez 2013, 11:51

Olá,

Para perceber como esta parte da genética funciona é realmente preciso pensar de forma diferente do que estamos habituados. Normalmente fala-se de genética apenas do ponto de vista de cor e caracteres qualitativos. É a genética típico do "é ou não é", ou do "preto ou branco" como costumo dizer.

Genética qualitativa (mendeliana)

É chamada mendeliana porque no fundo foi esta que o Mendel estudou. Ainda não existiam muitos conhecimentos sobre como funciona a informação genética e porque funcionava.
Funciona sobretudo com genes simples e as regras "tradicionais" do dominante/recessivo; autossómico/ligado ao sexo e pouco mais.
Dentro desta existem ainda as séries alélicas e mesmo o crossing-over que mudam um pouco as coisas mas que no fundo todos podem ser explicados de forma algo simples nestas regras.
Neste caso o efeito do ambiente não é tido em conta. Uma ave ou tem certa capacidade/caracteristica ou não tem dependendo de ter ou não um determinado gene. Um gould é azul se possuir dois alelos recessivos para o azul, e será sempre geneticamente azul sem influência de condições ambientais.

Genética quantativa

Relacionada não com o "ser ou não ser" mas sim com ser "muito ou pouco". São características como o tamanho, o peso, o funcionamento em maior ou menor grau de alguns processos, etc...
Normalmente envolve um conjunto complexo de genes e interações também mais extensas e cruzadas entre estes. Embora continuem a existir os mecanismos de dominância, são processos de natureza mais do tipo aditivo, sobredominante, epistática.
Neste tipo de caractetisticas o peso ambiental é muito superior. Mesmo tendo um certo conjunto de genes, a forma como se manifestam é dependente também do ambiente. O exemplo mais simples de perceber é o efeito do corante nos canários. Para que sejam capazes de assimilar esse tipo de pigmento é necessária uma capacidade genética (o designado factor vermelho). Tendo esse "gene" conseguem aproveitar e depositar o corante na plumagem e ficam vermelhos. Mas mesmo tendo essa herança genética, se não receberem o pigmento na alimentação não são capazes de o produzir e não ficam com a mesma intensidade de cor. Essa é a parte ambiental.

O mesmo se aplica ao tamanho, peso, plumagem... Por muito boa base genética que tenham, se por exemplo a alimentação falhar, não podem demonstrar essas características. Mas se passado algum tempo isso for corrigido não é por estarem mais em baixo numa fase que não pode recuperar. Agora há questões que se recuperam, outras não.

O canto e mesmo o comportamento também têm uma base genética mas na qual o processo de aprendizagem é ainda mais importante por serem questões.
A capacidade reprodutiva também é selecionável, nível de postura, de produção, de crescimento tudo isso é selecionado nas espécies de produção e até tendo em vista diferentes objectivos. Assim como a capacidade de resistência a doenças, sensibilidade ambiental, etc...

Mas este tipo de selecção e genética é bastante diferente daquilo que normalmente falamos. Envolve muitas contas, muita estatística e noções mais complexas. Apesar disso no fundo é aquilo que fazemos na prática quando escolhermos os melhores reprodutores para formar casais, quando se escolhe um certo macho para aquela fêmea... De forma empírica mas que é feito há muitos séculos e tanto funciona que hoje temos a diversidade de raças que temos em muitas espécies domésticas.
Precisa é de muito trabalho, paciência e teimosia. É um trabalho que não se faz em 3 gerações (como conseguir esta ou aquela cor), demora muito tempo e é preciso saber quando e como o fazer.

Cumps.
AvilandiaPT

Mensagem  dukem em Qua 18 Dez 2013, 15:23

Boas,
Já vi que este assunto dá pano para mangas fiquei mais esclarecido.
Cumps,
Luis
dukem

Mensagem  Paulo Lobo Ferreira em Qua 18 Dez 2013, 15:45

Ola,

Muito boa explicação gostei de ler, afinal o bicho não tem 7 cabeças, precisa é de pernas para andar.
Já ouvi algumas frases do tipo "fêmeas grandes, não importa o tamanho do macho dão filhos grandes" ou "uma boa cabeça é dada pelo macho" isto faz algum sentido ou é um mito?
Paulo Lobo Ferreira

Mensagem  AvilandiaPT em Qua 18 Dez 2013, 16:33

Olá,

Faz algum sentido, mas em grande parte nem sempre é bem explicado e aplicado.
Apesar de em teoria a genética ser 50-50 do macho e da fêmea, algumas características conseguem ter um peso maior de um lado ou de outro. Em alguns casos o peso é o mesmo mas um dos sexos evidencia melhor essa questão (é o que se chama selecção cruzada ou indirecta). Isso pode ser quantificado e medido mas antes de se entrar nesse nível de selecção há coisas muitos mais simples e concretas a fazer.

É como aquelas situações em que se diz que o filho sai à mãe ou sai ao pai (ou ao padeiro, carteiro...). No fundo por vezes há um peso maior de um ou outro lado que torna o fenótipo mais próximo desse lado.
No caso do tamanho parece estar relacionado com a capacidade produtiva de ovos da fêmea e a relação conhecida entre tamanho do ovo e das crias (embora ovos muito grandes também não sejam o ideal).
Novamente estamos a falar de situações de selecção sobre linhas já de alto nível e valor genético.

Cumps.

AvilandiaPT

Mensagem  joao_z em Qua 18 Dez 2013, 21:30

Olá,

Tenho vindo a acompanhar o tópico desde o inicio, com a intervenção do Paulo sobre as fêmeas e o tamanho dos ovos tenho algo para partilhar.
Supostamente fêmeas maiores põem ovos maior consequentemente crias maior, verifiquei isso mesmo numa postura de um casal de DC até comentei com o Ricardo o tamanho do ovo e que me parecia ter duas crias, mas hoje fiquei a saber que era apenas uma e nasceu quatro dias depois da primeira e para meu espanto só notei a diferença porque tinha nascido à pouco tempo, esta fêmea faz postura de 8 ovos todos maiores que o normal mas este era quase o dobro! Por outro lado tenho uma fêmea maior que a DC e os ovos são pequenos o que era suposto não acontecer.

Se as crias não forem alimentadas correctamente desde o inicio do deu desenvolvimento isso pode afectar o seu crescimento/tamanho é importante ter uma boa alimentação mas mais importante que isso é ter casais que alimentem as crias devidamente.
joao_z

Mensagem  borllock em Qui 19 Dez 2013, 10:04

Agora que falou isso do ovo poder ter 2 crias, lembrei-me de uma curiosidade que tinha à algum tempo.
Os ovos com 2 gemas (só tenho conhecimento em galinhas, mas deve existir em quase todas as raças) nascem mesmo 2 crias? E sobrevivem? São tipo gémeos? xD
borllock

Mensagem  joao_z em Qui 19 Dez 2013, 10:35

Olá José,

Como disse na mensagem anterior era só uma cria apesar do ovo ser muito grande, hoje fui espreitar os ninhos e este ano o mínimo de ovos que tenho são 5 a maioria dos casais tem 6 ou 7 ovos e para meu espanto tenho outro ovo maior que todos os outros e está a germinar tenho de tirar umas fotos e postar aqui.
joao_z

Mensagem  Luís Grilo em Qui 19 Dez 2013, 11:53

borllock escreveu:Agora que falou isso do ovo poder ter 2 crias, lembrei-me de uma curiosidade que tinha à algum tempo.
Os ovos com 2 gemas (só tenho conhecimento em galinhas, mas deve existir em quase todas as raças) nascem mesmo 2 crias? E sobrevivem? São tipo gémeos? xD
Boas, respondendo à sua pergunta, por aqui já apareceram uns 4 ou 5 com 2 gemas mas retirei logo. Pelo o que perguntei ao amigo Pereira estes ovos não nascem.
Luís Grilo

Mensagem  joao_z em Qui 19 Dez 2013, 20:37

Olá,

Tirei umas fotos aos ovos penso que dá para ver a diferença de tamanho que este está a germinar.

joao_z

Mensagem  dukem em Sex 20 Dez 2013, 16:30

Tem me acontecido uma coisa bastante estranha com os Cardinalitos em 10 crias 9 são machos e 1 é fêmea em minha casa não me nasce fêmeas nenhumas será devido a fatores de genética ou pura coincidência ?
dukem

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: