Fórum dos Exóticos
Gould adoentado Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Gould adoentado Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gould adoentado

4 participantes

Ir para baixo

Gould adoentado Empty Gould adoentado

Mensagem  Gustavo Figueiredo Sáb 19 Dez 2009, 16:40

Já algum tempo que tinha reparado que tinha um Diamante-de-Gould que, quando estava a descansar, deixava descair as assas.
Como todos os outros não tinham aquela postura, pensei que fosse algum problema respiratório.
No entanto, hoje quando fui tratar deles, deparei-me com este Gould a um canto, a dormir em plena luz do dia, em "bola" com as asas descaidas e a tremer.
Tirei-o de ao pé dos outros e está neste momento, numa gaiola á parte, dentro de casa.
Tenho estado a aplicar "Acarisma" mas, não me parece que seja a solução, pois não tenho a certeza se o problema é respiratório.
Li que o "Zooserine" pode resolver o problema, pois pode resolver tanto problemas respiratorios, intestinais ou a "Doença da Faca".
Será esta a solução?
E existe "Zooserine" sem ser em comprimidos?
Uma ajudita, era excelente...

Abraço
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Gould adoentado Empty Doença

Mensagem  Jose Fernando Sáb 19 Dez 2009, 18:45

Ola Gustavo,
o Zoserine parece ser uma das hipoteses para ajudar o teu passarito, apesar de nao estar identificada a doença.
Podes tambem colocar um candeeiro de escritorio com uma lampada direcionada ao perto para a gaiola, mas dã espaço para a ave se poder resguardar do calor da lampada, ou seja improvisas uma "enfermaria".
nao esperes muito para dar o Zoserine, estes casos costumam ser fatais.
Cumprimentos.
Jose Fernando
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Gould adoentado Empty Re: Gould adoentado

Mensagem  Gustavo Figueiredo Dom 20 Dez 2009, 01:07

Pinto Costa escreveu:Ola Gustavo,
o Zoserine parece ser uma das hipoteses para ajudar o teu passarito, apesar de nao estar identificada a doença.
Podes tambem colocar um candeeiro de escritorio com uma lampada direcionada ao perto para a gaiola, mas dã espaço para a ave se poder resguardar do calor da lampada, ou seja improvisas uma "enfermaria".
nao esperes muito para dar o Zoserine, estes casos costumam ser fatais.
Cumprimentos.
Jose Fernando

Pois, e foi.
O Gould morreu esta noite.
Obrigado na mesma.

Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Gould adoentado Empty Re: Gould adoentado

Mensagem  Gustavo Figueiredo Dom 20 Dez 2009, 01:43

Custou-me um pouco ver a ave neste estado e mais quando cheguei a casa e vê-la deitada, morta no fundo da gaiola.
O que quer que tenha sido, foi rapido apesar de ter alguns sintomas desde o inicio e eu não ter dado relevância (erro meu).
No entanto deixo aqui, fotos do aspecto que o Gould tinha.
Pode ser que pela aparencia, dê para perceber o que ele tinha.
Gould adoentado Pic_15815_21

Gould adoentado Pic_15815_22
Cumprimentos
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Gould adoentado Empty boas

Mensagem  leandro_maltez Dom 03 Jan 2010, 13:16

boa tarde para mim essa ave ta cheia de tricomonas
leandro_maltez
leandro_maltez

Mensagens : 95
Data de inscrição : 01/12/2009
Localização : cartaxo

Ir para o topo Ir para baixo

Gould adoentado Empty Re: Gould adoentado

Mensagem  Gustavo Figueiredo Dom 03 Jan 2010, 20:52

Boas,
Já não está.
A ave faleceu nessa mesma noite.
Já agora, o que são tricomonas e como se combate isso e se evita a sua propagação?

Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Gould adoentado Empty Re: Gould adoentado

Mensagem  Jorge Pinto Dom 03 Jan 2010, 23:09

Boas, desculpem estar a meter-me na conversa, mas acho pouco provável que a causa da morte tenham sido as trichomonas, creio que esta doença é rara nos exóticos, é uma doença caracteristica dos pombos conhecida por trichomoniase.
Normalmente, embora seja dificil identificar a olho nú as doenças, isto porque muitas vezes os sintomas são os mesmos, as doenças que mais matam exóticos são salmonelose(salmonelas), colibacilose(collibacilos) e coccidiose(coccidios), existem tratamentos em separado para todas estas doenças, e bastante eficazes, mas é como digo, como é dificil a identificação da doença, se a ave tiver coccidiose por exemplo e aplicarmos tratamento para salmonelose, de certeza que não vai ser eficaz, por isso nestes casos aconselho um antibiótico de largo espectro, poderá não ser tão eficaz mas creio que é a melhor solução.

Creio que o melhor mesmo é fazer estes tratamentos antes do período de criação, ou seja, fazê-lo como preventivo, porque normalmente quando a ave manifesta os sintomas da doença já é tarde de mais.

Já agora aproveito este tópico para esclarecer uma situação, por vezes ouvimos alguns(infelizmente muitos) criadores dizer que lhes morrem pássaros com a doença da "faca", pois isto não existe, o que acontece é que devido á situação débil em que a ave se encontra deixa de se alimentar correctamente, ou seja emagrece, ficando com a quilha(osso do peito) bastante saliente, daí o termo "faca". Espero ter ajudado a esclarecer algumas situações.

Um abraço.
Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Gould adoentado Empty Re: Gould adoentado

Mensagem  Gustavo Figueiredo Dom 03 Jan 2010, 23:44

Jorge Pinto, de maneira alguma se mete na conversa.
Todas as opiniões e conselhos são bem vindos e com cada participação se aprende um pouco.
De facto, é-me sempre um pouco dificil tentar decifrar o problema de aves tão pequenas. Qualquer sintoma que apresentem, tem de ser o mais rapidamente identificado e combatido pois, pela experiencia que tenho, se não se agir o mais rápido possivel, pode ser tarde de mais.
Mas, voltando á ave em questão, a chamada "Doença da Faca", a ave não tinha.
Estava corpulenta sem estar gorda mas, tinha este aspecto. Como não tinha qualquer medicamento na altura, a ave morreu em poucas horas.
No entanto outra ave apresentou sintomas identicos á demonstrada acima. Como não consigo identificar expecificamente que doença é, utilizei um antibiótico de largo espectro.
O resultado foi que a ave resistiu até ao dia seguinte mas, continua um pouco embolada apesar de estar com mais vivacidade, de estar a comer e a beber bem. Acredito que o antibiótico em questão tenha combatido parte da doença mas, identificar o verdadeiro problema está a ser um pouco dificil.

Abraço
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Gould adoentado Empty Re: Gould adoentado

Mensagem  Jorge Pinto Seg 04 Jan 2010, 00:13

Boas Gustavo.
A identificação da doença é a base do problema, é por isso que na maior parte das vezes em que se fala de doenças aqui no fórum eu não comento, a probabilidade de se errar o diagnóstico é muito elevada.

Apesar de eu ter uma boa cultura em termos de informação a nível de doenças, a verdade é que na prática se torna difícil actuar, eu pessoalmente ao fim de muitos anos de criação de aves cheguei a uma conclusão, tendo consciência que dou tudo o que acho necessário ás minhas aves, pura e simplesmente não actuo com medicamentos em caso de doença, nem sequer a nível preventivo, eu sei que esta revelação pode chocar algumas pessoas por ser bastante radical, mas eu tenho as minhas razões e passo a explicar, funciona um pouco como uma selecção natural, os animais á solta não têm medicamentos, apenas se alimentam o melhor possível para estarem saudáveis, e aqueles que geneticamente são menos resistentes ás doenças são os que morrem.
Na prática é assim, eu estou a apurar uma linhagem de aves de competição, e não tenho espaço para compaixões, apenas me interessam os melhores, e isso inclui serem os mais saudáveis, se ano após ano escolho os mais fortes e saudáveis chego a um certo ponto em que os pássaros são tão resistentes que pouco adoecem, se fizer preventivos nunca saberei se os pássaros são resistentes ou não, não critico quem o faz, apenas acho que esses criadores acabam por viciar de certa forma as suas aves, na medida em que se não fizerem estes tratamentos correm sérios riscos de mortandade em larga escala, mas isto é apenas o que eu faço, e a prática tem-me dado razão, posso dizer que na época passada, em toda a época tive uma baixa mortal de uma ave adulta, e já as criações estavam a terminar, por isso penso que estou a fazer uma boa escolha, haverá quem concorde e quem não concorde, mas uma opinião vale o que vale...

Um abraço.
Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Gould adoentado Empty Re: Gould adoentado

Mensagem  Gustavo Figueiredo Seg 04 Jan 2010, 13:30

Jorge, não critico o seu metodo de trabalho muito pelo contrario é um metodo arrojado de trabalho, com riscos que podem ser elevados mas que a médio prazo revelam o seu sucesso, como o demosntrou.
No entanto queria fazer um reparo: as aves que vivem no exterior têm formas de combater as doenças, infecções ou outras maleitas de um modo natural ou então tudo o que era aves selvagens simplesmente morriam.
Ao estarmos a pôr uma ave numa gaiola ou viveiro, estamos a limitar as suas possibilidades de sobrevivencia.
Penso um pouco como o Jorge e penso de tal maneira assim que as minhas aves estão no exterior, sujeitas ás mudanças de temperaturas e alterações climatéricas. No entanto estão num espaço limitado e como tal sinto-me mais do que obrigado a fornecer todas as condições para que estes não adoeçam e se tal acontece, tem que se agir rápidamente. Neste aspecto penso que até os mais fortes podem ter recaidas.
A minha 1ª ave morreu mas, a 2ª foi assistida com rapidez. Apresentou os mesmos sintomas. Foi administrado um atibiótico de largo espectro e como o resusltado não foi imediato apliquei um medicamento para salmonelas e coccidose. Hoje de manha, a ave está a 100%, come bem, reage quando me aproximo, salta constantemente de puleiro, pia e até já mostra alguma impaciencia de estar sozinha.

Aqui vou um pouco contra os metodos do sr Jorge só porque os objectivos são completamente diferentes: O sr Jorge cria aves para competição onde sim, concordo só os melhores podem ser exposto eu tenho aves com o intuito de aprender, manter, diagnosticar e agir.

Abraço
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Gould adoentado Empty Re: Gould adoentado

Mensagem  Jorge Pinto Seg 04 Jan 2010, 15:32

Boas gustavo. Penso que os métodos de trabalho devem ser adequados aos objectivos a que nos propomos, nessa matéria penso que estamos em sintonia. Concordo com o Gustavo quando diz que as aves em viveiro estão mais limitadas, mas como eu disse, com a experiência e o passar dos anos fui desenvolvendo e aprendendo como todos, neste momento sinto-me á vontade para dizer que ás minhas aves é-lhes fornecido o essencial para o seu bem-estar, o que não significa que não possam adoecer, mas adoecem muito menos com este método de trabalho do que com outros como referi.

Mas atenção, não quero dizer com isto que eu estou certo e que os outros estão errados, nada disso, é apenas a minha maneira de ver as coisas, á 5 anos atrás por exemplo eu ainda não pensava assim, fazia vários tratamentos preventivos, neste momento penso que estou a fazer o que acho mais benéfico para criar uma linhagem de campeões, e como isso está longe de ser fácil temos de ser rigorosos.

Até posso daqui por mais 5 anos chegar á conclusão que afinal estava errado, o tempo o dirá porque estamos sempre a aprender, e nunca chegamos a saber tudo, também é preciso saber aprender.
Peço desculpa se me afastei um pouco do tema, mas conversa puxa conversa Very Happy .

Um abraço.
Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Gould adoentado Empty Re: Gould adoentado

Mensagem  Gustavo Figueiredo Seg 04 Jan 2010, 21:19

Jorge, penso que se fugiu um pouco ao tópico inicial mas, de uma maneira saudavel.
Expuseram-se ideias e formas de combater doenças e de como preveni-las.
Sendo assim, retomo o tópico: a ave em questão ( na foto) morreu mas, após novo episódio com uma femea e de administrados os medicamentos e antibióticos, esta já se juntou ao grupo, tendo recuperado a 100%.

Cumprimentos
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Gould adoentado Empty Re: Gould adoentado

Mensagem  Jorge Pinto Qua 06 Jan 2010, 01:19

Boas gustavo, fico satisfeito por saber que conseguiste recuperar a fêmea Wink , ainda bem.

Pois é, acho que nos desviamos um pouco do tópico mas não do capítulo, afinal de contas estivemos sempre a falar de doenças de uma maneira ou de outra, penso que foi uma partilha saudável e benéfica cheers , pelo menos foi essa a minha intenção.

Um abraço.
Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos