Fórum dos Exóticos
Filhotes de diamantes de gould, o que fazer? Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Filhotes de diamantes de gould, o que fazer? Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Filhotes de diamantes de gould, o que fazer?

3 participantes

Ir para baixo

Filhotes de diamantes de gould, o que fazer? Empty Filhotes de diamantes de gould, o que fazer?

Mensagem  antonio cortes Seg 08 Jul 2013, 20:59

Tenho um casal de diamantes gould há cerca de um ano. A fêmea já botou diversos ovos. Até agora, sempre punha para fora do ninho ou, acho, bicava e comia. No dia 16/06,  de manhã, vi no chão da gaiola um filhote e não soube o que fazer. Pesquisei na internet e um criador dizia que, nesses casos, recolocando o filhote no ninho pode dar certo. Minha gaiola tem uma caixa retangular, que abre o tampo superior e permite ver o interior, onde os diamantes fizeram o ninho num dos lados. Então, abri o tampo para recolocar o filhote e vi que tinha outro lá. Cerca de dois dias depois, um morreu, provavelmente o que recoloquei no ninho. O filhote cresceu, está com 22 dias, tem penas e já se movimenta pela caixa. Algumas vezes o vejo pela abertura de entrada/saída. Algumas dúvidas:
1. o ninho, feito pelo macho, com raízes compradas numa pet shop, que estava sempre limpo, agora tem um pouco de cocô. A minha tendência é não mexer no ninho até o filhote sair da caixa;
2. estou pensando em remover as raízes que fazem o ninho, que se encontra cheias de cocô, somente quando o filhote crescer e sair da caixa e, sem seguida, colocar novas raízes na gaiola para o macho preparar novo ninho;
3. Vou continuar fornecendo a alimentação de forma idêntica, então, o filhote deve continuar sendo alimentado de maneira adequada pelo casal.  

Os procedimentos acima descritos estão corretos? Peço contribuições sobre o que fazer daqui em diante, ou seja, quando devo:
- retirar a caixa da gaiola para limpeza
- colocar o filhote em outra gaiola
- etc.
Obrigado pelas contribuições.


Última edição por antonio cortes em Ter 09 Jul 2013, 12:23, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : erros de digitação)

antonio cortes

Mensagens : 4
Data de inscrição : 07/07/2013
Localização : rio de janeiro
PAÍS : brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Filhotes de diamantes de gould, o que fazer? Empty Re: Filhotes de diamantes de gould, o que fazer?

Mensagem  exoticospaef Ter 09 Jul 2013, 14:59

Boas

Deves deixar ficar o filho no ninho, numa fase inicial ele vai entrar e sair do ninho e depois vai acabar por abandonar por completo.

Apenas deves retirar o filho dos pais, quando tiveres a certeza que já come sozinho, o que acontece normalmente quando perde as bolinhas brilhantes no canto do bico.

exoticospaef
exoticospaef

Mensagens : 105
Data de inscrição : 26/06/2013
Localização : AGUALVA-CACEM
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Filhotes de diamantes de gould, o que fazer? Empty Re: Filhotes de diamantes de gould, o que fazer?

Mensagem  antonio cortes Ter 09 Jul 2013, 16:15

exoticospaef escreveu:Boas

Deves deixar ficar o filho no ninho, numa fase inicial ele vai entrar e sair do ninho e depois vai acabar por abandonar por completo.

Apenas deves retirar o filho dos pais, quando tiveres a certeza que já come sozinho, o que acontece normalmente quando perde as bolinhas brilhantes no canto do bico.



Obrigado! Vou seguir as recomendações. Como não disseste nada sobre a limpeza da caixa/ninho, acredito que está certo o procedimento de somente limpá-la após a retirada do filhote. Tenho outra dúvida, após a retirada do filhote é recomendável tirar a caixa da gaiola por algum período? Segundo me disseram, é importante a gaiola ficam sem a caixa por um mês, para dar descanso à fêmea.

antonio cortes

Mensagens : 4
Data de inscrição : 07/07/2013
Localização : rio de janeiro
PAÍS : brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Filhotes de diamantes de gould, o que fazer? Empty Re: Filhotes de diamantes de gould, o que fazer?

Mensagem  antonio cortes Ter 09 Jul 2013, 23:36

Ao chegar em casa, hoje à noite, encontrei o filhote dormindo num poleiro da gaiola, portanto, já saiu do ninho. Com 23 dias. Para comemorar, abri um vinho. Para qualquer iniciante é uma vitória.

antonio cortes

Mensagens : 4
Data de inscrição : 07/07/2013
Localização : rio de janeiro
PAÍS : brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Filhotes de diamantes de gould, o que fazer? Empty Re: Filhotes de diamantes de gould, o que fazer?

Mensagem  exoticospaef Qua 10 Jul 2013, 15:45

Parabens é sempre emocionante ver as crias a iniciarem uma vida autonoma.

O ninho normalmente só limpo, quando esta muito sujo
exoticospaef
exoticospaef

Mensagens : 105
Data de inscrição : 26/06/2013
Localização : AGUALVA-CACEM
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Filhotes de diamantes de gould, o que fazer? Empty Re: Filhotes de diamantes de gould, o que fazer?

Mensagem  antonio cortes Seg 29 Jul 2013, 13:02

Gostaria de opiniões a respeito da necessidade de limpeza do ninho. O filhote está com 43 dias. Já come sozinho e não mais pede comida ao pai. O ninho ficou sujo, mas não muito sujo, pois foi apenas um filhote. Estou notando que o macho está limpando o ninho, uma vez ou outra o vejo tirando pedaços de fezes secas de dentro da caixa onde está o ninho. Faço inspeções no ninho e o vejo cada vez mais limpo. Parece-me que não devo me preocupar em efetuar a limpeza. No entanto, li criadores discutindo sobre como fazer a limpeza do ninho e falando sobre sua desinfecção com água sanitária/lixia. Então, surge a dúvida, proceder a limpeza da caixa/ninho ou deixar que o próprio macho o faça? Se deixar para o macho, não há o risco do surgimento de doenças em decorrência da falta de desinfecção (com água sanitária/lixia)?

antonio cortes

Mensagens : 4
Data de inscrição : 07/07/2013
Localização : rio de janeiro
PAÍS : brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Filhotes de diamantes de gould, o que fazer? Empty Re: Filhotes de diamantes de gould, o que fazer?

Mensagem  luciano moreira Sáb 10 Ago 2013, 23:57

Faça a limpeza! se o ninho for de madeira como suspeito não molhe, apenas retire o material (fezes, fibra, capim etc), se notar que tem piolhos use banhex (produto a base de citronela), coloque mais material dentro e fora da caixa para que o macho inicio um novo ninho.
Se o filhote já tem 43 dia come sozinho e não mais pede comida já é hora de separá-lo.
luciano moreira
luciano moreira

Mensagens : 811
Data de inscrição : 07/09/2011
Localização : Montes Claros -MG
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos