Fórum dos Exóticos
Código anilhas Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Código anilhas Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Código anilhas

+5
Paulo Ferreira
Coelho
Luís Lourenço
joao_z
Paulo Lobo Ferreira
9 participantes

Ir para baixo

Código anilhas Empty Código anilhas

Mensagem  Paulo Lobo Ferreira Ter 12 Nov 2013, 18:31

Boas pessoal,

Alguém me sabe dizer porque é que as anilhas federativas por baixo da sigla da federação neste caso FONP tem o código 14f. Bem sei que o 14 refere-se ao ano de criação mas porque f? Não deveria ser p??
Já o ano passado isto aconteceu, e em lado algum da anilha faz referencia a Portugal.
Obrigado desde já.


Última edição por Paulo Lobo Ferreira em Ter 19 Nov 2013, 16:45, editado 1 vez(es)
Paulo Lobo Ferreira
Paulo Lobo Ferreira

Mensagens : 177
Data de inscrição : 14/10/2012
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Código anilhas Empty Re: Código anilhas

Mensagem  joao_z Ter 12 Nov 2013, 21:58

Olá Paulo,

Estive a ver as minhas anilhas encomendei 2,7 para os goulds e 2,9 para os mandarins e ambas tem uma letra a seguir ao ano nas 2,7 aparece 14d e nas 2,9e penso que tenha a haver com a medida em questão as tuas são 14f porque deves ter encomendado 3.0 o que eu também deveria ter feito Rolling Eyes 
joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Código anilhas Empty Re: Código anilhas

Mensagem  Luís Lourenço Ter 12 Nov 2013, 22:34

Boas, penso que seja o código das medidas das anilhas, em Itália por exemplo, os criadores não encomendam as anilhas pelas medidas reais delas mas sim pelo código, "a" para 2 mm, "b" para 2,3 mm, "c" para 2,5 mm e assim sucessivamente.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Código anilhas Empty Re: Código anilhas

Mensagem  Paulo Lobo Ferreira Qua 13 Nov 2013, 09:39

Obrigado pessoal,

Faz sentido a explicação que deram não tinha pensado nisso.
Pessoalmente tenho pena que as anilhas tivessem deixado de ter a letra P de Portugal, não vejo grande utilidade em sabermos o diâmetro da anilha. Parece-me mais útil sabermos o país onde a ave foi criada. Não sei se isto foi uma normativa da COM se apenas uma opção a nível nacional.

João,

Sim encomendei 3.0 as 2.9 também servem, o problema é que se deixas passar mais um dia elas já custam a anilhar e corres o risco de lesionar um dos dedos ou mesmo a pata. E digo-te por experiencia que este é um problema mais comum que parece, com frequência aparecem aves e só nos apercebemos em adultas, onde notas que o dedo de trás não agarra bem no poleiro vais a ver e é a pata que tem a anilha. Isto provoca essencialmente problemas de postura no poleiro e nalguns casos em machos pode dificultar o acasalamento.
Paulo Lobo Ferreira
Paulo Lobo Ferreira

Mensagens : 177
Data de inscrição : 14/10/2012
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Código anilhas Empty Re: Código anilhas

Mensagem  joao_z Qua 13 Nov 2013, 11:36

Olá Paulo,

Pois não nos podemos distrair muito se não já não passa, mas o pior é depois de adultos e a pata cresce e a anilha fica apertada para o ano vem 3.0 Smile.

Quanto à indicação do tamanho pessoalmente acho que faz sentido imagina que crias vários tipos de exóticos e encomendas anilhas 2,5 e 2,7 que são muito próximas e por descuido misturas tudo assim sabes sempre a medida das mesmas.
joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Código anilhas Empty Re: Código anilhas

Mensagem  Paulo Lobo Ferreira Qua 13 Nov 2013, 12:21

Ola João,

É uma forma de ver as coisas, existem umas caixinhas com separadores de anilhas Very Happy que ajuda a não misturarmos as ditas. Continuo a achar que faz la falta a letra do País Twisted Evil.
O tamanho das anilhas é algo que esta bastante desatualizado, não se pode continuar a colocar na tabela de anilhas Mandarins com 2.5 e Mandarim (Mutação Gigante) 2.7 até porque não existe mutação gigante em minha opinião, é tão grosseiro as próprias federações insistirem em chamar de normais e gigantes aos mandarins. Enfim.
Paulo Lobo Ferreira
Paulo Lobo Ferreira

Mensagens : 177
Data de inscrição : 14/10/2012
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Código anilhas Empty Re: Código anilhas

Mensagem  Coelho Qua 13 Nov 2013, 21:13

Boas

Por acaso no caso das minhas (FOP) aparece o normal: P14
Para evitar a confusão com as anilhas, também se podem pedir com números diferentes. Eu por exemplo tenho de 1-20 para umas e de 21 prá frente para outras.
Em alguns países aparece mesmo o diâmetro da anilha (pelo menos aparecia antigamente) e não aparece a letra do país. Talvez seja uma internacionalização por parte da FNP...
Coelho
Coelho

Mensagens : 25
Data de inscrição : 03/11/2012
Localização : Leiria
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Código anilhas Empty Re: Código anilhas

Mensagem  Paulo Ferreira Qui 14 Nov 2013, 11:05

Bom dia a todos

já a algum tempo que não passo por aqui e agora ao entrar reparei neste tópico referente ás anilhas, eu estive a ver as anilhas que pedi e vem todas normais com a letra P, numero, ano, stam, tudo certo e são de 3 mm, se calhar não houve algum erro por parte do clube que as pediu?
Informem-se junto do vosso clube para ver se realmente estão corretas, vamos ver se não trazer problemas de futuro a nível internacional.
Paulo Ferreira
Paulo Ferreira

Mensagens : 72
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Torres Novas
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Código anilhas Empty Re: Código anilhas

Mensagem  Paulo Lobo Ferreira Qui 14 Nov 2013, 12:30

Bom dia Paulo Ferreira,

Bem vindo Very Happy fazem muita falta criadores com a os seus conhecimentos e experiencia neste fórum.

Aquilo que me estou a aperceber, é que a haver um problema é por parte da federação FONP pois só as que são encomendadas através da FONP vem com estas letras em vez da letra P de Portugal. Já o ano passado isto aconteceu não sei se é uma opção se é um erro. Espero que eles saibam o que andam a fazer e isso não venha a trazer problemas a nível internacional. Agora não me recordo mas vou verificar se aves do ano passado que adquiri a criadores pertencentes a FOP tem as anilhas com a letra P, quer-me parecer que sim mas não tenho a certeza e isso confirmaria que realmente isto acontece com anilhas encomendadas através da FONP. E pergunto eu as anilhas não vem todas do mesmo sitio? Não é a mesma empresa que faz as anilhas para Portugal? Se calhar não!! Hummm estranho... ou não!!


Última edição por Paulo Lobo Ferreira em Ter 19 Nov 2013, 16:45, editado 1 vez(es)
Paulo Lobo Ferreira
Paulo Lobo Ferreira

Mensagens : 177
Data de inscrição : 14/10/2012
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Código anilhas Empty Re: Código anilhas

Mensagem  brunogomes Qui 14 Nov 2013, 12:44

Eu mandei vir de 2,5 e de 2,7 e entre elas a cor varia um pouco umas com um tom mais verde seco outras verde claro .
brunogomes
brunogomes

Mensagens : 294
Data de inscrição : 16/01/2013
Localização : Feijo
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Código anilhas Empty Re: Código anilhas

Mensagem  Luís Lourenço Qui 14 Nov 2013, 13:05

Paulo Lobo Ferreira escreveu:Aquilo que me estou a aperceber, é que a haver um problema é por parte da federação FOMP pois só as que são encomendadas através da FOMP vem com estas letras em vez da letra P de Portugal. Já o ano passado isto aconteceu


Concordo, só na FONP é que isso acontece, nao discordo da opção de colocarem a letra das medidas mas acho que deveriam continuar com o P de Portugal.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Código anilhas Empty Re: Código anilhas

Mensagem  AvilandiaPT Qui 14 Nov 2013, 14:19

Olá,

Eu sempre pedi 4-5 tamanhos e conhecem-se bem, de qualquer forma o mais lógico é pedir de forma seriada, por exemplo 2,00mm do 001 ao 040, 2,50mm do 041 ao... etc etc. Agora não ter P não vejo o sentido a não ser que seja uma norma geral para não identificar o pais.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Código anilhas Empty Re: Código anilhas

Mensagem  Paulo Lobo Ferreira Qui 14 Nov 2013, 14:58

Ola,

Agora não ter P não vejo o sentido a não ser que seja uma norma geral para não identificar o pais.
Penso que não é norma geral pois como foi referido os criadores associados a FOP tem a letra P nas anilhas nós os criadores FONP aparece uma letra pelos vistos referente ao código de diâmetro da anilha. Não entendo porque em Portugal existem dois tipos de anilhas diferente. Já o ano passado tinha levantado esta questão junto de um elemento do meu clube e responsável por fazer a encomenda das anilhas que não me soube responder. Isto faz-me lembrar outra questão a famosa quota federativa anual, e o eventual cartão de membro federado, digo eventual porque ate hoje e já la vai mais de um ano nunca vi o meu. É lamentável, não tenho outra palavra.


Última edição por Paulo Lobo Ferreira em Ter 19 Nov 2013, 16:47, editado 1 vez(es)
Paulo Lobo Ferreira
Paulo Lobo Ferreira

Mensagens : 177
Data de inscrição : 14/10/2012
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Código anilhas Empty Re: Código anilhas

Mensagem  Luís Lourenço Qui 14 Nov 2013, 15:20

AvilandiaPT escreveu:Olá,

Eu sempre pedi 4-5 tamanhos e conhecem-se bem, de qualquer forma o mais lógico é pedir de forma seriada, por exemplo 2,00mm do 001 ao 040, 2,50mm do 041 ao... etc etc. Agora não ter P não vejo o sentido a não ser que seja uma norma geral para não identificar o pais.

Cumps.
Olá Ricardo, agora é obrigatório quando se pede anilhas de medidas diferentes nao se repetir os números e começar sempre do 01, outra coisa que acho que deve ser atualizada é a lista de medidas das anilhas, em especial a parte dos mandarins e listarem lá os 2,3 mm.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Código anilhas Empty Re: Código anilhas

Mensagem  AvilandiaPT Qui 14 Nov 2013, 16:09

Olá,

Luis, sim eu sei que agora tem de ser pedido em série.
Em relação à lista de tamanho das anilhas, infelizmente está muito desactualizada mas voltamos ao mesmo, não deve ser mais que uma referência. A medida 2,30mm é útil para muitas espécies e acho que, no fundo, quanto mais medidas melhor. Mas o criador tem que saber conhecer as suas aves.

Agora chamar-lhes mandarins "mutação gigante" concordo com o Paulo, é algo que devia ser impensável do ponto de vista técnico. Isso, o escreverem-se mal nomes científicos, não haver uma uniformização de qual a nomenclatura adoptada... Enfim andamos sempre de volta do mesmo.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Código anilhas Empty Re: Código anilhas

Mensagem  Coelho Qui 14 Nov 2013, 16:37

Boas

No clube onde peço as anilhas já aparecem as 2.3 pelo menos desde o ano passado. Deve ser outra daquelas coisas que depende de clube para clube. É como as espécies que aparecem em cada medida e até os nomes utilizados para designar a mesma espécie. Vai variando para um gajo ir aprendendo os nomes todos...

Já as anilhas serem diferentes consoante a "organização" pela qual se está inscrito, faz tanto sentido como o facto de existirem mais do que uma. É que somos um país tão grande... Para os criadores não vejo nenhuma vantagem, pelo contrário. Não percebo qual é o interesse em haver esta limitação nas entradas das exposições e nem entendo como é que se faz a divisão.
Os cartões deve ser como o clube cá do sitio. Só mandam fazer quando tiverem uma certo numero de novos sócios, "senão nem compensa" Very Happy  Mas o dinheiro é cobrado na mesma...
Coelho
Coelho

Mensagens : 25
Data de inscrição : 03/11/2012
Localização : Leiria
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Código anilhas Empty Re: Código anilhas

Mensagem  joao_z Qui 14 Nov 2013, 17:59

Olá,

Paulo eu recebi o meu cartão da federação no mês passado juntamente com as minhas anilhas. Quanto as anilhas acho que devia ser igual de norte a sul do pais mas não é assim pelos vistos.
joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Código anilhas Empty Re: Código anilhas

Mensagem  paulinho88 Ter 19 Nov 2013, 00:43

Boas, a mim parece-me que voces estão distraidos (a culpa deve ser daqueles post a roçar o ridiculo).
Eu peço anilhas pelo COA que faz parte de uma das federações portuguêsas, e essa federação esta identificada na anilha,o que faz que ao mesmo tempo esteja identificado o país, certo?
Ter um P, não obriga a ser anilha portuguesa, entáo que letra sobrava para o Peru, Paraguai, Paquistão e outros mais, neste caso poderia ser como a identificação das moedas e tinha PT.
o significado da letrinha não sei qual é mas ao identificar a federação identifico o Paìs.
P.s. este è daqueles post que o "dono" deste forum podia arquivar em informação importante ou à ler antes de fazer perguntas.
paulinho88
paulinho88

Mensagens : 350
Data de inscrição : 21/12/2012
Localização : Costa da Caparica
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Código anilhas Empty Re: Código anilhas

Mensagem  Paulo Lobo Ferreira Ter 19 Nov 2013, 16:38

Boas Paulinho,

Acho que não ando distraído, aqui a questão é ligeiramente diferente a mim é-me indiferente se tem P ou PT ou Portugal por extenso o que seja, mas acho que a anilha deve identificar o país sim até porque a justificação que me dá de ser a federação a identificar o país ainda menos valida é, porque quem me garante que não há outro país com as mesmas iniciais da federação, e depois surge-me sempre a duvida a ave pertence a Portugal do Norte ou Portugal do Sul? É que temos duas federações! Por outro lado as anilhas das aves do sul tem a letra P pertencente ao país, as anilhas do norte tem uma letrinha qualquer que pelos vistos identifica o diâmetro da anilha. Porque esta diferenciação? Porque é que para Portugal do Sul não há problema em saber que P é de Portugal e não do Peru, do Paraguai etc.?? Por outro lado antigamente todas as anilhas tinham letra P que identificava o País porque mudaram isso agora? Era apenas isto que queria saber nada mais. E foi nesse sentido que lancei o tópico.
Paulo Lobo Ferreira
Paulo Lobo Ferreira

Mensagens : 177
Data de inscrição : 14/10/2012
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Código anilhas Empty Re: Código anilhas

Mensagem  Luís Grilo Ter 19 Nov 2013, 18:16

Amigo Paulo há-de-me arranjar uma ave do Paraguai ou Peru ou Paquistão... As minhas todas têm o P e devia ser sempre assim e se possível colocar também o tamanho pois há por aí muitas intrujices
Luís Grilo
Luís Grilo

Mensagens : 318
Data de inscrição : 22/04/2011
Localização : Castelo Branco

Ir para o topo Ir para baixo

Código anilhas Empty Re: Código anilhas

Mensagem  Paulo Lobo Ferreira Ter 19 Nov 2013, 18:24

há-de-me arranjar uma ave do Paraguai ou Peru ou Paquistão...
Não percebi a ideia desta frase, pode-me explicar o sentido que lhe quis dar? Para que lhe possa responder corretamente.
Obrigado.
Paulo Lobo Ferreira
Paulo Lobo Ferreira

Mensagens : 177
Data de inscrição : 14/10/2012
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Código anilhas Empty Re: Código anilhas

Mensagem  Luís Grilo Ter 19 Nov 2013, 18:35

Peço desculpa pelo mal entendido, a frase aplica-se sim ao Paulinho (Paulo Santos), não vejo que cause confusão ter o P nas anilhas com os outros países até porque duvido que tenham muito interesse em criar aves e se as criam qual o método utilizado para as diferenciar(questão do P) e dúvido ainda mais que as enviem para a Europa...
Luís Grilo
Luís Grilo

Mensagens : 318
Data de inscrição : 22/04/2011
Localização : Castelo Branco

Ir para o topo Ir para baixo

Código anilhas Empty Re: Código anilhas

Mensagem  paulinho88 Qua 20 Nov 2013, 19:51

Boas
Eu continuo a achar que são pequenos promenores ( não confundir com perus com menos de 18 anos)
as minhas anilhas veem identificadas pela norma COM (http://www.comomj.org/index.php?option=com_content&view=article&id=15&Itemid=2&lang=it) esta para os pássaros assim como a FIFA esta para o Futebol.

aqui esta o exemplo de uma anilha brasileira
Código anilhas Kaso

Amigo Grilo
Quanto a arranjar passarinhos no Peru ou do Paraguai deve ser complicado e bem caro, mas foi 2 países que me lembrei começados por P e na Europa podes encontrar por exemplo a Polónia de onde já não é tão difícil arranjar ou até mesmo a Holanda que na mesma federação COM é conhecida como Paises Baixos.
São eles que dão a designação a ser introduzida nas anilhas oficiais e verificarem que não de duplica um clube. as minhas e a de todos os sócios do COA vem com ALM que leio Almada, logo fico a saber se são de Almada, Setúbal, Portugal.
Anilhas de outros lados ainda não vi a não ser umas de Itália que tem FOI (federação ornitologica italiana)
Agora como em portugal existem 2 federações para o mesmo é natural que as coisas estejam um pouco baralhadas.
Paulo Ferreira não entendas o meu posto como ofensa de qualquer maneira, eu aqui aprendo mais do que ensino, afinal ando nisto a muito pouco tempo, simplesmente fiz a leitura da anilha ao meu modo, será o correto? Quando estiver com alguém mais dentro desta área, algum juiz do meu clube que anda por Regio Emillia neste momento a julgar passarinhos vou-lhe perguntar como se identifica o país pela anila oficial e depois dou noticias.
Quanto ao P ou Pt como era no escudo, pois havia mais do que um país a usar o escudo como moeda nacional ai a norma foi clara, eu penso que as anilhas identificam bem o local de origem do criador, que eu posso muito bem anilhar com anilhas de outro clube qualquer e depois digo que os meus passarinhos vieram lá de fora, basta para isso fazer-me sócio de um qualquer clube estrangeiro e pedir anilhar por lá, ainda a pouco tempo antes das minhas anilhas chegarem vi uma foto do facebook com anilhas vindas da holanda e o criador (de psitacidios) era português, nasceu, vive e cria cá os seus passarinhos mas manda vir anilhas do estrangeiro agora porquê?
paulinho88
paulinho88

Mensagens : 350
Data de inscrição : 21/12/2012
Localização : Costa da Caparica
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Código anilhas Empty Re: Código anilhas

Mensagem  Luís Grilo Qua 20 Nov 2013, 20:26

Boas,
Na Polónia usa-se PFO, na Holanda N e acho que L ficando NL, não há nada que enganar. Em relação a mandar anilhas de fora poderá ter haver com escoar aves.
Luís Grilo
Luís Grilo

Mensagens : 318
Data de inscrição : 22/04/2011
Localização : Castelo Branco

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos