Fórum dos Exóticos

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS

Dúvida sobre exposições.

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Dúvida sobre exposições.

Mensagem  pedroribeiro-exoticos em Sab 29 Jun 2013, 00:22

Amigo João têm lá calma que não foi minha intenção ofende-lo...
Eu é que na minha ignorância nunca pensei que a história que o amigo contou fosse possível , mas pelos vistos confiando nas palavras do João é...
E olhe hoje em dia garanto-lhe que as regras não o permitem mas até que nem é mau pensado , no meu caso que sou um sorna na criação essa táctica era porreira:D ...

Um grande abraço João e felicidades com as suas futuras criações.
pedroribeiro-exoticos

Mensagem  João Martinho em Sab 29 Jun 2013, 00:38

Rui Pinho escreveu:João comigo não tens que te sentir melindrado porque eu dei a minha opinião e acho que deixei bem claro que só valia o que valia, volto a dizer não faz sentido nenhum expor aves dos outros, deixamos de ser criadores mesmo que principiantes como eu do qual não me envergonho, para sermos expositores de aves compradas aos outros. tudo bem eras um adolescente mas agora és um adulto e podes aceitar a opinião dos outros.
abraços e boas criações para ti.
Sim aceito a sua opinião sem problemas e compreendo que esse seja logo o primeiro impulso de opinião de qualquer pessoa, mas como eu digo isso de levar o pássaro de outro surge de uma situação ocasional
..um carinho que temos por uma ave que adquirimos, um tributo em honra do criador que a criou, sei lá..e também porque os julgamentos servem não só para ganharmos prémios mas também para aprendermos sobre os defeitos e qualidades das aves que é bom principalmente quando somos inexperientes.
mas agora pelos vistos já não se pode levar nessas condições, e acredito que seja verdade, mas em Dezembro deste ano passado tive até no clube a falar com uns criadores sobre isso também porque tinha um amigo que tinha essa dúvida e nenhum me disse isso suponho que eles também não estavam bem informados sobre a lei que mudou.
Eu só quis ser simpático e responder à pergunta do Diogo I e contar o que aconteceu comigo.
Quando lhe disse que podia levar, e que a preparação da exposição, a escolha da ave no acto de compra têm mérito ( e têm apesar de pouco) foi apenas para o incentivar a não ter vergonha caso ele tivesse gosto em levar alguma ave em especial, e para que não ligasse à opinião dos outros porque se tivesse um carinho por algum pássaro e tivesse curiosidade de saber os pontos que ganharia então não vejo mal nenhum nisso..

DiogoI escreveu:joão no meu caso era mesmo isso só por ir por gozo nada mais que isso não iria la a pensar em prêmios.mas por isso meti a as perguntas sobre prêmios etc etc.sabe sempre bem saber sobre estas coisas para não ter problemas.mas também falaria com o criador para ver se não levava a mal
Sim, eu compreendo, e eu também falei com o criador para saber o que ele achava na altura e afinal de contas eramos amigos..

pedroribeiro-exoticos escreveu:Amigo João têm lá calma que não foi minha intenção ofende-lo...
Eu é que na minha ignorância nunca pensei que a história que o amigo contou fosse possível , mas pelos vistos confiando nas palavras do João é...
E olhe hoje em dia garanto-lhe que as regras não o permitem mas até que nem é mau pensado , no meu caso que sou um sorna na criação essa táctica era porreira:D ...

Um grande abraço João e felicidades com as suas futuras criações.
lol Obrigado Pedro, bem preciso de sorte que este ano correram muito mal. Felicidades para ti.
João Martinho

Mensagem  NFF em Sab 29 Jun 2013, 09:06

Bom dia.
Desculpem a minha ignorância sobre o assunto e apenas vou dar seguido minha opinião, uma vez que nem stam tenho. No meu ver não haveria nada de mal em levar uma ave comprada a outro criador, por várias razões: a 1a a ave deve estar devidamente identificada e segundo o forista numa classe especial, como tal poderá se identificar o criador; 2a nunca levei aves à exposição, mas acredito que a preparação tambem exige trabalho e dedicação, as quais seriam talvez recompensadas; 3o poderia ser uma forma de promoção à modalidade.
Agora desculpem, qual é o criador que não gostava de saber que uma ave que vendeu ganhou um prémio? Qual o problema? Quem conhece a columbofilia, sabe que as pessoas dão ou vendem os pombos, que são tratados pelos novos donos e não há melhor reconhecimento do que quando lhes dizem que um dos pombos deles ganhou um 1o lugar ou que foi anilha de ouro ou simplesmente dá bons filhos. Ninguém lhe retira o mérito, até pelo contrário.
Depois existem outras maneiras, por exemplo pode se dar anilhas com um stam e o outro criador anilha as aves com essas, isso é que está mal, mas toda a gente sabe que pode acontecer e que é completamente diferente do caso em discussão no tópico. E mais, no meu ver, como promoção à modalidade deveria ser permitido as anilhas sem stam numa classe tipo aberta, mas isso já são outras núpcias.
Cumprimentos
NFF

Mensagem  carlos bento em Sab 29 Jun 2013, 12:53

Joao,Joao,Joao,ninguèm quer fazer de ti burro,èsta palavra saio da tua boca e nao da boca dos outros,e nao è preçiso passartes porque nao è nessesario,ja samos èm poucos,se os poucos que samos nao nos damos bèm ai sim que è um problema
as duvidas sao para ser tiradas e resolvidas,por isso o Diogo pediu a nòssa ajuda,mas a este ponto è mais confuso do que antes,penso que as regras sao iguais tanto èm portugal como èm italia ou espanha,se o passaro nao tèm o teu anèlo nao o pòdes expor èm nenhuma exposiçao mondiale,internaçional ou naçional e pequenas mostras,pòdes sempre levar um passaro que compraste a um concorso mas sempre no nome do criador e sempre com o seu ok,nao sei qual è o gosto fazendo uma coisa do genero
quanto aos premios,tambèm a mim nao enteressao os prèmios mas sim o primeiro lugar o unico que conta,segundo ou terso lugar para mim è como o sètimo ou o ultimo
penso que se um criador lèva os passaros a uma mòstra è para ganhar e nao sò para fazer numaro
carlos bento

PAÍS : italia

Mensagem  joao_z em Sab 29 Jun 2013, 13:37

Boas,

Se não me engano para se levar aves a exposição estas tem de estar devidamente anilhadas (anilhas oficiais) e tem de ter o STAM do criador que está a expor ou seja não se pode expor aves de outro criador.
joao_z

PAÍS : Portugal

Mensagem  Luís Lourenço em Sab 29 Jun 2013, 18:38

Boas,

Esta questão (se pode-se levar aves com anilhas de outros criadores a exposição) surgiu numa conversa que eu tive com o João na sede do clube de Almada há uns meses atrás, eu também estava convicto que não era permitido tal coisa mas o pessoal da direção do clube teve a explicar-nos que é possível levar aves que não sejam nossas, MAS é numa classe à parte, designada por classe livre, onde, se não estou em erro, não há prémios como há nas classes normais e as aves que não sejam nossas tenham obrigatoriamente de ser de um criador do clube que organiza a exposição.

---------------------------
Cumprimentos,
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagem  João Martinho em Sab 29 Jun 2013, 20:13

não Luis, há prémios, porque eu trouxe a medalha para casa, e sim a classe chama-se livre.

Mas segundo alguns foristas as regras mudaram..já não sei em que é que ficamos então.
Agora que há prémio há, ou havia.

Mais tarde numa visita ao clube esclarecem-se as dúvidas sobre se ainda é permitido ou não
João Martinho

Mensagem  AvilandiaPT em Seg 01 Jul 2013, 09:10

Olá,

Mas que grande confusão...
Para uma ave entrar em exposição, no concurso OFICIAL, tem de estar anilhada, ter anilha dos anos permitidos pela secção E ter anilha do próprio criador (com o seu STAM). Isso em concurso oficial. A maioria dos clubes não o faz mas alguns (como o COA), abrem uma exposição paralela, se assim quiserem, em que se podem inscrever aves que não sejam do criador e/ou (penso eu!!) até nem estejam anilhadas. Simplesmente não concorrem umas com as outras!

Concurso oficial: aves anilhadas, do criador
Concurso aberto: qualquer ave

Eu sempre apoiei e defendi essa ideia. Acho que é uma forma de divulgar e estimular a actividade e tudo o que seja forma de mostrar aves deve ser apoiado. Agora o que não seria justo era um criador ter o trabalho de andar a criar as suas aves e depois ser comparado com outro criador que foi comprar algures.
Não concordo que seja uma forma de menosprezar quem cria há 10-15 anos. É o mesmo que alguém criar há 10-15 anos e concorrer contra alguém que no ano anterior abriu cordões à bolsa foi comprar 1 casal fabuloso a um criador que trabalha há 30 anos e ganha. O mérito é dele? Vejo isso exactamente da mesma forma. E vamos ser sinceros, há alguém a começar a trabalhar do zero na vasta maioria das espécies?? Naquelas que são realmente concorrenciais em termos de selecção como o mandarim, bengalim, gould e a maioria dos restantes F1 (para não falar nos canários...) alguém começa com aves selvagens para chegar ao nível de exposição para que possa dizer que o trabalho é só dele? Ou então fazemos como no futebol e começamos a negociar "direitos de formação"...

As vantagens que vejo é que, pelo facto de existir, essa classe aberta pode permitir ver aves diferentes e de bom nível e com isso estimular a evolução. Vejam a situação anterior, o tal tipo que ganha sempre e trabalha há 15 anos terá aves muito boas, mas se os criadores (e juízes!!) e ele mesmo nunca virem as de um outro que secalhar tem ainda melhor onde está o estimulo para melhorar ainda mais?
Algumas espécies são tão pouco comuns que quem me dera vê-las ao vivo em exposições cá em Portugal, quer tenham sido criadas pelo Joaquim ou por um outro estrangeiro qualquer se for o caso! É uma forma de divulgação, nada mais! Para quem não sabe, essa forma de divulgação e as classes abertas foram o inicio da divisão hoje existente nos periquitos "de cor" e ingleses. Há não muito tempo, só os periquitos ingleses apareciam em exposição mas sem dúvida que há muitos mais periquitos "normais" e criadores destes.

Na minha opinião é uma forma de ter mais aves a exposição, de aumentar a variedade e, acima de tudo, se divulgar a modalidade permitindo que pessoal novo apareça e ganhe interessa. O João levou com 14-15 anos uma ave a essa classe, ganhou (tenha levado um "caneco ou não"...) mas provavelmente não teria com essa idade tido anilhas, um clube, criado, cumprido inscrições, prazos, calendários (muito menos selecção!!) para depois concorrer ao lado de alguém que anda nisto há anos e "levar na orelhas".

Nos EUA este tipo de classes são MUITO frequentes na maioria das exposições. Em Inglaterra, a grande maioria dos clubes fomenta e apoia a separação de iniciantes, por vezes miúdos com 7-8anos (a maioria já com "tradição familiar" provavelmente), mas o importante é motivar os miúdos, deixá-los felizes de ganhar uma fitas. Ninguém quer saber se foram buscar aves a um campeão ou ao vizinho.
Afinal se o que interessa são as aves, não devia ser por uma ave ter anilha A ou B que deixa de ser boa.

Cumps.
AvilandiaPT

PAÍS : PORTUGAL

Mensagem  brunogomes em Seg 01 Jul 2013, 09:59

Concordo plenamente com o Ricardo acho que as classes livres era um bom incentivo para aqueles que querem exprimentar a competição até era um modo de avaliar as aves compradas e a partir dai poder um bom trabalho...
brunogomes

PAÍS : portugal

Mensagem  NFF em Seg 01 Jul 2013, 10:37

NFF escreveu: E mais, no meu ver, como promoção à modalidade deveria ser permitido as anilhas sem stam numa classe tipo aberta, mas isso já são outras núpcias.
Cumprimentos

Ricardo, concordo plenamente com as classes abertas, se calhar eu era um que expunha algumas aves. E ainda bem que alguém com a tua experiência vem aqui defender essa ideia, assim pode ser que o pessoal que organiza exposições a leve a sério.
Cumprimentos
NFF

Mensagem  AvilandiaPT em Seg 01 Jul 2013, 12:07

Olá,

Eu defendo essa ideia há muito tempo. Isso, os julgamentos abertos, o tirar crachás do peito, a formação, a reciclagem dos juizes, etc...
Acho que um dos problemas das exposições e da actividade em geral (que me levou a mim e outros a afastarem-se da parte competitiva) é a mania de complicar e, desculpem-me a expressão, das campionices ("caganeirices" em bom português). Muita preocupação com regras, com formalismo, com isto e com aquilo e, no fundo, pouca preocupação com ver mais "passarinhos".
Não se pode expor malhados porque alguém "expert" achou, não se pode ter estas classes porque alguém achou e poucas vezes vi alguém perguntar aos criadores o que eles acham. Só quando, por iniciativa, as coisas ganham dimensão é que alguém acha melhor ir atrás (veja-se as mudanças de classes em exóticos e secção J).

Tudo aquilo que sirva para divulgar óptimo, depois há espaço e realidades para todos. Quem quiser competir ao mais alto nível deve ter e tem essa oportunidade, mas quem quer apenas ter passarinhos por brincadeira não devia ser excluído. Goste-se ou não nem todos os que gostam de uma futebolada vão jogar na primeira divisão.
Não vejo como se vão motivar miúdos novos, sem grande poder monetário (digam o que disserem pesa e muito...), sem "padrinhos" a criar mais e melhor e a evoluírem, quando são todos tratados da mesma forma em exposição. O problema é que isso secalhar iria criar alguns realmente "bons" que não ligam ao sistema e têm cabeça para pensar por eles.
Assim, poucos vão chegar a "campeões"...

Cumps.
AvilandiaPT

PAÍS : PORTUGAL

Mensagem  Paulo Lobo Ferreira em Seg 01 Jul 2013, 13:56

Ola,
Pegando nas vossas palavras e aproveitando o que o Ricardo disse há algo que sempre achei que poderia ser de outra forma que é o sistema dos julgamentos. Acho pouco adequado e até mesmo muito pobre a forma como o criador que leva anos a melhorar e aperfeiçoar as suas aves para as expor e todo o processo de julgamento lhe seja privado. Compreendo que se todos os criadores fossem assistir aos julgamentos poderia se tornar um pouco confuso, eventualmente daria aso a julgamentos tendenciosos (embora eu ache que os haja na mesma), mas eventualmente poderia ter aspetos positivos se os julgamentos tivessem um caracter formativo. Acho muito pobre e simplista a forma como o criador chega la e vê o 89, o 90 ou o 93 na nota da sua ave mas e porque? Que critério teve o juiz para dar mais ou menos um ponto na nota final e desempatar a ave? E acho que é aqui que o papel do juiz junto do criador poderia ser muito mais formativo. Já ouvi expressões tipo "esta ave em Portugal nem aos prémios chegou no campeonato do mundo fez 1º lugar" ou "tive sorte que o juiz que julgou os mandarins este ano gosta de dorsos claros com as costas mais escuras" etc, a questão que se coloca é mas o standard não é todo igual? É claro que é!!! o que difere é a interpretação e aí é que esta o problema. Estou convencido que se houvesse juízes especializados numa determinada espécie era muito mais vantajoso do que ter juízes que julgam N espécies e pouco sabem de cada uma. Assim como estou convencido que há muitos criadores que dariam muito melhores juízes que os juízes que lhes julgam as aves. E é aqui que eu digo que há um fosso enorme e falta de comunicação entre o criador e o juiz e no fundo ambos teria a lucrar se assim não fosse, bem como o desenvolvimento da ornitologia.
Paulo Lobo Ferreira

Mensagem  paulinho88 em Seg 01 Jul 2013, 16:11

Agora sim este post ganhou interesse.
Ricardo és o maior, a serio ajudas bastante e nada ganhas com isso. é esse o espírito das comunidades virtuais e até a um dos pilares da fundação da WWW.
Outra coisa que também me faz alguma confusão nas avaliações da exposições, e ver o comentário "fora de categoria, ou categoria errada" era mais didatico avaliar a ave e explicar qual a sua categoria certa, o criador já pagou a inscrição e enganou-se ou não soube ler a categoria correta, mas dai a não ser avaliada acho que esta mal.
Os malhados nos exóticos também não percebo se são aceites nos canários e em outras, os arlequim são quase todos malhados (corrigem-me se estiver errado), quando os malhados são a partida as aves mais bonitas ou as que chamam mais a atenção, (quem não gosta dos tradicionais cavalos dos índios).
Essa também muito boa de deixar os miúdos participar numa categoria própria era muito bem pensado, só assim este passatempo, pode ter futuro porque a tradição "passarinheira" passa de pai para filho e só com gente nova isto continua.
O COA já cá anda a muito tempo a minha pena na visita da ultima expo é que de exóticos só vi uns que estavam lá a venda de um dos patrocinadores uma loja de animais da região.
Eu vou levar umas quantas o Clube precisa de ajuda e vou inscrever as que estiverem anilhadas mesmo sabendo que à partida não vou ganhar nada, pois só comecei em Outubro do ano passado, e ainda tenho muito para aprender, anilhas ainda as consegui mandar fazer com o meu Stam, depois a expo sempre ganha algum brilho de cor e não é só canários e fauna.
paulinho88

Mensagem  B.Fonseca em Qui 09 Jan 2014, 20:24

Na suica as officiais nao so e proibido como existe punicoes... E qual quer das formas as aves tem o numéro stam n'a anilha e se o stam nao e do criador que a quer exibir nem vale a pena a levar porque simplesmente nao a aceitam na italia como diz o Carlos a punicao para a falsificacao de uma anilha pode ir de 2 anos como a banir definitivamente o criador das exposicoes, nas internacionais a mesma coisa...
Agora em Portugal talvez seja différente mas deixo isso a criadores portugueses que o esclarecam...

Obrigado...
B.Fonseca

PAÍS : Suisse

Mensagem  João Martinho em Sex 10 Jan 2014, 18:31

penso que este assunto já foi esclarecido não me lembro se aqui ou fora daqui porque entretanto eu e uns colegas perguntámos a uns sócios antigos do clube e eles confirmaram essa situação. agora actualmente não sei se ainda é permitido, mas quando levei o pássaro que não era meu tinha 14 anos, foi há 10 anos atrás e falei com o criador obviamente e ele achou bem.
Ao que parece em todo o lado isso é proibido pelo menos em Portugal assim não o foi naqueles tempos..
João Martinho

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: