Fórum dos Exóticos

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS

Papa de ovo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Papa de ovo

Mensagem  VitorSousa22 em Sab 19 Out 2013, 20:49

Os meus bengalins e mandarins não comem a papa de ovo, alguém me consegue explicar porquê?
VitorSousa22

PAÍS : Portugal

Re: Papa de ovo

Mensagem  João Martinho em Sab 19 Out 2013, 22:33

nunca foram habituados a comer, é por isso. com o tempo acabaram por comê-la.
Para isso ajuda que ela seja ligeiramente húmida pois existem papas secas e húmidas e semi-húmidas.
as secas normalmente são juntas a papas húmidas, pois por si só são demasiado secas para as aves conseguirem comer. imagina-te a comer farinha, é tão seca que rapidamente ficavas sem saliva suficiente para engolir. o mesmo se passa com as papas das aves, se forem muito secas são de difícil ingestão.
João Martinho

Mensagem  VitorSousa22 em Dom 20 Out 2013, 10:05

Obrigado João, pode recomendar algumas?

Cumprimentos
VitorSousa22

Mensagem  João Martinho em Dom 20 Out 2013, 12:04

Não vitor, não posso recomendar porque há por aqui pessoas no fórum que já criam aves há muitos muitos anos e já experimentararm montes e montes de papas, por isso não me considero com capacidade de recomendar quando há pessoas com muito mais experiência que eu. Mas se procurar um pouco no fórum existem muitos tópico sobre papas, tenta procurar na parte da alimentação.
A minha opinião, juntamente com o que tenho visto aqui no fórum, as marcas mais faladas são sempre as mesmas, umas 3 ou 4, que são as mais usadas, mas depois acontece casos de pessoas a falar muito bem de alguma dessas e uma ou duas a dizer que já experimentaram essa papa e que não gostaram e que os pássaros não pegaram muito bem,etc..
ou seja acho que a opinião é um pouco subjectiva em relação aos pássaros que temos e mais do que isso, é subjectiva às pessoas que penso que às vezes avaliam mal ou tiram conclusões precipitadas.

Eu pessoalmente não olho muito à marca, mas é claro que sei que as marcas que a maior parte das pessoas aqui no fórum usam que são as mais conhecidas como orlux, CeDe, etc.., são muito boas, mas não quer dizer que hajam outras também tão boas ou próximas.
Eu costumo comprar uma papa de ovo avulso e uma papa insectívora também avulso.
Algumas pessoas aqui do fórum também usam esta papa, que não me lembro do nome, mas penso que é muito boa estou satisfeito com ela. Até os pássaros que tenho que nem são pássaros muito comedores de papa que são os lonchuras cantans, adoram-na.
Não tenho tanta experiência como outras pessoas aqui do fórum mas já crio pássaros há um bom bocado e já comprei algumas papas ao longo dos anos, acho que depois de um pouco de experiência começas a "perceber" mais ou menos se a papa é boa pelo cheiro, conheci uns criadores de canários que até provavam a papa para tentar ver a sua qualidade.
Basicamente o que se deve evitar são papas com muito açucar e gordura.
Mais uma opinião pessoal, desconfia quando uma papa de ovo é demasiado amarela.
As demasiado amarelas que eu comprei não prestavam para nada, quando digo demasiado amarela é mesmo amarela tipo amarelo clarinho intenso, quase fluorescente. Comprei algumas vezes umas assim há uns anos e não eram nada boas, os pássaros não gostavam muito, adoeceram alguns e a própria papa não tinha aquele cheiro suave e apetitoso a ovo, tinha um cheiro tipo açucarado, a um bolo cheio de açucar..
Espera por pessoas mais experientes para te ajudarem, mas não te esqueças que existem 3 tipos de papa:
húmidas, semi-húmidas e secas. Como dá para perceber pelo nome, não dês uma papa seca porque eles não pegam nela, as papas secas são para juntar a húmidas ou semi-húmidas em quantidades que façam com que a mistura daqui resultante seja mais para o húmido do que para o seca para que as aves possam comê-la. As quantidades de mistura de papa seca para húmida não são exactas, à pessoas que põem um pouco mais outras um pouco menos, não te preocupes com as quantidades, é mais ou menos a olho, quando vires que a mistura começa a ficar húmida então é o ideal.
Ou então compra uma papa logo húmida ou semi-húmida que já não é preciso fazeres nada.
João Martinho

Mensagem  João Martinho em Dom 20 Out 2013, 12:08

a maior parte que se compra são húmidas e semi-húmidas que já podem ser dadas directamente.
Por exemplo a papa de que eu compro é semi-húmida um pouco mais para o seco. Eu costumo juntar a outra papa insectívora que compro e como é húmida a mistura das duas vai dar uma papa equilibrada, boa para as aves consumirem.
João Martinho

Mensagem  VitorSousa22 em Dom 20 Out 2013, 12:31

Obrigado João eu percebo perfeitamente, eu decidi comprar a papa amarela húmida da white mollen e a papa seca da orlux e depois misturo as 2 vamos ver se eles gostam e começam a comer melhor...

Cumprimentos
VitorSousa22

Mensagem  João Martinho em Dom 20 Out 2013, 16:42

ah ok, pronto já vi que estás dentro do assunto, essas 2 papas são boas. experimenta e diz como correu
João Martinho

Mensagem  VitorSousa22 em Dom 20 Out 2013, 16:48

Espero que resulte, posso dar todos os dias ou dou só 2 ou 3 vezes por semana?
VitorSousa22

Mensagem  borllock em Dom 20 Out 2013, 17:40

Se for em criação todos os dias, fora da época 2 ou 3 vezes.
borllock

Mensagem  AvilandiaPT em Dom 20 Out 2013, 20:43

Olá,

a maior parte que se compra são húmidas e semi-húmidas
A maior parte são húmidas. Semi-húmidas no mercado contam-se pelos dedos e nem é preciso uma mão inteira. O resto o João já respondeu a grande parte e tens por aqui alguns tópicos em que o assunto foi até bastante mais aprofundado.

Cumps.
AvilandiaPT

PAÍS : PORTUGAL

Mensagem  VitorSousa22 em Dom 20 Out 2013, 21:09

Sim eu já vi alguns tópicos obrigado por me esclarecerem, espero que resulte a mistura que vou fazer...

Cumprimentos
VitorSousa22

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: