Fórum dos Exóticos

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS

Instalações remodeladas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Instalações remodeladas

Mensagem  Rui Pinho em Ter 12 Nov 2013, 00:04

Olá a todos.
Após algum tempo sem dar o meu contributo aqui no fórum, por diversas razões, aqui estão as minhas instalações remodeladas com a preciosa ajuda de alguns amigos (pessoal dos canários obrigado).
Como sem aves as minhas instalações não seriam nada aqui vão os agradecimentos aos que contribuíram para que a minha colónia esteja mais rica: Luis Lourenço, Filipe (matagueira), Ricardo Travassos, PMbaiao, Gustavo  Figueiredo, e um obrigado muito especial ao Fernando Domingues.

As nove gaiolas da direita pertencem aos nossos mandarins. Nas duas ao lado estão os Goulds do meu filho.

Nestas três últimas (à esquerda) está a fina flor da nossa colónia, os três casais de Diamantes Papagaio.

Da direita para a esquerda: Os três casais de Bichenov (grandes máquinas), dois casais de Estrelas e um dos casais de Bengalins.

Nesta foto temos a voadeira dos suplentes e paralímpicos, e o resto dos casais de Bengalins.

Por último temos a cozinha/mesa de operações.
Rui Pinho

PAÍS : Portugal

Re: Instalações remodeladas

Mensagem  Luís Lourenço em Ter 12 Nov 2013, 22:41

Parabéns Rui, está aí um sítio muito bom para as aves, estão alojadas em gaiolas espaçosas, o que é sempre bom ver, elas só agradecem. Boa sorte para ti e para o André com os goulds e papagaios.

---------------------------
Cumprimentos,
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagem  Rui Pinho em Qua 13 Nov 2013, 21:48

Obrigado Luís, na minha opinião e na do André o espaço para as nossas aves nunca é demais o espaço é que não o permite, mas temos como base alguns requisitos mínimos, por exemplo para os diamantes papagaio está fora de questão gaiolas com menos de 1 metro assim como para os Goulds que anda mais ao menos pela mesma medida nas gaiolas que o André fez para eles, falta melhorar a dimensão das dos Bichenov que também quero apostar mais com o tempo e experiência, os Estrelas mesmo com dois bons casais um dos quais cria directo, estou a pensar em deixar de criar após esta época.
Mas nada do que viste teria sido possível sem a ajuda dos amigos, que quando me viram desanimar com outros problemas decidiram ajudar e tudo foi feito com custo zero para mim e sem praticamente ter feito nada a não ser dizer o que eu gostaria, por isso não me canso de lhes agradecer e ao meu filho que foi incansável,sem ele as minhas aves não estariam em condições esta época.
Rui Pinho

Mensagem  paulinho88 em Ter 19 Nov 2013, 15:55

Granda pinta Rui, e começa a fazer aquilo que te disse que cá em baixo não ha ninguém que as faça, e vai ver que arranjas dinheiro para ire pagando o vicio, e talvez muito mais.
paulinho88

Mensagem  Rui Pinho em Qua 20 Nov 2013, 21:41

Obrigado Paulinho, estão dentro do que me foi possível.
Pois... agora só falta a disponibilidade, andei como tu disseste um bocado desaparecido aqui do fórum, embora o que te vou dizer saia um pouco do tópico tenho de o dizer, além de ter tido algumas dificuldades que me fizeram desanimar um bocado, por vezes sinto-me um pouco intimidado para colocar aqui algumas questões, porque para mim coisas que são básicas para outros serão ridículas ou já foram muito debatidas no fórum ou que procure posts antigos, eu antes de me inscrever neste fórum nunca tinha conhecido outro e o meu filho é que me foi ensinando, ao principio se me mandassem pesquisar eu não saberia como, acho que se melindram em responder a uma simples pergunta já respondida 53 vezes mas não custa nada responder e ensinar outros, eu não quero ser um criador com conhecimentos avançados em genética sem saber como instalar as minhas aves ou qual a alimentação a dar, como dizia um grande mestre meu "primeiro as primeiras coisas".
Ou então criar um sub-fórum tipo segunda divisão para a malta que ainda está a pintar gaiolas, limpar a caca das aves(a caca diz muita coisa) a querer saber que gaiolas e que tamanho deverão ter como mínimo.
Com tudo isto que acabei de dizer não estou nem quero menosprezar todos os debates sobre Genética ou outros assuntos, que eu leio com toda atenção e agradeço a um dos que toma geralmente a iniciativa de os trazer a este fórum que é o Ricardo (Avilandia), não só por os trazer mas também pela forma clara como os escreve e evidente o meu agradecimento a todos os que contribuem para o enriquecimento da informação disponível neste fórum.
cumprimentos
Rui Pinho

Mensagem  João Martinho em Qui 21 Nov 2013, 01:58

Olá Rui, realmente tem umas instalações muitos boas e tem umas gaiolas muito bonitas.
João Martinho

Mensagem  AvilandiaPT em Qui 21 Nov 2013, 08:59

Olá Rui,

Não tens que ter problema nenhum em colocar questões mais ou menos simples. Sabes que há uma diferença entre "perguntas simples de quem quer pouco trabalho" e "perguntas simples de quem que aprender"...

Em relação às instalações, tens um espaço engraçado que ainda tem muito potencial para aproveitar.
Da minha parte vou tentando acompanhar e ajudar onde posso. Se vais pelos Diamantes papagaio então digo-te que escolheste uma(s) espécie(s) que (não sendo aquelas a que me dediquei) têm muito que se lhe diga!! Só pela noção do espaço que necessitam já começas no bom caminho.

Cumps.
AvilandiaPT

PAÍS : PORTUGAL

Mensagem  Rui Pinho em Qui 21 Nov 2013, 21:03

Boas,
Obrigado João.
Ricardo eu também entendo o que tu dizes em relação á forma como perguntamos e o que queremos com as respostas.em relação ao espaço obrigado pelas tuas palavras, é bom saber que ainda que humildemente estou no bom caminho, ontem em conversa com o meu filho (André Pinho) dizia-lhe que gostaria de ter opiniões acerca da disposição das gaiolas, porque não as coloquei ao acaso, escolhi o local tendo em atenção a espécie e as suas necessidades (por ex: mais sossego em período de criação) mas que me retraí por receio de me interpretarem mal e voltarmos á questão de querermos a papa toda feita, eu tenho essa dúvida porque nunca vi instalações com Diamantes Papagaio ou falei com alguém que levasse a sério a sua criação, daí a não ter nenhuma referência de como dar o melhor.
Cumprimentos.
Rui Pinho

Mensagem  AvilandiaPT em Sex 22 Nov 2013, 15:06

Olá Rui,

Em termos de instalações, as gaiolas dos Erythrura parecem-me bastante bem. As restantes não estão mal mas acho que podem melhorar bastante em termos de maneio e trabalho se, aos poucos, forem uniformizando as gaiolas numa bateria mais "típica". Até porque em termos de mandarins e outras espécies podem com alguma facilidade optar por gaiolas de rede que, embora sendo possíveis, dado o tipo de gaiolas que já tens para os Erythrura, para estes não trocava. Têm espaço, têm comedouros, têm "chão", têm privacidade e zonas distintas.
Para D. papagaio de cabeça vermelha esse tipo de gaiolas funciona bastante bem, assim como para as espécies mais comuns do género. Eu prefiro esse sistema como tens mas, se tiveres alguma dificuldade, podes sempre experimentar colocar o ninho interior. Eventualmente o único reparo que faria seria para tentarem diferenciar mais a zona do ninho (com a "vegetação") da zona aberta. Definir espaços de forma estruturada na gaiola ajuda as aves e delimitar funções e territórios o que nestas espécies é vantajoso. Podes por exemplo usar um pequeno truque de afastar/baixar um pouco mais o poleiro dessa zona ou colocar apenas um poleiro mais pequeno perto do ninho (caso seja interior) para que seja uma zona específica para irem ao ninho e não de "sala".

Cumps.
AvilandiaPT

PAÍS : PORTUGAL

Mensagem  Rui Pinho em Sex 22 Nov 2013, 22:24

Olá Ricardo,
De inicio a ideia em relação aos Mandarins e outras espécies era essa mesma, fazer uma bateria uniforme fácil de trabalhar, mas uns azares na minha oficina fizeram com que essa ideia tivesse que ser adiada por os custos serem alguns e a situação obrigava a que não os pudesse suportar. Em relação aos Erythrura quando começei a pesquisar, o tamanho das gaiolas era a única coisa onde encontrava consenso de opiniões, na forma de colocar a vegetação fui encontrando pouca informação, mas depois de estar em contacto com a espécie cheguei á conclusão que seria benéfico por lhes dar algum resguardo dado terem fama de abandonarem o choco com muita facilidade, nas restantes áreas acabei por colocar também alguma vegetação também porque como são umas aves muito agitadas e ainda mais sempre que me aproximava achei que lhes proporcionava mais protecção da minha invasão ao seu espaço.
Tendo a gora esta informação adicional vou corrigir de forma a ir indo cada vez mais ao encontro do melhor ambiente para eles.
Rui Pinho

Mensagem  pedro manuel em Qua 05 Mar 2014, 08:54

Boas Rui, gostei muito das tuas instalações e nas imagens dá para ver que tens um sitio espaçoso para as ter.
Podes-me dizer as medias das gaiolas dos diamantes papagaio e dos diamantes estrela?

Boas criações
Cumprimentos
Pedro Manuel
pedro manuel

PAÍS : portugal

Mensagem  Rui Pinho em Qua 05 Mar 2014, 22:20

Olá Pedro,
O espaço nunca é demais sabes.
As gaiolas dos Diamantes Papagaio têm 1,00mx0,50mx0,50m, entretanto vendi os casais de Estrelas que tinha mas estavam em gaiolas com 0,80mx0,45mx0,35m feitas por mim.
Rui Pinho

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: